Batem no cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta mai 15, 2003 8:12 pm

:) Oi nel, como sempre um tópico com interesse, claro que eu também "bato" na minha cadela, claro que não lhe dou uma tareia, mas procedo com ela como sempre procedi com os meus filhos, uma palmada na hora certa ´... mas não só à cadela, a gata de vez em quando também leva uma palmadinha.
Também devo dizer que é raro, porque elas coitadas não merecem muito.
Assim como os meus filhos, que raramente levaram uma palmada, só se fosse asneira da grossa

beijocas, lambidelas e ronrons
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
jpfl
Membro
Registado: quarta fev 19, 2003 10:14 pm

quinta mai 15, 2003 9:02 pm

Olá a todos, eis um tema de interesse para todos os que pretendem educar os seus cães.

eu também já dei palmadas nos meus cães. Só na bruna é que bati com força e foi só uma vez:oops: ... arrependi-me tanto que jurei que nunca mais voltava a perder as estribeiras pois ela não tem nada que pagar por eu estar com menos paciência do que o costume.
o conan ainda só levou 4 ou 5 palmadinhas, pois ele reage bem aos comandos verbais. de qualquer forma desde que a palmadinha seja mais a intenção do que a força e seja dada no momento certo, estou de acordo, desde que não se torne um costume e os cães só respondam às "festas a alta velocidade" em vez do comando verbal.
Cat_Gold
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

quinta mai 15, 2003 9:28 pm

sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta mai 15, 2003 9:39 pm

Olá!

Acho que já alguém disse aqui, e eu concordo, que nos cães, tal como nas crianças, uma palmada na hora certa faz milagres!

Quando eles são cachorros, a melhor forma de os castigar é apertar-lhes o cachaço e abaná-los ligeiramente, pois é desta forma que as cadelas disciplinam os filhotes.
Já em adultos, o uso de uma coleira estranguladora faz o mesmo efeito, pois é na zona do pescoço que eles mais sentem os castigos.

Eu dei uma vez uma sova no Átila, quando ele era cachorro, pois estava a roer um osso e eu fui-lhe fazer uma festa e o fulano teve a ousadia de me rosnar... Nunca mais se atreveu!
De vez em quando, quando fazia alguma asneira ainda levou algumas palmadas, mas desisti quando me apercebi que me ficava a doer a mim mais a mão do que a ele o lombo... :) :)
Quando ele ficou um cão adulto e reponsável, era muito bem educado e bastava usar a voz para o repreender... Foi um cão formidável... :cry:

Espero que um dia, quando tiver outro cão, ele seja tão fácil de educar como ele!

Cumprimentos,
Susana
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mai 15, 2003 10:04 pm

Bater, bater, nunca tive que o fazer, mas "sacudir as moscas.." isso sim...e uma das vezes em que o fiz, foi prq a minha cadela estava com crias e qnd fui para ajudar na amamentação ( porque eram 12 cachorros ), ela virou-se a mim e isso eu não lhe podia permitir...essa foi a única vez em que foi um pouco mais forte que a palmadinha...

Quanto ao meu cão, que já faleceu, esse sempre acatou ordens só com comando de vóz e gestual, era muito obediente e muito bem comportado.

Tenho, actualmente, um Teckel que é muito reguila e até ao ano de idade tb precisou de umas sacudidelas e conforme a idade foi avançando, ganhou mais juizo e hoje é extremamente obediente e bem comportado.
A única coisa que ele continua a fazer e que já não há remédio nem sacudidelas, é tirar para o chão todos os almofadões dos sofás. :p

Leonilde
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta mai 15, 2003 10:52 pm

5. Não bata: isto prejudica a autoconfiança, o raciocínio e a atenção do cão.

:) :)

Tenham um belo cão, bem grande e bem dominante e não lhe dêem umas palmadas no momento certo... depois há ai relatos que os cães mordem nos donos...

Claro que há execepções.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta mai 16, 2003 12:23 am

CindelP Escreveu: Sensibilidade e bom senso são as palavras chaves

Bato nos meus cães ? Bato, bato sem problemas nenhuns quando é necessario

Os cães, ao contrario das crianças respondem ao castigo fisico de forma imediata e compreendem. É impossivel sentarmos um cão e explicarmos pq nao deve nos rosnar. A melhor forma é mostrar que sempre que ele fizer essa acção levará nas orelhas.

Como referi no inicio, é bater com sensibilidade, o suficiente para o animal compreender que procedeu mal - seja com uma palmada, com um abanão na pelo do pescoço ou uma chapada no focinho.

É claro que cada cão é um cão. Há cães que são por natureza nervosos e que basta uma pequena chapada para perceberem, enquanto ha outros que é preciso ser mais insistente. De novo, aqui actua a sensibilidade do dono

Destroi a confiança ? Até hoje nunca, pelo contrario, acho que impormos estes limites estamos a criar uma relação mais forte (e dependente) com o cão.

