Tartaruga-Duvidas (mais uma duvida)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

domingo abr 20, 2008 3:15 pm

Boas pessoal...

Tou a pensar adquirir uma tartaruga jovem, só que tou com algumas duvidas relativamente as especies que posso comprar... Ando um bocado baralhado com o que pesquisei pois apareceram n especies de tartarugas...

Queria comprar uma tartaruga aquatica mas queria saber se existem tartarugas de agua fria e de agua quente?

Por agora tou a pensar construir um aquaterrario todo em vidro, com areia no fundo na diagonal, so para ela se habituar a minha presença e para eu me ir habituando as suas necessidades... Depois mais tarde, penso em construir um aquaterrario mais elaborado, com peixinhos e tudo, mas isso depois logo se ve...

Pelo que pesquisei, axo que preciso de ter no aquaterrario "um pedra de calcio", uma "lampamada uvb" e um "filtro externo"... Se precisar de mais alguma coisa digam :wink:

A lampada uvb é necessaria para todas as especies de tartaruga? É que conheço um colega que tem uma a 15 anos e ela ta de perfeita saude e le nao tem luz uvb...

Bem, desculpem la o texto todo, mas aproveitei para expor as minhas duvidas todas.

Cumps...
Última edição por C3DR1C em sábado mai 10, 2008 2:28 pm, editado 4 vezes no total.
gabrielis
Membro Júnior
Registado: terça abr 15, 2008 8:01 pm

domingo abr 20, 2008 3:43 pm

Eu tenho uma tartaruga corcunda do missisipi, e nunca me deu grandes trabalhos, eu tenho-a num aquaterrario todo em vidro com duas pedras ao centro para ela sair de água, normalmente alimento-a com gammarous, mas vou mudar para gammarus e sticks, tenho um filtro interno, que também vou ter que mudar e um aquecedor em vidro. Não tenho lâmpada UV/B, mas tenho faço intenção de comprar uma o mais cedo possível, pois mudei-a para um sitio onde deixa de apanhar sol directo. Não uso nenhum substrato, porque ganham muita porcaria, e dão muito trabalho a limpar, e o filtro não faz um bom trabalho, porque as fezes entravam para os espaços entre o substrato (usava pedras pequenas) e não eram convenientemente filtradas. Agora vou comprar um aspirador, para assim que a tartaruga defecar, eu aspiro logo o presente e não fica a sujar a água.
C3DR1C
Membro Veterano
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

domingo abr 20, 2008 4:33 pm

Obrigado gabrielis pela tua contribuição... Essa é uma das especies que penso comprar... Mas essas tartarugas requerem agua quente certo? N há especies de agua fria?
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

domingo abr 20, 2008 6:01 pm

acerca de haver especies de agua fria acho que nao sendo todas oriundas de climas subtropicas e isso, se usares aquecimento melhor a quem nao use mas assim ela nao se desenvolve como dev ser, alimento eu dou as minhas gamarus, stiks, e alimento vivi ( grilos e larvas de mosquitos) luz uv e muito aconcelhavel eu agora nao tenho nas minhas pois vou muda las para o mini lago que tenho na rua, nao te aconcelhava a pores peixes por duas razoes
se tiveres filtro fraco os peixes deixam de ter oxigenio devido as nessecidades das tartarugas
as tartarugas se forem grandinhas ou os peixes pequenos , estes ultimos podem virar refeição
fika bem :D
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo abr 20, 2008 6:37 pm

Tens mesmo de te decidir 1º porque é tudo muito relativo, e sinceramente não te aconselhava a construir já coisas sem saber que espécie vais adquirir...

Estas a pensa em quê? Numa comum Graptemys pseudogeographica kohni?

Tens mesmo de te decidir 1º :wink:
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

domingo abr 20, 2008 7:29 pm

@C3DR1C
Ha tartarugas q necessitam de agua quente e outras de agua fria.Normalmente(o mais tipico) contrapoem-se as especies de agua quente as provenientes dos continentes de africa, america central e do sul e oceania, e de agua fria as provenientes da america do norte, da europa e da asia se bem q neste ultimo varia pois se forem do medio oriente ou sul do continente normalmente n hibernam .
O comum do q é vendido na tugalandia sao especies provenientes da america do norte , as tipicas graptemys kohnii, pseudemys nelsoni e concinna hieroglifica - por miudos a "tartaruga cinzenta" a "verde e laranja" e a "verde e amarela" .
Assim se optares por uma destas mencionadas,
ha quem as hiberne desde logo e quem apenas o respeite a partir do 2º ano(prefiro esta ultima) , isto pq o transporte e a manutençao destes animais pelos retalhistas,dado o seu baixo valor, é verdadeiramente repudiante .Assim mantendo o animal em agua quente durante o primeiro ano permite dar tempo de acomodaçao ao mesmo tempo q lhe permite o desenvolvimento necessario(aceleraçao metabolica por acçao do calor) para suportar 2 ou 3 meses de hibernaçao em cada ano seguinte .
A hibernaçao , assunto q dá pano para mangas, n é meramente pq é assim no seu meio ambiente..(frio e escassez de alimento),como ja tenho lido diversas vezes nomeadamente por drs. da tugalandia, antes pq é mesmo necessario(suscitado pelas 2 condiçoes acima) para o correcto desempenho de todo o metabolismo do animal muito especialmente do sistema endocrino(hormonal) - trocado por miudos e muito sucintamente exemplifico :
A fertilidade tanto de femeas como machos esta intimamente ligada ao periodo de hibernaçao e oscilaçao termica
Pode comparar-se a longevidade dum animal q nunca hibernou do q hibernou
A exposiçao/fragilidade imunitaria em ambas as situaçoes
e um monte de coisas q ja vai muito para alem do q é proposto neste topico . :lol:
Até os humanos deviam hibernar ..(ha estudos nesse sentido :lol: )
gabrielis
Membro Júnior
Registado: terça abr 15, 2008 8:01 pm

