Como reagem eles à chegada de um bebé?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

quinta mai 15, 2003 3:27 pm

Lancei este tópico, como encorajamento de alguns dos nossos forenses... desde já o obrigada!!! ;)
Estou grávida de 4 meses, e tendo um Rottweiler em casa, a preocupação da sua reacção a um novo membro da família é de certo evidente!!!
O Zack é um companheiro espectacular.... ainda um bocado imaturo, pois ainda só tem os seus 18 meses!! escuso de dizer que é o melhor cão do Mundo!!!!! :D
Penso que ele já sente a chegada de um novo membro à família, cheirando frequentemente a minha barriga e de vez enquando dá uns saltos para trás como se já pensasse que estava ali alguma coisa!!!!
Gostava de saber a vossa opinião, e algumas das vossas histórias talvez possam ajudar... ;)

Beijinhos e lambidelas... :p
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mai 15, 2003 3:31 pm

Eu só posso mesmo dar opinião porque nunca estive nessa situação, mas penso que o cão irá ter, naturalmente, alguns ciúmes do recém chegado devido à atenção que o bebé irá despertar! ;) O mais importante é fazer setir ao seu Rott que também é importante e que lá porque há mais um não se vão esquecer dele! 8) Pelo sim, pelo não, não o deixe sozinho com o bebé. Não quero ser dramática, mas nunca se sabe as reacções que podem vir a ter!
De qq maneira, felicidade para si e que corra tudo pelo melhor!! ;) 8)
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta mai 15, 2003 3:38 pm

Pois,
Eu estou como a PapaBixos, apenas 2 meses mais atrasada :D
O Oscaar já percebeu que existe qualquer coisa de estranho em mim, não me larga e vai tendo uma atitude cada vez mais proteccionista e possessiva em relação a mim ;) :D
Esta raça, uma das suas características é adorar crianças e já várias pessoas me disseram que eles são excelentes com recém-nascidos e com crianças ;)
É natural que estranhe um pouco de início, mas é ver para crer ;) :D
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quinta mai 15, 2003 3:40 pm

Oi! Por experiência própria (nunca estive grávido, obviamente, mas já tivemos a chegada de um novo membro à família) ;) eles, tanto os gatos como os cães, vão acabar por "adoptar" o novo membro, desde que os habituem uns aos outros. Vão ser os melhores amigos do mundo! Não se pode é afastar o cão constantemente, há que deixá-lo conhecer o bébé, aproximá-lo calmamente... vai ver que ainda se vai fartar de rir com as brincadeiras dos dois! :lol: Boa sorte e mais uma vez felicidades.
Fiquem bem
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta mai 15, 2003 3:42 pm

Olá Papabixos!!

Antes de mais queria felicitar-te pela colocação do post pois acho de muito bom gosto... ;)

Para já devo felicitar-te a ti e a mais duas foristas (a Xandinho e a Pakika) que já conheço pessoalmente(a ti não conheço, mas havemos de nos conheçer num futuro encontro, espero!) que estão á espera de bébé!!!!! Muitas felicidades a voçês as 3 e respectivas familias!!!! Desejo-vos tudo de bom... Tudo! :D

Depois, gostaria de deixar a minha opinião... Eu nunca estive gravida, mas posso dizer-vos que se um dia vier a estar quero dar exactamente a educação que os meus pais me deram em relação aos animais, sempre me ensinaram que são seres a respeitar, seres que partilham o nosso planeta conosco e que têm tanto direito a ele como nós... E quero que os meus filhos venham a crescer entre eles como eu cresci, claro que com todos as regras e mais algumas de higiene... Visto que assim foi comigo e assim o dejeso para eles... Com a educação que tive aprendi a vê-los (aos animais domesticos) como membros essencias da familia e é assim que quero que os meus filhos os vejam também... :D SEMPRE!
Última edição por JoanaGoncalves em sexta mai 16, 2003 1:57 pm, editado 1 vez no total.
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta mai 15, 2003 3:52 pm

Parabéns Xandinho!!!!!!!
Pois é Joana, tens toda a razão :D
Eu sempre fui criada com cães e praticamente aprendi a andar agarrada a eles, por isso os meus filhos vão ser criados exactamente da mesma forma ;) :D
Tornam-se mais humanos e com um sentido de responsabilidade maior!
PapaBixos
Membro

quinta mai 15, 2003 4:02 pm

Tenho a certeza que irei fazer o melhor pelo meu já companheiro diário ( o Zack ) e pelo meu bebé... Espero que sejam realmente amigos inseparaveis....
;)

