Boa noite.
Gostava de saber se vocês me ajudam a fazer uma comunidade equilibrada?
Eu gostava que incluisse Platies, Guppies, Espadas, Tetra cardinais, e um escalar.
Para o fundo não sei tinha pensado num bótia palhaço e corydora.
O aquário que comprei leva 54 litros.
Como é que o ponho a ciclar??
Comunidade
o escalare como espero que saibas cresce bastante! e se nao for habituado desde pequenino pode muito bem matar os outros todos e mesmo assim é um grande risco! o resto que tu keres podes juntar a vontade mas esse teu aqua nao da para mts peixes or isso ve com atencao!
cumps
cumps
BOm dia,
Primeiro tens de te lembrar que depois de lhe meteres a areia no fundo e as decorações, o teu aqua já não leva 54L.
Depois tens de pesquisar sobre os peixes que queres e nunca te esqueceres desta regra simples. Para os teus peixes terem qualidade de vida deves ter 1L de agua por cada cm de peixe (no tamanho adulto).
Também não te podes esquecer de que os Guppys entre outros, procriam mais rápido do que os coelhos, de mês a mês lá vêm bebés. Também tens de contar com eles, e pensar onde os vais meter ou a quem os vais dar.
Não falas-te muito do aqua. Que filtro e luz tens lá? Já ciclas-te?? Não ponhas peixes antes de ciclar a agua e fazer os testes. Ph nitritos e amónia no mínimo.
Vai dando notícias
Isabel "Zabou"
Primeiro tens de te lembrar que depois de lhe meteres a areia no fundo e as decorações, o teu aqua já não leva 54L.
Depois tens de pesquisar sobre os peixes que queres e nunca te esqueceres desta regra simples. Para os teus peixes terem qualidade de vida deves ter 1L de agua por cada cm de peixe (no tamanho adulto).
Também não te podes esquecer de que os Guppys entre outros, procriam mais rápido do que os coelhos, de mês a mês lá vêm bebés. Também tens de contar com eles, e pensar onde os vais meter ou a quem os vais dar.
Não falas-te muito do aqua. Que filtro e luz tens lá? Já ciclas-te?? Não ponhas peixes antes de ciclar a agua e fazer os testes. Ph nitritos e amónia no mínimo.
Vai dando notícias
Isabel "Zabou"
Boa tarde,
Apenas gostava de salientar uma questão.
Aquilo da regra do 1L = 1cm, é para os peixes pequenos como os Guppys ou Platys, mas claro que se lhes deres mais espaço ainda melhor
. E nunca te esqueças dos bebés que vão nascer.
Quanto a peixes grandes como os Escalares e demais, necessitam do muito, mas muito mais espaço. Mas acho que a Sol18 deixou isso bem claro, ou será que não
?
Packman : pesquisa muito e sobre tudo um pouco, qualquer dúvida não hesites em perguntar
Demais : qualquer asneirola que eu diga ou informação incompleta, é fvr/obrigação dos mais experientes corrigirem-me
Um abraço para todos
Apenas gostava de salientar uma questão.
Aquilo da regra do 1L = 1cm, é para os peixes pequenos como os Guppys ou Platys, mas claro que se lhes deres mais espaço ainda melhor

Quanto a peixes grandes como os Escalares e demais, necessitam do muito, mas muito mais espaço. Mas acho que a Sol18 deixou isso bem claro, ou será que não

Packman : pesquisa muito e sobre tudo um pouco, qualquer dúvida não hesites em perguntar
Demais : qualquer asneirola que eu diga ou informação incompleta, é fvr/obrigação dos mais experientes corrigirem-me

Um abraço para todos
54 Litros é muitooo pequeno para quem quer por um botia , eles precisam de muito espaço e 54 litros não chegam.
Acho que para um aquario de de 54 litros podias ter uns poucos de guppys e uns corydoras para a facilitar a limpeza e pouco mais , pois como já foi dito os guppys procriam com grande facilidade.
Isso de ciclar precisas de colocar bacterias ( acho eu , tilapia se puderes ajuda nisto ) durante 1 semana por causa do ciclo do azoto etc...
Como já disseram deves ler as fichas que estão disponiveis no Arca e qualquer dúvida o pessoal ajuda quando necessário e quando souber obviamente.
Acho que para um aquario de de 54 litros podias ter uns poucos de guppys e uns corydoras para a facilitar a limpeza e pouco mais , pois como já foi dito os guppys procriam com grande facilidade.
Isso de ciclar precisas de colocar bacterias ( acho eu , tilapia se puderes ajuda nisto ) durante 1 semana por causa do ciclo do azoto etc...
Como já disseram deves ler as fichas que estão disponiveis no Arca e qualquer dúvida o pessoal ajuda quando necessário e quando souber obviamente.
-
- Membro
- Registado: terça abr 15, 2008 5:25 pm
nao o aconselho muito a juntar um escalar no resto dos peixes, porque o escalar é um cicledeo e requer uma agua mais acida , sao bonitos mas bastante frageis, morrem muito facilmente com ataques cardiacos.
era deitar dinherio fora :\
cump.
era deitar dinherio fora :\
cump.
Obrigado a todos....e ainda não tenho o aquário (peço desculpa se me expressei mal)...mas queria ir-me adiantando para já tar preparado quando efectua-se a compra.
O o juntar bactérias ..é tipo o que deitar para lá comida dos peixes?
O o juntar bactérias ..é tipo o que deitar para lá comida dos peixes?
ola,
para entenderes a ciclagem
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151
juntar bacterias nao e meter nu aqua comida...
sao umas bacterias qu se juntam e que se compram em lojas da especialidade...
corrijam m se estiver enganado..
abrx a tdx
para entenderes a ciclagem
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151
juntar bacterias nao e meter nu aqua comida...
sao umas bacterias qu se juntam e que se compram em lojas da especialidade...
corrijam m se estiver enganado..

