Labrador mal comportado

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

karinaxana
Membro
Registado: quinta ago 24, 2006 1:24 pm

sexta abr 18, 2008 7:32 pm

Estou com um grave problema no meu lab. É que ele está sempre a saltar para cima das pessoas e a ferrar o dente. Ele já tem a dentição definitiva e é muito doloroso. Já experimentei a tecnica de ignorar e só lhe ligar quando tiver sossegado já experimentei um não bem forte e até dar-lhe com um jornal no rabo mas não serve de nada,
Há já agora ele tem 7 meses.
O que hei-de fazer? Será que vou precisar de ajuda profissional? Alguem já passou pelo mesmo?
Obrigado
pfct22
Membro Júnior
Registado: segunda mar 17, 2008 11:37 pm

sexta abr 18, 2008 8:19 pm

pois, com sete meses, poderá ser dificil alterar se essa patologia comportamental no seu cão, sem recorrer a treino especial.

talvez devesse ter insistido ais com ele quando tinha 3/4 meses, no entanto não vale a pena lamuriar se agora.

um truque poderá ser mal ele a for tentar "ferrar" meter um brinquedo para lhe encher a boca, para ele n ficar tão vidrado nas nossas mãos.

quanto ao saltar para as pessoas, terá q empurrá lo para baixo sempre que ele exiba esse tipo de comportamento.

cumprimentos, e espero ter ajudado alguma coisa.
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

sexta abr 18, 2008 10:22 pm

Com 7meses nao é dificil contornar essa situaçao, so tem de mostrar quem manda e que nao gosta que ele tenha essa actitude.

Podes sempre usar a tactica do livri"Marley & Eu" :lol: :twisted:

Quando ele saltava para toda a gente!!!! qd ele for a saltar levante o joelho, vai doer a ele claro, mas talvez perceba que tb aleija os outros.

(Fora de brincadeiras)

Nao o deixe fazer isso, repita vezes sem conta que nao qd ele fizer isso ou ate coloque-o de castigo, se nao quiser um dia vir a ter problemas com ele.

E a fazer alguma coisa é agora enquanto ainda é novo 8)
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

sexta abr 18, 2008 11:30 pm

mistik Escreveu:Com 7meses nao é dificil contornar essa situaçao, so tem de mostrar quem manda e que nao gosta que ele tenha essa actitude.

Quando ele saltava para toda a gente!!!! qd ele for a saltar levante o joelho, vai doer a ele claro, mas talvez perceba que tb aleija os outros.

(Fora de brincadeiras)

Nao o deixe fazer isso, repita vezes sem conta que nao qd ele fizer isso ou ate coloque-o de castigo, se nao quiser um dia vir a ter problemas com ele.

Fora de brincadeiras: Como se põe um cão de castigo? E qual é a vantagem? O resultado?
Karinaxana: levante o joelho ou recorra a um profissional. Não é não...encontre a melhor forma de o fazer entender isso.
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
xanamagalhaes
Registado: segunda jun 26, 2006 5:26 pm

sábado abr 19, 2008 12:15 am

Olá,

Quando o meu Athos (labrador) tinha essa ideia eu tambem fiz o mesmo apelo aqui na arca de noe.

Depois de varias respostas de tecnicas a utilizar que nao deram resultado comecei a ter mais paciencia e dar lhe biscoitos sempre que ele fazia uma coisa bem feita... Tambem usei a tecnica do joelho mas nao deu resultado porque o meu ainda insistia mais...

Agora ja ta mais calmo, mas continua brincalhao.

O problema é que as pessoas quando adequirem um labrador pensam no cao inteligente meigo de companhia que normalmente é usado para pessoas dificientes e tambem pela policia ou seja caes bem comportados e esquecem-se que eles em pequenos sao caes normais que roem fazem estragos e que para serem aqueles caes por quem sao conhecidos é preciso muitas horas de treino e normalmente por pessoas experientes.

Eu por experiencia propria aconselho um treinador especializado.

Mas se tiver um pouco de paciencia e tempo pode ser que ate consiga sozinha como foi o meu caso...

Boa sorte
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sábado abr 19, 2008 1:56 pm

Quando ele saltar levante o joelho ou então segure nas patas da frente e não o deixe ir para o chão até se queixar. Se ele quer brincar é voçe que faz as regras.
Quando ele morder, enfie a mão pela goela abaixo..

Nenhuma das duas situações ele vai começar a a achar grande piada.

Se não funcionar a solução passará por escola de treino.

Boa sorte.

8)

Pedro
mistik
Membro Veterano

sábado abr 19, 2008 4:28 pm

Maline Escreveu:
mistik Escreveu:Com 7meses nao é dificil contornar essa situaçao, so tem de mostrar quem manda e que nao gosta que ele tenha essa actitude.

