Trionyx Ferox - condições para a ter
Moderador: mcerqueira
-
Taniaisabela
- Registado: segunda nov 20, 2006 10:36 am
Tenho uma tryonix ferox bebé (tem cerca de 5cm). Quando ma deram disseram-me que podia ficar temporariamente no aquário onde tenho os peixes mas que depois teria de arranjar um só para ela, pk ela os iria comer qd crescesse. Que condições deve ter o aquário? Que cuidados devo ter para que não tenha infecções e/ou micoses? Estou em branco no assunto e tenho medo de não saber oferecer á tartaruga o qu ela merece. É tão linda e já dá dentaditas nos dedos!

boas
aquecimento(agua sempre acima dos 20 graus)teras de ter tambem uma zona terrestre,onde ela possa andar,teras também de ter uma lamda emissora de uvb....isto sao os cuidados basicos para manter uma tartaruga...mas experimenta por o nome cientifico da tartruga no google e de certeza que encontras muita informaçao detalhada...
cump
aquecimento(agua sempre acima dos 20 graus)teras de ter tambem uma zona terrestre,onde ela possa andar,teras também de ter uma lamda emissora de uvb....isto sao os cuidados basicos para manter uma tartaruga...mas experimenta por o nome cientifico da tartruga no google e de certeza que encontras muita informaçao detalhada...
cump
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
-
Primitive
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm
deves tar a falar da "Pelodiscus sinensis" que sao as que se encontra mais facilmente nao? tens tb as Apalone ferox e as Apalone spinifera mas acredito que seja a 1ª
esse tipo de tartarugas necessita de mais alguns cuidados do que as mais comuns... a agua deve estar sempre nuns 25º aconselho um fundo de areia ai com uns 8 cm para ela se enterrar pois gostam de o fazer.. tem a carapaça mole estao quase no fundo do aquario por isso a lux uv é opcional... aconselha-se tb a por 2gr de sal por cada litro de agua para evitar problemas como fungos por exemplo... se puderes poe uma foto dela para esclarecer se a especie é msm esta era melhor
cumps
esse tipo de tartarugas necessita de mais alguns cuidados do que as mais comuns... a agua deve estar sempre nuns 25º aconselho um fundo de areia ai com uns 8 cm para ela se enterrar pois gostam de o fazer.. tem a carapaça mole estao quase no fundo do aquario por isso a lux uv é opcional... aconselha-se tb a por 2gr de sal por cada litro de agua para evitar problemas como fungos por exemplo... se puderes poe uma foto dela para esclarecer se a especie é msm esta era melhor
cumps
-
shanebeschen
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
Nem sabes onde te meteste acredita .. 
As trionyx aka apalone(sim é a mesma coisa) sao das tartarugas mais dificeis de manusear , sao apenas boas para medios/grandes lagos exteriores .Definitivamente n sao tartarugas para iniciantes e a minha opiniao pessoal é q deveriam de ser proibidas pelo menos a iniciantes-se as chelydras e as macroclemys aka macrochelys deixam-se agarrar pela zona anterior(patas traseiras) estas é impossivel dada a dimensao do seu pescoço q é maior q a propria carapaça lol alem de serem extremamente agressivas .
Se lhe deres agua quente vai crescer rapido e em 2 anos está intratavel .
Sao eximias nadadoras e raramente saem de agua pelo q pode dizer-se q sao puramente aquaticas .
Agora directo aos cuidados basicos :
UV é essencial(mas n alto -5.0 chega) , atençao ao ph da agua tb , dado q tem niveis baixos de queratina(proteina q confere rigidez na carapaça) estao consideravelmente mais expostos a doenças de pele e infecçoes(se tiveres azar rapidamente entra na corrente sanguinea e chapeu) ; agua entre os 20 e os 25 apenas durante 6 meses para estabilizar e desenvolver rapido(depois temperatura ambiente) ; agua sempre limpa(pelas exigencias higienicas da especie) ; nenhum tipo de substrato pelo menos ate atingir uma dimensao razoavel - depois,e ja q é um animal q gosta de emboscada,substrato de areia de rio , pois costumam ficar escondidas debaixo da areia(outro nao pq lhe danifica o plastrao e pode criar infecçoes cutaneas) ; nivel da agua baixo que lhe permita esticar o pescoço(q é enorme) para respirar à superficie ; alimentaçao gammarus(sim gammarus n entres em paranoia) e reptomin(ou outra para bebes) e depois progressivamente essencialmente peixe e pequenos moluscos .
sal na agua so se usa para especies de aguas salobres como malaclemys e situaçoes particulares - o sal corroi e danifica a visao ,mas se for para corrigir PH tudo bem .
isto q escrevi serve para a maioria das trionyx pois sendo triungis ferox spinifera ou outra n é mt relevante .
boa sorte
As trionyx aka apalone(sim é a mesma coisa) sao das tartarugas mais dificeis de manusear , sao apenas boas para medios/grandes lagos exteriores .Definitivamente n sao tartarugas para iniciantes e a minha opiniao pessoal é q deveriam de ser proibidas pelo menos a iniciantes-se as chelydras e as macroclemys aka macrochelys deixam-se agarrar pela zona anterior(patas traseiras) estas é impossivel dada a dimensao do seu pescoço q é maior q a propria carapaça lol alem de serem extremamente agressivas .
