Isto é a diferença entre ser uma raça ou não. Não existe raça no verdadeiro sentido da palavra sem o minimo de estabilidade morfológica.Ssant0s Escreveu: O A.S.T é nos dias de hoje e talvez á mais de 50 anos uma raça homogénea, devido á natureza da sua selecção, no entanto o Pit Bull Jamais o será.
Petição para o reconhecimento da raça Pitbull
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
Aleluia.... alguém que conhece a historia e a filosofia de reprodução da raça, não podemos esquecer a versatilidade da raça o APBT também era utilizado como farm dog tendo como destino a mais árduas tarefas, como por exemplo na moagem de milho.Ssant0s Escreveu:È importante percebermos melhor o que foi e é o American Pit Bull Terrier e como ele se enquadra na história.
È preciso lembrar que durante os últimos dois séculos, e sobretudo no século 19 quem detinha estes cães na sua esmagadora maioria eram pessoas que tinham a gana e o egocentrismo de que o seu cão era provavelmente superior a qualquer outro, superior no sentido de que o mesmo poderia derrotar qualquer adversário em combate.
Não só os cães que eram designados como Pit Bull (e outros nomes) descendentes dos Cães que os irlandeses levaram para os estados unidos, como também cães naturais dos estados unidos sem misturas com cães europeus já de si designados como bravos guerreiros etc..
Isto para dizer que sobretudo no século 19 as lutas eram feitas com qualquer cão e em grande parte nem respeitavam pesos, era a lance, um fazendeiro qualquer tinha um cão duro e difícil ia á feira da zona com o seu cão e logo lá improvisava uma luta para ganhar uns trocos e vir para casa todo contente com a sua maquina de matar ou não.
Estes cães que venciam as lutas eram os que reproduziam, fossem lá de que raça fossem, com o decorrer do século 19 começaram realmente a ter preferências por um determinado fenotipo de cão. Fins deste século já parece haver uma certa tipicidade nos cães utilizados para as lutas embora que cada criador tinha uma prol de cães que pelos seus traços de alguma forma se distinguia dos restantes. Estes criadores e Dogmens que evoluíam cães para lutas enquadravam-se perfeitamente na Filosofia das identidades que reconheciam os seus cães como grandes lutadores ou não e que organizavam os combates de uma forma profissional.
Para estes indivíduos que seleccionaram e desenvolveram estes cães, geração após geração, registar os seus cães no A.K.C ou em organismos que a ideologia era a somente conformação não faziam sentido nenhum. Animais que eram evoluídos neste sentido teriam que provar com a vida que eram excepcionais, os que perdiam se não morressem no combate e na recuperação o seu destino era provavelmente o buraco ou eliminados da criação. Dai que nunca foi desejável pelos Dogmens, Criadores e puristas da raça que o American Pit Bull fosse registado em entidades que fomentassem a criação no sentido único da conformação.
Para estes puristas, um Pit bull antes morto do que ser “CUR” termo utilizado para designar um cão sem aptidão para Lutar. Portanto podemos concluir que registar esta Raça no A.K.C nunca foi prioridade das personagens mais importantes no desenvolvimento da mesma.
Execto o Colby, este criador alem de ser um dos Dogmens mais famosos dos seu tempo, era um excelente vendedor. Para quê sacrificar os cães que nasciam e que não eram aproveitados para o Quadrado, que eram a larga maioria. Então vamos dar um destino a estes cães, se á a possibilidade de abertura por parte da AKC ao registo de indivíduos homogéneos dentro do Pit bull é isso que vamos fazer. Surgiu o A.S.T.
Nos anos 30 a maioria dos criadores de Pit Bull não eram de acordo com esta medida, mas o que é certo é que o Pit bull tinham também conquistado o seu lugar como “Pet” animal de companhia e não só.
Convêm Salientar que o Fenotipo “Black Nose” era o preferido dos Criadores da Época, tanto que os Cães “ Red Nose “ estavam em extinção, sendo recuperados mais tarde.
