P_R Escreveu:
Paullo, para um terrario é igualmente fácil: O frio desce!
Colocas uma serpentina de evaporação (tipo um radiador) no topo do terrario a fazer frio e vais ver como resulta.
Certo é que nao ira resultar com tanta eficácia como nos aquas, uma vez que neste ha transferencia de energia directamente entre as particulas de água, mas acredito piamente que uma engenhoca bem projectada resultava num terrario.
Agora ha muitos senaos. Um compressor frigorifico, se nao tiver isolado ainda faz uma xinfrineira valente e, o pior de tudo, quando se fala em engenhocas caseiras, ou se tem material para fazer as coisas (e isto engloba maçaricos de oxigenio - acetileno, soldaduras que nao é qualquer um que consegue dar porque basta um poro para se perder o gás, não é o mesmo que soldar uma chapa a outra) ou entao tem de se ter algum €€€ de parte para pagar a quem sabe...
Mas para anfibios, tou bastante crédulo que um frigorificosito antigo adaptado cumpriria bem a funçao para os tempos mais quentes!

yep, para tudo há uma solução.
Quando eu tinha o aquário montado, tinha bastantes dores de cabeça com o aquecimento, porque 32º ou 33º faziam-me uma grande diferença.
Quanto ao terrário, já penso de forma um pouco diferente.
O terrário não me preocupa tanto pelo seguinte:
A minha casa é bastante quente no verão, sem dúvida, chego a ter temperaturas acima dos 30º e às vezes, quando o calor aperta durante muitos dias seguidos, pode chegar aos 35º.
Durante o dia mantenho os estores fechados e claro, desligo o aquecimento do terrário.
Com isto e com o auxilio da ventoinha de pc que tenho montada no terrário, dificilmente as temperaturas no terrário serão tão elevadas ao ponto de serem consideradas de risco para o animal.
Muito sinceramente, dúvido muito que, mesmo em casas bastante quentes, mantendo o aquecimento desligado, que a temperatura num terrário chegue ao 40º ou superior a isso.
Deixa lá vir o verão para eu confirmar esta teoria, mas tenho quase a certeza que será assim, pois no tempo em que tive o aquário montado (durante mais de 8 anos) nunca a temperatura da água subiu além dos 32/34º
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="
http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>