Porquê deixar os gatos sairem de casa em liberdade?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Deixam os gatos sair em liberdade?

Deixo
15
22%
Não deixo
53
78%

Total de votos: 68
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

segunda abr 21, 2008 11:31 am

Eu deixo, mas só por 5-10 minutos e com supervisão... e também só porque tenho possibilidade para tal.
Tenho um jardim e eles só andam lá... sempre foram habituados a andarem por lá e nunca passar o muro.
De qualquer modo, eles não são de estarem muito no exterior... qualquer coisinha vêm logo para dentro de casa... e se formos para dentro de casa, eles seguem-nos.
Nas horas em que não estou em casa, eles estão dentro de casa com os seus brinquedos. Deixo a maior área possivel de casa disponivel para as suas brincadeiras para que não sintam falta de espaço.
JuSi
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 9:31 am

segunda abr 21, 2008 1:06 pm

A minha gata nunca saiu... apenas dentro da caixa mas às vezes gostava de a levar a passear... acham viável levá-la de trela à rua? A minha casa fica no cenro de lx mas a rua não tem saida e nao passam muitos carros... e os caes da vizinhança tb passeam todos de trela (por isso penso que não deve haver grandes problemas)...

não sei é se a trela é uma boa hipotese :o
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

segunda abr 21, 2008 1:40 pm

JuSi:
...se a sua gata fosse sempre habituada desde pequenina seria mais fácil, porque os gatos costumam entrar em pânico quando estão em situações que não estão habituados. Tente habitua-la em ir para lá dentro de um cesto de transporte de gato para se ambientar e depois, quando se sentir mais confiante, tente fazer com que saia do cesto com uma trela (a mais indicada seria talvez daquelas trelas de prender nas costas).
Mas na minha opinião, se a sua gata for muito assustadiça, ela pode entrar em pânico ao ver outras pessoas e cães.. e aí o melhor seria não expo-la a essa situação.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda abr 21, 2008 2:23 pm

Seja que rua for, todas elas têm o seu grau de perigosidade.
Por vezes custa-nos vedar-mos esse acesso à rua aos nossos gatos, mas esta atitude é para protecção deles próprios.
Tenho 4 gatos, todos vindos da rua e felizmente apenas 1 deles gosta de rua. Os outros 3 posso deixar a porta aberta que eles fogem é em sentido contrário. O outro, o Gastão, adora. A solução foi arranjar-lhe um peitoral com uma trela extensível e como tenho mesmo que passear os cães (tenho 2) ele, também vai. Não vai todos os dias, porque por vezes o tempo não ajuda e ele tem que cheirar tudo e todos ao seu ritmo! Foi uma questão de lhe criar este hábito. Sempre que pego no peitoral dele, vem logo a correr que nem um cão para lha pôr!
Será que não vos faz confusão, não saberem se o vosso gato voltará ou não ao fim do dia?
Podia relatar aqui "n" casos que presenciei infelizmente, de situações que correram mal nesses passeios dos nossos gatos pela rua, mas acho que todos nós sabemos...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda abr 21, 2008 4:34 pm

mas há vets muito inteligentes. quase que me acusaram de ter estes estarolas com infecções urinárias por viverem juntos. por não sairem de casa. quando me vieram com essa, eu respondi - pois, se fossem à rua, viria ao vet porque tinham sido atropelados, envenenados, contraido doenças, etc. não há pachorra.
agora, pelo menos, esta vet já disse que o pinoquio pode durar muito, sendo fiv+, se não sair de casa, tiver uma vida regrada, etc
anjjazul
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

segunda abr 21, 2008 8:19 pm

Deckard Escreveu:

temos é que educar as pessoas a tratar melhor os animais e não a fecha-los em casa!!

:D
Deckard Escreveu:
e em comentários acima, nunca afirmei que todos nossos gatos deveriam andar na rua... só em certos locais, mais seguros... :D
Leia mais acima...olhe que disse.
Deckard
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 9:06 pm

segunda abr 21, 2008 8:29 pm

...sabe perfeitamente o que quis dizer, não vou repetir... :wink:
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

segunda abr 21, 2008 8:55 pm

Deckard Escreveu:...sabe perfeitamente o que quis dizer, não vou repetir... :wink:
Vai-me desculpar mas o novo acordo ortográfico ainda não entrou em vigor por isso o que o/a Deckard disse tem somente um sentido que é o geral. Se para si as palavras têm significados diferentes, isso já é problema seu.
Já agora, as vacas, as galinhas, os porcos, os perús, os burros, os cavalos etc, todos os animais domésticos, devem querer estar fechados dentro de casa,com cama lavada, comidinha, longe da chuva e do sol, bem protegidos, não vá o diabo tece-las... por amor de Deus!!

temos é que educar as pessoas a tratar melhor os animais e não a fecha-los em casa!!
Isto nada tem a ver com tratar melhor os animais. Um atropelamento é na maioria das vezes um acidente, uma luta de gatos é uma consequência da natureza que pode ser evitada. Uma entrada em casa de pessoas que não queiram animais assilvestrados ou abandonados ou vadios é um risco.

