Chinchilas-dúvidas!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Mollyone
Membro
Registado: quinta nov 29, 2007 7:14 pm

quinta abr 17, 2008 6:00 pm

Tou quase a fazer anos (quase como quem diz faltam só 2 meses), e como já nao tenho um roedor á muito tempo tenho andado a investigar qual o melhor par ter...

Ontem fui passear com os meus pais e fomos a uma loja de animais e acho que me apaixonei, (mas nao tenho a certeza) estáva lá uma linda chinchila bébé. a minha vontade era traze-la para casa mas como nem sequer tinha nada preparado para acolher uma chinchila (pelo que sei requerem alguns cuidados) nem sabia muito sobre elas resolvi pensar nos interesses do animal antes dos meus e nao a comprei, mas fiquei a pensar no assunto e como vêm ai os meus anos... quem sabe talves compre um casal.

Mas com a ideia surgiram as duvidas:
- pode se juntar macho e femea durate o tempo todo ou só durante o tempo do acasalamento?
- o macho pode assistir ao parto ou fáz mal ás crias?
- uma gaiola de 80 comprimento 50 largura 63 altura é suficiente para 2 chinchilas ou uma de 80 comprimento 50 largura 80 altura é melhor ou ainda tem de ser maior?

por enquanto só tenho estas duvidas mas se quiserem dizer mais alguma coisa que achem importante digam que eu agradeço!
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quinta abr 17, 2008 6:12 pm

Bem vinda a arca
De chins não percebo muito, mas se ainda não sabes "nada" sobre elas já estás a pensar em acasalar :?

Desculpa não poder ajudar mais!
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta abr 17, 2008 6:20 pm

Pode e deve juntar logo de inicio o casal, em adultos é um pouco complicado havendo mesmo casos em que nunca se consegue.

O macho só não deve assistir ao parto porque a fêmea mal acaba de parir entra de imediato em cio o que quer dizer que de 111 em 111 dias tem uma ninhada, a solução é retirar o macho na altura do parto e só voltar a juntá-lo uns dias depois.
O macho não faz mal nenhum às crias.

Uma gaiola de chin quanto mais alta melhor, elas adoram saltar.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
foka77
Membro
Registado: quinta out 05, 2006 11:11 am

quinta abr 17, 2008 6:48 pm

a kitten ja te disse o que precisas de saber:p

a 2a gaiola e melhor

ve isto:
http://coisasdechinchilas.no.sapo.pt/indice.html
Mollyone
Membro

quinta abr 17, 2008 7:07 pm

Respondendo ao/á gangstar nao é que eu nao saiba nada apenas nao sei muito mas já me andei a imformar, mas sim tens razão para quem nao sabe muito e já está a pensar em acasalamento é arriscado, mas nao é a primeira vez que tenho roedores e tambem nao é a primeira vez que me jogo de cabeça como quem diz, para a criação de um roedor pois eu já fiz criação de coelhos anões mas sobre eles nao sabia mesmo nada mas correu tudo bem devo ter tido por volta de umas 10 ninhadas antes dos meus lindos meninos morrerem devido a uma doença :roll: ...

Aos outros agradeço imenso a ajunda pois perfiro nao arriscar outra vez pois correu bem daquela vez mas podia nao ter corrido, prefiro nao arriscar.. :D
kitten
Membro Veterano

quinta abr 17, 2008 7:21 pm

É necessário lembrar-se Mollyone que os chins se bem tratados são animais que podem viver 20 anos, veja se tem disponibilidade para um animal assim.
É um exótico com o qual é necessário um grande cuidado com a alimentação, qualquer alimento que não deva comer pode provocar diarreia que no caso dos chins são sempre graves, muitas vezes fatais.
São animais que não suportam calor, tudo quanto ultrapasse os 26º é calor em excesso para eles, não se esqueça que em Portugal em pleno verão facilmente são ultrapassados os 40º.

Em 1º. lugar veja se lhe pode dar todas essas condições, se sim força, é um animal fascinante.
Madalena Marques
TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

quinta abr 17, 2008 9:07 pm

Bem..acho que já está tudo dito :) ...resta-me desejar-lhe boa sorte se chegar a adquirir realmente a chinchila...e informe-se o maximo possivel sobre as chins :wink:
Mollyone
Membro

quinta abr 17, 2008 9:21 pm

Obrigada pelos conselhos eu ainda to na faze de investigar aquilo que quero.
Eu nos meus 14 anos já tive imensos animais chegueia ter cento e tál (incluindo pássaros e peixes).
Mas agora tenho menos principalmente pk depois da morte dos meus queridos coelhos, nunca mais tive roedores, mas já começo a ficar com saudades daquelas bolinhas de pelo que são os roedores.
por isso resolvi recomeçar do inicio mas com um animal diferente.
achei que a chinchila (animal que já aprecio á muitos anos) seria uma boa escolha, mas é claro que só irem comprar uma ou mesmo duas se tiver condições para tal, caso contrario nao seria justo para o animal.