Cat_Gold (semelhanças com a Sic Gold ?) filosofias são muitos bonitas, pena que não sejam praticas no dia-a-dia
:lol: :lol: :lol:

Com Malamutes que são dominantes por natureza, se não fossem umas palmadas no focinho quando aindam não eram adultos...

Mas uma coisa é certa! Pelo mesmo motivo NUNCA precisei de "bater" segunda vez.
Já há 2 anos que nenhum dos meus cães adultos levam qualquer "maltrato" físico. A voz e os gestos fazem tudo.
Em contrapartida um cachorro, alias, junior, tem levado ultimamente uns bons "enxota moscas" acompanhados de uns bons "berros". É que o moço agora deu para "medir forças" com o pai. E como "lider" da matilha tenho que lhe tentar incutir que a sua "posição social" ainda não dá para tanto. ;) Já bastam os arranhões de 2 escaramuças...

Bom... resumindo, nunca "batam" nos cães sem ser em flagrante. Se isso acontecer, só vão ficar mais confundidos.
Quem tiver vários cães e estes se "peguem" pela dominãncia, deve intervir sobretudo no que tem nível inferior na hierarquia, caso contrário sentirá o apoio do "líder" e tentará sistemáticamente subir a sua posição.
Claro que estou a falar de cães típicos de matilha, mas penso que por principio é válido para qualquer raça.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

sexta mai 16, 2003 12:46 am

Olá!

Ainda bem que referes essa questão porque estou a passar por uma situação parecida... o Xuxu, cão dominante e territorial por natureza, choca muito com o Baltazar, cachorro com 10 meses que tenta ser o dominante com as duas irmãs, mas muitas vezes não consegue!

O Xuxu, quando ele se aproxima rosna, mas para além de mostrar os dentes, nunca passou daí... mas tenho medo que piore com o Baltazar a tentar impor-se!!! Às vezes não sei que fazer e tenho medo que um dia possa haver uma luta!
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta mai 16, 2003 1:33 am

KROZ Escreveu: Claro que há execepções.
Pois há. Eu não bato nos meus cães. Quando o castigo tem que ser físico, basta agarrar-lhes o cachaço e abaná-los acompanhado de um Não bem firme. Tive um ou dois momentos mais drásticos, sempre com cachorros, em que tive que virá-los de barriga para cima e obriga-los a permanecer naquela posição. Foi quanto bastou. Nunca tive problemas com cães adultos com excepção de um ataque a outro pastor alemão por parte do Max. Mas nessa ocasião também não era a palmada que ia resolver a situação pois o meu cão estava com trela e o outro solto. Desde essa altura os meus cães usam estranguladora.
Maria Jo&atilde;o
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta mai 16, 2003 2:12 am

mjoaomarques Escreveu: Pois há. Eu não bato nos meus cães. Quando o castigo tem que ser físico, basta agarrar-lhes o cachaço e abaná-los acompanhado de um Não bem firme.
Isto é o mais aconselhado, pois trata-se de uma atitude natural da espécie na relação de hierarquia.
Agora quando o animal em causa não mostra sinais de submissão com este método, por vezes tem que "doer" um pouquito. Mas uma vez chega, por norma. Futuramente as palavras e gestos são mais que suficientes.
O grande problema´são os donos que deixam o cachorro tomar as redeas até ser tarde demais quando se dão conta que o cachorro já é adulto. Depois assistimos a frustrações de ambas as partes ( cão e dono ).
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

sexta mai 16, 2003 7:17 am

O Oscaar quando faz asneira e eu chego ao pé dele, percebe logo pelo meu olhar e tom de voz que vai haver chatice. Encolhe-se todo a um canto....

Mas quando o disparate é muito grande, ai isso leva uma palmada sim senhora!
Se eu lhe der no rabo ou noutro sítio, fica-se a rir.
Só resulta num sítio onde ele fica muito humilhado e envergonhado: É uma palmada nas beiças :D
É o pior que se lhe pode fazer, fica completamente envergonhado, enfia-se num canto e por lá fica durante um tempinho.
Não é preciso dar com força ( aliás, quem se magoava era eu :roll: ), basta dar-lhe uma chapadinha, mas nas beiças, para ele perceber logo que o caso foi grave :D

A última dele, foi anteontem: Estava no quarto e comecei a ouvir uma grande azáfama na sala.Quando lá cheguei estava todo entretido a desfazer a revista comprada à 20 minutos atrás.
Olhei para ele, perguntei -"O que é isto Oscaar"- e peguei na revista. Quando fui para lhe dar com ela nas beiças, fugiu para um canto da varanda que é onde ele se refugia sempre que faz asneiras.
Claro que apanhou quando lá cheguei.
Mas o que me dá mais vontade de rir é que ele sabe que tem de ficar ali de castigo e eu começo a ver a cabeça dele a aparecer atrás das portas, a espreitar, para ver se eu estou por ali. Quando me vê vai outra vez a correr para a varanda :lol:
E anda nisto o tempo todo até eu o chamar :lol:
Desarma-me, desmancho-me a rir :lol: :lol: ( sem ele ver, claro) :D
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta mai 16, 2003 9:32 am

Olá

Uma forma de repreender defendida por muita gente consiste em agarrar o cão pelo cachaço e abanar, simulando assim a acção dos progenitores quando castigam os filhotes. Isto em vez da palmada.
Ora muito bem. Eu nunca usei esse método, que aqui para nós, acho muito teórico. De facto é assim que a cadela castiga o cachorro, mas se tivese jeito para dar a palmada, ah bom, às tantas era isso que fazia.