Quem gosta de animais, nomeadamente gatos tem duas hipóteses.Ou aceita que são animais e como tal podemos evitar acidentes, controlando os seus acessos, ou então dizemos que a natureza é que manda e deixamos que haja o surgimento de ninhadas desenfreadamente, acidentes, etc.

Permita dizer que quando fala acima de
Já agora, as vacas, as galinhas, os porcos, os perús, os burros, os cavalos etc, todos os animais domésticos, devem querer estar fechados dentro de casa
seria curioso comparar ANIMAIS de PRODUÇÃO com ANIMAIS DE COMPANHIA... e veja o seu raciocinio acima a ser pulverizado por si mesmo/a nestas suas palavras a seguir
Se for ao Açores há mtas vacas soltas, aliás há mtos atropelamentos, fatais... na Madeira tb andam vacas à solta na serra, que durante a noite se deitam no alcatrão que se encontra mais quente..., por isso sim há animais dos que enunciei, à solta
Essass são situações evitáveis e que na maioria dos casos surgem por incúria dos proprietários...Se acha natural esses acidentes, perguntar-me-ia porque existem médicos-veterinários, se afinal devemos deixar a natureza seguir o seu curso. È uma perspectiva excessivamente calvinista...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 21, 2008 9:45 pm

Deckard Escreveu: só em certos locais, mais seguros...
Nomeie aqui locais seguros, no exterior à Propriedade dos donos dos gatos que, por vezes até nessas o evitável acaba em "drama", em que um gato possa andar em liberdade e assim talvez consiga convencer os mais incrédulos
Deckard Escreveu:Se for ao Açores há mtas vacas soltas, aliás há mtos atropelamentos, fatais... na Madeira tb andam vacas à solta na serra, que durante a noite se deitam no alcatrão que se encontra mais quente..., por sso sim há animais dos que enunciei, à solta... lol
lol??? E ri-se de andarem à solta e haverem atropelamentos fatais? :evil: Aposto que se alguma dessas vacas fossem suas, não havia direito a lol :roll: a avaliar... não haveria este seu lol, não pela pela perda sentimental mas sim a física, vulgo; monetária!
Por acaso já ouviu falar em cercas para gado? Penso que não, a avaliar...
E, alguma vez deitou uma vaca ou porco na sua cama? Mas o mais provável é deixar um gato seu ir até ela e andar livremente pela casa!
Acha que é de alguém com bom senso, comparar "gado" a animais de companhia? :o :roll:
Pois fique sabendo que se uma vaca dum qualquer tresloucado for atropelada, claro que tenho pena da forma de sofrimento ou morte do animal mas, terei muito mais pena caso fosse um gato ou cão meu o que, não me parece ser o seu caso..., a avaliar os seus "lol's" num contexto de morte de animais, por acidente, resultante de incúria "humana"!
Sou radical com estas situações...? Claro que sou, como sempre o fui e ainda sou com tudo o que eu estime e ame, sejam filhos, animais, família, amigos, etc...!!! Preocupo-me com o "imprevisível e previsível", coisa que a sua cabecinha, por este andar....nunca conseguirá alcançar! Pena, pelos animais!

Já agora, eu tenho uma amiga que vive no campo e castrou a gata para que ela pudesse andar solta "free like the wind". Dizia ela que ali nem carros haviam. Envenenamentos... os únicos animais que apareciam envenenados eram cães porque, quando pulverizavam os pomares os animais ficavam intoxicados!
Pena que a liberdade da gata durou tão pouco... já que os caçadores mataram-na, A TIRO!!!
Pois é... o campo...linnnnnnnnnnnnnda paisagem, "alguma boa gente" mas, SÓ!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Deckard
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 9:06 pm

segunda abr 21, 2008 9:46 pm

Continuo a dizer que sabe perfeitamente o que quis dizer... teima em mudar o sentido das minhas palavras,... paciência...

:wink:
bmia4
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 5:53 pm

terça abr 22, 2008 3:35 am

os gatos a que este forum se refere são gatos domésticos, todos, só os felinos de grande porte e outros como lince ou ocelote, é que são selvagens, logo adaptados à natureza e mesmo esses são preservados em reservas, ouseja com vedações , cercas, limites, porque evidentemente que os seus habitats naturais por culpa sabemos de quem, estão alterados as especies em via de extinção, portanto mesmmo os gatos que vemos na rua só lá estão porque infelizmente não tiveram um lar ou quem os cuidasse, etc, repito deckard são domésticos, vulgo de companhia, foram domesticados pelo homens como os cães, precisam de nós para viver da melhor forma possivel, sobreviver claro que alguns abandonados sobrevivem mas garanto-lhe que um gato doméstico na rua tem uma esperança de vida mto mto menor que um em casa, a não ser que seja alimentado por alguém claro, a sua liberdade é nossa responsabilidade. O problema com a população gatil é que reproduzem-se mto, mais que os cães, portanto na rua é uma bola de neve se a selecção natural não conseguir agir, se todos os que tivermos gatos os protegermos pelo menos evitamos o crescimento da população desenfreado, maus tratos, etc etc. irem para a rua é complicado enfim cada um faz como entende mas acresce um numero imenso de problemas para eles dai
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça abr 22, 2008 8:17 am

