Petição para o reconhecimento da raça Pitbull

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
quickasss
Membro Veterano
Registado: sexta dez 10, 2004 11:47 am

sexta mai 02, 2008 7:48 pm

olá paulo, tenho de ser sincera nao me caiu mto bem a sua pergunta. é a mesma coisa que perguntar para que serve um caniche ou assim.. ou para que servem os cães seleccionados para a caça quando agora ja temos a comida nos sper mercados. mas pronto..vou tentar responder a meu ver..
Sendo o American Pit Bull uma 'raça' seleccionada essencialmente (para não dizer excluivamente) pelo seu caracter e capacidade de Luta. Que sentido faz nos dias de hoje? Por outras palavras, quais são as funcionalidades alternativas e qualidades que justifiquem a existência desta raça enquanto 'pet' e cão de familia na sociedade urbana em que vivemos?
o pit bull pode até ter sido criado para as lutas, mas a isso veio muita coisa associada, como a força, a resistência, a coragem, a lealdade, a determinação!! ver isto tudo num ser vivo, para mim, é emocionante e incrivel!!

Para lhe dar um exemplo, estes cães podem perfeitamente funcionar como caes de busca e salvamento! a minha cadela fez um curso, e acredite que a coragem, força, determinação, etc... lhes dão muito jeito! nao é qualquer cão (que nao seja destemido) que passeia em qualquer tipo de terreno, quando o chao lhes abana por baixo. No 11 de setembro a maioria de caes que lá andaram foram apbt e rotts. por algum motivo foi..

além de serem cães de lutas, sao caes que tambem são super dedicados. o que faz com que sejam optimos cães de terapia, tanto com crianças como adultos!

gosta de ter um rott de sofá? de certeza que nao, e que gosta de aproveitar todas as potencialidades que um cão desses com um bom caracter tem!! o memso se passa com o pit..
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta mai 02, 2008 7:58 pm

Não fiquei esclarecido!
O que é que torna um A. Pit Bull único, face a um AST, por exemplo, que o torne objecto de desejo e preferência para uma familia da nossa sociedade urbana actual?
Enfim, ajudem-me a ter argumento, para tabém eu saber responder se mo perguntarem. O que estamos nós a tentar 'salvar' exactamente? È mesmo uma raça, é um nome? O que é afinal?

Quanto às raças de cães de caça e ao caniche, pessoalmente não tenho dúvidas quanto à sua funcionalidade e utilidade. Quanto às primeiras, que ainda não tenham sido convertidas em meros 'pets', servem exactamente para caçar. Os caniches sao actualmente cães de companhia, e é essa a sua função.
quickasss
Membro Veterano

sexta mai 02, 2008 8:01 pm

pode-me dizer quais as funções de AmStaff ? talvez assim consiga justificar-me melhor.

e já agora, cães com as mesma funcionalidades, existem muitos.
PauloC1
Membro Veterano

sexta mai 02, 2008 8:03 pm

quickasss Escreveu:pode-me dizer quais as funções de AmStaff ? talvez assim consiga justificar-me melhor.

e já agora, cães com as mesma funcionalidades, existem muitos.
Numa cidade, no meio do meio urbano? Ou em termos globais?
quickasss
Membro Veterano

sexta mai 02, 2008 8:04 pm

segundo a sua pergunta inicial " na sociedade urbana em que vivemos".
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta mai 02, 2008 8:07 pm

quickasss Escreveu:
AcTiOnGiRl Escreveu:La vem a historia do game e da força de mordedura.

Não tarda dizem que o que distingue os pitts dos amstaffs é que eles tem tanto game que pa acasalar tem de ser com açaime :roll:
a mim de certeza que nunca me ouviu dizer essas coisas, por isso nao percebi muito bem.

