Criação de peixes (Quantidade ou Qualidade)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

domingo mai 04, 2008 11:52 pm

Abri este tópico na sequência de uma forte discussão iniciada noutro tópico e que fica melhor num tópico à parte:
Informação: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

(quem quizer que escreva depois um artigo sobre o assunto, incluindo os resultados da discussão)

Passo a fazer aqui um resumo:
rotier Escreveu:...Sou criador de guppys, e só para lhe dar um exemplo, neste momento tenho cersa de 200 exemplares adultos num aquário de 50x30x40, apenas com o aquecedor e bomba de ar a trabalhar.
- Se realmente gosta de guppys, pois acomselho-a a povoar o aquário apenas com guppys. Para o efeito o aquário que tem serve bem, tudo que tem a fazer é, numa 1ª fase por o aquário a funcionar durante 1 semana, apenas com areão (pode ser areia da praia, depois de laqvada e fervida), em relação à água aconselho a de garrafão ou de poço, deve regular o aquecedor para 25º e manter a bomba de ar ligada, nesta fase é aconselhável ter o aquário destapado tendo o cuidado de ir acrescentando àgua sempre que necessário.
- depois de passar a semana pode então introduzir no aquário, por ex. 8 machos e 4 fêmeas, quando comprar os peixes tenha sempre o cuidado de verificar se: são saudáveis, sem manchas, pontinhos brancos, barbetanas roídas,sem sinais de fadiga e parados de mais.
- Em relação a filtros, desde que os deixei de utilizar nunca mais tive problemas com os guppys, de forma que deixo ao seu critério utilisá-los ou não. em relação ao ph, dh... etc. etc... também já há muito que não ligo a isso.
- Na alimentação pode utilisar o sera vipan, um alimento básico em flocos, rasoável em qualidade e preço...
gangstar Escreveu:...Não quer antes dizer criadeiro?...
Acho que um criador, tem atenção a qualidade da água, e ao número de exemplares que têm no aqua (tanque), assim como a comida, esses peixes mal se devem mexer! Se voçê é um criador já deixou muito má impressão :? ...
rotier Escreveu:- Os ditos guppys vão ser àmanhã trocados por latas de comida e ovas de artémia salina numa loja da especialidade, porque vende-los está fora de questão uma vez que só me pagam 10 cêntimos por unidade. em relação ao número excessivo de guppys neste aquário não existe problemas porque foi nele que nasceram ( teem cerca de 3 meses )...
- A água que utilizo é proveniente de um poço que é analisada de 3 em três meses, faço mudança parcial (50%) da água dos tanques de 15 em 15 dias e total 45 em 45 dias.
Aquapet Escreveu:Se pagam 0,10 euros é porque são pequenos e sortidos.
...Se explicar melhor e sendo criador tenho a certeza que vai conseguir descrever melhor como tem tantos peixes num aquário tão pequeno em boas condições.
rotier Escreveu:- Dada a minha nova profissão, ... não tenho tempo de fazer criação selectiva, os meus guppys, actuais são misturas das criações anteriores de foma que a sua linhagem não é pura como deve calcular. em relação à alimentação digamos que 50% do que consomem são alevins que nascem no aquário, 25% de artémia salina e 25% de comida em flocos, em relação aos dois útimos são-lhes fornecidos cerca de 6 a 7 vezes durante o dia...
- Só para terminar, os meus guppys teem 3cm de comprimento... em média.
Tilapia Escreveu:...Um criador que põe em causa o uso de filtros?
Desculpe, mas não me parece que tenha a mínima noção do que é a química da água, o ciclo do azoto, já para não falar em 200 exemplares adultos em 50 litros de água.
Sustentar que isto é criação de animais...? É mais fabrico em série, isso sim.
Mas é só a minha opinião. Cada um dá os cuidados que pretende aos seus animais...
rotier Escreveu:-Sim tenho essas noções, antes dos guppys tive outras espécies de peixes, e com elas utilizava filtros, interiores e exteriores, que hoje, embora operantes, estão encostados, uma vez que não tenho necessidade de os utilizar.
- Agora o que penso, é que não tem o conhecimento completo sobre esta espécie, ( e falando francamente acho que ninguém tem )
ZABOU Escreveu:Acho que o rotier não se explicou bem, o criador lá em casa não é ele. Deve ser a esposa, o filho, ou se calhar (nova profissão) não pode fazer criação selectiva como ele próprio diz, nem pode alimentar, nem pode fazer TPA's nem nada de nada.
