Porquê deixar os gatos sairem de casa em liberdade?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Deixam os gatos sair em liberdade?

Deixo
15
22%
Não deixo
53
78%

Total de votos: 68
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo abr 20, 2008 9:25 pm

anjjazul Escreveu:e o perigo é só o atropelamento? eu descobri que tinha um gato fiv + ao fim de quase 7 anos, porque a dona que eu não conheço, deixava a gata andar em liberdade. e o gato ainda podia estar mais doente
mas para o seu gato ter ficado doente, a anjjazul também o deixava em liberdade, ou não :?:
então a culpa não era só da dona da gatinha doente... :| até porque há gatos de rua, sem dono, doentes, sem ninguém para os impedir de ter contacto com outros gatos :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo abr 20, 2008 9:28 pm

eusinha Escreveu:A única rua que a minha gata vê é através da varanda e ainda assim...sempre com vigilância. :wink:
Ando sempre às turras com a minha mãe por causa disso... Eu moro num terceiro andar que equivale ao quinto, nas traseiras... a minha mãe acha que faz muito bem em deixar a Luz ir "apanhar ar" à varanda, já eu não consigo sossegar, nem quando estou lá com ela :|
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

domingo abr 20, 2008 9:34 pm

Consigo lembrar-me de 14 razões para os gatos não andarem na rua só em alguns segundos.
Ritaleitao
Membro
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

domingo abr 20, 2008 9:38 pm

Os meus gatos não saiem de casa. Vêm a rua da janela e apanham sol. " apanhar ar" só apanham quando vão de férias ou ao vet. :)
<strong>Ritaleitao</strong>
eusinha
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Júnior, o canário

domingo abr 20, 2008 9:46 pm

mOreirinha01 Escreveu:
eusinha Escreveu:A única rua que a minha gata vê é através da varanda e ainda assim...sempre com vigilância. :wink:
Ando sempre às turras com a minha mãe por causa disso... Eu moro num terceiro andar que equivale ao quinto, nas traseiras... a minha mãe acha que faz muito bem em deixar a Luz ir "apanhar ar" à varanda, já eu não consigo sossegar, nem quando estou lá com ela :|
Pois...eu também moro num 3º andar e também sinto um pouco de receio, mas por norma só a deixo ir à varanda quando venho a casa na hora de almoço e posso estar um bocadinho com ela, sozinha não vai. No entanto tenho consciência que basta um segundo para o pior acontecer, daí eu estar sempre vigilante. Mas de momento ela própria arranjou um lugarzinho melhor para ver a rua, do que própriamente a varanda. Vai para a marquise e deita-se em cima do cesto da roupa lavada que tenho por cima da máquina de lavar roupa, que está junto a uma janela. Fica horas a olhar lá para fora, através do vidro.
<p><strong>"O menor dos felinos &eacute; uma obra prima!"</strong>&nbsp; </p>
nicasekika
Membro Júnior
Registado: segunda fev 19, 2007 12:00 pm

domingo abr 20, 2008 9:58 pm

A minha gata (kika) tem autorização para ir à rua, mas a meu ver vai mais vezes do que devia. Moramos no campo, passa uma estrada mas é pouco movimentada. Além disso acho que ela não é muito de ir para o lado da estrada. Como estudo fora não estou sempre lá para controlar. Na minha cabeça acho que ela só devia sair quando alguém pode olhar por ela, porque eu sei que se estiver tb lá fora ela anda sempre atrás de mim. Infelizmente os meus pais são mais difíceis de convencer mas também não os censuro porque tiveram outra educação. Sempre tiveram gatos, que podiam ir à rua, e que viviam mtºs anos. Eu sei que durante a semana - só vou a casa aos fins de semana - eles deixam ela sair. Até agora temos tido sorte. Por exemplo o sasha e a sissi também tinham acesso à rua e faleceram. Mas não morreram atropelados nem nada assim. Quer dizer a sissi não sei deram-me a noticia quando xeguei a casa, foi horrivel, mas ela tb não era de ir para a estrada - nem o sasha, tb não tava em casa qd morreu. o sasha nem sequer estava ao pé da estrada, estava debaixo do banco de jardim sem ferimentos nenhuns...mesmo ao lado do carro do meu primo...e a sissi estava + perto da estrada mas a minha mãe diz que ouviu o carro da minha prima a sair mesmo antes de encontrar a gatinha. Sei que -se calhar até provavelmente - posso estar a ser injusta mas sempre axei as mortes deles mt estranhas, e a minha tia (mãe desses tais primos) tava sempre a dizer que me envenenava os gatos, isto pensando que eu não estava a ouvir. Enfim, de qualquer das formas se os mataram foi porque eles podiam ir à rua por isso a culpa é sempre nossa...
MillaCouto
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 4:31 pm