O A.S.T é nos dias de hoje e talvez á mais de 50 anos uma raça homogénea, devido á natureza da sua selecção, no entanto o Pit Bull Jamais o será. Se nos basearmos nos registos mais importantes mantidos pelos puristas (A.D.B.A) e analisarmos todos os cães ate ao ano de 1860, porque á essa informação está online e não só. Iremos constatar que não á fixação de traços no contexto geral , havendo grandes disparidades. A característica mais seleccionada foi o Desempenho.
Vemos cães com graves defeitos físicos em questões de conformação, mas que por sua vês tinham muitas outras competências que os tornaram nos melhores lutadores, os quais eram utilizados em reprodução.
A diferença entre o A.S.T e um Pit Bull das linhas tradicionais é mais que notória, desde do físico ao carácter. Sobretudo pela evolução da raça Pit Bull nos anos 70, devido ao excesso de consanguinidade nas principais linhas.
Convêm frisar que os criadores do século 20 na sua larga maioria só registavam os cães, caso os mesmos fossem bons cães de combate. Os cães eram Registados em adultos no fim de provarem o que valiam. Os Criadores não tinham qualquer interesse em registar cães “Curs”com o seu afixo ou que os mesmo cães ficassem lembrados na historia.
Hoje ao fazermos um cruzamento com estes cães, em que não exista qualquer consanguinidade, teremos uma ninhada sem homogeneidade. Sendo que ainda nascem cães com traços bastante ancestrais.
Nos dias de Hoje qualquer trabalho que seja feito no sentido de registar cães que não tem prova nenhuma da sua ascendência com o nome de Pit Bull será a degradar mais a Raça, Deixem a Raça estar como está, porque a mesma lutou toda a vida para sobreviver, não serám as leis que a vai aniquilar, os verdadeiros exemplares continuaram sempre nas mãos de quem lhe dá valor.
Se por ventura tem um excelente Cão, com boas capacidades físicas e psíquicas e que o mesmo possa de alguma forma ter no seu sangue qualquer coisa de Pit Bull, então registem-no e registem a sua descendência mas com outro nome que não Pit Bull, ajudem a Raça e respeitem a sua historia,. não ajudem a estragar mais do que já está.
Última edição por grchjeep em sexta mai 02, 2008 5:32 am, editado 1 vez no total.
Desculpe...... Penso que não entendeu o enquadramento da Historia do APBT, a conformação, morfologia etc.... acabam por ser questões segundarias, os cães são avaliados pelo seu "game", boca, pulmão, inteligência etc.....casadotrevo Escreveu:Isto é a diferença entre ser uma raça ou não. Não existe raça no verdadeiro sentido da palavra sem o minimo de estabilidade morfológica.Ssant0s Escreveu: O A.S.T é nos dias de hoje e talvez á mais de 50 anos uma raça homogénea, devido á natureza da sua selecção, no entanto o Pit Bull Jamais o será.
