maus pais piriquitos ou má dona?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
silviaerafa
Membro
Registado: quarta abr 16, 2008 10:10 pm
Localização: bogui, tete e crias, noddy e tobias, mia e nél, peixinhos e brevemente fafi

sábado mai 03, 2008 11:54 am

tenho um casal de piriquitos ja á uns anos e achei que estava na altura de por ninho. em marco coloquei o ninho e pouco depois ja tinha um ovo, apareceram outros tres ovos ao fim de uma semana, semana e meia.
ate o primeiro bebe nascer tudo bem, gordinho e vivaço, os outros nasceram passado alguns dias. na primeira semana de vida dos mais novos tavam todos optimos depois de repente deixei de os ouvir e fui ao ninho, os mais novos estavam mortos e com a cabecinha em sangue, ontem para tristeza minha morreu o outro bebe, mas este intacto e com o papo cheio. que se passa com os meus piriquitos? sao maus pais? matam os filhos? ou serei eu que estou a fazer algo errado?
a gaiola esta num local sossegado , com muita luz e sol indirecto de manha. o que faco para que isto nao torne a acontecer? devo tirar o ninho? eu gostava mesmo de ter crias deles
tenho imagens do bebe dois dias antes de morrer mas nao sei por aqui, se quiserem ver estao com os pais nel e mia aqui na arca
lambidelas do bogui
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

sábado mai 03, 2008 12:29 pm

Mudava a gaiola de sitio? Dava papa especial aos bebés? Dava gema de ovo, etc, etc...?

Abraços!
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
silviaerafa
Membro
Localização: bogui, tete e crias, noddy e tobias, mia e nél, peixinhos e brevemente fafi

sábado mai 03, 2008 12:36 pm

eu comprei " pericria" , na loja disseram que era muito bom para os papas e crias:(
lambidelas do bogui
gangstar
Membro Veterano

sábado mai 03, 2008 1:09 pm

Mudou a gailo de sitio?
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
silviaerafa
Membro

sábado mai 03, 2008 1:27 pm

quando decidi por ninho mudei a gaiola para um sitio calmo e nao saiu mais dai, ate para limpar eu so tiro o fundo da gaiola
lambidelas do bogui
gangstar
Membro Veterano

sábado mai 03, 2008 1:35 pm

então com muita pena minha não faço a minima ideia :?
<p></p>
silviaerafa
Membro

sábado mai 03, 2008 1:49 pm

obrigado na mesma, provavelmente tiro o ninho e pronto acabam-se os desgostos:(
lambidelas do bogui
gangstar
Membro Veterano

sábado mai 03, 2008 4:29 pm

Se tiver disponibilidade, pode deixar ficar o ninho, quando voltarem a crias, assim que ela met algum pode tirar as outras de lá e criar voce mesma elas!
Abraços e va dando noticias!
<p></p>
Papagaio1
Registado: quinta mai 01, 2008 3:57 pm

sábado mai 03, 2008 6:33 pm

Esprimenta desinfectar a gaiola com spraiy para matar o piolho pois pode ser piolho na gaiola.
O piolho das aves é tão pequeno que quase não se vê a olho nu.
esousa
Membro Júnior
Registado: sexta mar 21, 2008 11:04 pm

domingo mai 04, 2008 12:44 pm

Muitas vezes é o pai que mata as crias para poder começar a acasalar de novo.
Possivelmente ele não as quer matar só quere que abandonem o ninho.
Neste caso o que é normal fazer é retirar o macho de junto das crias, a fêmea continua a tratar dos filhos até que eles se alimentem sozinhos. :)

Quanto a mudar a gaiola de sitio, não é por isso que aconteceu a fatalidade.
Quanto a alimentação tudo OK, junto só um osso de choco.

Abraço tudo de Bom
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

terça mai 06, 2008 4:19 pm

acrescento só que por vezes os progenitores "sacrificam" uma ou mais crias quando ficam sem alimento reduzindo o numero de bicos a alimentar, a mim já me aconteceu e não é nada agradável mas penso que se enquadra (ainda não sabendo se ficaram, por algum descuido sem comida em algum momento) pois os pais deixaram uma cria viva. em relação à morte da ultima não sei muito bem o que poderá ter acontecido. morrer à fome está excluído pois tinha o papo cheio... O meu único palpite, tirando a hipótese dos parasitas é a fêmea se ter assustado com alguma coisa durante a noite e ter abandonado o ninho, o que fez com que a cria morresse de frio. não tem mais animais de estimação em casa?

cumps.
HugoFlavio
silviaerafa
Membro

terça mai 06, 2008 11:19 pm

tenho varios animais mas apenas cao acede a essa parte da casa e nao costuma perturbar os piris, terá sido isso? em relacçao á comida eu estou sempre em casa e os animais sao verificados varias vezes ao dia para evitar faltas de agua ou comida :(
lambidelas do bogui
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

quarta mai 07, 2008 9:06 am

e o cão tem acesso a essa parte da casa durante a noite? é que ele pode ter feito barulho durante a noite o que, dependendo das fêmeas, as vezes é suficiente
silviaerafa
Membro

quarta mai 07, 2008 1:02 pm

tem, ele anda por todo lado.
lambidelas do bogui
esousa
Membro Júnior
Registado: sexta mar 21, 2008 11:04 pm

quarta mai 07, 2008 5:34 pm

Se ler a minha resposta em cima.
Tem lá o que deve ter acontecido.
Quer acredite quer não.
De certeza que não foi o cão, nem ter limpo a gaiola nem nada que se pareça.
Da próxima postura assim que as aves nasçam retire o macho.

Abraço tudo de Bom
Responder

Voltar para “Aves”