comilona

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

maripiedade
Membro Júnior
Registado: segunda abr 07, 2008 11:47 am

sábado abr 26, 2008 10:49 pm

Olá amiguinhos!!
Bem, vim aqui para falar mais uma vez na minha sushi e um comportamento seu que me anda a preocupar, a menina é uma comilona :lol: as vezes brinco e digo que deve ter tantos estomagos como uma vaca visto que desde o dia que chegou anda sempree esfomeada e barriguda tambem :wink: Ela come tanto mas tanto e mesmo depois de comer e de eu ter a certeza que o seu estomagozinho esta cheio, a menina miaaa que se farta e procura comida pela casa toda, chegando ate a "assaltar" os bifes do jantar... A minha filhote que com os seus 9 aninhos nao percebe certo dia via a gata miar tanto que lhe deu tres latitas de comida de seguida, ela comia e refilou por mais o que vale fui eu que cheguei a casa :lol:

Por isso pergunto, o que fazer a minha menina esfomeada?
Ela nao pode ter fome certo?Ela come uma (ou duas) latas groumet por dia mais uma pratadaa de ração...
Porque sera que ela é tao comilona, alguem passa ou passou por uma situação identica?

Ajudem a doninha desesperada pleasee! :wink:
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

sábado abr 26, 2008 11:00 pm

Boa noite! Também tenho um gato, que por sinal é obeso e que gosta muito de comer... por ele estaria sempre a comer, mas para não o fazer estabeleço horários e quantidades certas para ele, apesar dele reclamar e de eu ficar cheia de pena. O certo é que ele já emagreceu e nota-se os benefícios na sua saúde.
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sábado abr 26, 2008 11:08 pm

Por norma os gatos são animais que comem um pouco sem hórário. comem várias vezes ao dia. Talvez o problema esteja no tipo de comida.

Eu só dou ração e tenho sempre à disposição. Nunca notei que ele quizesse mais ou que estivesse a ficar gordinho, mas cada caso é um caso e sei o quanto um gato consegue ser exigente com seus miados.

Nunca experimentei enlatados pois desconfio dos conservantes.

Sorte :arrow:
Vivendo e aprendendo
mlusa
Membro Veterano

sábado abr 26, 2008 11:20 pm

A sushi sempre fez isso ou é apenas há pouco tempo? O meu gato mia e pede mais fora dos horários, se eu estou em casa, mas se não estiver ele aguenta-se até eu chegar.
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

sábado abr 26, 2008 11:29 pm

a minha nika por acaso nao é comilona.. é mas é uma esquisitonaaa!!!!

:lol: :lol: :lol:

a minha nika, come sempre uma lata de raçao gourmet ou whiskas que costuma dar +/- para 2-3 dias...
ela so pede comida quando nos estamos a tomar o pequeno almoço- ao almoço e ao jantar!!

:lol: :lol:

digam lá.. ela abituou-se mesmo a comer com nos!!

maripiedade tente fazer com que o seu gatinho de abitue a um horario correcto e diario...
acredite que é uma boa ajuda para fazer com que esse seu menino suchi aprenda a comer menos!! :lol: :lol: :lol:
maripiedade
Membro Júnior
Registado: segunda abr 07, 2008 11:47 am

sábado abr 26, 2008 11:51 pm

Respondendo a uma forista, a sushi sempre foi assim.
Eu faço questão de dar-lhe de manha a raçao (que dá para o dia todo) e uma latinha, assim que ela a vê come-a logo e por vezes caio no erro de dar-lhe outra mais a noite, noto que a ração nao lhe toca muito mas o resto.. é completamente maluca... chega ao ponto de subir para a mesa nas refeiçoes para tentar comer, e tenho de manter a porta da cozinha fechada nas refeiçoes se nao é uma chatiçe... é que me dá tanta pena de a ver literalmente gritar por mais... será so gula?
mlusa
Membro Veterano

domingo abr 27, 2008 12:10 am

Provavelmente é gula das latinhas. É conveniente dar um só tipo de comida ou lata ou ração ( a ração é o alimento mais completo segundo os vets ); a lata só deve ser dada como um miminho de vez em quando. Quanto à ração deve er a mais adequada ao peso,´à idade, se o animal é castrado ou não, se tem uma vida sedentária ou não.
Se a sushi não liga tanto à ração, é porque já sabe que vem a latinha seguir que é o que ela gosta :wink:
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

domingo abr 27, 2008 8:38 am

Não sei o passado da Sushi mas já tive penduras com esse problema e pior, chegavam a vomitar para poderem comer mais.

Infelizmente também tenho um residente que come como se não houvesse amanhã e basta conseguir ver o fundo ao comedouro que fica em pânico :twisted:

As minhas gatas também passaram necessidades antes de virem para cá mas depressa chegaram à conclusão que a comida não acaba e já comem como um gatinho deve comer, mas o maluco do Kiko nunca se convenceu que comida não acaba e é uma batalha com o peso dele todos os dias (aqui em casa é complicado dosear a comida pois sendo FAT tenho sempre muitos meninos com diferentes necessidades nutricionais ).

