Petição para o reconhecimento da raça Pitbull

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda abr 28, 2008 5:02 pm

sinik Escreveu:Não se pode ter APBT mas se tivermos sem LOP? Não a maneira de provar que ele e puro ou arraçado? Assim já se pode ter?

Abraços mas está e uma duvida que tenho a muito tempo :?
A resposta a sua pergunta é não.
Assim, dando cumprimento ao disposto no nº 1 do artigo 14º do Decreto-Lei nº 312/2003, de 17 de Dezembro o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, assinou ontem, dia 2 de Abril, um Despacho que proíbe a reprodução ou criação de quaisquer cães das raças constantes da Portaria nº 422/2004, de 24 de Abril, incluindo os resultantes dos cruzamentos daquelas raças entre si ou com outras.
http://portal.min-agricultura.pt/portal ... IGOSOS.pdf

Cumprimentos,

Cláudio Saraiva
sinik
Membro
Registado: segunda abr 21, 2008 6:59 pm

segunda abr 28, 2008 5:05 pm

Mas a minha pergunta é como e que podem provar que o cão e arraçado ou da raça em questão, e a olhar?
<p><strong>Sinik Louren&ccedil;o</strong></p>
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda abr 28, 2008 5:08 pm

sinik Escreveu:Mas a minha pergunta é como e que podem provar que o cão e arraçado ou da raça em questão, e a olhar?
Tem a boca grande, orelhas cortadas e comem criancinhas e velhinhas ao pequeno almoço :lol: :lol:

Não há maneira de provar é mais uma prova de que quem fez esta lei não sabe o que anda a fazer... :wink:
sinik
Membro
Registado: segunda abr 21, 2008 6:59 pm

segunda abr 28, 2008 5:12 pm

Com a lei so perdem os criadores, os criadeiros ficam na mesma :?
Abraços e obrigado pelo esclarecimento
<p><strong>Sinik Louren&ccedil;o</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 28, 2008 5:51 pm

IsabelMello Escreveu:Eles são SRD aos olhos do FCI e do CPC, mas depois na prática vamos ao vet para iniciarmos a vacinação e eles na caderneta metem logo como APBT,
Bem... se assim o quisermos ou não? Não me diga que se eu disser ao vet para escrever na caderneta SRD ele não o fará? :wink:

Quanto ao último post do Sinik, eu pergunto: existe algum Criador de APBT em Portugal? 8)

Finalmente pergunto à Isabel como é que a APO se propõe a criar um Livro de Origens para o pitbull. Vai haver algum standard para se regerem? Qual? E na eventualidade de cachorros nascidos de dois cães dentro desse "standard" produzirem descendência completamente diferente dos pais, coisa que é muito bem possível numa cruza de cães dos quais se desconhece os ascendentes, em que categoria entram esses cachorros?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

grchjeep
Membro
Registado: terça fev 26, 2008 2:54 am

segunda abr 28, 2008 6:08 pm

dinodane Escreveu:Quanto ao último post do Sinik, eu pergunto: existe algum Criador de APBT em Portugal? 8)

Existem alguns criadores de APBT em Portugal, infelizmente não são muitos, mas felizmente, que não andam nas bocas do mundo, que se enganem aqueles que pensem que não existem cães com Ped e com registos, ADBA UKC, etc...
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda abr 28, 2008 7:45 pm

grchjeep Escreveu:Eu penso que nos TS vêm como SRD, caso contrário é uma falha muito grave. Infelizmente o APBT só o é para ser "martelado" pelas autoridades, pois assim sendo prefiro que continue rafeiro.
Imagem
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda abr 28, 2008 7:46 pm

dinodane Escreveu:
Bem... se assim o quisermos ou não? Não me diga que se eu disser ao vet para escrever na caderneta SRD ele não o fará? :wink:
A questão nem passa por aí, pois é só chegar a casa e alterar, sendo registado igualmente na Junta de Freguesia como SRD

Mas e se forem abordados na rua, até que ponto é que essa licença serve para algo, se o agente da autoridade afirmar que é pit e se for confirmado pelo veterinario municipal?
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

segunda abr 28, 2008 7:52 pm

CindelP Escreveu:
grchjeep Escreveu:Eu penso que nos TS vêm como SRD, caso contrário é uma falha muito grave. Infelizmente o APBT só o é para ser "martelado" pelas autoridades, pois assim sendo prefiro que continue rafeiro.
Imagem
Mas, repito, se o CPC não reconhece o APBT como passa este diploma? :wink:

Algo não bate certo. Aliás muita coisa não bate certo em relação ao APBT. :?
Vivendo e aprendendo
dinodane
Membro Veterano

segunda abr 28, 2008 8:28 pm

CindelP Escreveu:
dinodane Escreveu:
A questão nem passa por aí, pois é só chegar a casa e alterar, sendo registado igualmente na Junta de Freguesia como SRD

Mas e se forem abordados na rua, até que ponto é que essa licença serve para algo, se o agente da autoridade afirmar que é pit e se for confirmado pelo veterinario municipal?
Isso depende. A CindelP que me desculpe esta maneira de pensar um bocado redutora mas se calhar se eu não artilhar o cão com peitorais "heavy metal" ou coleiras de bicos e não lhe decepar as orelhas talvez o agente da autoridade ou o vet municipal (que como sabemos, são ambos grandes entendidos em raças 8) ) não consigam afirmar com tanta certeza "é um APBT"...

