Agradeço a todos o esclarecimento!
Mas mmm(n)filipa, coloquei este tópico neste forum, porque:
1º Pode acontecer a qualquer animal, aliás dos casos que soube os gatos são grandes vitimas desta cobardia, principalmente os de rua!
2º Muitos foristas que frequentam este forum têm outros animais sem serem gatos
3ºAcho que o saber nunca ocupou lugar!
Mas falando de progressos no que toca a este assunto! Vai ser muito dificil provar quem foi. É claro que nós temos as nossas suspeitas, mas daí a acusar é outra conversa.
Mas além de ter entrado em contacto com o meu vet, GNR local e com o Programa Antídoto Portugal decidi fazer mais qualquer coisinha...
Contactei o jornal local para saber se estariam interessados em publicar um artigo relacionado com este tema para tentar despertar consciências e com mais um objectivo. Por se tratar de um local pequeno e rural não será muito dificil tentar fazer um levantamento do nº de animais mortos por um possível envenenamento (animais domésticos e selvagens). Estes dados serão posteriormente publicados noutra edição do jornal e entregue ao Programa Antídoto Portugal para que eles possam ter ideia do cenário daquela localidade.
Vamos ver se conseguimos que este assunto não passe despercebido e é capaz de incomodar as almas penadas que gostam de andar nesta "brincadeira".
Um bem haja a todos!
Contactar as autoridades?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: terça abr 08, 2008 11:05 am
<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?</p>
<p> Hebbel, Christian</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Pelo menos tenta alertar e "abrir" algumas mentalidades...
Boa sorte,
Leo

Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm
Boa ideia.
<p> </p>
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org/portal ... spx</a></p>
<p><a href="http://www.naturlink.pt/">http://www.naturlink.pt/</a> </p>
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org/portal ... spx</a></p>
<p><a href="http://www.naturlink.pt/">http://www.naturlink.pt/</a> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:00 pm
De facto envenenar um animal - ou maltratá-lo seja de que forma for - é coisa de cobarde. Nunca me aconteceu mas ao meu tio sim. Foram o raio dos caçadores - peço desculpa a que for mas é que tenho-lhes mesmo zanga. Moramos mesmo "no meio do mato" e à uns tempos transformaram isto aki à volta em terras reservada à caça. Só as terras do meu avô não fazem parte da "área". Ora sabemos que é proibido deixar os cães andar à solta neste tipo de terrenos mas nem pensem que nas terras do meu avô eu vou ser proibida de passear com os meus cães. Mas retomando, estes senhores caçadores metem veneno em pedaços de toucinho espalhados pelas terras - as da reserva e as outras. Do meu tio acho que já foram duas cadelas que mataram. Quando saio com os meus tenho um medo do morte que eles encontrem alguma coisa envenenada. Ando a ensinar-lhes a não apanhar comer do chão mas é difícil porque não são novos. O meu tio não fez queixa mas se fosse eu tinha feito.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
SukiKitten
Pode e deve apresentar queixa, tem 6 meses para o fazer.
Aconteceu o mesmo com os cães dos meus pais, chama-mos a GNR ao local, um dos cães foi autopsiado e apresentamos queixa.
Mas sem suspeitas nem provas de nada, ao fim de alguns meses o caso foi arquivado.
Enfim, espero que o culpado seja punido.
Boa sorte
Aconteceu o mesmo com os cães dos meus pais, chama-mos a GNR ao local, um dos cães foi autopsiado e apresentamos queixa.
Mas sem suspeitas nem provas de nada, ao fim de alguns meses o caso foi arquivado.
Boa sorte
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Infelizmente o caso foi arquivado sem culpados, no entanto cumpriu o seu dever...Twiguy Escreveu:SukiKitten
Boa sorte
E é isso mesmo que se deve fazer, além de ser um dever nosso, ainda que não se descubra quem cometeu tal barbárie, não estaremos a pactuar com o acto, ao denunciar.
Se nada fizermos, tudo se manterá igual, mas a partir do momento em que passam a existir denuncias, os "prevaricadores" pensarão melhor antes de cometer outro acto.
Vale sempre a pena denunciar, ainda que os resultados não sejam os que desejamos

<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
-
- Membro
- Registado: terça abr 08, 2008 11:05 am
Viva a todos
As boas novidades que tenho para partilhar com vocês é que o artigo relativo ao envenenamento de animais vai para a frente! É um jornal com pouca tiragem, mas é um começo. Agora é só uma questão de aguardar a sua publicação. A queixa já se encontra feita, sei que é muito dificil ter continuidade, mas o dever está cumprido. É claro que o sentimento de perda não atenuou, aliás, até foi bastante dificil ter que lidar com este assunto outra vez, mas sinto que foi o minimo que eu poderia fazer por um amigo que me deu tanto e nunca será esquecido.
O artigo será assinado com o único pseudonimio possivel ..... o nome do meu cão
.
As boas novidades que tenho para partilhar com vocês é que o artigo relativo ao envenenamento de animais vai para a frente! É um jornal com pouca tiragem, mas é um começo. Agora é só uma questão de aguardar a sua publicação. A queixa já se encontra feita, sei que é muito dificil ter continuidade, mas o dever está cumprido. É claro que o sentimento de perda não atenuou, aliás, até foi bastante dificil ter que lidar com este assunto outra vez, mas sinto que foi o minimo que eu poderia fazer por um amigo que me deu tanto e nunca será esquecido.
O artigo será assinado com o único pseudonimio possivel ..... o nome do meu cão

<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?</p>