Penso que as pessoas não entenderam, que o APBT, não serve para andar a fazer up n downs na passadeira de um ring de beleza. Mas mesmo assim repito, existem exposições de APBT no mundo inteiro, agora não se podem esquecer que também existem juízes e que esses juízes têm que ter critérios de avaliação . Penso que as pessoas andam mais preocupadas com o Petbull do que com o verdadeiro Pitbull, e a triste realidade é que o verdadeiro Pitbull em Portugal já esta em extinção á muito tempo, e com esta nova lei o que eles querem extinguir é o Petbull, porque os exemplares de linhagem no nosso País, já são muito poucos, mas estão bem resguardados, não são esses que aparecem nas noticias, o que aparece nas noticias são cães do barracão vendidos a quantias irrisórias, que muito pouco têm dos cães originais, fruto de cruzas mal feitas, sem o mínimo de cuidado, em que o cão têm de ser bonitinho, têm pendurar nas coisas e de preferência, que seja enorme musculado etc..... o mais engraçado é que um APBT verdadeiro anda na rua e nimguem o conhece, enquanto os Petbulls estilizados são aqueles a que a população nacional aponta o dedo como maus, perigosos, mordedores de crianças etc...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Eu percebi perfeitamente, e não é de agora. O que eu digo é que, na minha opinião, sem o minimo de homogeneidade a nivel morfológico não é uma raça no verdadeiro sentido da palavra, por mais funcionais que sejam.grchjeep Escreveu:Desculpe...... Penso que não entendeu o enquadramento da Historia do APBT, a conformação, morfologia etc.... acabam por ser questões segundarias, os cães são avaliados pelo seu "game", boca, pulmão, inteligência etc.....casadotrevo Escreveu:Isto é a diferença entre ser uma raça ou não. Não existe raça no verdadeiro sentido da palavra sem o minimo de estabilidade morfológica.Ssant0s Escreveu: O A.S.T é nos dias de hoje e talvez á mais de 50 anos uma raça homogénea, devido á natureza da sua selecção, no entanto o Pit Bull Jamais o será.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
Para mim o meu conceito de APBT e o acima referido, eu como já referi nao me interessa nada expos de beleza eu gosto de cães funcionais, e nem tenho nenhum interesse na vertente comercial da coisa, gosto de APBT seja raça ou não seja, para mim andar a fazer up n downs para valorizar cruzas de cães de sofá não me cabe na paciência, para depois os papalvos irem comprar a 600 euros ou mais, sinceramente é coisa que não me interessa, por essas e por outras é que depois acabam por dar cabo das raças. Por exemplo o labrador é um dos cães da moda, sim porque toda gente sabe que ter um labrador é ser bem, é o cão amiguinho das crianças etc.... mas 90% das pessoas que têm labradores desconhecem a vertente de trabalho dos cães, e a historia da raça, apenas têm um labrador, para o engordar e ser cão de sofá. Prefiro o estatuto alternativo do APBT, e sinto repudio por todos aqueles que não têm respeito pelos cães originais, tal como sei de quem foi a culpa dos cães terem ido parar aos bairros, e sei quem la os meteu, e ai é que começaram os problemas.casadotrevo Escreveu:Eu percebi perfeitamente, e não é de agora. O que eu digo é que, na minha opinião, sem o minimo de homogeneidade a nivel morfológico não é uma raça no verdadeiro sentido da palavra, por mais funcionais que sejam.grchjeep Escreveu:Desculpe...... Penso que não entendeu o enquadramento da Historia do APBT, a conformação, morfologia etc.... acabam por ser questões segundarias, os cães são avaliados pelo seu "game", boca, pulmão, inteligência etc.....casadotrevo Escreveu:Isto é a diferença entre ser uma raça ou não. Não existe raça no verdadeiro sentido da palavra sem o minimo de estabilidade morfológica.Ssant0s Escreveu: O A.S.T é nos dias de hoje e talvez á mais de 50 anos uma raça homogénea, devido á natureza da sua selecção, no entanto o Pit Bull Jamais o será.
E o mais engraçado é que os putos do "cap" que andam parece que têm alguma deficiência motora nas pernas, e que que da a sensação que precisavam de terapia da fala, andam com os cães porque é fixe ter um cão que têm um ar de mau do caraças, ainda não se aperceberam que os cães muita das vezes não fazem mal a nimguem, nem eles se aperceberam nem a população nacional. Porque se as pessoas soubessem o que são realmente estes cães, as noticias que muita das vezes são compradas pela TV e jornais, acabavam por cair no ridículo.
Enquanto anda tudo preocupado em implicar com quem fuma cigarros, têm carros com "ronco" e quem tem cães musculados, o governo devia-se era preocupar com o povo que cada vez ta mais na miséria. Por isso digo deixem mas é os cães em paz, e tratem de resolver é os problemas do nosso Portugal.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 04, 2004 9:08 am
Os testes que a APO pretende executar são com este objectivo mesmo.grchjeep Escreveu: os cães são avaliados pelo seu "game", boca, pulmão, inteligência etc.....
Porque é isso que define um Pit Bull.