Se lhe deres agua quente vai crescer rapido e em 2 anos está intratavel .
Sao eximias nadadoras e raramente saem de agua pelo q pode dizer-se q sao puramente aquaticas .
Agora directo aos cuidados basicos :
UV é essencial(mas n alto -5.0 chega) , atençao ao ph da agua tb , dado q tem niveis baixos de queratina(proteina q confere rigidez na carapaça) estao consideravelmente mais expostos a doenças de pele e infecçoes(se tiveres azar rapidamente entra na corrente sanguinea e chapeu) ; agua entre os 20 e os 25 apenas durante 6 meses para estabilizar e desenvolver rapido(depois temperatura ambiente) ; agua sempre limpa(pelas exigencias higienicas da especie) ; nenhum tipo de substrato pelo menos ate atingir uma dimensao razoavel - depois,e ja q é um animal q gosta de emboscada,substrato de areia de rio , pois costumam ficar escondidas debaixo da areia(outro nao pq lhe danifica o plastrao e pode criar infecçoes cutaneas) ; nivel da agua baixo que lhe permita esticar o pescoço(q é enorme) para respirar à superficie ; alimentaçao gammarus(sim gammarus n entres em paranoia) e reptomin(ou outra para bebes) e depois progressivamente essencialmente peixe e pequenos moluscos .
sal na agua so se usa para especies de aguas salobres como malaclemys e situaçoes particulares - o sal corroi e danifica a visao ,mas se for para corrigir PH tudo bem .
isto q escrevi serve para a maioria das trionyx pois sendo triungis ferox spinifera ou outra n é mt relevante .
boa sorte
Um pequeno "tratado", resumido, que diz TUDO. (Não, este user não foi à procura de informação, ele sabe mesmo muito! Eu não sabia nem metade...).
Taniaisabel, desejo-te muita sorte e tenta tratar dela o melhor que puderes, é uma tartaruga muito bonita.
-
Taniaisabela
- Registado: segunda nov 20, 2006 10:36 am
Muito obrigada a todos pela resposta! Realmente não sei onde me meti!
Nunca pensei que fosse tão complicado!
Vou tentar tirar-lhe uma foto (ela é muito introvertida!)
Está sempre a esconder-se!
Se ela ficar muito grande posso sempre colocá-la no lago que tenho no jardim.
Mas já vi que vai ser um animal que me vai dar muita luta.
Perguntaram-me onde a adquiri....ela foi oferecida, mas quem ma deu, comprou-a na jardimland, que fica na via norte, na maia.
Muito obrigada mais uma vez pela atenção
Desejem-me sorte!

Nunca pensei que fosse tão complicado!
Vou tentar tirar-lhe uma foto (ela é muito introvertida!)
Está sempre a esconder-se!
Se ela ficar muito grande posso sempre colocá-la no lago que tenho no jardim.
Mas já vi que vai ser um animal que me vai dar muita luta.
Perguntaram-me onde a adquiri....ela foi oferecida, mas quem ma deu, comprou-a na jardimland, que fica na via norte, na maia.
Muito obrigada mais uma vez pela atenção
Desejem-me sorte!
Boa sorte e obrigado, graças ao teu post aprendi mais umas coizinhas com shanne, graciasTaniaisabela Escreveu:(...)
Desejem-me sorte!![]()
vai postando umas fotos do desenvolvimento dela enquanto tiveres deditos para disparar a camara
"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
-
shanebeschen
- Membro Veterano
@native
obrigado
@jpmf
Essa é uma trionyx(apalone) sinensis albina
obrigado
@jpmf
Essa é uma trionyx(apalone) sinensis albina
-
shanebeschen
- Membro Veterano
Todas tem um pescoço enormejpmf Escreveu:a ferox é a o do pescoço compridão....
A ferox costuma ser verde azeitona com uns aneis negros desenhados e uma linha alaranjada em torno da carapaça . Ja tive disso , aí ha uns 12 13 anos ,4 ja grandotas .Eu n me recordo bem mas penso q as triungis ou a mutica sao mais calmas , ja n me lembro..
Quem possa ter no exterior sao um must , super-activas tem um comportamento de caça altamente , enfim sao mt interessantes .
-
shanebeschen
- Membro Veterano
Sinceramente acho q escrever alguma coisa soa a pretensiosismo,alem disso estou sempre a aprender um pouco com todos , aqui e ali .Prometo pensar nisso como memorias autobiograficas se algum dia chegar aos 60 anos .korbe Escreveu:off-topic
shane escreve um livro, pá!
Levei isso a serio amigo