Por isso quanto mais informação conseguir recolher antes de me decidir melhor, pois nao quero comprar um animal para depois ele murrer, e sim tenho em conta que a chinchila é um animal que vive muitos anos mas como podem ver pela minha idade tempo é o que nao me falta e se alguma vez na minha vida nao tiver condições para as ter os meus pais ficam com elas,... de algum lado tive de herdar o amor pelos animais. :wink:
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

sexta abr 18, 2008 12:12 pm

Quanto aos coelhos, não me posso pronunciar, pois nunca os tive, mas na minha experiência com chinchilas, algumas podem ser consideravelmente temperamentais... pelo menos as minhas são :P Elas são de início animais muito desconfiados, e nós temos que merecer a confiança delas... respeitar o espaço delas e a independência delas. Por exemplo, uma das minhas chinchilas desde o início que foi muito dada e não tinha medo de nós, mas a outra era exactamente o oposto... eu e o meu namorado respeitavamo-la, quando a soltávamos, deixavamos que fosse ela a vir ter connosco e não nos impunhamos a ela, não a agarravamos sem ela mostrar que queria, etc. Já a mãe do meu namorado era o oposto, perseguia-a até a conseguir agarrar, a chinchila detestava...conclusão, ainda hoje, ano e meio depois, cada vez que a mãe do meu namorado se aproxima da gaiola, leva com uma esguichadela de xixi.

São também animais muuuuito sensíveis em termos de saúde. Um aspecto, que já foi referido num post, é o do controlo da temperatura, que é fundamental. A alimentação destes animais também tem de ser muito equilibrada pois têm uma flora intestinal muito sensível que se desregula com facilidade, causando fezes moles ou diarreia... uma situação de diarreia nestes animais, pode levar à paragem completa do aparelho intestinal, resultando numa morte dolorosa. Devido a isto e tendo em conta que são animais que só mostram sinais de doença quando já estão mesmo muito mal, é mesmo preciso ter de antemão o contacto de um veterinário experiente na área, e que realmente saiba sobre estes animais. Não se fie em qualquer veterinário, pois já li casos de vets que diziam as maiores barbaridades sobre as chins, incluindo que se tinha de lhes dar verduras frescas... por isso informe-se muito bem ;)
Mollyone
Membro

sexta abr 18, 2008 7:20 pm

No outro dia tava a ver tópicos sobre chinchilas, e vi um em que perguntava se as chin se davam mal com gatos, e eu fiquei a pensar, pois eu nao tenho gatos á muito tempo mas tenho uma cadela de raça pequena que dorme e passa muito tempo dentro de casa, ela com os coelhos dava se muito bem se deixassemos os dois deitados no sofá ela ate ia para ao pé do coelho dormir, mas nao sei como será com a chin???
O que acham???

Comprimentos
kitten
Membro Veterano

sexta abr 18, 2008 7:29 pm

Acho que vai sstessar o chin desnecessáriamente, Chins na gaiola, cães e gatos fora da gaiola, é uma regra simples
Madalena Marques
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

sábado abr 19, 2008 12:31 am

E está tudo dito!
:D :D :D :D :D
Mollyone
Membro

domingo abr 20, 2008 9:40 pm

Se eu comprar uma femea ou um macho no prencipio de junho e depois comprar o outro em Setembro, acham que eles depois se aceitam?
É que o mais provavel é quando eu os for comprar, se ouver mais que um na loja devem ser irmaos e eu nao quero que as crias tenham problema de consaguiniedade (acho que é assim que se escreve)...
O que acham?

Comprimentos
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

domingo abr 20, 2008 9:50 pm

Se só vais adquirir o primeiro chinchila em Junho, achas que já sabes o suficiente para optares por ter um casal?
Parto do princípio que queiras fazes criação, pois já falas de consanguinidade...
Achas que um principiante deve pensar nisso mal adquire as chinchilas?

Não acho um bom princípio, mas cada um sabe de si! :wink:

Quanto à tua questão... podem sempre dar-se bem... ou dar-se mal... depende da personalidade de cada animal. :)
Última edição por Aymara em domingo abr 20, 2008 9:52 pm, editado 1 vez no total.
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

domingo abr 20, 2008 9:52 pm

Isso de se aceitarem ou não, é muito relativo.

É muito pouco provável que se aceitem à primeira, mas pode sempre tentar aquela técnica muito conhecida do troca e volta a trocar de gaiolas.
Conhece a técnica, não conhece?

Tem que ter calma e muita paciência. :D :D

Boa sorte

Jmiguel
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
Responder

Voltar para “Exóticos”