domingo abr 20, 2008 8:27 pm

shanebeschen Escreveu: A hibernaçao , assunto q dá pano para mangas, n é meramente pq é assim no seu meio ambiente..(frio e escassez de alimento),como ja tenho lido diversas vezes nomeadamente por drs. da tugalandia, antes pq é mesmo necessario(suscitado pelas 2 condiçoes acima) para o correcto desempenho de todo o metabolismo do animal muito especialmente do sistema endocrino(hormonal) - trocado por miudos e muito sucintamente exemplifico :
A fertilidade tanto de femeas como machos esta intimamente ligada ao periodo de hibernaçao e oscilaçao termica
Pode comparar-se a longevidade dum animal q nunca hibernou do q hibernou
A exposiçao/fragilidade imunitaria em ambas as situaçoes
e um monte de coisas q ja vai muito para alem do q é proposto neste topico . :lol:
Até os humanos deviam hibernar ..(ha estudos nesse sentido :lol: )
não percebi, então é melhor as tartarugas hibernarem ou não?

Quanto ás corcundas do mississipi, sim, precisam de água quente, a mi disseram-me que se queria que a tartaruga crescesse rápido, não a devia deixar hibernar.
shanebeschen
Membro Veterano

domingo abr 20, 2008 8:46 pm

gabrielis Escreveu:não percebi, então é melhor as tartarugas hibernarem ou não?
Quanto ás corcundas do mississipi, sim, precisam de água quente, a mi disseram-me que se queria que a tartaruga crescesse rápido, não a devia deixar hibernar.
Le la o q escrevi ..tu consegues ;)
Qt ao conselho q te deram ..
Eu se quiser meto-me nos esteroides e tb cresço num instante ..depois é ver-me com calculos renais insuficiencia por cirrose hepatica atrofia muscular e falta de flexibilidade etc etc etc
Queres q creça rapido da-lhe raçao de cao de gato daquelas rascas e carne vermelha depois n dura é mais de 2 ou 3 anos na melhor das hipoteses :lol:
Conclusao se a especie hiberna na natureza deve hibernar em cativeiro , mas com as devidas precauçoes claro(n sao tao poucas qt isso) .
C3DR1C
Membro Veterano

domingo abr 20, 2008 9:09 pm

Bem obrigado a todos pela informação, tenho aqui muito para ir estudar :D Posts muito uteis...

Axo k tou inclinado para adquirir uma pseudemys nelsoni ou entao uma concinna hieroglifica.

So que disseram-me que as pseudemys nelsoni sao raras e por isso sao caras? Esta informação ta correcta?

Bem deixa-me la ir reler os textos de novo...
Cumps...
shanebeschen
Membro Veterano

domingo abr 20, 2008 9:18 pm

C3DR1C Escreveu:...disseram-me que as pseudemys nelsoni sao raras e por isso sao caras? Esta informação ta correcta?...
Em termos de preço de mercado é capaz de ter o preço agravado entre 1-3 aereos , n mais q isso , e sao muito bonitas , parecidas com as trachemys dorbignii brasileiras ou as rubriventris. De qq modo em termos de comportamento eu prefiro as kohnii , costumam ser muito activas .
C3DR1C
Membro Veterano

domingo abr 20, 2008 9:23 pm

Hum... tambem axo que nao é por ai :lol: Acho que vai ser mesmo essa especie... as pseudemys...

Sabes me dizer quanto fica mais ou menos uma tartaruga dessas?
C3DR1C
Membro Veterano

quarta abr 23, 2008 9:27 pm

Pessoal as tartarugas devem ser legalizadas? Devo pedir o o codigo cites no acto da compra?
rcrlf
Membro
Registado: sexta fev 29, 2008 9:31 pm

quarta abr 23, 2008 9:39 pm

é assim, eu tenho 16 tartarugas. nunca usei qualquer tipo de lampada. apenas aquecedor de àgua. é claro que podes usar isso tudo, mas tmbm podes só aquecer a àgua. quanto a espécies, aconselho-te a comprares HIEROGLÍFICAS pois são muitissimo sociáveis com as pessoas e entre elas.desde as pequeninas às maiores ( falo por experiência própria). quanto ao aquàrio, para uma tertaruga pequena qualquer aquário servirá. basta teres um aquecedor de Àgua e um local seco de facil acesso.

Imagem
Imagem
Imagem
rcrlf
Membro
Registado: sexta fev 29, 2008 9:31 pm

quarta abr 23, 2008 9:40 pm

não. não precisas de pedir, e sinceramente, duvido que tenham sso para te dar. tanto quanto sei atravez da loja do meu tio, eles mandam uma documentação para o total conjunto de tartarugas que encomendam. nas tartarugas pequenas axo que nem se juntifica pedir a documentação.

não precisas disso.
C3DR1C
Membro Veterano

quarta abr 23, 2008 9:54 pm

Obrigado pelas ajudas...

Como tou com problemas pa legalizar uma iguana, lembrei-me tambem que podia ser preciso pas tartarugas.

Quando comprei a iguana n sabia que tinha de pedir o codigo dela e agora passado 2meses e tal e sem recibo duvido que na loja me o deem...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”