A sério, voltamos ao paradoxo inicial: mas existe alguma forma de determinar que um cão pertence a determinada raça se ela não é reconhecida em parte alguma por nenhuma federação cinológica?

E pergunto ao grchjeep, o que é isso da ADBA e UKC? Só os pedigrees do AKC são reconhecidos como tal, o resto não existe.

IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

segunda abr 28, 2008 8:51 pm

dinodane Escreveu:
Finalmente pergunto à Isabel como é que a APO se propõe a criar um Livro de Origens para o pitbull. Vai haver algum standard para se regerem? Qual? E na eventualidade de cachorros nascidos de dois cães dentro desse "standard" produzirem descendência completamente diferente dos pais, coisa que é muito bem possível numa cruza de cães dos quais se desconhece os ascendentes, em que categoria entram esses cachorros?
Dinodane, o que a APo pensa em fazer é isto:

O standard que é pedido no registo da A.P.O. é o mesmo que outras entidades pedem, uma das características do registo da A.P.O. é a estabilidade emocional com pessoas, cão que apresente agressividade com pessoas leva "Não apto" nesse registo.
O registo consiste em:
Registar o cão com toda a informação possível:
Chip, localidade onde reside, idade, foto do cão, nome do detentor, nº da apólice do seguro, nº do registo da junta de freguesia, teste de carácter (apto ou não), peso, tamanho e uma parte de observações onde é descrito qual o comportamento que apresenta.
O cão X pode ter um registo de apto, mas isso não implica que um filho tenha o registo de apto, qualquer cão para ser dado como apto tem que passar os testes de sociabilidade e apresentar a morfologia pretendida na raça.
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
dinodane
Membro Veterano

segunda abr 28, 2008 9:24 pm

Bem, nada disso é um "Livro de registo genealógico"... o que querem fazer é cadastrar todos os cães registráveis como pitbulls em função da sua sociabilidade. A genealogia implica o conhecimento da árvore familiar dos cães, nada tem a ver nem tão pouco será possível compilar na maioria dos casos.

Muito bem. Contudo, ainda pergunto:

Então e os que não passarem nos testes?

O que entendem por "morfologia pretendida"? Se o AKC nunca aceitou o pit como raça independente pelo facto dos exemplares serem todos heterogéneos entre si, quais são os critérios da APO para determinar que um cão é um pitbull?

E como farão vós a cobertura a nível nacional de todos os cães "de tipo pitbull"?

E o que significa "registo de APTO"? Apto a procriar? Apto a viver?

Cumprimentos.

CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

segunda abr 28, 2008 9:27 pm

Isabel Mello, desculpe mas continuo a não perceber em que é que isso vai ajudar os donos de Pitbull honestos.

E no meio de tanta sapiência legal venho de novo dizer que a raça só aparece nesses papéis e em boletins de vacina porque os donos insistem em chamar-lhes Pitbull e não simplesmente cão sem raça definida.

Como a Dinodane diz, há a questão da postura e dos picos e orelhas cortadas ;) .
E finalmente, o veterinário municipal e um policia determinam que um cão é pitbull somente porque lhes dá na real gana ? Isso era girissimo para um advogado. 8)
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

segunda abr 28, 2008 9:50 pm

É claro que não ajuda em nada.

É melhor ficar em casa sentada atrás do PC a mandar postas de pescada porque um ministro se lembrou a bem da pureza das raças e sua continuidade dizer que tudo o que não tiver LOP é para castrar e esterilizar.
Proibir a importação das 7 raças, afinal porque não? Produto nacional é bom!!!

Quantos criadores sérios, mas mesmo sérios existem em portugal?
Com que facilidade eu compro um LOP se eu quiser tranformas as minhas APBT (não sou eu que o digo, existe uma entidade em portugal que os reconhece como tal) em AST ou SBT?
Se não souberem eu digo, à bem pouco tempo pediram-me por estes papelinhos que toda a gente defende como se disso a vida dependesse, 200€.

Eu ri-me na cara da pessoa e disse para limpar o rabo a eles, pois elas são APBT e continuarão a ser até o dia em que fechem os olhos e até poder hei-de ter e sempre registá-los como tal.

É a negar a sua existencia que os defendemos? Não me parece.

Prefiro fazer algo a favor do que ser uma grande defensora atrás do PC, para isso já existe muita gente, quem sabe se não demais :wink:
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

segunda abr 28, 2008 9:54 pm

Vejamos, a Isabel Mello não tem de ser incorrecta. Se as pessoas não concordam consigo e o dizem educadamente, não vejo a razão de a sra/menina reagir como...um cão perigoso.

E permita-me somente alertar que existe vida além da internet e nem toda a gente tem necessidade de dizer o que faz oiu deixa de fazer na arcadenoé...se calhar o problema está em a Isabel conhecer demasiados advogados da palmadinha nas costas cibernética. 8)
Responder

Voltar para “Cães”