Traumas!? Medos!?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta abr 25, 2008 9:06 pm

Olá, boa noite :!:

Eu sei que há gatos, retirados da rua, que têm medo ou aversão de um determinado tipo de pessoas... Mas sei que isso se deve a terem sofrido bastante nas mãos de alguém :!:

Mas a minha gata tem um medo terrível de homens e eu nunca percebi o porquê :? E começo a ficar preocupada com o comportamento dela... :|

Ela vei-o cá para casa bem pequenina, com um mesinho... Antes disso, pouco contacto tinha tido com pessoas... O senhor que ma deu até teve um bocado de receio que ela não se desse connosco porque ela só interagia com a mãe o com os irmãos :!:
E cá em casa NUNCA ninguém lhe fez mal, nem nós nem visitas (até porque não tinham tempo) :!:

A Luz entrava em pânico sempre que tinhamos visitas homens... Bastava ouvir a voz de um homem e desaparecia... Agora não, agora não foge, simplesmente mantêm uma certa distância, mas se lhe tentam tocar ela bufa e põe-se em posição de defesa, chegando a mostrar as garras :!: Mesmo àqueles que vêm com frequência cá a casa :!:
O único homem que ela tolera e de quem ela gosta é do meu pai, mas se ele lhe levanta a voz ela já não sabe onde se meter :|

Isto é normal :?:
É normal os gatos terem medo ou não gostarem de um determinado tipo de pessoas ao ponto de mudarem de comportamento assim :?:
Os vossos gatos têm assim algum medo sem motivo aparente :?:
Ou poderá realmente ter-se passado alguma coisa com ela enquanto bem pequenina, alguma coisa que eu desconheça :?:

Desde já, obrigada :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Smendes105
Membro
Registado: quinta abr 10, 2008 9:23 pm
(brevemente)Nikita-Gata Rafeira

sábado abr 26, 2008 11:41 am

Não sei se a posso ajudar,porque se ajudar,começam logo todos a dizer mal de mim,por isso espero que encontre um soloção rapidamente...

Cumprimentos,
<p>Mariana Filipaa</p>
<p><3 Nikita e Luna<3 O par ideal X3</p>
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sábado abr 26, 2008 11:44 am

Smendes105 Escreveu:Não sei se a posso ajudar,porque se ajudar,começam logo todos a dizer mal de mim,por isso espero que encontre um soloção rapidamente...

Cumprimentos,
Smendes, com 11 anos qual a experiência que tem para conseguir ajudar uma pessoa com uma situação de comportamento animal ?

Não seria melhor tentar aprender ? È que a maioria das pessoas que aqui andam tem idade para ser seus pais ou avós e têm mais experiência com animais que você tem anos de vida.

Não tente assumir uma posição que não pode. Existem aqui muitas cvrianças da sua idade que usam o site para aprender.Faça o mesmo.Porque ensinar a menos que seja um genio, duvido.
Smendes105
Membro
Registado: quinta abr 10, 2008 9:23 pm
(brevemente)Nikita-Gata Rafeira

sábado abr 26, 2008 11:57 am

ok,ok,ja nem digo nada...
<p>Mariana Filipaa</p>
<p><3 Nikita e Luna<3 O par ideal X3</p>
soraiadani12
Membro Júnior
Registado: domingo ago 12, 2007 7:47 am

sábado abr 26, 2008 1:46 pm

O meu bolinha tambem reage assim...mas não é só a homens, é homens, mulheres...tudo...quem ele não conheça mesmo bem foge a sete pés e mia muito se nao consegue encontrar um sítio para se esconder.... :?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado abr 26, 2008 1:47 pm

Boas.

Moreirinha, o que acontece, por vezes e em alguns casos, tal como nas crianças, é o animal associar alguma passagem da sua vida, e comparar o actual com algo que já se passou anteriormente, ligando a fisionomia e ou voz de alguém, com o que acontece no momento como p.e., o meu Matateu que ainda hoje não confia em homens que usem bigode! Porque, este gato quando me adoptou :P , apareceu-me com o maxilar deslocado, dentes partidos e a anca também deslocada, além dum traumatismo da traqueia, por ter sido pontapeado por alguém e que passei a crer que tenha sido homem e que usava bigode :wink:
A minha Sasha não pode ouvir o som dos sacos plásticos; porque, um dia enfiou um na cabeça, pela asa, e andou aos pulos pela casa fora, e consoante me fugia cada vez mais, o saco ía fazendo mais e mais barulho o que a punha completamente descontrolada pelo pânico.
Hoje em dia, cada vez que ouve o barulho dum saco, fica aterrorizada :wink: ao ponto de quando venho das compras e esvazio os sacos, tenho que ter o máximo cuidado para que não façam aquele barulho pelo qual ela ficou traumatizada :wink:

O que pode ter acontecido com a sua gatinha, foi (p.e.) num dia qualquer da vida dela, o seu pai ter elevado a voz, por alguma razão da qual já nem se lembre e que nem tenha a ver com a gata, mas ela ter passado a ter-lhe algum receio...
Ainda, há animais que reagem, com pânico, a vozes fortes; que a maioria delas provêm dos homens :wink: Né? :D