Eu acho engraçado as pessoas pensem que os membros que integram a APO não tem conhecimento à cerca do verdadeiro Pit Bull e da sua história e evolução.
Infelizmente, por já termos passado por mal entendidos em outros foruns, por explicarmos o verdadeiro Pit Bull e a essência e forma de selecção que o trouxe até nós, é que o falamos noutros foruns para além do nosso.
Voltando aos testes que a APO pertende fazer, vão testar o que o grchjeep, a unica coisa que não podem testar, que era avaliado no sistema dos Dogmen e que para nós também já não faz sentido é a resistência à dor.
Porque de tudo o resto é testado. Para já um cão que não tiver "game" não consegue de todo sequer fazer o teste, pois é o "game" ou "drive" como lhe quiserem chamar que o vai fazer ter predisposição para passar o teste fisico.
<a class="postlink" target="_blank" href="http://imageshack.us/"></a><a href="http://www.pitbulloeste.org">www.pitbulloeste.org</a>
Até a parte dos testes ta tudo muito certo, que arranjem maneira dos donos responsáveis terem os seus cães em paz também acho muito certo, agora mesmo com testes, não sou apologista de cruzar cães sem pedigree, os cães até podem ser muito bons a passar os testes mas continuo a dizer que não deixam de ser cruzas de barracão, e é isso que vai continuar a dar cabo da raça, eu dou o exemplo, qualquer prova de trabalho só tem por objectivo a selecção para reprodução, se formos ver bem, por exemplo os cães sem pedigree não podem fazer provas de Mundioring. Acho muito valido o que a APO quer fazer pelo APBT, apenas divergimos na questão da reprodução, mas mesmo assim sendo não sou de todo apologista da castração/esterilização, excepto por motivos de saúde, sou sim apologista de haverem donos responsáveis que tenham 2 dedos de testa e que não andem a meter cães á cadela sem saberem de onde é que eles vêm, e sem saberem o que estão a fazer, porque assim sendo ainda estão a criar mais rafeiros do que aqueles que já há. Em relação aos mal entendidos nos outros fóruns desconheço o que disse, em relação a por em causa os conhecimentos da APO em relação á raça, nunca o fiz, não estou aqui para avaliar os conhecimentos de nimguêm e muito menos os de uma Associação.snoppy Escreveu:Os testes que a APO pretende executar são com este objectivo mesmo.grchjeep Escreveu: os cães são avaliados pelo seu "game", boca, pulmão, inteligência etc.....
Porque é isso que define um Pit Bull.
Eu acho engraçado as pessoas pensem que os membros que integram a APO não tem conhecimento à cerca do verdadeiro Pit Bull e da sua história e evolução.
Infelizmente, por já termos passado por mal entendidos em outros foruns, por explicarmos o verdadeiro Pit Bull e a essência e forma de selecção que o trouxe até nós, é que o falamos noutros foruns para além do nosso.
Voltando aos testes que a APO pertende fazer, vão testar o que o grchjeep, a unica coisa que não podem testar, que era avaliado no sistema dos Dogmen e que para nós também já não faz sentido é a resistência à dor.
Porque de tudo o resto é testado. Para já um cão que não tiver "game" não consegue de todo sequer fazer o teste, pois é o "game" ou "drive" como lhe quiserem chamar que o vai fazer ter predisposição para passar o teste fisico.
Compreendo que até é um trabalho ingrato, o da APO, ainda pra mais com toda a confusão que vai em torno do APBT.
É o que eu digo, de sites informativos crediveis e não parciaisdinodane Escreveu: CindelP, estas citações não são da Wiki, são de sites PRO-PIT, o www.pitbulllovers.com e www.realpitbull.com e este aspecto da história da criação dos clubes pode ler-se em mais locais...
![]()
http://www.realpitbull.com/history.html
http://www.nyx.net/~mbur/apbtfaqover.html
http://dogs.about.com/cs/breedprofiles/ ... istory.htm
entre muitos outros.