E mais uma vez obrigada a todos os foristas que me felicitam.... para as outras mamãs...aqui vai uma muito boa sorte!!! ;) e não se assustem :o se a barriga parece que nunca mais cresce.... ;)
MonicaT
Membro
Registado: sexta mar 21, 2003 3:16 pm

quinta mai 15, 2003 4:19 pm

Parabéns Papabixos e Pakika :D :D :D

Eu por enquanto ainda não passei por essa experiência, por isso só vos posso dizer o que penso. Todos os cães são diferentes, maior parte deles gostam/adoram as crianças. Podemos sempre avaliar o comportamento dos nossos animais perantes as crianças, mas é diferente quando se tratam de bébés. Isto porque choram, e por vezes muito, e isso poderá pertubá-los.
Li algures (ainda vou ver se encontro) algumas "tácticas" para observar o comportamento dos animais perante os bébés. Uma que me recordo é arranjar um boneco "chorão", andar sempre aos beijos com ele, de forma a evitar futuros cíumes. Outro é deixar o boneco a chorar ao pé do cão e sairmos de forma a verificar qual a reacção do cão. E sei que existiam outros. Se encontrar coloco aqui o link.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta mai 15, 2003 4:39 pm

Parabéns, gravidazinhas!
;)

Nunca tive conhecimento directo de qualquer problema entre cão e bébé, mesmo com caniches e (alguns) terriers, que são considerados muito ciumentos.

Acho que é uma questão de ensinar o cão a respeitar o novo membro da família como isso mesmo que é: mais um membro da família.

E não tarda teem a melhor ama-seca do mundo em casa...

;)
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quinta mai 15, 2003 5:13 pm

Olá!

Experiência pessoal também não tenho, porque nunca estive grávida. Posso relatar a experiência da minha irmã com o Gustavo.

O Gustavo (Serra d'Aires), apesar de já ter 3 aninhos é um "ganda maluco", daí que durante a gravidez estavam sempre com mil olhos em cima dele, apesar de ele se ter tornado muito cuidadoso com a minha irmã. Também lhe deve ter parecido que algo estava diferente e andava como que com patinhas de lã ao pé dela.

Depois da minha sobrinha nascer, o Gustavo foi sendo lenta e progressivamente apresentado á recém chegada. Chega-se ao pé dela e cheira muito. Tem de ter sempre alguem a segurár-lhe na coleira para controlar a tendência que tem de se empoleirar na cadeirinha para ver melhor. De resto, como ele é muito cabeludo, evitam que estejam muito tempo em contacto um com o outro.

Mas é impressionante ver como ele fica aflito se a ouve chorar, no quarto ao lado.

Pakika, Xandinho e Papabixos:
Espero que tudo corra bem com a vossa gravidez e muitas felicidades para os rebentos!!

P.S. - Cada vez que se fala em bébés vs cães, lembro-me sempre do filme a "Dama e o Vagabundo", da Walt Disney. Do original, claro. Dama (um cocker, acho)estava em pânico de perder o lugar na casa e no coração dos donos, com a chegada da "criatura", mas bastou umas festas e uma visita ao berço, para ela se reassegurar da sua posição. Mais tarde, os donos prendem-na no quintal porque ela estava a ladrar com um ar agressivo, percebendo depois que ela apenas pretendia dar o alarme para a entrada de um rato no quarto do bébé. O Vagabundo (um srd) mata o rato, mas é confundido com um rafeiro agressivo e levado para o canil e... :oops: desculpem, estava a deixar levar-me pela nostalgia. É um filme brilhante que me levou a apaixonar pelos cães...
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta mai 15, 2003 5:26 pm

Pois eu já passei por isso! ;) Mas já foi há alguns anitos e na altura não tinha cães. Mas tenho duas histórias com cães e bébés. Uma é maravilhosa a outra mais preocupante.
Ora uma amiga de uma amiga minha (confusos!!! Não! Ok!! ;) ) tinha uma Dálmata quando ficou grávida. Depois do bébé nascer foi o cabo dos trabalhos. A cadela não se habituava nem aceitava o novo membro da família nem por nada. Portanto, acho que sem terem bem a certeza da reacção do vosso cão perante o bébé tenham muito cuidado.
O outro caso é de um serra que tomava conta do sobrinho de um amigo meu. Só vos digo, ai de quem se aproximasse e quando ele acordava ia chamar a mãe ou a avó, mais ninguém! Era lindo de ver.
Boa sorte para todas as grávidas mais uma vez e montanhas de felicidades.
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta mai 15, 2003 6:04 pm

