Arrefecimento

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

domingo abr 20, 2008 8:46 pm

P_R Escreveu:
gabrielis Escreveu: Pois, então os cubos de gelo era má ideia, não sabia, então para tritões usa-se o quê? O frigorifioc até era bem pensado, mas não dá para arranjar um mecnismo do mesmo genero, em que se utilise um mangueia com água fria no aquario, e em que esta seja arrefeçida por um mecanismo externo?
Maquinas de tirar finos é esse principio que usa, e nao deve ser nada dificil transplantar a ideia para um terrario ou aquario. Foi exactamente esse o primeiro mecanismo que pensei, antes da alteraçao do frigorifico... ;)
Em aquariofilia existe quem tenha adaptado esse sistema e com bastante sucesso.

Para um aquário é bastante fácil adaptar um sistema desses, para um terrário, já não é tão fácil.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

domingo abr 20, 2008 8:49 pm

gabrielis Escreveu:
jpmf Escreveu: Poder pode, mas isso é um pouco arcaico...

Penso que o objectivo é encontrar automatismos para arrefecer.
Isso dos cubos de gelo e azulejos e nao sei que, compara-se a se usassemos bolsas de agua quente para aquecer, por exemplo...
Pedro, não é assim tão incomum, mas já viste bem que quem tenha aquarios com alguns litros a quantidade de gelo que não gasta?
É que a água de um aquario de trits arrefece até derreter o gelo, mas depois a temperatura volta a subir e não é isso que se quer. Quer-se uma temperatura minimamente constante...

Pois, então os cubos de gelo era má ideia, não sabia, então para tritões usa-se o quê? O frigorifioc até era bem pensado, mas não dá para arranjar um mecnismo do mesmo genero, em que se utilise um mangueia com água fria no aquario, e em que esta seja arrefeçida por um mecanismo externo?[/quote]
Para um aquario de Cynops com meia duzia de Litros nem vale a pena. Mudas todos os dias e eles aguentam-se na boa
Agora para outros com mais litragem, um chiller de aquario, mas aí largas umas massas valentes.
Ou então cravas um amigo com uma cave fresquinha
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo abr 20, 2008 9:36 pm

PaulloSantos Escreveu:
P_R Escreveu:
gabrielis Escreveu: Pois, então os cubos de gelo era má ideia, não sabia, então para tritões usa-se o quê? O frigorifioc até era bem pensado, mas não dá para arranjar um mecnismo do mesmo genero, em que se utilise um mangueia com água fria no aquario, e em que esta seja arrefeçida por um mecanismo externo?
Maquinas de tirar finos é esse principio que usa, e nao deve ser nada dificil transplantar a ideia para um terrario ou aquario. Foi exactamente esse o primeiro mecanismo que pensei, antes da alteraçao do frigorifico... ;)
Em aquariofilia existe quem tenha adaptado esse sistema e com bastante sucesso.

Para um aquário é bastante fácil adaptar um sistema desses, para um terrário, já não é tão fácil.
E eu a pensar que tinha descoberto a polvora :twisted:

J/K

Paullo, para um terrario é igualmente fácil: O frio desce!

Colocas uma serpentina de evaporação (tipo um radiador) no topo do terrario a fazer frio e vais ver como resulta.

Certo é que nao ira resultar com tanta eficácia como nos aquas, uma vez que neste ha transferencia de energia directamente entre as particulas de água, mas acredito piamente que uma engenhoca bem projectada resultava num terrario.

Agora ha muitos senaos. Um compressor frigorifico, se nao tiver isolado ainda faz uma xinfrineira valente e, o pior de tudo, quando se fala em engenhocas caseiras, ou se tem material para fazer as coisas (e isto engloba maçaricos de oxigenio - acetileno, soldaduras que nao é qualquer um que consegue dar porque basta um poro para se perder o gás, não é o mesmo que soldar uma chapa a outra) ou entao tem de se ter algum €€€ de parte para pagar a quem sabe... ;)

Mas para anfibios, tou bastante crédulo que um frigorificosito antigo adaptado cumpriria bem a funçao para os tempos mais quentes! ;)
PaulloSantos
Membro Veterano

domingo abr 20, 2008 10:55 pm

P_R Escreveu:
Paullo, para um terrario é igualmente fácil: O frio desce!

Colocas uma serpentina de evaporação (tipo um radiador) no topo do terrario a fazer frio e vais ver como resulta.

Certo é que nao ira resultar com tanta eficácia como nos aquas, uma vez que neste ha transferencia de energia directamente entre as particulas de água, mas acredito piamente que uma engenhoca bem projectada resultava num terrario.