domingo abr 20, 2008 10:22 pm

O mundo lá fora tem muitos perigos, que por sinal já foram referidos, mesmo para gatinhos que estão habituados a andar livres.
Eu já nem deixo o meu gato ir à janela livremente como antes fazia ...
Tive uma má experiencia à relativamente pouco tempo, por isso, agora só vai apanhar ar, comigo a beirinha dele :wink:
Eduarda Couto
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

domingo abr 20, 2008 10:53 pm

Complicado.

Castrei 3 dos meus 4 gatos exactamente para ver se eles perdiam a vontade de sair. A minha mae nao se importa que eles saiam, eu sou contra.

Moro num primeiro andar que nas traseiras tem ligaçao aos quintais de casas. Vivem lá gatos vadios e os meus gatos costumam dar as suas voltas. O Biscoito sai diariamente, nunca se afasta. Esta sempre ao alcance da nossa vista. O Tobias era um dos vadios que vivia nas traseiras do meu predio e desde que foi adoptado que deixou de se interessar pela rua. Uma vez por semana vai dar uma voltinha.

O Figo é pequeno, tem um ano, e estou a forçar a minha mae a nao o deixar sair. Ate agora, nao sai de casa.

O Sam vive comigo no Porto. A unica rua que vê é o meu terraço. Tenho um medo imenso das ferias de Verao pois vou leva-lo para Viana. Eu ja avisei IMENSAS vezes a minha mae que este gato nao pode sair pois nao esta habituado a tal coisa. Ela responde-me "nao vou ter a casa fechada por causa dele". :|
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo abr 20, 2008 11:31 pm

CasadAnaval Escreveu:Consigo lembrar-me de 14 razões para os gatos não andarem na rua só em alguns segundos.

Só 14? :mrgreen: :wink:

Leo :D
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

domingo abr 20, 2008 11:46 pm

Eu também não acho no que é que ir à rua possa ser positivo para eles. Se formos a pensar nos gatos de rua, concerteza esses dariam tudo para poder estar numa casa, quentinhos e com cimidinha sempre disponivel :(

E se até para nós humanos, andar na rua passou a ser uma verdadeira "aventura", imaginem para os bichanos, que apesar de serem extremamente inteligentes guiam-se por instintos :wink:
Deckard
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 9:06 pm

segunda abr 21, 2008 12:16 am

Já agora, as vacas, as galinhas, os porcos, os perús, os burros, os cavalos etc, todos os animais domésticos, devem querer estar fechados dentro de casa,com cama lavada, comidinha, longe da chuva e do sol, bem protegidos, não vá o diabo tece-las... por amor de Deus!! 8)

temos é que educar as pessoas a tratar melhor os animais e não a fecha-los em casa!!