Para quem pode racionar a comida, os Drs aconselham a dar apenas a quantidade indicada repartida por duas ou três vezes durante o dia. E não dê latinhas (apenas como prendinha sim, todos os dias nem pensar):wink:

Seja forte e não se deixe abater com os miados de fome (parecem que vão morrer não é? :evil: )

Quando o meu Kiko fez dietinha no inicio do ano foi complicado, doía ouvir o menino a chorar, amuava e tentava roubar a comida dos outros, mas o que tem que ser tem muita força :wink:
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

domingo abr 27, 2008 1:00 pm

Exactamente. Pense que está a fazer o melhor para ele. A continuar assim, ainda pode vir a ter problemas de saúde...
Mariana
Smendes105
Membro
Registado: quinta abr 10, 2008 9:23 pm
(brevemente)Nikita-Gata Rafeira

domingo abr 27, 2008 1:03 pm

tres latinhas

Três latas inteiras????? :o
<p>Mariana Filipaa</p>
<p><3 Nikita e Luna<3 O par ideal X3</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo abr 27, 2008 1:30 pm

A gatinha é desparasitada regularmente incluindo para as ténias?
eusinha
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Júnior, o canário

domingo abr 27, 2008 2:08 pm

Realmente...essa menina comoe que se farta! Isso não é lá muito bom para ela, pois pode vir a ter problemas de obesidade...e qualquer dia, não se mexe!
A minha Kitty come pouquinho de cada vez, várias vezes ao dia!
Se não lhe puser lá a comida, ela não come, certo!? Ela só come poque lhe coloca lá a comida! Experimente reduzir-lhe a dose e já agora se calhar era bom consultar um Vet, não vá passar-se alguma coisa com a gatinha!
<p><strong>"O menor dos felinos &eacute; uma obra prima!"</strong>&nbsp; </p>
BlackWolf
Membro Júnior
Registado: domingo abr 27, 2008 12:34 pm

domingo abr 27, 2008 3:07 pm

Olá,
Parece que de facto a Sushi é mesmo é gulosa!

Pela experiência que tive com gatos (bem... os cães são iguais...), as latinhas são CAVIAR!!!! :lol: Quase todos os gatos são absolutamente LOUCOS por elas... (de facto, até eu sinto que aquele cheirinho é apetitoso... embora o sabor não corresponda...sim, eu já provei... :? ).

Mas voltando à Sushi, parece-me natural que ela queira comer este mundo e outro, especialmente se não for ração... mas concordo que o melhor é habituá-la à ração e não às latas.

Eu dava as latas como "mimo" e cheguei a ter de sofrer ao deixar os meus 2 gatos a olhar para a ração durante 2 dias sem lhe tocarem, porque, eles achavam : ... que disparate!!! o que é esta coisa aqui??? onde estão as minhas latas??? ...
e continuavam a olhar para mim com ar escandalizado e a fazer-me crer que a qualquer momento iriam "morrer de fome" aos meus pés, para me mostrarem o elevado grau da minha "maldade"...

Enfim, seja forte e habitue a Sushi a não esperar diáriamente pelas latinhas.

Quanto aos "roubos" da mesa ... ela é novinha e é melhor começar já a disciplinar com um valente "não" e a estratégia de se mostrar zangada por um tempo quando ela fizer asneira... :evil: apesar de extremamente independentes, os gatos são também extremamente sensiveis e entendem. Mas é preciso fazê-lo sempre e durante bastante tempo...ela será muito persistente na sua "luta"...
2Pets
Membro Júnior
Registado: domingo abr 27, 2008 12:37 pm

domingo abr 27, 2008 3:16 pm

Alô!

Subscrevo as sugestões dos foristas anteriores, quanto ao controlo das latinhas e opção preferencial pela ração.

Relativamente ao "deitar as unhitas" aos bifes da dona por muito que nos tenhamos que rir destas safadezas felinas há que controlar estes ímpetos de caça ao prato :) .

Seja firme e não se deixe "enganar" por aqueles enormes olhos pseudo inocentes da Sushi "esfomeada".
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

domingo abr 27, 2008 3:26 pm

As minhas não têm ração à disposição, também estabeleço horários e quantidades. E patés é dado uma vez por semana, uma latinha é dividida para as duas.
Mas a principal alimentação delas, é a ração. A Marta também costuma pedir e às vezes até parece que está a morrer à fome, quando é assim dou-lhe uns grãositos, ela acalma-se e espera pelo horário da refeição.

Maripiedade, tente adquirir um daqueles copos doseadores. Não sei a marca da ração que dá à sua gatinha. Mas sei que a Hill`s e a Royal Canin, têm (gratuitos) estes copos de que falo.
Por exemplo a Hill`s, tem um copo que indica as quantidades para os variados tipos de ração (kitten; adult; senior; light adult; oral care...) e no verso da embalagem indica ainda as quantidades, consoante o peso do seu gato (2; 3; 4....kg).
Por exemplo a minha Marta está a pesar 5,4kg, dou-lhe 55-80 g, distribuídos ao longo do dia.
Se preferir e será o mais indicado, aconselhar-se junto do seu vet.
Responder

Voltar para “Gatos”