Outro exemplo, temos o do MaxMel em que a dona contou-me que quando naquele dia começou a chover, ele estava por dentro dos vidros da janela a ver a paisagem e assim que a chuva começou a cair, ele simplesmente saltou do parapeito e foi-se refugiar na dona :wink: . Ora, pensando bem, este gatinho levou com muita chuva quando andava na rua, né? Então, lá está.... o mais provavel é ter-se "lembrado" de que "aquela água que caía do Céu" o ensopava e lhe dava desconforto... :wink:

A Blue... o receio que ela demonstra em relação ao Cesar... o mais provável é que ela ainda associe o tamanho do gato aos que a cruzaram quando ela ficou prenhe :wink: que, sendo ela tão pequenina em tamanho, pode ter ficado traumatizada aquando do acto...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado abr 26, 2008 3:23 pm

:o

Então, provavelmente foi um susto que ela apanhou :?: Um dia que o meu pai a tenha repreendido e a voz dele a tenha marcado :?

É que ela gosta bastante dele, procura-o com frequência para receber mimos e há noites em que dorme encostada a ele... Mas se ele lhe fala mais alto ela fica sempre diferente, algo agressiva durante uns minutos :| Mas depois volta a ir para o pé dele como se nada se tivesse passado :!:
O problema é que não tolera outros homens e agora, em vez de mostrar medo e de se esconder, mostra-se bem agressiva :|

Terá sido o meu pai :?: :!:
Agora, lembro-me dele me dizer que lhe tinha ralhado e lhe ter dado uma sapatadita, ainda era ela bem pequenina e foi por ter feito caquinha no chão :!:
Mas foi apenas dessa vez, pois o meu pai nem tem muito o hábito de a repeender :!: E ela agora nem tem feito grandes asneiras :wink:

Mas nunca pensei que a causa pudesse ser o meu pai, mesmo inconscientemente por parte dele, porque ela gosta mesmo dele e ele também gosta dela e brinca com ela :!:
Pensava que se ela o associasse a algo mau, mantinha a distância dele :!: :?

Mas é possível... Como era pequenina pode ter ficado com algum receio :!:

Obrigada, Leonilde :!:

Soraiadani12, a minha gata só reage assim aos homens... A mulheres, a pessoas assim da minha idade e a crianças, mesmo que ela não conheça, reage bem e até deixa que lhe toquem... A homens é que não :!:
carlafsd
Membro Júnior
Registado: terça dez 11, 2007 10:17 am

sábado abr 26, 2008 6:57 pm

a minha gata não gosta muito de visitas também, mas geralmente esconde-se e volta para ao pé de nós quando as visitas se vão embora. Neste caso a sua gatinha pode ter um trauma com homens que vem de antes de a ter recebido em sua casa. O melhor a fazer será pedir ás visitas que não interajam com ela e deixá-la ficar no seu canto... Também pode falar c o vet, pois já ouvi falar em terapias alternativas que ajudam os gatinhos a lidar com traumas... De qualquer forma boa sorte
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado abr 26, 2008 7:37 pm

mOreirinha01 Escreveu:
Terá sido o meu pai :?: :!:
Pode nem ser :wink: . Pode ser ao tom de voz forte :wink: Pode ser, como já alguém disse, de antes de ir para sua casa. É sempre complicado poder afirmar-se ser isto ou aquilo. Só lhe dei exemplos... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rickdf
Membro
Registado: domingo nov 11, 2007 12:17 pm
Um gatinho branco chamado Flocos
Um aquário comunitário com divers

sábado abr 26, 2008 9:02 pm

mOreirinha01,

Como bem disse a Leonilde, PODE ter sido o seu pai, mas também pode ter sido o senhor que a levou para si.
Quanto a repreender, não creio que vá causar trauma no bichano, pois eu vivo repreendendo a minha Kitty quando ela vem com os dentes a querer me morder, até palmaditas ela já levou, porém não tem trauma nenhum de mim.
Ricardo da Silva Ferreira
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado abr 26, 2008 9:49 pm

Aparentemente, o senhor que ma deu, tratava muito bem os gatinhos dele, pelo menos eles pareciam gostar bastante dele... :? Além disso ela veio cá para casa muito pequena e muito bem tratada, custa acreditar que khe tenham feito alguma coisa... :? Mas tudo é possível :|

Enfim...

Posso nunca vir a saber o porquê do medo dela :? Mas pelo menos já tenho umas quantas hipóteses que nunca me tinham ocorrido :!:
Só queria que ela conseguisse ultrapassar isto, ou que pelo menos não ficasse tão agressiva na presença de homens pois torna-se um pouco incomodo ter a Luz a bufar às visitas (se bem que ela só o faz se se aproximarem dela) :|
Vamos ver como é que isto corre com o passar do tempo :!:

Obrigada a todos :!:
Responder

Voltar para “Gatos”