Lamento rotier, o Sr. não é um criador, dizer que percebe de aquariofia até é uma ofensa para todos nós. Até eu que sou novata nisto sei que não são 8machos para 4femeas, sei que a regra mínima a respeitar para os peixes pequenos é de 1cm=1L e mesmo assim é apertado pois os Guppys criam mais rápido do que os piolhos, sei que o facto dos peixes sobrevirerem sem filtro, aquecedor, testes e TPAs não significa que está tudo bem mas sim que os peixes são uns valentes em constante sofrimento. Até gostava de saber qual a taxa de sobrevivencia em adulto dos seus peixes, qual a percentagem de deficientes devido à consanguinidade (será que sabe o que isto é e a suas consequencias?)...
Megred Escreveu:E já agora quantos peixes costumam morrer por semana?
rotier Escreveu:...A taxa de mortalidade nos meus aquários é nula, muitos "desaparecem" porque os dou, uma vez que não tenho espaço para eles. Os meus guppys são saudáveis e alegres, como é carectrístico nesta espécie, muito embora possam aparecer um ou outro exemplar deformado, mas como deve saber essas deformações são causadas à nascença, o que não impede o peixe de ter uma existência normal.
O aquário que referi anteriormente já está vazio, pois já troquei os peixes. Devo-lhe dizer que é lógico que um aquário com estas dimensões não pode, de forma alguma, suportar cerca de 200 guppys, mas devo-lhe lembrar que se trata de um aquário de criação, de forma que nascem aqui, e só os retiro depois de atingir a idade adulta, cerca de 12 a 16 semanas...
Tilapia Escreveu:...- tem 200 guppies com 3 cms de média de tamanho em 50 litros de água
- que já não usa filtros e desde então não tem tido problemas
- que sabe o que é o ciclo do azoto e não usa filtro
- que não faz testes e não liga a essas coisas
- que 50% da alimentação dos seus peixes é constituída pelos próprios alevins,
demonstra muito simplesmente, a meu ver:
- que não faz ideia do que é aquariofilia ou tem deste hobby uma visão muito distorcida e que, como diz a nossa colega ZABOU, nos envergonha
-não tem o mínimo dos mínimos de respeito pela vida dos animais
Pena é que as leis neste país sejam tão brandas para quem viola tão elementares direitos e com tão grande à-vontade e naturalidade o confessa em público.
Estive para eliminar a ultima frase, mas penso que não tenho esse direito.
Megred Escreveu:O mais impressionante é que tem 0% de taxa de mortalidade .
Enfim para mim é semelhante aquela que apareceu que queria criar cobras venenosas para salvar a sua população etc...
Aquapet Escreveu:...Se for criação semi-profissional ou profissional ou mesmo ex-profissional será dificil falarmos aqui. Podia abrir um tópico novo para se explicar o seu caso, pois é fora das regras habituais da aquariofilia.
Também já tive aquários separados em criação, crescimento, selecção e venda. E no meio deste tópico é impossivel explicar aos membros como funciona.
Se for amador, não recomende a sua estrutura as outras pessoas. Será dificil para iniciados conseguirem aceitar os metodos utilizados como: alevins (não serem considerados ainda peixes) poderem ser visto como alimento os exemplares mais fracos.
rotier Escreveu:...penso que estarei a ser mal interpretado, e como já disse, lamento não poder publicar fotografias dos meus aquários pois com elas tudo ficaria mais claro.
- Quando falo dos meus peixes adultos se alimentarem de alevins, é lógico que não sou eu que os forneço, e faço de tudo para os salvar, mas como deve imaginar num aquário de criação densamente povoado os nascimentos são elevadíssimos e inflizmente não tenho como evitar que grande parte dos alevins sejam comidos.
- Tentei procurar na net sites de criadores indunstrias brasileiros e tailandeses, (para fazerem uma pequena ideia das condições em que são criados, quase todas elas bastante precárias), mas inflizmente esses sites já não existem. De forma que vou dar um actual (de vídeos):
http://www.youtube.com/watch?v
- se calhar já estão fartos de o visitar, mas passo a explicar, como aceder aos vídeos de guppys: no fundo da página aparece uma janela que diz pesquisar e à frente vìdeos, só teem que escrever guppys e procurar.
- Aconselho a verem o vídeo intitulado a origem dos guppys em português...
Tilapia Escreveu:
Aquapet Escreveu:Se for criação semi-profissional ou profissional ou mesmo ex-profissional será dificil falarmos aqui. Podia abrir um tópico novo para se explicar o seu caso, pois é fora das regras habituais da aquariofilia.
Inteiramente de acordo. Afinal nós, profissionais e amadores gostaríamos de saber o que o leva a achar que os peixes podem ser submetidos a elevadas taxas de amónia, nitritos, outros valores provávelmente desregulados para além de tão alta densidade populacional.
Aquapet Escreveu:Também já tive aquários separados em criação, crescimento, selecção e venda. E no meio deste tópico é impossivel explicar aos membros como funciona.
Também eu.
Aquapet Escreveu:Se for amador, não recomende a sua estrutura as outras pessoas.

