Olá,
Eu tenho um casal de chinchilas e nos ultimos dias tenho notado que têm o pêlo "tipo" amarrotado, bem ñ sei se é o termo mais correcto, e o macho parece que tem o peito húmido, não sei o que possa ser pois todos os dias ponho a areia +- 30minutos.
O pior é que na zona de Portimâo não existe nenhum vet que perceba de chinchilas e assim não sei o que fazer.
Outra coisa, li num outro topico que se deve de juntar anti-fungico na areia eu nunca o fiz, se me pudesse enviar pm com o que devo de utilizar ficava mt agradecida.
E deve-se desparasitar? Como? eu quando adquiri o meu Luna a 1ª coisa que fiz foi ir ao vet dos meus cães perguntar se tinha de seguir algum tratamento (vacinas,etc) e disse-me que não agora ao ler o outro tópico fiquei super espantada e preocupada pois ele já faz 4 anos e nunca foi desparasitado.
Obrigada pela atenção.
Chinchilas
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am
Eu não sei se ainda existe, mas havia um em Portimão que tratava de exoticos. Ele ficava perto da escola primaria velha de portimão. Quem vem do centro da cidade toma o caminho do mercado e vira na 1ª á esq. quando chega á escola segue em frente para a urbanização. O vet era na 1ª transversal.
Peço desculpa por não poder ser mais precisa na indicação, mas já sai do Algarve á uns 4 anos... Não tenho a certeza mas também havia um um também em Lagoa. O que fica nas traseiras da Fatacil não recomendo a ninguém.
Para mim foi o que me valeu com os meus animais enquanto lá estive. Conheci outro vet que não recomendo a ninguém.
Peço desculpa por não poder ser mais precisa na indicação, mas já sai do Algarve á uns 4 anos... Não tenho a certeza mas também havia um um também em Lagoa. O que fica nas traseiras da Fatacil não recomendo a ninguém.
Para mim foi o que me valeu com os meus animais enquanto lá estive. Conheci outro vet que não recomendo a ninguém.
-
- Membro
- Registado: sábado abr 21, 2007 11:29 am
Obrigada pela informação mas o de portimão eu já lá fui perguntar e eles disseram que não e até me disseram que por aqui não havia nenhum vet de exóticos e que se me dissessem que eram estavam a mentir, depois de tal resposta fiquei sem opcções. 

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am
Essa vet tratava de exoticos isso sei eu porque eu ia lá com os meus e foi ela quem acompanhou o pimpão I que era epiléptico. A outra opção é tentares contactares um vet de algum espaço de diversão do genero do zoomarine, Crazy world, do Omegapark que fica como quem vai para Monchique, ou do parque biologico de Lagos. Mas isso é que é mais complicado. Mas não perdes nada em tentar em ultima opção.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am
Eu não conheço veterinários em Portimão...
E também não conheço muita gente que desparasite as chinchilas que tem.
Tal como eu disse num outro post, esse acto compete aos veterinários, pois a escolha do desparasitante deve ser feito por ele uma vez que conhece melhor o complexo organismo das chinchilas. Também há a questão da dosagem, que tem de ser avaliada em função do peso de cada animal.
Só mesmo um veterinário está habilitado a fazê-lo.
Refere que as suas chinchilas andam com o pelo "estranho" que parece molhado... isso é estranho... elas só costumam ter algum mau aspecto no pelo quando não têm areia de banho disponível e esse parece não ser o caso.
No seu lugar, eu procuraria um veterinário e levaria as minhas chinchilas.
Boa sorte
E também não conheço muita gente que desparasite as chinchilas que tem.
Tal como eu disse num outro post, esse acto compete aos veterinários, pois a escolha do desparasitante deve ser feito por ele uma vez que conhece melhor o complexo organismo das chinchilas. Também há a questão da dosagem, que tem de ser avaliada em função do peso de cada animal.
Só mesmo um veterinário está habilitado a fazê-lo.
Refere que as suas chinchilas andam com o pelo "estranho" que parece molhado... isso é estranho... elas só costumam ter algum mau aspecto no pelo quando não têm areia de banho disponível e esse parece não ser o caso.
No seu lugar, eu procuraria um veterinário e levaria as minhas chinchilas.
Boa sorte
-
- Membro
Boa tarde,
Obrigada pela ajuda.
Falaram-me de um vet em Albufeira, vou tentar confirmar e se realmente eles perceberem de chinchilas vou lá no fim-de-semana pois tambem não quero sacrifica-las a fazer uma viagem até lá com este calor se realmente não valer a pena.
Mais uma vez obrigada.
Obrigada pela ajuda.
Falaram-me de um vet em Albufeira, vou tentar confirmar e se realmente eles perceberem de chinchilas vou lá no fim-de-semana pois tambem não quero sacrifica-las a fazer uma viagem até lá com este calor se realmente não valer a pena.
Mais uma vez obrigada.
-
- Membro
Olá,
Boas notícias, consegui ir ao vet com as minhas meninas que me disse p/ não me preocupar que estão bem, têm o pêlo saudável, possivelmente quando está um pouco "amarrotado" será a tentativa de acasalamento e ela pode não estar muito receptiva por ser novinha (10 meses), o Luna tinha o pêlo do peito um pouco sujo e pegado mas ao conversar descobrimos que seria o bebedouro que já não estava muito bom e por isso ele molhava-se, já substitui e ele nunca mais apareceu com o pêlo humido.
Fiquei super contente, como podem imaginar não é.
Obrigada a todos pela preocupação.
Boas notícias, consegui ir ao vet com as minhas meninas que me disse p/ não me preocupar que estão bem, têm o pêlo saudável, possivelmente quando está um pouco "amarrotado" será a tentativa de acasalamento e ela pode não estar muito receptiva por ser novinha (10 meses), o Luna tinha o pêlo do peito um pouco sujo e pegado mas ao conversar descobrimos que seria o bebedouro que já não estava muito bom e por isso ele molhava-se, já substitui e ele nunca mais apareceu com o pêlo humido.
Fiquei super contente, como podem imaginar não é.
Obrigada a todos pela preocupação.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india
Olá, por favor podes-me dizer onde fica esse Vet em Albufeira ? é que sou daqui e nunca se sabe se alguma vez vou precisar, pois tenho 2 meninas e nunca se sabe.
obrigada
obrigada
-
- Membro
Olá,karrla Escreveu:Olá, por favor podes-me dizer onde fica esse Vet em Albufeira ? é que sou daqui e nunca se sabe se alguma vez vou precisar, pois tenho 2 meninas e nunca se sabe.
obrigada
eu não sei bem onde fica pois tive sorte e ela veio fazer as férias de um colega a portimão, e eu fui nessa altura, mas posso enviar o contacto dela por pm se quiseres.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india
Claro obrigada,
é que estes bichinhos são tão malandrinhos que a gente nunca sabe o dia de amanhã. Uma das minhas meninas caiu á dias dentro do deposito da máquina de café pk me esqeci aberto e elas gostam muito de andar pulando as bancadas da cozinha ...
o que vale é que ela caiu só com o focinho e as patinhas da frente não molhou mais nada, mas elas são muito endiabradas, e um dia a gente pode precisar.
se puderes agradeço mesmo.
Obrigada
é que estes bichinhos são tão malandrinhos que a gente nunca sabe o dia de amanhã. Uma das minhas meninas caiu á dias dentro do deposito da máquina de café pk me esqeci aberto e elas gostam muito de andar pulando as bancadas da cozinha ...

se puderes agradeço mesmo.
Obrigada