pandinus imperator

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
scorpion_knight
Membro
Registado: sábado dez 30, 2006 6:23 am

domingo abr 20, 2008 11:01 pm

boas
estou a pensar em fazer criação de pandinus imperator
mas tenho uma duvida? quando devo separar a mãe das crias?
segundo o que li era após das crias saírem do dorso da mãe?
0.1.0. pandinus imperator
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

segunda abr 21, 2008 12:20 am

TMSurfer Escreveu:Grande diferença entre estes dois, é que o Cavimanus tem mais tendência a ser agressiva e apresenta coloração avermelhada nas patas e nas tenases e não necessita de cites, ao contrário de Imperator, que necessita de cites, e a coloração é quase toda preta.

Família: Scorpionidae
Género: Pandinus
Espécie: Cavimanus/Imperator
Nome Comum: Escorpião De Pinças Vermelhas/Escorpião Imperador
Comunidade: Sim
Origem: Guinea, Liberia, Sierra Leone, Ivory Coast, Ghana, Benin, Togo, Nigeria
Habitat: Cava grandes covas em florestais tropicais.
Terrário: 40*25*30
Dieta: Grilos, Baratas, Tenebrios, Zophobas, Larvas da Cera (entre outros)
Substrato: 40% Vermiculite/60% Terra de Fibra de Coco ou Humus
Humidade (em %): 75-90 %
Temperatura: 23- 29 ºC, existem duas formas de fazer o aquecimento, tapete e lampada, eu de preferência uso sempre tapete colado numa das paredes (ligado a um termostato), pois os Pandinus como sao \\"escavadores\\" cavam para procurar um sitio mais fresco, se estiver a aquecer por baixo irá stressar o animal pois ele irá procurar o fresco e encontra o calor, lateralmente quando ele necessita de aquecer simplesmente desloca-se para a parte mais quente do terrario, a outra alternativa é a lampada, apesar de ser mais barato a compra de uma lampada, torna-se mais dispendioso a nivel de electricidade, mas é uma solução prática e eficaz.
Observações: Escorpião de hábitos terrestres. Escavador, um pouco mais agressivo que o Pandinus Imperator mas dócil e o seu veneno não é potente, mas a ferroada é dolorosa, deve ter pelo menos 10 a 15cm de terra para fazer as suas tocas.
Considerações: Bom para iniciantes.
Sexagem: É relativamente fácil sexar estes animais. Antes de tudo, os machos sao mais delgados e geralmente um pouco menores que as fêmeas. Se só tiver um, vai ser díficil. Mas pode ver de outra forma, olhando para o orgão genital, o macho tem a zona dos dentes mais comprida e com mais dentes, mas não e uma forma segura de sexar, a mais fácil e mesmo olhar para o opérculo genital (Zona do meio), Vou mostrar umas fotos a seguir com as diferenças de ambos.

(Imagens retiradas de pandinus.net)

Macho
Imagem

Femea
Imagem

Reparem bem a diferença, tanto nos dentes que sao maiores o dos machos como o orgao genital que sao diferentes. O da femea tem um formato tipo um coração e o do macho mais oval.

Criação: Os Escorpiões para acasalar \\"dançam\\", a \\"dança\\" do acasalmento começa pelos dois scorpions a agarram ambas as pinças, e parece que estão a dançar girando e aproximando-se um do outro, terão de ter uma pedra lisa para ele puder deixar la o semen (uma pedra xisto por exemplo), terá de ser grande, pois ele vai deixar o seu semen nao num ponto exacto.

A dança pode demorar alguns minutos, horas ou mesmo dias, na altura apropriada o macho irá depositar o semen sobre a superficie (Pedra xisto neste caso), após o depósito, a fêmea irá então posicionar o seu corpo sobre o semen e \\"roçar\\" o seu orgão genital, ai que a dança terminar e a fêmea se roçar no semen, ela estará grávida.

Após 2 a 3 meses da fêmea ter acasalado, deverá ser colocada num terrário só para ela, antes do nascimento das crias. Pois poderá stressar se estiver juntamente com o macho e começar a comer as própras crias. O nascimento das crias puderá variar entre 5 a 9 meses.
Assim que nascerem os bebés irão para cima do dorso da fêmea, onde se irão manter durante 1 a duas semanas, apos eles descerem do dorso da mão terá de separar as crias da fêmea, pois ela irá comê-los se nao separados.