Se for profissional sim? Qual a diferença?
Aquapet Escreveu: Será dificil para iniciados conseguirem aceitar os metodos utilizados como: alevins (não serem considerados ainda peixes) poderem ser visto como alimento os exemplares mais fracos.
A sério? Não são peixes? Nem seres vivos? Será por que a Natureza dotou estes animais do instinto de comer as próprias crias e outros peixes debilitados nos dá o direito de deixar andar? E as maternidades que com certeza vendes? E pequenos aquários (com filtro) para servir de maternidades?
Uma das vicissitudes da Internet é nunca se saber com quem se fala do outro lado do nosso computador. Pode bem ser que deste lado não esteja nem um iniciado nem um amador, mas alguém capaz de entender a 100% qualquer elemento novo que venha a surgir.
Ser-se profissional ou amador é, para mim, totalmente irrelevante e não granjeia a quem o é o direito de sonhar sequer que tem mais conhecimentos que outrém, mesmo que "amador". Afinal a esmagadora maioria dos aquariófilos são amadores.
Quanto a si Sr. Rotier, se realmente quisesse safar esses alevins dava-lhes outras condições, como por exemplo as que já descrevi ou, na impossibilide, desistia.
Também conheço criadores que ficaram de cabelos em pé com a descrição em que mantém os seus peixes e que questionaram a sua taxa de 0% de baixas em vários anos, direito a que aliás também me reservo. Também os há que não se importam de reduzir a margem de lucro para poderem dar condições decentes aos peixes.
Desculparmo-nos com as asneiras dos outros, sr Rotier, é fraco como argumento, para não dizer nulo...
rotier Escreveu:- Caro Tilapia, devo-lhe desde já dizer que as pequenas maternidades o sr. menciona, muito embora esjam práticas e 50% eficazes, são extremamente perigosas para as fêmeas, julgo que o sr. terá conhecimento destes factos, todas elas entram em stress, muitas das vezes acabam mesmo por morrer, grande parte dos alevins "nascem" mortos. Digo-lhe isto por experiência própria... pois já cometi esse erro.
- Não sou criador profissioal ou semi-profissional...etc, apenas crio guppys, tendo como base a experiência pessoal adquirida ao longo de + de 20 anos.
- Diz que a minha argumentação é fraca ou nula, eu parto do princípio que estou num fórum de aquariofilia, e não de iniciação à aquariofilia e com certeza que minha argumentação seria mais estruturada e objectiva se assim o fosse.
- Não faço criação com fins lucrativos, (perfiro trocar os meus guppys por alientação para os mesmos, e grande parte deles é oferecida a amigos ou alguém que os estime), faço-o porque sou apixonado pelos guppys...
Megred Escreveu:Isto é um fórum que tem por base trocar informações , esclarecer dúvidas entre outras coisas . O fórum não tem inúmeras fichas na iniciação à aquariofilia etc... por mero acaso , o objectivo é aprender. Aqui temos de tudo , pessoas que sabem pouco da aquariofilia , até aquelas que sabem um pouco mais . É melhor apresentar uma argumentação para todos os que não sabem aprenderem do que estar aqui a falar praticamente para 1 ou 2 , o objectivo é todos aprenderem não é apenas demonstrar que sabe sobre determinado assunto .
Por isso isto aqui tem de tudo , desde iniciação até ao mais avançado , se estivesse a ler habituado a ler as dúvidas que aqui são tiradas diariamente podia constatar isso , até este tópico serve de exemplo já que o membro em questão é um PRINCIPIANTE como dá para ver . Que vale estar aqui a " despejar informação " se ele não percebe nada ?...
Tilapia Escreveu:...Infelizmente não são barbaridades.
Quanto à criação de outro tópico, a sugestão já foi dada anteriormente...
gangstar Escreveu:Até aqui ja a guerra :D
Megred Escreveu:Tilapia se a sugestão foi dada porque não fazem ?
São barbaridades , pois isto aqui não é só para quem está avançado na aquariofilia . Eu não disse que tudo o que disseram eram barbaridades , mal há inúmeras barbaridades no tópico , disse não tenho qualquer dúvida.
Tilapia Escreveu:
rotier Escreveu:- Caro Tilapia, devo-lhe desde já dizer que as pequenas maternidades o sr. menciona, muito embora esjam práticas e 50% eficazes, são extremamente perigosas para as fêmeas, julgo que o sr. terá conhecimento destes factos, todas elas entram em stress, muitas das vezes acabam mesmo por morrer, grande parte dos alevins "nascem" mortos. Digo-lhe isto por experiência própria... pois já cometi esse erro.