no entanto, se o game, tal como as lutas, fazem parte da história porque fazer de conta que nao existe?
Voce sabe perfeitamente onde e quem disse.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
quickasss
Membro Veterano

sexta mai 02, 2008 8:08 pm

eu ? nao estou a ver ninguem em concreto , mas sei que ha gente que diz isso sim. mas agora quem disse mesmo.... tanto que ja vi caes a morderem-se sim durante o acasalamento, mas como nao +e nada comigo....
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

sexta mai 02, 2008 8:12 pm

quickasss Escreveu:eu ? nao estou a ver ninguem em concreto , mas sei que ha gente que diz isso sim. mas agora quem disse mesmo.... tanto que ja vi caes a morderem-se sim durante o acasalamento, mas como nao +e nada comigo....
Eu não disse que era consigo.
Num topico deste genero noutro forum, foristas que andam por aqui que pertencem à APO começam por falar no game do pitt e acabaram no acasalamento com açaime.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
PauloC1
Membro Veterano

sexta mai 02, 2008 8:12 pm

Pelo que vimos aqui bem relatado, a historia do AST e do APBT foi a mesma até determinado ponto. Ponto esse em que as raças divergiram, porque pessoas houve que acharam que o caracter (com um fim específico) deveria ser preservado em deterimento da morfologia e da homogeneidade (fisica). Ou seja, o que ditou a existência de duas e não apenas uma raça foi exactamente a 'busca' desse caracter especifico. Fora isso os cães poderiam ter continuado a ser apenas UM.
A minha pergunta, feita de outra forma e sem querer emitir qualquer juizo de valor ou opinião , é: O que é que na sua evolução veio fazer distinção entre as duas raças que, abolindo-se a vertente das lutas, continue a justificar a existência de raças independentes. ?
Recordo apenas, para finalizar, que continuam a existir animais nos EUA registados nas duas raças.
quickasss
Membro Veterano

sexta mai 02, 2008 8:13 pm

actiongirl, que sao da APO? que sao da direcçao? que sao socios? que apenas participam no forum da APO? é que ha diferenças...
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

sexta mai 02, 2008 8:19 pm

quickasss Escreveu:actiongirl, que sao da APO? que sao da direcçao? que sao socios? que apenas participam no forum da APO? é que ha diferenças...

Não te vou responder.
Sabes perfeitamente quem são.

É so puxar pela memoria
quickasss
Membro Veterano

sexta mai 02, 2008 8:24 pm

o AST é uma raça polida, foi seleccionada para seguir um estalao! é seleccionada pela morfologia!!

o apbt alem de lutas, foi seleccionada pelo seu temperamento de trabalho e pela sua capacidade atletica para o trabalho!

acha que se justifica começar a registar apbt como amstaff?? perder anos de selecçao genetica? acha que faz sentido registar ambos como a mesma raça e começar a cruzar? o que acha que iria acontecer a morfologia e ao temperamento? acha que se iria manter o mesmo (tanto para um como para o outro) ??' nao me parece mesmo nada normal...
quickasss
Membro Veterano

sexta mai 02, 2008 8:25 pm

AcTiOnGiRl Escreveu:
quickasss Escreveu:actiongirl, que sao da APO? que sao da direcçao? que sao socios? que apenas participam no forum da APO? é que ha diferenças...

Não te vou responder.
Sabes perfeitamente quem são.

É so puxar pela memoria
peço desculpa mas garanto-lhe que nao estou mesmo a ver..nao ando propriamente a decorar conversas. se quiser pode elucidar-me por mp .
PauloC1
Membro Veterano

sexta mai 02, 2008 8:29 pm

quickasss Escreveu:o AST é uma raça polida, foi seleccionada para seguir um estalao! é seleccionada pela morfologia!!...
Não só;)
apbt alem de lutas, foi seleccionada pelo seu temperamento de trabalho e pela sua capacidade atletica para o trabalho!.
Qual trabalho?

Bem....vou esperar por mais respostas que me ajudem, sinceramente, a perceber e a ter argumentos para poder defender a raça.
quickasss
Membro Veterano

sexta mai 02, 2008 8:40 pm

provas de trabalho, gamedog, weight pulling, provas atleticas...nem todos os criadores os seleccionavam pelas lutas. outros preferiam a força, resistencia , etc..a guarda, outro para caça grossa... alguns estiveram no exercito, outras as forças policiais... nos estados unidos preferencialmente preferem o apbt para trabalhar...

mas pronto, nao o baralho mais e esperamos que mais alguem lhe responda.

mas diga só entao quais as funçoes do AST e quais "testes" mais fazem para reproduzir o AST se não a morfologia?
Responder

Voltar para “Cães”