Há aqui intervenções com que estou plenamente de acordo, embora confesse que a experiência que tenho nesta área não seja tão consolidada e segura que me permitir atribuir juizos de valor sobre elas.

Um aspecto que vagamente apontei ao apresentar este tópico foi a justiça e a oportunidade de dar a palmada. Acho que o problema gira muito à volta disto.
Se o cão não for convenientemente educado, é claro que se vai portar mal. Será justo castigá-lo por uma falha que é exclusivamente nossa? Este é o ponto número um.
Ponto número dois: admitindo a hipótese de que a única solução é mesmo castigar o cão (independentemente de quem for a responsabilidade) será mesmo de lhe bater?

Uma palmada na altura certa, na minha opinião, é registada pelo cão como sinal de castigo. Mesmo sem ter doído, por princípio ele associará sempre de futuro esse gesto (e a voz a ele acompanhada - NÃO, ou outra expressão qualquer) a uma repreensão.
E, como diz o Fang, não é necessário bater mais. Eu confirmo isto pela experiência que tive com os meus cães, pese embora o facto de ir continuando a tentar dar-lhes umas palmadas quando me irrito com eles. Mas acho que aqui o defeito está em mim, que não tive a competência de os educar melhor.

A bofetadazita também é milagrosa, como referiu a Pakika.
O Kiko logo nos primeiros meses de vida tinha a mania de abocanhar tudo e todos, inclusivamente as mãos das pessoas, às vezes magoando mesmo por causa dos dentitos muito afiados. Logo de início foi repreendido com umas pequenas bofetadas no focinho. É curioso como este gesto absolutamente simbólico (era impossível que doesse) tinha mesmo um efeito dissuasor. À segunda ou terceira perdeu o hábito definitivamente.

Como em tudo (lá vai um lugar-comum) é necessário ser-se sensato e ponderado. E fazermos um esforço de introspecção. Eu continuo a bater nesta tecla. Será que os nossos cães têm mesmo culpa? Ou fomos nós que os educámos mal?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta mai 16, 2003 9:33 am

Olá

Pois, bater, quando é preciso...

O Zac (fila), se não fosse as sacudidelas pelo pescoço e palmadinhas secas no focinho, quando ele apartir do mês e meio mordia e rosnava a torto e a direito, hoje com 5 meses, acho que já não fazia nada dele!

Apesar da sua tendência natural de dominar, comigo e com os da casa, já nem sequer tenta. Pode ser que tenha uma recaída mais tarde, mas por agora, acho que já se mentalizou.

O Rox (lab), teimoso como uma porta, não valia a pena bater. Quer lhe ralha-se ou mesmo dar-lhe um carolo, ele se entendesse que tinha que repitir o feito, repetia-o mesmo. Não valia a pena. Tinha o dom de tirar qualquer pessoa do sério. Hoje, tem 5 anos, mais calmo, acata as ordens muito melhor e pouco "estrabucha".

O Zac, faz asneira, ralho com ele e a sua reacção é completamente diferente do outro. Tanto tem de dominador como de respeitador. Claro que faz asneiras próprias para a sua idade, mas dá mais atenção à repreensão.
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

sexta mai 16, 2003 9:54 am

nel Escreveu: Como em tudo (lá vai um lugar-comum) é necessário ser-se sensato e ponderado. E fazermos um esforço de introspecção. Eu continuo a bater nesta tecla. Será que os nossos cães têm mesmo culpa? Ou fomos nós que os educámos mal?
Nel,
É natural que se falhe sempre um pouco na educação que damos aos nossos cães, pois ninguém é perfeito.
Agora, os disparates que eles fazem não são repercussões da nossas lacunas na sua educação.
Só o são de facto, se permitirmos que eles o façam.
Pois, eu nunca lhe disse para roer revistas, sapatos, rodapés, móveis, etc :lol: :lol:
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sexta mai 16, 2003 10:15 am

Eu confesso que dou uma palmadita de vez em quando....

O black tem a mania de roer sapatos.... quando nos descuidamos e não os escondemos, lá se vai um sapato.... mas ele fica muito triste e percebe (mas acho que a vontade de roer é maior)

O ralph é meio fujão. Nós chamamos e ele não vem.... aí tb leva, quando abusa.....

E eu sempre os eduquei, como mandam as "normas", mas acho que não há nada a fazer.....

De qq modo, eles ficam tão trites, que passados 10 minutos não resisto e chamo-os......

Como alguem disse atras, eu tb sou muito má dona !!!!
:oops: :lol: :oops:
Responder

Voltar para “Cães”