Se um animal tem dono é incúria do dono deixá-lo solto!
Ou então não preza muito essa companhia! É esta a minha opinião!
Vivo numa zona de vivendas e o acesso de carros é vedado a moradores. Há por lá uns quantos gatos, que nós alimentamos. Ou melhor alimentávamos! E isto porque criámos uma afinidade muito grande com um gato que até por nós esperava ao fim do dia para comer. O meu vizinho tem um cão de grande porte que está sempre do lado de trás da vivenda. Agora na Páscoa foram de fim de semana e deixaram o cão com acesso a todo o jardim. Ao sair de casa a seguir ao Domingo de Pásco, para passear os meus cães encontrei esse gato muito mal tradado no meio da rua! Deverá ter ido para o jardim da vizinhe e foi surpreendido pelo cão! Ainda o levei ao vet.... mas nada havia a fazer!!!! Se um gato nascido e criado na rua foi surpreendido, imaginem os vossos ...
Uma amiga minha levava todos os anos o seu gatinho para a "terra", uma aldeia no meio do nada lá para o Norte. Deixáva-o andar à solta, uma vez que não havia carros, até que no Verão passado foi-se... comido por uma raposa!
Mais uma agravante a deixarem os vossos animais circularem na rua sem controlo: ando diáriamente de mota (a par dos animais, é a minha outra paixão) e já perdi uns quantos (felizmente poucos) companheiros por acidentes com animais! E todos tinham donos! mas coitadinho eles gostam de andar na rua...
pvps
Membro Júnior
Registado: quarta mar 19, 2008 10:15 pm

terça abr 22, 2008 1:56 pm

Olá,

acerca do tópico, quando a minha primeira gata veio viver connosco viviamos numa moradia, e nunca se colocou sequer a hipótese de a deixar ir à rua. Fora de questão, PONTO FINAL.

Um pequeno àparte, se me permitem... a quem publicou este post, a mmmfilipa...

O que se passa com este user, afinal? Já vi aqui a mfilipa, a mmfilipa que era a mesma pessoa, e agora a mmmfilipa?!

Por este andar um dia destes não há caracteres suficientes para actualizar o nick e temos uma ... mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmfilipa?

Desculpem lá o desvio da conversa, mas achei estranho.
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça abr 22, 2008 3:14 pm

Moro num 5º andar, numa das avenidas mais movimentadas de Lisboa. Logo, mesmo que quisesse passeá-las era impossível. Rua, só vê-la através das janelas fechadas e cheirá-la através de redes.
Nunca colocaram uma única patinha na rua, no máximo vão passear ao patamar junto dos elevadores e mesmo este é fechado, pois existe uma porta que dá acesso às escadas de serviço.
São puras flores de estufa.
Decerto que não sentem falta da rua, pois só se sente falta de uma coisa depois de a experimentar. Mesmo que tivesse oportunidade de fazê-lo ou se morasse numa outra zona, não o faria.
Chamem-me de egoísta, mas prezo muito pelo bem estar e segurança das minhas meninas.
E sinto que elas assim são felizes.
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

terça abr 22, 2008 6:35 pm

Deckard Escreveu:Já agora, as vacas, as galinhas, os porcos, os perús, os burros, os cavalos etc, todos os animais domésticos, devem querer estar fechados dentro de casa,com cama lavada, comidinha, longe da chuva e do sol, bem protegidos, não vá o diabo tece-las... por amor de Deus!! 8)

:D
compleeeeeetamente desacordooo!!!..

nao pense bem, os perigos que existem lá fora:
:arrow: envenenamento
:arrow: atropelamento
:arrow: o propio gato desaparecer
:arrow: roubar
:arrow: se aleijar
:arrow: .... já nem me lembro de +! --'......

eu por acaso, tenho uma gatinha lá fora, que se fosse por mim estava cá dentro (mas nao sou eu que mando na casa, sao os meus pais... )..

a minha nika, so pos os pes lá fora 2x (fugiu pela porta)..
alias uma delas foi mesmo ontem que eu diria que ele/ela anda louco/a.. se venos a abrir a porta tenta logo fugir.. mas nos apanhamosla sempre!
uma outra vez, ela desapareceu pois houve um convivio na minha casa, e alguem da familia abriu a porta e puff.. lá se foi o gato.. que encontramos só a partir da meia-noite.. felizmenteeeeeeeee!!

agora,sempre fui de desacordo deixar um gatinho ao ar livre, o max. que deixo é na sacada ( comigo perto ou com um coleira de lombo)...

existem perigos, que.. quando nor olharmos por ela.. já nao temos gato! o que pelo que parece aconteceu á mfilipa!..

:!: :!:

*editado para realçar a negrito*
Responder

Voltar para “Gatos”