abrx a tdx
-
- Membro
- Registado: quarta ago 29, 2007 9:34 pm
Creio que os guppies e os tetra cardinais não são compativeis em relação ao ph.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Se queres ter essas especies todos é preferivel um aquário maior.
O volume do aquário é comp.xlarg.xalt.(altura é da altura média do areão até a superficie da água, isto se a decoração não for muito pesada).
Os fabricantes indicam o volume total e não o de água.
O volume do aquário é comp.xlarg.xalt.(altura é da altura média do areão até a superficie da água, isto se a decoração não for muito pesada).
Os fabricantes indicam o volume total e não o de água.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Já que queres Guppys e Platys, não te esqueças de ter algumas plantas para os alevins se puderem esconder, senão viram almoço
. Há plantas que não necessitam de grandes cuidados tipo: elodea, cambomba, anubia, dá outro aspecto ao aqua, e serve de abrigo aos pequenotes
.
Resumindo : um pouco de substrato fertil, areia, água, bacterias e deixar ciclar. Não te esqueças de ir medindo os parámetros da água. Controla a temperatura da água também.
Uma vez o ciclo feito, podes lá meter a equipa de limpeza, são mais resistentes e também ajudam a completar o ciclo se necessário (xixi, cocó, comida deles etc...) tipo corydoras, ottos, etc....
Passada uma semanita se tudo estiver bem, mete os Guppys ou Platys. Nunca mais de 3/4peixes de cada vez, e espera sempre um tempo antes de põr mais. Mede sempre a água antes, pois a cada peixe que entra é mais xixi, cocó e comida, como tal tens de confirmar se o aqua se está a adaptar bem, caso contràrio corres o risco de morrerem todos.
Boa sorte.
PS : Pesquisa mesmo bem antes de começares, senão corres o risco de fazer como eu. Montas o aqua, e meio ano depois estás a pensar em tirar tudo fora e começar do zero, pois escaparam-te alguns pormenores. É que quando começamos a excitação é tal que queremos ver os peixes no aqua rápido, mas quando o bixinho da aquariofilia entra em ti, acabas por te tornares perfectionista.

Resumindo : um pouco de substrato fertil, areia, água, bacterias e deixar ciclar. Não te esqueças de ir medindo os parámetros da água. Controla a temperatura da água também.
Uma vez o ciclo feito, podes lá meter a equipa de limpeza, são mais resistentes e também ajudam a completar o ciclo se necessário (xixi, cocó, comida deles etc...) tipo corydoras, ottos, etc....
Passada uma semanita se tudo estiver bem, mete os Guppys ou Platys. Nunca mais de 3/4peixes de cada vez, e espera sempre um tempo antes de põr mais. Mede sempre a água antes, pois a cada peixe que entra é mais xixi, cocó e comida, como tal tens de confirmar se o aqua se está a adaptar bem, caso contràrio corres o risco de morrerem todos.
Boa sorte.
PS : Pesquisa mesmo bem antes de começares, senão corres o risco de fazer como eu. Montas o aqua, e meio ano depois estás a pensar em tirar tudo fora e começar do zero, pois escaparam-te alguns pormenores. É que quando começamos a excitação é tal que queremos ver os peixes no aqua rápido, mas quando o bixinho da aquariofilia entra em ti, acabas por te tornares perfectionista.
Para fazeres o ciclo podes acrescentar bactérias que se vendem em lojas. São de aplicação directa no filtro ou na água. Consoante as marcas, fica atento às instruções de uso:ZABOU Escreveu:Já que queres Guppys e Platys, não te esqueças de ter algumas plantas para os alevins se puderem esconder, senão viram almoço. Há plantas que não necessitam de grandes cuidados tipo: elodea, cambomba, anubia, dá outro aspecto ao aqua, e serve de abrigo aos pequenotes
.
- umas marcas dizem para pores peixes 24 horas depois.
- outras dizem para pores todos os dias uma x quantidade de bactérias durante um tanto tempo e só depois introduzires os peixes.
A introdução destas bactérias já é o ciclo!, embora devas por poucos peixes e resistentes de início, pois estas bactérias podem ser insuficientes para uma grande carga de peixes.
ZABOU Escreveu: Passada uma semanita se tudo estiver bem, mete os Guppys ou Platys. Nunca mais de 3/4peixes de cada vez, e espera sempre um tempo antes de põr mais. Mede sempre a água antes, pois a cada peixe que entra é mais xixi, cocó e comida, como tal tens de confirmar se o aqua se está a adaptar bem, caso contràrio corres o risco de morrerem todos.
Boa sorte.
Lê o que o Darkrise te apontou.
A pesquisa é a nossa melhor aliada.ZABOU Escreveu: PS : Pesquisa mesmo bem antes de começares, senão corres o risco de fazer como eu. Montas o aqua, e meio ano depois estás a pensar em tirar tudo fora e começar do zero, pois escaparam-te alguns pormenores. É que quando começamos a excitação é tal que queremos ver os peixes no aqua rápido, mas quando o bixinho da aquariofilia entra em ti, acabas por te tornares perfectionista.

Cumps.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>