Porquê deixar os gatos sairem de casa em liberdade?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder

Deixam os gatos sair em liberdade?

Deixo
15
22%
Não deixo
53
78%

Total de votos: 68
mmmfilipa
Membro Júnior
Registado: quinta abr 17, 2008 6:57 pm

domingo abr 20, 2008 7:36 pm

Custou tanto...Ainda hoje me dói :cry: Porque será que a day morreu...Naquela altura eu não merecia,naquela altura eu já andava desanimada com outras coisas :cry: E entretanto aconteceu o pior,eu já calculava,mas como poderia eu evitar?Ela morreu porque era uma gata que andava lá fora em liberdade...

E é assim...E depois as pessoas enganão-se ao dizerem que um gato adora sair á rua em liberdade!Então?Acham que eles são felizes se morrerem atropelados?Eu acho que não :evil: E vocês deixam os vossos gatos andar em liberdade?Se sim então não venham por topicos a dizer que têm muitas saudades porque eles morreram!!!
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

domingo abr 20, 2008 7:43 pm

Deixo só de vez enquando , normalmente 1 vez por semana no caso da gata mais nova que ainda salta o muro da casa , a mais velha apesar de saltar não gosta de ir para a rua provavelmente porque tem noção do perigo , mas a mais nova é uma danada para isso.
Normalmente domingo é dia de ela ir passear , vai ao mato como sempre e fica a tarde toda fora de casa , durante a semana fica no 3º e 4º andar da casa por onde pode andar livremente : ) a mais velha normalmente fica no quintal na relva etc...

Isso de deixar ou não deixar também depende muito de onde vivemos etc... cada caso é um caso ;)

Cumprimentos.
mmmfilipa
Membro Júnior

domingo abr 20, 2008 7:44 pm

Sim Megred por mim está bem o seu caso :wink:
Deckard
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 9:06 pm

domingo abr 20, 2008 7:47 pm

deixar sair em liberdade depende do lugar onde se vive..., ao pé das estradas nem pensar... a gata que está em casa dos meus pais, smp saiu de casa, mas para os quintais interiores, de um conjunto de prédios, e já tem 8 anos... ela nunca teve problemas. E o mais interessante é que ela até não sai muito, e com a idade prefere estar no quentinho dos cobertores...
Agora onde vivo, num rés do chão, tenho dois gatos e o acesso ao exterior tem stradas, e nunca os deixei sair, só de trela...
mmmfilipa
Membro Júnior

domingo abr 20, 2008 7:47 pm

Megred Escreveu:Deixo só de vez enquando , normalmente 1 vez por semana no caso da gata mais nova que ainda salta o muro da casa , a mais velha apesar de saltar não gosta de ir para a rua provavelmente porque tem noção do perigo , mas a mais nova é uma danada para isso.
Normalmente domingo é dia de ela ir passear , vai ao mato como sempre e fica a tarde toda fora de casa , durante a semana fica no 3º e 4º andar da casa por onde pode andar livremente : ) a mais velha normalmente fica no quintal na relva etc...

Isso de deixar ou não deixar também depende muito de onde vivemos etc... cada caso é um caso ;)

Cumprimentos.
Mas eu vivo mesmo ao pé de uma rua movimentada...
mmmfilipa
Membro Júnior

domingo abr 20, 2008 7:48 pm

Deckard Escreveu:deixar sair em liberdade depende do lugar onde se vive..., ao pé das estradas nem pensar... a gata que está em casa dos meus pais, smp saiu de casa, mas para os quintais interiores, de um conjunto de prédios, e já tem 8 anos... ela nunca teve problemas. E o mais interessante é que ela até não sai muito, e com a idade prefere estar no quentinho dos cobertores...
Agora onde vivo, num rés do chão, tenho dois gatos e o acesso ao exterior tem stradas, e nunca os deixei sair, só de trela...
A mesma coisa que disse ao Megred:

Eu vivo ao pé de uma rua movimentada...
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo abr 20, 2008 8:02 pm

Eu morro num apartamento, a minha gata não tem acesso à rua... Mas muito sinceramente, eu não conseguia ficar sossegada se não soubesse onde andava a minha gata, ou se soubesse que ela andava na rua... :o Eu, definitivamente, nunca hei-de deixar um gato meu passear em liberdade :!:

E o problema não é só as ruas movimentadas... Há muitos perigos nas ruas :|
Podem ser atropelados... Podem morrer envenenados... Podem ficar prenhas (no caso das gatas) e emprenhar (no caso dos gatos)... Podem apanhar doenças de outros gatos (como a sida e a leucemia)... Podem ser roubados... Podem entrar para dentro de um motor de um carro e morrer quando o ligarem... Podem subir a uma árvore e não conseguir descer... Podem ficar presos em algum lado e não conseguir voltar... Podem ser atacados por cães... Pode acontecer-lhes tanta coisa quando estão fora casa :o

Eu não percebo como é que há pessoas que conseguem deixar os gatos passearem na rua... Eu não conseguia :|
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
mmmfilipa
Membro Júnior

domingo abr 20, 2008 8:03 pm

mOreirinha01 Escreveu:Eu morro num apartamento, a minha gata não tem acesso à rua... Mas muito sinceramente, eu não conseguia ficar sossegada se não soubesse onde andava a minha gata, ou se soubesse que ela andava na rua... :o Eu, definitivamente, nunca hei-de deixar um gato meu passear em liberdade :!:

E o problema não é só as ruas movimentadas... Há muitos perigos nas ruas :|
Podem ser atropelados... Podem morrer envenenados... Podem ficar prenhas (no caso das gatas) e emprenhar (no caso dos gatos)... Podem apanhar doenças de outros gatos (como a sida e a leucemia)... Podem ser roubados... Podem entrar para dentro de um motor de um carro e morrer quando o ligarem... Podem subir a uma árvore e não conseguir descer... Podem ficar presos em algum lado e não conseguir voltar... Podem ser atacados por cães... Pode acontecer-lhes tanta coisa quando estão fora casa :o

Eu não percebo como é que há pessoas que conseguem deixar os gatos passearem na rua... Eu não conseguia :|
Eu tambem não o vou voltar a fazer
Deckard
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 9:06 pm

domingo abr 20, 2008 8:17 pm

não custa muito perceber... depende da experiência de cada um, felizmente smp tive experiências positivas e tenho prudência quando o mal pode acontecer... como já disse depende do local onde se vive, e do tipo de pessoas que vive à nossa volta... ainda vai demorar muito anos até percebermos o quanto a vida animal é importante, tão importante como a nossa, perceber que merecem cuidados de sáude como nós humanos temos, etc... não sou fundamentalista, os animais não nasceram para viverem fechados em casa, sei que cada um de nós faz o melhor por eles, se não podem sair, para prevenir a sua morte ou outros problemas eu aceito, eu tb o faço, mas se vivemos num local onde eles podem usufruir da liberdade com o minimo de perigos, eu aplaudo... pq eu sei o quanto o meu Ticão adora passear... :D
luferro
Membro Júnior
Registado: segunda dez 31, 2007 7:42 pm

domingo abr 20, 2008 8:30 pm

:wink: eu tb nao deixo a minha nina sair na rua, moro em predio no primeiro andar, mas ela nao sai, so fica a espreita na janela e banhos de sol só na trela, tenho panico dela sair e algum mal lhe acontecer, isso j ocorreu uma vez ao escapar da trela mesmo na janela ..agora so com elas fechadas...qse morri qndo isso aconteceu, foram 8 horas sem saber onde ela andava, num dia terrivel de chuva, vento e trovoadas.. :(
mas tudo acabou bem..ela voutou e eu ja estava rouca de tanto chamar pr niiiiinnnaaaaaa...hj ela já esta conformada..rua só pela janela fechada!
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo abr 20, 2008 8:35 pm

Deckard Escreveu:não custa muito perceber... depende da experiência de cada um, felizmente smp tive experiências positivas e tenho prudência quando o mal pode acontecer... como já disse depende do local onde se vive, e do tipo de pessoas que vive à nossa volta... ainda vai demorar muito anos até percebermos o quanto a vida animal é importante, tão importante como a nossa, perceber que merecem cuidados de sáude como nós humanos temos, etc... não sou fundamentalista, os animais não nasceram para viverem fechados em casa, sei que cada um de nós faz o melhor por eles, se não podem sair, para prevenir a sua morte ou outros problemas eu aceito, eu tb o faço, mas se vivemos num local onde eles podem usufruir da liberdade com o minimo de perigos, eu aplaudo... pq eu sei o quanto o meu Ticão adora passear... :D
são opiniões... :|
e eu o seu só gosta de sair à rua porque foi assim habituado... :? a minha gata agradece-me de a deixar dentro da casa, se a pusesse na rua ela não durava 5 minutos :|