Imagem do meu Escorpiao (P. Cavimanus)

Imagem

Imagem do meu Escorpiao (P. Imperator \\"cria\\")
Imagem
Já procuravas aqui pelo forum... er
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
scorpion_knight
Membro

segunda abr 21, 2008 1:33 am

"Assim que nascerem os bebés irão para cima do dorso da fêmea, onde se irão manter durante 1 a duas semanas, apos eles descerem do dorso da mãe terá de separar as crias da fêmea, pois ela irá comê-los se nao separados."

a minha duvida e se depois deles saírem do dorso posso juntar novamente
a fêmea com o macho? se os juntar há risco de voltarem a acasalar?

e quando posso juntar as crias com os pais?[/i]
TMSurfer
Membro Veterano

segunda abr 21, 2008 1:36 am

Já te respondi noutro forúm a essa questão, não deves juntar logo, espera de 2 a 3meses para novamente juntar, mas para quê manter sempre os dois juntos ? Se for pelo terrário, arranja caixas da Optimus e tens uns optimos terrários.
scorpion_knight
Membro

sábado mai 03, 2008 8:35 am

só uma duvida malta

o bebedouro que tenho para o escorpião (não é que ele utilize) após algum tempo começa a ganhar algo viscoso no fundo, só passando la o dedo é que se sente essa camada.

alguém já teve esse problema, sabem o que é? como resolver?
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado mai 03, 2008 10:24 am

Se lavares regularmente o bebedouro evitas isso.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

sábado mai 03, 2008 1:05 pm

O normal e mudar a água todos os dias e lavar o bebedor!
Abraços
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
TMSurfer
Membro Veterano

sábado mai 03, 2008 1:12 pm

1º o normal é eles não terem banheiras, logo não se muda diariamente. Isto evita eles afogarem-se, eles são péssimos nadadores.
2º Uma tampa de uma garrafa com algodão molhado faz o truque.
3º Tal como o Native disse, se limpares um pouco mais regularmente não irás ter problemas com isso.
gangstar
Membro Veterano

sábado mai 03, 2008 1:14 pm

o bebedouro que tenho para o escorpião
Banheira?
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
TMSurfer
Membro Veterano

sábado mai 03, 2008 3:11 pm

Bem... será que sabes o tamanho de um escorpião ?
Qualquer bebedouro a venda para repteis/anfibios/artropodes... são enormes para um escorpião, logo... deixa de ser bebedouro para ser banheira.
scorpion_knight
Membro

sábado mai 03, 2008 3:16 pm

ideia inicial seria um bebedouro, mas e tão rara as vezes que ele la vai, e quando vai e só de passagem...
gangstar
Membro Veterano

sábado mai 03, 2008 4:34 pm

TMSurfer muito obrigado não fazia a minima ideia, estamos sempre aprender :wink:
<p></p>
scorpion_knight
Membro

sábado mai 03, 2008 7:33 pm

mas se ele não utiliza o bebedouro, e a esponja que tinha não deu resultado, de que maneira ele recolhe agua??

eu ouvi falar em gel de agua, não se deve dar em demasia porque tem muitas proteínas (se não estou em erro)

mas o facto e que não sei como usar..
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo mai 04, 2008 1:10 am

Ja vi mais que uma vez os meus mesobuthus a beberem directamente do bebedouro, que é uma tampa de yogi virada ao contrario (os mesobuthus tem cerca de 6 e 8cm de comprimento total)

Podes colocar um bebedouro com água que seja raso, ou seja, que tenha menos de 1cm de água. Se tiver uma boa área exposta tanto melhor, uma vez que te ajudará a manter as humidades elevadas no terrario.

Quanto á acumulaçao dessa camada no fundo, bem. Se nao tomares banho, por mais limpo que sejas, tambem acabas por ficas todo sujo, nao? :wink:
É normal água estagnada sedimentar vários solutos que tenham ou mesmo criar lodos, que é o caso...
scorpion_knight
Membro

quarta mai 14, 2008 4:03 am

aproveito este e esclareço mais uma duvida..

eu quando dou de alimentação há minha pandinus costumo dar-lhe a "barata à boca", ou seja dou-lhe com uma pinça de maneira a ela agarra-la, e costumo sempre ter um grilo a passear pelo aquário... mas ela nunca o come, não sei se é por não o conseguir apanhar.

a minha duvida é, será que a habituei mal?, se sair uma semana e deixa-la, só com grilos será que ela se safa?
Responder

Voltar para “Exóticos”