(Fora de brincadeiras)

Fora de brincadeiras:
Como se põe um cão de castigo?
E qual é a vantagem? O resultado?
Karinaxana: levante o joelho ou recorra a um profissional. Não é não...encontre a melhor forma de o fazer entender isso.
Nao é dificil pores um cao de castigo... falo por mim, ha varias maneiras de os castigar, uma delas é privando-oi de algo que ele goste, e que naquele momento nao possa usufruir como um departamento da casa que ele goste mais de estar.

É uma ideia penas comigo deu resultado, tb nao tenho lab mas nao deixa de ser cao.

Nao precisei de usar tecnicas tipo a do joelho quem em nada sou contra se tivesse necessidade de a ausar usava.

Agora pergunta como se castiga um cao!!! pense um bocado :?

Ao levantar o joelho ja ta a castigar o cao... um castigo diferente!!!

Eu sempre tive resultados, os castigos servem para mostrar que fizeram algo errado, e as recompensas quando fazem bem...

Claro que sugiro que recorra a um profissional se nao conseguir dar conta do recado... 8)
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
Maline
Membro

sábado abr 19, 2008 4:45 pm

mistik Escreveu:
Nao é dificil pores um cao de castigo... falo por mim, ha varias maneiras de os castigar, uma delas é privando-oi de algo que ele goste, e que naquele momento nao possa usufruir como um departamento da casa que ele goste mais de estar.

É uma ideia penas comigo deu resultado, tb nao tenho lab mas nao deixa de ser cao.

Nao precisei de usar tecnicas tipo a do joelho quem em nada sou contra se tivesse necessidade de a ausar usava.

Eu sempre tive resultados, os castigos servem para mostrar que fizeram algo errado, e as recompensas quando fazem bem...

Claro que sugiro que recorra a um profissional se nao conseguir dar conta do recado... 8)
Graças a Deus ainda aparece alguém para me iluminar. Obrigada...
Agora já sei que quando um cão fizer algo de errado, basta-me mandá-lo para o quarto escuro (virado para a parede?)
Vou avivar-lhe a memória: não perguntei como se castiga um cão, perguntei como se põe um cão de castigo...percebeu a diferença?
O levantar o joelho é uma reacção automática ao mau procedimento do cão, como uma palmada, ou seja o que fôr. Estímulos positivos ou negativos imediatos.
Mas para quê recorrer a um profissional, se encontrei quem dê conta do recado e, ainda por cima, partilha os conhecimentos :wink:
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
mistik
Membro Veterano

sábado abr 19, 2008 5:04 pm

Maline Escreveu:
mistik Escreveu:

Agora já sei que quando um cão fizer algo de errado, basta-me mandá-lo para o quarto escuro (virado para a parede?)
Vou avivar-lhe a memória: não perguntei como se castiga um cão, perguntei como se põe um cão de castigo...percebeu a diferença?
O levantar o joelho é uma reacção automática ao mau procedimento do cão, como uma palmada, ou seja o que fôr. Estímulos positivos ou negativos imediatos.
Mas para quê recorrer a um profissional, se encontrei quem dê conta do recado e, ainda por cima, partilha os conhecimentos :wink:
E nao disse isso, interprete como quiser e lhe apetecer
Será que sou loira????? ou entao nao sei...nasci ontem nao perebo nadinha de caes!!!
Mas para quê recorrer a um profissional, se encontrei quem dê conta do recado e, ainda por cima, partilha os conhecimentos
E voce deve ter é uma grande mania que sabe tudo e que os outros nao sabem nadinha .. nao é!!!

Se calhar qd perder essa mania e deixar de menos parvinha perceba mais alguma coisinha...

Eu apenas dei a minha opniao e no meu caso especifico, agora vem para aqui com moralismos xpto

se nao gostou meta no canto do prato.

Castigue o cao como quiser... nem sempre é preciso "violencia" para positivos ou negativos imediatos.

Nem fechei o meu cao num quarto escuro virado para a parede.... mas tb nao tenho de lhe explicar nada.

Perceba como quiser perceber.

So nao me venha com moralismos parvos
Imagem
Maline
Membro

sábado abr 19, 2008 6:01 pm

mistik Escreveu:
Maline Escreveu:
mistik Escreveu:

E nao disse isso, interprete como quiser e lhe apetecer
Será que sou loira????? ou entao nao sei...nasci ontem nao perebo nadinha de caes!!!
Mas para quê recorrer a um profissional, se encontrei quem dê conta do recado e, ainda por cima, partilha os conhecimentos
E voce deve ter é uma grande mania que sabe tudo e que os outros nao sabem nadinha .. nao é!!!

Se calhar qd perder essa mania e deixar de menos parvinha perceba mais alguma coisinha...

Eu apenas dei a minha opniao e no meu caso especifico, agora vem para aqui com moralismos xpto

se nao gostou meta no canto do prato.

Castigue o cao como quiser... nem sempre é preciso "violencia" para positivos ou negativos imediatos.

Nem fechei o meu cao num quarto escuro virado para a parede.... mas tb nao tenho de lhe explicar nada.

Perceba como quiser perceber.