50% eficazes? Perigosas para as fêmeas? Neste aspecto temos experiências bem diferentes. Para além do mais, falei na possibilidade bem mais "confortável" para os peixes do uso de aquário à parte.
rotier Escreveu: - Não sou criador profissioal ou semi-profissional...etc, apenas crio guppys, tendo como base a experiência pessoal adquirida ao longo de + de 20 anos.
- Diz que a minha argumentação é fraca ou nula, eu parto do princípio que estou num fórum de aquariofilia, e não de iniciação à aquariofilia e com certeza que minha argumentação seria mais estruturada e objectiva se assim o fosse.
- Não faço criação com fins lucrativos, (perfiro trocar os meus guppys por alientação para os mesmos, e grande parte deles é oferecida a amigos ou alguém que os estime), faço-o porque sou apixonado pelos guppys.
Referia-me aos sites brasileiros e tailandeses que mencionou em que haveria condições impróprias para a criação de guppies. Desculparmo-nos com isso é que é um argumento nulo. As suas condições são absolutamente indescritíveis.
E para si também.
Megred Escreveu:Aqui temos de tudo, pessoas que sabem pouco da aquariofilia, até aquelas que sabem um pouco mais. É melhor apresentar uma argumentação para todos os que não sabem aprenderem do que estar a falar praticamente para 1 ou 2
Meu caro Megred, tens toda a razão. A minha intenção foi de facto falar para 2 (Aquapet e rotier) mas com o intuito que todos me ouvissem. Afinal, não disse nada de transcendente e incompreensível.
Megred Escreveu:o objectivo é todos aprenderem não é apenas demonstrar que sabe sobre determinado assunto.
Mais uma vez, totalmente de acordo. Por isso, e mais uma vez me dirigi ao Aquapet, pois mais uma vez deu a impressão, como noutro tópico em que participei, que o ser profissional é de uma grande importância e lhe dá conhecimentos acima de todos.
Desculpa Aquapet, mas a sensação que dás é a de que os profissionais sabem mais, e os outros baixam a cabeça e curvam-se e isso não é verdade.
Megred Escreveu:Que vale estar aqui a "despejar informação" se ele não percebe nada?
Percebe o suficiente para já ter dito que nos guppies do rotier não confia e com certeza já aprendeu mais umas coisas que não deve fazer.
Quanto a tópicos "descambarem" para outros assuntos não é nem será a última vez. De certeza que não aprendeste nada com o que já foi dito?
Mas repito, o repto já foi lançado pelo Aquapet ao rotier para abrir um tópico novo em que possa explicar como é que em 20 anos criou guppies nestas condições... e gosta deles...
É é aqui que me parece que temos o fulcro da questão: gostar de animais oferecendo-lhes estas condições? É possível para algumas pessoas e impensável para outras. É tudo uma questão de formação ao longo da vida e não digo que uma seja melhor que a outra: apenas que são 2 pontos de vista opostos àcerca do Amor que se pode ter aos animais.
Neste tópico não me ouvirão pronunciar-me mais sobre este assunto.
Cumps.
P.S.: não há guerra nenhuma, apenas divergência de opiniões, acesas divergências, mas não exageres gangstar.
Megred Escreveu:
- Não sou criador profissioal ou semi-profissional...etc, apenas crio guppys, tendo como base a experiência pessoal adquirida ao longo de + de 20 anos.
- Não faço criação com fins lucrativos, (perfiro trocar os meus guppys por alientação para os mesmos, e grande parte deles é oferecida a amigos ou alguém que os estime), faço-o porque sou apixonado pelos guppys...
Tilapia aquele comentário foi derigido a este quote , pois isto aqui nãol é aquariofilia avançada , tem de tudo um pouco . Sei que costumas explicar etc... e até fazes um óptimo trabalho nesse campo , mas é que há pessoas que pensam que sabem tudo e vêm agora julgar-se avançados quando na realidade cometem erros barbaros .
Em relação ao ELE NÃO PERCEBE NADA estava a referir-me ao criador do tópico por exemplo que certamente não tem conhecimentos para perceber qual o melhor lado ( isto se houver ) e este tópico é dele , participamos sobre as dúvidas dele nada mais.
Tal como tu tilapia , não me vou pronunciar mais sobre o assunto.
Cumprimentos.
Considero que este tópico é interessante pois abre os olhos a muita gente sobre o comércio de animais, em especial da aquariofilia.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