Sem duvida. Mas tb convem relembrar que nada impede o ministro da agricultura de reconhecer outros livros de origem, passando esses a serem tb oficiais.casadotrevo Escreveu:Não façam confusões, os outros, oficalmente reconhecidos são os reconhecidos pelo CPC, entidade oficial dirigente da canicultura em Portugal. São os LO ou RI's dos clubes membros da FCIsnoppy Escreveu: Aos que já possuem registos internacionais, se já leram o despacho n.º 10819/2008, podem sempre tentar incluirem-se na excepção:
3 — Excepcionam-se do disposto nos n.os 1 e 2 os cães cuja inscrição
conste em livro de origem oficialmente reconhecido (LOP e outros).
Penso que esta movimentação da APO tem este sentido ...
N
para dizerem que nao me esqueci, aqui ficam diferenças entre o AmStaff e o APBT que são suficientes para nunca se poder registar uma APBT como AmStaff (coisa que nem sequer faz sentido... a meu ver novamente!!):
- cabeça: enquanto a dos amstaff's são morfologicamente estandardizadas, isto é muito semelhantes, a dos apbt têm uma variação muito grande desde cabeças tipo bull a cabeças de alfinete estilo terrier's (podem ter dentadura com ou sem prognatismo). A sua cabeça nos apbt's deve ser equilibrada com o corpo (mas os melhores cães nunca são equilibrados, por exemplo têm o stop menos pronunciado que um amstaff);
- Variação de pesos: a dos amstaff's têm de seguir o estalão (segundo o estalão que li entre os 17 e os 20 Kg), os apbt's existem desde os 12/13 Kg até aos 40/45 Kg sendo o mais desejado os pesos entre os 18 e os 24 Kg;
- a sua aparência tb não tem nada a ver: um amstaff quere-se gordinho (bulky type) enquanto o apbt deseja-se um porte atlético com músculos definidos mas não em exagero;
- a cor dos olhos é uma das diferenças maiores assim como a cor da trufa;
- os olhos nos amstaff's são redondos bastante afastados e de cor escura, nos apbt's podem ser redondos mas geralmente são rasgados e podem ter cores escuras ou claras (apenas nunca azul!);
- as cores de manto também são muitas das vezes as maiores diferenças, no amstaff são admitidas todas as cores (unicoor, multicor) mas mantos com mais de 80% de branco, pelagem negra com cor de fogo (preto fogueado) e cor de fígado não devem ser incentivadas;
o apbt pode ter todas as cores, tigrado, malhado...
- no geral o apbt distingue-se pela sua aparência atlética, criado para velocidade, força, agilidade e stamina, e deve ser o mais equilibrado possível. Enquanto o amstaff têm uma aparência compacta, de pescoço curto, harmonioso e sem barbela.
- a cor dos narizes: para o AmStaff é preto apenas, para os apbt ha red, blue, black..
Essencialmente, foram seleccionados de maneiras diferentes. Partilham grande parte do mesmo poço genético mas em termos de morfologia e carácter foram criados de maneiras bem diferentes...
- cabeça: enquanto a dos amstaff's são morfologicamente estandardizadas, isto é muito semelhantes, a dos apbt têm uma variação muito grande desde cabeças tipo bull a cabeças de alfinete estilo terrier's (podem ter dentadura com ou sem prognatismo). A sua cabeça nos apbt's deve ser equilibrada com o corpo (mas os melhores cães nunca são equilibrados, por exemplo têm o stop menos pronunciado que um amstaff);
- Variação de pesos: a dos amstaff's têm de seguir o estalão (segundo o estalão que li entre os 17 e os 20 Kg), os apbt's existem desde os 12/13 Kg até aos 40/45 Kg sendo o mais desejado os pesos entre os 18 e os 24 Kg;
- a sua aparência tb não tem nada a ver: um amstaff quere-se gordinho (bulky type) enquanto o apbt deseja-se um porte atlético com músculos definidos mas não em exagero;
- a cor dos olhos é uma das diferenças maiores assim como a cor da trufa;
- os olhos nos amstaff's são redondos bastante afastados e de cor escura, nos apbt's podem ser redondos mas geralmente são rasgados e podem ter cores escuras ou claras (apenas nunca azul!);
- as cores de manto também são muitas das vezes as maiores diferenças, no amstaff são admitidas todas as cores (unicoor, multicor) mas mantos com mais de 80% de branco, pelagem negra com cor de fogo (preto fogueado) e cor de fígado não devem ser incentivadas;
o apbt pode ter todas as cores, tigrado, malhado...