So nao me venha com moralismos parvos
Não tenho a mania de nada, e lamento por isso, às vezes e com algumas pessoas um bocado de "mania" não faz mal a ninguém. Da mesma forma que lamento a sua reacção...afinal, quem gosta de fazer uns comentários cool 8) nem sou eu. E muito menos chamar parvas às pessoas...mas enfim, se se sente melhor com isso, quem sou eu para contrariar.
Pressinto nas suas palavras muita sensibilidade, tenho que ter mais cuidado com as palavras, e nem posso recorrer a ironias que a menina tem uma susceptibilidade muito frágil.
Ora bem, a única coisa que critico, continuo a criticar e que pode servir a quem abriu o tópico é esta mania de tratar os cães como pessoas. Não sei o que percebe, nem me interessa e quem sou eu para dizer que percebe muito ou pouco de cães. Se percebe de cães e donos, então não mande conselhos para o ar sem os explicar, ou pensa que se o cão saltar para cima de alguém e o proíbir de ir para uma dependência da casa que ele gosta, ele vai perceber que está a ser privado disso porque saltou a alguém?
Para que conste, nunca me considerei uma entendida nesta matéria e não vou além dos conselhos básicos.
Agora, a menina faça o favor de ter um bocadinho mais de boa educação, não insultar ninguém e aceitar que nem toda a gente no mundo partilha da sua opinião.
<p>Elsa</p>
kimmarley
Membro Júnior
Registado: segunda mar 17, 2008 6:07 pm

segunda abr 21, 2008 2:33 am

tem muitas dicas sobre como "cuidar de labradores mal-comportados" :lol: :lol:
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

segunda abr 21, 2008 12:29 pm

Eu acho que este tipo de problemas tem uma resolução mais fácil do que parece.

Os cães podem não perceber o lhes dizemos mas têm a percepção do nosso estado de espírito pela forma como nos dirigimos a eles.

Mostre ao cão que não gosta desse comportamento parando a brincadeira e ficando imóvel mostrando o seu desagrado, não é preciso gritar ou andar a levantar o joelho. Use a linguagem corporal para lhe dizer o que prefere.

Se fizer um sinal de parar (tipo policia sinaleiro e ficar com cara de má) numa postura imóvel sem se desviar se o cão saltar, ele vai perceber de certeza o que pretende.
Se ele continuar dê-lhe um toque rápido, apenas para mostrar que aquela situação não é aceitável e mantenha uma postura dominante e exigente para com ele.

O cão pode não perceber logo, mas ao segundo ou terceiro toque vai começar a perceber que não é mt agradável e vai sentir que tem de parar este comportamento ou é castigado outra vez porque você repudia este comportamento. É claro que isto não é uma cura e vai ter de o educar para o resto da vida em todas a situações que não forem aceitáveis, mas ter um cão é ser é isto mesmo :)

Muitas das atitudes que não gostamos nos nossos cães resultam da falta de compreensão dos cães para o que esperamos deles, cabe-nos a nós saber mostrar eficazmente o que esperamos deles.
Cumps.
Nuno Coelho
karinaxana
Membro

segunda abr 21, 2008 3:21 pm

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda, que tem dado resultado.
Eu fiz uma junção das vossas respostas e o resultado foi brilhante, a tecnica que utilizei foi quando saltava levantava o joelho e quando eu saia á rua e ele não saltava dava-lhe uma palavra de carinho ou um biscoito e fazia ver que tinha feito bem.
Agora estou com outro problema é que ele deita e senta ao primeiro comando (desde pequeno que faz isso muito bem) mas quando eu digo fica ele acha que é para se levantar. Existe algum metodo para fazer mudar esta atitude?
Mais uma vez obrigado
Maline
Membro

segunda abr 21, 2008 5:24 pm

Ao comando "fica" pode acrescentar o gesto da mão, como a mandar parar. Se ele ficar, afaste-se 1, 2 metros, sempre virada para ele e com a ajuda gestual. Se ele ficar, volte junte dele e dê-lhe um prémio (biscoito, salsicha, festas). Se não ficar...tenha paciência (muita) e vá repetindo até ele aprender, sem repreender. Volte a colocá-lo no lugar e repita.
A distância e o modo como se afasta (de frente ou de costas), podem ir mudando em função dos progressos, mas penso que deverá começar assim.
Se quando ele se levanta vai sempre ter consigo, tudo bem. Mas se ele se levanta e "vai à vidinha dele", deve fazê-lo com uma trela comprida, para não o deixar afastar-se
Boa sorte!
<p>Elsa</p>
karinaxana
Membro

segunda abr 21, 2008 5:53 pm

Sim ele desde que alguem ande na rua ele anda sempre connosco eu costumo dizer que a minha sombra é em forma de cão. Será que se eu substituir a palavra fica por outra dará um melhor resultado?
É que eu acho que ele assumiu o fica como sendo vem porque quando ele era pequenino nós diziamos fica e ele vinha ter connosco e nós não o repreendiamos pelo contrário.
Outra coisa como é que os cachorros com esta idade reagem a chegada de um novo cão com 2 meses?
Responder

Voltar para “Cães”