segunda mai 05, 2008 1:03 am

Boas,
Tilapia Escreveu: Também conheço criadores que ficaram com os cabelos em pé com a descrição em que mantém os seus peixes e questionaram a sua taxa de 0% de baixas em vários anos, direito a que aliás também me reservo.
Para além da citação que me fizeste, e bem pois resume o que eu considero ser desconhecimento de princípios básicos da aquariofilia, também disse o supracitado que complementa a mesma ideia.
E o seguinte também:
rotier Escreveu: ...tudo o que tem a fazer é, numa 1ª fase por o aquário a funcionar duranta uma semana, apenas com areão
Para quê? Criar bactérias para o ciclo do azoto? Inútil: não há filtro.
rotier Escreveu: Depois de passada uma semana pode então introduzir no aquário...(os peixes)
O que é que se passou nesta semana?

Continuo sem perceber como se pode dizer que se tem 0 baixas quando não se controlam os (vários) valores da água, não se tem filtro para controlar alguns desses valores, sendo que se tratam de tóxicos, e que tais tóxicos tanto mais altos estariam quanto mais alta a densidade populacional fosse.

Esses aquários de criação do Rotier de 50 litros, com 200 guppies, mesmo que por períodos de "apenas" 3 a 4 meses, constituem, a meu ver, autênticas fábricas de amónia, nitritos (tóxicos), nitratos, fosfatos (nutrientes para micro-algas: água verde e turva).
A enorme quantidade de dejectos no fundo do aquário daria origem a uma "corrosão" acelerada do KH (dureza carbonatada) da água, efeito típico da nitrificação ou processo de transformação Produtos orgânicos>amónia>nitritos>nitratos.
Sendo que o KH é o suporte do pH e que o KH rápidamente baixaria para valores abaixo dos 3ºd (apesar da areia de praia que alcaliniza a água), e o pH tenderia a ficar altamente instável e poderia cair abruptamente matando os peixes quase todos.

Nada disto é verificável objectivamente dado que o Rotier parece orgulhar-se de não ligar a essas coisas como se de trivialidades secundárias se tratassem. Pelo menos no que respeita ao KH e pH.
No que concerne à amónia e aos nitritos (apenas menciono os tóxicos), tenho a certeza que estarão altíssimos em bem pouco tempo.

Ou os guppies do Rotier são mutantes e escapam a este cocktail mortífero ou alguém me explique, por favor, o que me está a escapar para que não haja baixas no meio disto tudo.

Para não falar, claro, das condições de vida dos sobreviventes. Repito que pessoalmente acho que, tendo nós a possibilidade, deveríamos a todo o custo evitar a mortandade de alevins por parte dos adultos, tal como retiramos peixes quando estão a ser comidos vivos por estarem demasiado débeis em virtude de doença ou velhice. Pelo menos eu faço isso.

Essa a crítica que faço ao Rotier: não dar o mínimo de condições para os peixes se criarem em condições, com qualidade e com qualidade de vida.

Esse o pedido que faço ao Rotier: explique-me como faz. A aquariofilia tem muito para saber. É certo que o guppy é um peixe muito resistente, mas não é invulnerável. Conte-nos o seu segredo.
Cumps.

P.S.: quase que esquecia> disse que a água do poço é analisada de 3 em 3 meses. A quê? E que resultados tem?