- no geral o apbt distingue-se pela sua aparência atlética, criado para velocidade, força, agilidade e stamina, e deve ser o mais equilibrado possível. Enquanto o amstaff têm uma aparência compacta, de pescoço curto, harmonioso e sem barbela.
- a cor dos narizes: para o AmStaff é preto apenas, para os apbt ha red, blue, black..
Essencialmente, foram seleccionados de maneiras diferentes. Partilham grande parte do mesmo poço genético mas em termos de morfologia e carácter foram criados de maneiras bem diferentes...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
La vem a historia do game e da força de mordedura.
Não tarda dizem que o que distingue os pitts dos amstaffs é que eles tem tanto game que pa acasalar tem de ser com açaime
Não tarda dizem que o que distingue os pitts dos amstaffs é que eles tem tanto game que pa acasalar tem de ser com açaime

Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Sim, claro que sim. Eu só quiz deixar claro que os da ADBA (os tais registos internacionais a que a snoopy se refere), não podem ser incluidos por si só na lista dos "oficialmente reconhecidos".CindelP Escreveu:Sem duvida. Mas tb convem relembrar que nada impede o ministro da agricultura de reconhecer outros livros de origem, passando esses a serem tb oficiais.casadotrevo Escreveu:Não façam confusões, os outros, oficalmente reconhecidos são os reconhecidos pelo CPC, entidade oficial dirigente da canicultura em Portugal. São os LO ou RI's dos clubes membros da FCIsnoppy Escreveu: Aos que já possuem registos internacionais, se já leram o despacho n.º 10819/2008, podem sempre tentar incluirem-se na excepção:
3 — Excepcionam-se do disposto nos n.os 1 e 2 os cães cuja inscrição
conste em livro de origem oficialmente reconhecido (LOP e outros).
Penso que esta movimentação da APO tem este sentido ...
N
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
a mim de certeza que nunca me ouviu dizer essas coisas, por isso nao percebi muito bem.AcTiOnGiRl Escreveu:La vem a historia do game e da força de mordedura.
no entanto, se o game, tal como as lutas, fazem parte da história porque fazer de conta que nao existe?
AO contrario do que pensa tbm existem Staff´s de luta expecialmente na Irlanda, mas de facto a grande diferença não é so no game mas sim na estrutura no peso etc.....quickasss Escreveu:a mim de certeza que nunca me ouviu dizer essas coisas, por isso nao percebi muito bem.AcTiOnGiRl Escreveu:La vem a historia do game e da força de mordedura.
no entanto, se o game, tal como as lutas, fazem parte da história porque fazer de conta que nao existe?
Boa tarde,
Sendo o American Pit Bull uma 'raça' seleccionada essencialmente (para não dizer excluivamente) pelo seu caracter e capacidade de Luta. Que sentido faz nos dias de hoje? Por outras palavras, quais são as funcionalidades alternativas e qualidades que justifiquem a existência desta raça enquanto 'pet' e cão de familia na sociedade urbana em que vivemos?
Atenção que isto é apenas uma questão, que eu gostaria de ver respondida por que souber fazê-lo.
Sendo o American Pit Bull uma 'raça' seleccionada essencialmente (para não dizer excluivamente) pelo seu caracter e capacidade de Luta. Que sentido faz nos dias de hoje? Por outras palavras, quais são as funcionalidades alternativas e qualidades que justifiquem a existência desta raça enquanto 'pet' e cão de familia na sociedade urbana em que vivemos?
Atenção que isto é apenas uma questão, que eu gostaria de ver respondida por que souber fazê-lo.