eu defendo que os gatos são para ficar dentro da casa :!: só assim os podemos proteger dos perigos :!: além disso, se um gato for habituado a ficar dentro de casa não sente a necessidade de ir à rua :wink:

acredito que nada têm aver com o sitio onde vivemos ou com a vizinhança... a partir do momento em que eles têm acesso à liberdade têm acesso a tudo e só os mais fortes é que se safam :|

um exemplo...
os meus tios têm dois gatos de 8/9 anos, uma gata e um gato, estão os dois castrados... eles andam sempre na rua e felizmente têm tido sorte... :? O gato foi atropelado e ficou num estado lastimável, mais para lá do que para cá, felizmente conseguiu sobreviver, mas ficou com o focinho bem marcado... a gata também já levou com um carro em cima e ficou manca... a gata já foi quase roubada, não tivesse o meu primito reconhecido a gata e tinham ficado sem ela... o meu tio já quase assistiu a um atropelamento da gata :| enfim... a zona onde moram não é muito movimentada e os vizinhos são simpáticos e tratam bem os animais... mas eles já tinham ficado sem um gato porque ele decidiu ir passear para longe e acabou por ser atropelado, andaram à procura dele e encontraram-no perto da auto-estrada, muito longe de casa :|
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

domingo abr 20, 2008 9:02 pm

A minha gata mais velha sempre andou no quintal e a solta , visto que esta zona é calmita e também de fáceis acessos a nível do campo de visão ( meu ) ela se quiser vai para a rua mas não vai . Como digo , há casos e casos como já disse, a gata vai fazer 13 anos e está de boa saúde tirando uma irritação na pele que está a ser tratada .
Por isso continuo a dizer que depende de onde vivem , se for um apartamento de certo que não deixo pois é bem diferente pois ela não vai entrar no nosso quintal etc...

Cumprimentos e se fosse tu eu não deixaria a gata sair ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo abr 20, 2008 9:09 pm

Eu acho uma "graça" a algumas baboseiras, como: "os gatos em certas zonas não correm perigo aquando em liberdade"
TODOS os gatos correm perigos ao andarem em liberdade incondicional!!! E, digo incondicional todas as áreas que não estejam sob nossa protecção!!! Um quintal em que não possam sair, por exemplo, sempre é mais seguro que qualquer outra área fora dos "ingrounds" do dono e contudo, por vezes, até mesmo nestas áreas, existem perigos como carros a sair e entrar da e na propriedade... venenos, ratos que vêm de outros locais já envenenados, maquinaria agrícola, intromissão de outros gatos que por vezes estão doentes, etc... !!! Mesmo em Propriedade vedada para que não saiam, há sempre perigos... e cabe aos donos precaverem-se para que mal não aconteça ao animal mas, isso não entra em muitas cabecinhas dos "Naturalistas"... para esses o gato deve ser livre como o vento! Para que raio então, se domesticam animais? Deixassem-nos selvagens, na sua própria origem sem a interferência "humana", caramba!
Um animal depois de "manuseado" pelo "humano"..., perde muito das suas características "selvagens" e ao tê-las perdido, corre riscos SIM ao deixá-lo andar em liberdade...!!!

Eu gastei uma pipa de massa, e ainda bem que a gastei, a colocar cerca eléctrica própria para contenção de animais, no meu caso; gatos, porque agora passei a estar mais descansada a respeito das minhas gatas e, anote-se que, elas não iam para a rua; apenas para quintais contíguos ao meu!!! Mesmo assim estou ciente de que há sempre perigos... e tenho mil olhos nelas além de as ter numa liberdade condicionada... mantenho-as em processo de disciplina... sabendo elas de antemão que a partir das 17 horas de todos os dias da semana, sem excepção, vêm todas para dentro de casa. No entanto, seu eu fosse de facilitar porque até tenho cerca eléctrica, podiam ficar em "liberdade" pela noite dentro mas, não ficam porque lá está...o perigo espreita em todo o lado, quer queiramos admitir, quer não e, ponto final!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo abr 20, 2008 9:19 pm

e o perigo é só o atropelamento? eu descobri que tinha um gato fiv + ao fim de quase 7 anos, porque a dona que eu não conheço, deixava a gata andar em liberdade. e o gato ainda podia estar mais doente
anjjazul
eusinha
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Júnior, o canário

domingo abr 20, 2008 9:25 pm

A única rua que a minha gata vê é através da varanda e ainda assim...sempre com vigilância. :wink:
<p><strong>"O menor dos felinos &eacute; uma obra prima!"</strong>&nbsp; </p>
Responder

Voltar para “Gatos”