Editado para especificar que só mais tarde me apercebi que as citações do 1º post tinham sido alargadas. Peço desculpa Aquapet.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

segunda mai 05, 2008 9:32 am

Dizer que em 50L de água tem 200 guppys, acho que é aquilo a que se chama uma estimativa.

É na minha opinião impossível contar tantos guppys num espaço tão pequeno, como tal é impossível dizer que a taxa de mortalidade é de 0%. Não sabe quantos peixes tem, quantos nascem nem quantos morrem ponto final.

Quando li "alguns nascem deformados, mas como deve saber essas deformações são causadas a nascença" ri-me bastante. Alguns nascem com deformações. pois nascem, e isso deve-se a problemas de consanguinidade, já lhe perguntei se sabia o que é mas pelos vistos, não. Fico ainda mais fula quando nos diz que é normal, acontece, mas são felizes :roll: Também nascem crianças com poblemas, acontece, e dentro dos possíveis são felizes, mas qualquer pai ou mãe digno de ser assim chamado faz tudo, mas tudo para evitar que o seu filho tenho problemas/defeitos. Dizer que mesmo assim são felizes não é desculpa.

Primeiro disse que tinha 200 peixes em 50L, depois já disse que desmontou o aqua, em que ficamos meu senhor??????

Também lhe perguntei quem trata dos seus aquas enquanto anda por este mundo fora, pois não sou nenhum génio mas sei que um motorista international não pára muito tempo em casa. Algum problema em responder a minha pergunta????? Quem o substituí tem alguma noção daquilo que está a fazer ou limita-se a seguir os seus optimos conselhos????
Tilapia
Membro Veterano

segunda mai 05, 2008 1:28 pm

Boas novamente,
Desta vez refiro-me ao título deste tópico que opõe quantidade a qualidade que me parece bastante pertinente.

Como antigo criador de guppies e com os conhecimentos bem mais profundos que os meus de outros criadores, posso afiançar que é possível conjugar os 2, se bem que com margem de lucro mais reduzida.

É verdade, no entanto, que a prática generalizada, cá dentro e no estrangeiro, é a de quantidade em detrimento da qualidade. Tanto assim é que os guppies vendidos em lojas, pelo menos a maioria, são fracos e de curta vida. Já os capturados na Natureza ou criados em condições são reconhecidos pela sua resistência.

Este tipo de tratamento dado a animais pode ser encontrado em qualquer tipo de criação, seja para animais de estimação, seja de consumo, peixes, pássaros, répteis...
Isto para não falar dos que são retirados à Natureza para serem depois reduzidos a um ambiente bem mais confinado. Mais uma vez refiro-me a qualquer tipo de animais.

Da nossa parte, como donos destes animais, calha-nos a tarefa de lhes proporcionar as melhores condições possíveis de vida e a maior duração possível dentro destes requisitos. Recusarmo-nos a ter estes animais não pára a sua captura e criação em condições deploráveis. É essa a nossa função, uma vez que optámos por tê-los à nossa responsabilidade.

A violação dos direitos dos animais está aí para durar, infelizmente. Repito que essas violações não desculpam a nossa negligência.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rotier
Membro Júnior
Registado: terça abr 29, 2008 8:07 am

segunda mai 05, 2008 4:17 pm

-Boa tarde a todos.

- Cara Zabou dou-lhe desde já os parabéns, pois deve ter uma vida bem divertida, rir é bom e saudável.
Tem toda a razão ao afirmar que os problemas de consanguinídade são graves, causadsoras de de deformações graves, mas posso-lhe garantir todo o guppy que nasça deformado nos meus aquários, ( que, felizmente é raro ) é mesmo causado por problemas à nascença. E aqui devo-lhe (não só a si mas também aos demais membros) um pedido de desculpas, uma vez que não fui claro nos meus comentários.
O aquário que tinha cerca de 200 (poderia ter menos ou até mais, quando digo "cerca" considero sinónimo de estimativa) está vazio porque como já o disse anteriormente troquei os peixes por latas de comida e ovas de artémia salina ( JBL Bea, JBL Tom, JBL ovas de artémia salina e Sera vipan), para os guppys.
Ausente ou presente, tenho as ajudas, entusiastas, da minha esposa e da minha filha, que tal como eu adoram este peixe.