:D
bmia4
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 5:53 pm

segunda abr 21, 2008 1:53 am

quanto a mim acho que a partir do momento em que se cocloca um gato em casa com 2 meses ou que já tenha nascido em casa é OBRIGAÇÃO nossa fazer com que a sua vida seja a mais doméstica possivel, castrar um animal é um conceito muito mais vasto do que sómente a esterilização, é nosso dever esteriliza-lo, dar-lhe todas as condições para que ele se adapte à condição que lhe foi impost, os que não têm a sorte de ter um lar comafecto e calor estão mais perto de um estado quiçá mais selvagem logo mais aptos a situações de rua, vejamos o exemplo de meninos de rua nas favelas do brasil e um menino criado com todo o conforto em casa quanto mais um animal que se adapta muito melhor, vou brevemente para um casa com um terraço grande mas é um 7º andar e por isso já contactei alguém para me por a toda a volta um cerca alta e alguns corta ventos, optei por esta casa para os meus gatos e eu claro, terem mais ar livre mas é diferente de irem para a rua, o ideal era mesmo uma quinta bem murada :roll: :) :D enfim quem sabe um dia... ou seja não concordo que andem em liberdade pela rua espaço sim merecem largeza como nós
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

segunda abr 21, 2008 2:03 am

Deckard Escreveu:Já agora, as vacas, as galinhas, os porcos, os perús, os burros, os cavalos etc, todos os animais domésticos, devem querer estar fechados dentro de casa,com cama lavada, comidinha, longe da chuva e do sol, bem protegidos, não vá o diabo tece-las... por amor de Deus!! 8)

temos é que educar as pessoas a tratar melhor os animais e não a fecha-los em casa!!

:D
Conhece muitas vacas, burros, cavalos, perus e porcos que andem na rua fora de cercados, estábulos, chiqueiros, etc e que subam muros com 4 vezes a sua altura para entrar em casas ? 8)

Já agora como se educa um gato a não atravessar as estradas exactamente na altura em que passa um carro, ou a não se envolver em lutas com outro gato na rua e que lhe transmita o vírus da sida felina ? :?

Ou ainda a os gatos saberem que não se deve entrar dentro do motor dos carros? :?
Deckard
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 9:06 pm

segunda abr 21, 2008 3:21 am

Se for ao Açores há mtas vacas soltas, aliás há mtos atropelamentos, fatais... na Madeira tb andam vacas à solta na serra, que durante a noite se deitam no alcatrão que se encontra mais quente..., por isso sim há animais dos que enunciei, à solta... lol

... e em comentários acima, nunca afirmei que todos nossos gatos deveriam andar na rua... só em certos locais, mais seguros...

brinquei com a situação pq acho se queremos proteger todos os animais domésticos, pq estão dependentes de nós, então temos que pensar em todos eles... ou só somos amigos de gatos? É um exagero confinar um animal toda a vida dentro de casa, qd há oportunidade de ele andar em liberdade e em segurança...

... eu sei perfeitamente quais são os perigos que os animais podem passar,... sei quais os maus tratos... não julguem quem não conhecem... se quizerem ver o que sei, se conseguirem, vejam este documentário, Earthlings:
http://video.google.com/videoplay?docid ... e%3ANATURE

para amar os animais totalmente, tinhamos que mudar completamente de estilo de vida... volto a repetir, cada um faz o melhor que pode, uns mais, outros menos... não acho que devemos criticar ninguém, mas sim ajudar a perceber o que podemos melhorar e aceitar os pontos de vista dos outros... eu nunca critiquei ninguem, mas sou smp criticada por não pensar na mesma forma, como pensa a maior parte dos participantes deste forum...

Nunca maltratei um animal, todos os que tive ao pé de mim, tratei-os bem... ajudei alguns, atropelados, doentes e com fome... fiz o que pude... e continuarei a faze-lo...

eu percebo e aceito a esterilização, eu já o fiz,... só não sou fundamentalista,... se há animais, cuja necessidade de o fazer não exista, não o façam... há casos e casos, há situações que isso pode ser aplicado, não esterilizar...

bom senso, só isso...
SusaButerfly
Membro Júnior
Registado: domingo abr 20, 2008 4:56 pm

segunda abr 21, 2008 10:53 am

sanxeri Escreveu:
Ela responde-me "nao vou ter a casa fechada por causa dele". :|
Precisamente o que os meus pais me dizem... :( :roll:
Responder

Voltar para “Gatos”