Agora ha muitos senaos. Um compressor frigorifico, se nao tiver isolado ainda faz uma xinfrineira valente e, o pior de tudo, quando se fala em engenhocas caseiras, ou se tem material para fazer as coisas (e isto engloba maçaricos de oxigenio - acetileno, soldaduras que nao é qualquer um que consegue dar porque basta um poro para se perder o gás, não é o mesmo que soldar uma chapa a outra) ou entao tem de se ter algum €€€ de parte para pagar a quem sabe... ;)

Mas para anfibios, tou bastante crédulo que um frigorificosito antigo adaptado cumpriria bem a funçao para os tempos mais quentes! ;)
yep, para tudo há uma solução.

Quando eu tinha o aquário montado, tinha bastantes dores de cabeça com o aquecimento, porque 32º ou 33º faziam-me uma grande diferença.

Quanto ao terrário, já penso de forma um pouco diferente.

O terrário não me preocupa tanto pelo seguinte:

A minha casa é bastante quente no verão, sem dúvida, chego a ter temperaturas acima dos 30º e às vezes, quando o calor aperta durante muitos dias seguidos, pode chegar aos 35º.

Durante o dia mantenho os estores fechados e claro, desligo o aquecimento do terrário.

Com isto e com o auxilio da ventoinha de pc que tenho montada no terrário, dificilmente as temperaturas no terrário serão tão elevadas ao ponto de serem consideradas de risco para o animal.

Muito sinceramente, dúvido muito que, mesmo em casas bastante quentes, mantendo o aquecimento desligado, que a temperatura num terrário chegue ao 40º ou superior a isso.

Deixa lá vir o verão para eu confirmar esta teoria, mas tenho quase a certeza que será assim, pois no tempo em que tive o aquário montado (durante mais de 8 anos) nunca a temperatura da água subiu além dos 32/34º
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
ratsnake
Membro
Registado: quarta jan 23, 2008 7:32 pm
0.1.0 panterophis guttatus (okeetee)
1.0.0 gecko leopardo (ba

quarta abr 23, 2008 9:56 pm

..........
<p>1.0.0 elaphe o.lindheimerii(normal)</p>
<p>0.1.0 panterophis guttattus(okeetee)</p>
<p>1.0.0 gecko leopardo(banana blizzard)</p>
<p>0.1.0 gecko leopardo(blazzing blizzard)</p>
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

quarta abr 23, 2008 9:57 pm

O que é que andas a fazer ratsnake? Agora metes reticencias em todos os topicos?
sinik
Membro
Registado: segunda abr 21, 2008 6:59 pm

quarta abr 23, 2008 10:00 pm

E para ser veterano e ter muitas mensagens, deve pensar que quanto mais mensagens tiver mais as pessoas vão acreditar que ele sabe do que fala, só se for a mentir na nacionalidade :oops:
Enfim malucos para tudo :?
<p><strong>Sinik Louren&ccedil;o</strong></p>
C3DR1C
Membro Veterano
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

quarta abr 23, 2008 10:02 pm

LOLOLOLOL... qual é a vantagem em termos pessoais de ser veterano... O objectivo deste forum axo k é ajudar os outros, partilhar novas coisas, etc...

So me lixam :P
saravasco
Membro Veterano
Registado: sexta out 19, 2007 10:51 pm

quarta abr 23, 2008 10:04 pm

deve andar a fazer isso aos tópicos todos para que os poucos que o defenderam passem a estar esses também contra ele ao verificar a enorme maturidade...

e eu a pensar que o fórum andava mais movimentado para no final andar a ler pontinhos :evil:
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta abr 23, 2008 10:10 pm

ainda nao perceberam que ele quer puxar o topico dele para baixo???
C3DR1C
Membro Veterano

quarta abr 23, 2008 10:12 pm

lol... mas com isto tudo ja distabilizou a ordem dos topico activos no momento...
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

quinta abr 24, 2008 12:03 pm

Com isto e com o auxilio da ventoinha de pc que tenho montada no terrário, dificilmente as temperaturas no terrário serão tão elevadas ao ponto de serem consideradas de risco para o animal.
A minha dúvida prendia-se no facto de se poder, ou não, usar ventoinhas de pc nos terrários, pois a corrente de ar poderia não ser muito agradável para o animal. Confirma-se então que podemos usar as ventoinhas, mesmo em potencia baixa (7-8v em vez dos 12v habituais)?
PaulloSantos
Membro Veterano

quinta abr 24, 2008 12:51 pm

Diesel_Car Escreveu:
A minha dúvida prendia-se no facto de se poder, ou não, usar ventoinhas de pc nos terrários, pois a corrente de ar poderia não ser muito agradável para o animal. Confirma-se então que podemos usar as ventoinhas, mesmo em potencia baixa (7-8v em vez dos 12v habituais)?

Eu estou a usar uma ventoinha de PC no meu terrário.

A ventoinha é de 12v, mas está ligada a um transformador de 6v... deste modo, consigo uma mais eficaz circulação do ar, sem que esse fluxo seja excessivo.
<p> </p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”