- Como referi em cima, devo, aos membros que leram os meus comentários e que com justiça os criticaram, um pedido de desculpa, pela falta de clareza e objectividade dos mesmos. Pois quando venho pra qui falar ( não orgulhosamente, como foi mencionado), do facto de não utilizar filtros nos meus aquários de guppys, pode por em causa a minha credeblidade. e conhecimentos como criador (caseiro é claro).
- Para desfazer dúvidas, vou partilhar todo o meu trajcto, os meus fracassos, sucessos, na criação deste maravilhoso peixe. E claro, vou ficar à espera dos vossos comentários. Não sei se terei tempo de o fazer nos próximos dias, uma vêz que amanhã devo seguir viagem para Irûn, mas podem estar certos que o fafrei logo que regressar. E já agora se alguém estiver interessado em importar peixes pode contar comigo pois em Irûn (cidade Espanhola faz fronteira com França) há um exportador de peixes e artigos para aquáriofilia.

- E se alguém estiver interessado, ainda tenho guppys de linhagem pura, os guppys selvagens meus perferidos, posso dar 1 ou 2 ou mais casais ou fêmeas cheias.

Cumprimentos:
Vitor Nogueira
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça mai 06, 2008 8:32 am

Envia-me o contacto desse exportador de peixes para fazer uma pesquisa sobre ele.

Começei a aquariofilia como a maioria com um pequeno aquário de 50cm de comprimento e através das mesadas e das vendas dos peixes que criei comprei o resto do equipamento que tive até começar a trabalhar.

Nesse aquário tinha 4 pequenos escalares, 2 kribensis e mais de 10 guppies. Atráves do lojista onde ia fiz uns recipientes de água utilizado caixas de esferovite com 50x40x40 e sacos do lixo, sem filtros nem aquecimento. Estes recipientes tinham pouca água mas deu para multiplicar plantas e colocar a crescer os alevins que nasciam na maternidade. Mais tarde o casal de kribensis começou a criar e coloquei os escalares numa dessas caixas. Foi trocar os guppies adultos e mais de 200 guppies com 2/ 3cm que tinha na caixa de crescimento final e mais de 300 guppies pequenos de outra caixa por outro aquário de 50 cm de comprimento.
Isto para dizer que é possivel ter 200 peixes num pequeno aquário, mas dá muito trabalho e tem de ser por pouco tempo. Naquela altura apenas 25% dos meus peixes chegavam a fase de irem para a loja com o tamanho adulto, mas era novo e tinha falta de experiência.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Tilapia
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 11:34 am

Aquapet Escreveu: Isto para dizer que é possivel ter 200 peixes num pequeno aquário
E mesmo 500... :D
Aquapet Escreveu:, mas dá muito trabalho e tem de ser por pouco tempo.
Ora aí está. Não considero as 12 a 16 semanas do rotier pouco tempo. Transporte como já disseste é outra história. Por sistema não.
Aquapet Escreveu:Naquela altura apenas 25% dos meus peixes chegavam a fase de irem para a loja com o tamanho adulto, mas era novo e tinha falta de experiência.
Parece ser essa falta de experiência, ou melhor, ausência de conhecimento adquirido, a grande pecha do rotier. Se nos insurgimos foi não só pelas condições que dá aos peixes mas também pelas afirmações que fez e que poderiam ter induzido em erro (crasso) os principiantes e sobretudo a autora do tópico em que esta conversa começou, também principiante.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 06, 2008 3:01 pm

mas posso-lhe garantir todo o guppy que nasça deformado nos meus aquários, ( que, felizmente é raro ) é mesmo causado por problemas à nascença.
Como?

Se nascem deformados é porque têm problemas congénitos. O que quer dizer com problemas "à nascença"?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

terça mai 06, 2008 5:56 pm

Dinodane,

imagine uma pobre de uma fémea grávida de centenas de guppys. O parto pode ser muito longo, e deve saber que não existem cesarianas para os peixes, como tal às vezes acontecem complicações. Por tanto os alevins engolem líquidos que não deveriam, entram em sofrimento, e como o corpo deles é super maleável sofre deformações :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 08, 2008 1:03 pm

Entendido.
Pensei que as deformações eram devidas a defeitos congénitos provocados por consanguinidade no cruzamento, por exemplo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tilapia
Membro Veterano

quinta mai 08, 2008 1:23 pm

Boas,
Naquela Sopa de Guppies aposto mais na consanguinidade.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Peixes”