Parabéns, mais uma vez, às maravilhosas grávidas deste fórum e aos seus protectores caninos e felinos! :D

Que tudo vos corra bem e que a aceitação e habituação corra da melhor maneira, para todos! ;)

E depois, podemos ver fotografias dos rebentos e seus fiés companheiros? :roll: Eu cá adoro ver fotografias... :oops:
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

quinta mai 15, 2003 7:09 pm

Pakika Escreveu: Parabéns Xandinho!!!!!!!
Pois é Joana, tens toda a razão :D
Eu sempre fui criada com cães e praticamente aprendi a andar agarrada a eles, por isso os meus filhos vão ser criados exactamente da mesma forma ;) :D
Tornam-se mais humanos e com um sentido de responsabilidade maior!

Muitos parabéns Papabixos e Pakika!!! Tudo de bom para vocês!!!!!!!!!!:D :D :D :D

Obrigada Pakika, e obrigada a todas/os! :lol: :lol: :lol:

Eu tenho dois cães! E estou como a Pakika, quando nasci já existia um cão em casa!! E fomos os melhores amigos um do outro até ele "partir para o céu dos animais", com 21 anos, e cerca de 11 anos de convivência comigo! Chorei que me fartei! Que saudades eu tenho do meu amigo Nicho, cuja foto está ali na parede!!!! O Nicho estará sempre comigo!

Depois do Nicho tivemos muitos outros, um Nicho numero dois que também já nos deixou para se juntar ao outro Nicho, e nunca vivi sem cão! Aliás, minto, quando casei vivi sem cão durante 6 meses, até não aguentar mais....e aqui tenho a minha Mafalda e o meu Baltazar! :lol: :lol: :lol:

Não concebo a minha vida sem cão...o que posso eu fazer?

Não posso é privar o meu filho (ou filha, não sei) desta tão saudável convivência, das alegrias que um amigo de quatro patas nos traz!
Da felicidade, fidelidade, companheirismo, amizade, etc, etc...que este nosso amigo nos dá! :) :) :)

Eu sempre disse que quando tivesse um filho já teria de ter um cão em casa! e assim será! :D :D :D
Tem 2 em casa, 1 em casa de uns avós, 3 em casa de outros avós e ainda 2 gatos em casa da outra avó (sim...terá muitos avós!!! Familias modernas...)!! Amigos não lhe vão faltar! :D :D :D :D

O primeiro impacto para os meus dois canitos não será fácil, mas está nas nossas mãos mostrar-lhes (tanto aos cães, como ao bébé) que todos têm um lugar no nosso coração, e que com esta convivência todos têm a ganhar! :D :D :D

Já vai longa a minha intervenção....sorry!!!

Fiquem bem! :D
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quinta mai 15, 2003 11:06 pm

Quando as minhas ranhosas nasceram, o marido levou os cães com ele de ambas as vezes quando me foram buscar à maternidade. Eles puderam logo ali à porta do hospital cheirar à vontade e aprovar os embrulhos.
Quando a mais velha nasceu, o Ziggy assim que a cheirou fugiu logo, nunca tinha estado perto de um recém-nascido antes.
Com a segunda a surpresa já não foi tão grande, e eram os melhores amigos, aliás, a primeira palavra dela foi "Jíguí"...
PapaBixos
Membro

sexta mai 16, 2003 11:42 am

[quote=monikestarr]
Parabéns, mais uma vez, às maravilhosas grávidas deste fórum e aos seus protectores caninos e felinos! :D

Que tudo vos corra bem e que a aceitação e habituação corra da melhor maneira, para todos! ;)

E depois, podemos ver fotografias dos rebentos e seus fiés companheiros? :roll: Eu cá adoro ver fotografias... :oops:
[/quote]

Daqui a alguns meses podes ter a certeza que vais ver por aqui, o novo rebento...que se sair à mãe...vai ser cãomaníaco!!

:lol: Obrigada a todos pelo carinho.... ;)
Responder

Voltar para “Cães”