Chinchila - aborto???

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
LenaLeal
Membro
Registado: sexta out 20, 2006 1:20 pm
Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi

terça abr 22, 2008 1:48 pm

Olá
tenho 3 chinchilas que pensavam ser fémeas, as 3
a mais velha, é uma bolinha de pêlo muito meiga
hoje quando cheguei a casa para as tratar vi que ao pé da mais velha estava um feto sem pêlo morto e muito pequeno.
Será que estava na altura dela parir e eu não me apercebi, ou será que pariu antes do tempo?
com isto fiquei a saber que uma das outras era macho.
como aconteceu agora à hora de almoço, devo retirar as outras da gaiola?
fiquei tão triste...... :cry:
tenho medo dela ainda estar a ter mais alguma cria, o que devo fazer?
foka77
Membro
Registado: quinta out 05, 2006 11:11 am

terça abr 22, 2008 2:27 pm

LenaLeal Escreveu:Olá
hoje quando cheguei a casa para as tratar vi que ao pé da mais velha estava um feto sem pêlo morto e muito pequeno.
Será que estava na altura dela parir e eu não me apercebi, ou será que pariu antes do tempo?

sinto muito pelo que esta a acontecer :(
separa o macho da beira delas(podem acasalar logo a seguir ao parto o que nao e bom) mas se possivel deixa o por perto... as femeas podem ficar juntas ate porque se ajudam a criar as crianças mas nao creio que va nascer mais algum... nos primeiro parto e normal que aconteça isso
ve se a outra femea nao se encontra nas mesmas condiçoes... observa os mamilos verifica se a barriga esta inchada se ela deixar passa o dedo debaixo da barriga dela com cuidado pra te ajudar alimenta bem a outra e da lhe um pouco mais de atençao
LenaLeal
Membro
Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi

terça abr 22, 2008 2:55 pm

terei de observar melhor para ver qual é o macho, porque agora´já sei que um dos outros dois é um macho
muito obrigado pela ajuda
ah já agora este não é o primeiro parto, mas sim o segundo, da outra vez ela pariu 3 meninas
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

terça abr 22, 2008 8:51 pm

foka77 Escreveu:
LenaLeal Escreveu:Olá

sinto muito pelo que esta a acontecer :(
separa o macho da beira delas(podem acasalar logo a seguir ao parto o que nao e bom) mas se possivel deixa o por perto... as femeas podem ficar juntas ate porque se ajudam a criar as crianças mas nao creio que va nascer mais algum... nos primeiro parto e normal que aconteça isso
ve se a outra femea nao se encontra nas mesmas condiçoes... observa os mamilos verifica se a barriga esta inchada se ela deixar passa o dedo debaixo da barriga dela com cuidado pra te ajudar alimenta bem a outra e da lhe um pouco mais de atençao
Não concordo com a frase que coloquei a negro, pois isso não é regra... pode acontecer uma ou outra vez, mas geralmente, há alguma tendência para a outra fêmea que não teve crias, matar os bébés que não são seus. Como eu comecei por dizer, não há regras a 100% pois há sempre excepções... mas para quê arriscar se já se sabe que o resultado pode não ser o desejado?

Quanto a retirar o macho.. concordo plenamente...pode deixá-lo por perto para ele sentir a companhia, mas não volte a juntá-lo às outras fêmeas... os trios também não costumam dar bons resultados! Quem sabe se esse aborto (e pelo que descreve, não tenho dúvidas de que foi um aborto) não foi provocado pelo stress? Há muitos factores que interferem a esse nível.

Fique atenta e vá vigiando.
Boa sorte!
foka77
Membro
Registado: quinta out 05, 2006 11:11 am

terça abr 22, 2008 9:22 pm

peço desculpa entao pela ma informaçao que dei porque era a que tinha de quando tive chinchilas e lembro me de dizer que podiam ficar juntas... mas ninguem melhor que tu para resolver as cagadas dos outros :D :) obrigado
Aymara
Membro Veterano

terça abr 22, 2008 10:04 pm

lolol :)

Eu não sou dona da verdade absoluta, nem sei tudo :wink:

Mas gosto sempre de prevenir para os males que acontecem com alguma regularidade... acho que as pessoas devem estar prevenidas, só isso!

E nem imaginas as barbaridades que eu oiço e leio, "por aqui e por ali" :roll:
É bom ficarmos alerta com este tipo de coisas! 8)

Boa sorte! :D
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

terça abr 22, 2008 10:08 pm

:wink: :D
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
MatildeS
Membro
Registado: sábado fev 16, 2008 1:42 am

quarta abr 23, 2008 8:45 pm

Não será melhor de qualquer das maneiras ir ao vet?
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

domingo abr 27, 2008 7:36 pm

Há novidades?? :roll:
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
LenaLeal
Membro

segunda abr 28, 2008 9:05 am

sim,
fui com a Dasy ao vet e está tudo bem com ela. o vet disse que o aborto deve ter sido provocado pelo stress, porque foi colocado uma gaiola com um animal novo, perto da gaiola onde ela estava
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

segunda abr 28, 2008 9:38 pm

e o vet fez algum exame pra saber se haviam mais fetos ou se existem restos placentares por expulsar ou assim? Em animais nao percebo como isso funciona, e se ha exames (tipo ecografia) pra ver essas coisas.... mas nas pessoas é grave...!! :?
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
Aymara
Membro Veterano

segunda abr 28, 2008 10:13 pm

Desde o dia 22 que ela teve o aborto, até às últimas notícias que a dona colocou aqui, se houvesse algum feto ou qualquer tipo de "restos" por expulsar, a chinchila já tinha morrido! Em casos desses não resistem às 24 horas seguintes.
E se o vet disse que estava tudo bem é porque deve estar! :wink:
LenaLeal
Membro

terça abr 29, 2008 9:04 am

ela ficou lá durante um dia para ele lhe fazer uma análise mais aprofundada e quando lá fui ele informou-me que estava tudo bem com a Daisy, até porque se pode constactar isso ao vê-la na gaiola aos pulos e a tomar banhoca :D
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

quarta abr 30, 2008 12:15 am

banhoca?????????

quando uma chinchila tem uma ninhada durante os 15dias(+/-) seguintes nao convem tomar banho para nao correr o risco de contrair nenhuma infecçao pois o canal vaginal fica muito dilactado (e ate rasgado) e em contacto com a areia do banho pode infeccionar......pelo menos sao estas as informaçoes que me foram dadas.....mesmo que tenha abortado o que e certo e que ela as pariu....se estiver enganada alguem que me corrija....
LenaLeal
Membro

quarta abr 30, 2008 9:15 am

estranho mas o vet não me alertou para isso e como a vi bem e sei que ela adora, eu coloquei lá o banho
Responder

Voltar para “Exóticos”