Uma pequena grande história!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
hemp0
Registado: quinta jul 14, 2005 10:50 pm

segunda mai 05, 2008 10:11 pm

Na madrugada de dia 6 de Outubro de 2006, após uma das minhas sessões de cinema em casa e sem sono, decidi ir à área de serviço próxima de minha casa. Após algumas compras e abastecimento do carro, arranquei em direcção a casa, mas qual não é o meu espanto quando vejo um pequeno animal atravessar a estrada, pensei: "Aquilo era um furão!?" :o. Apesar de nunca ter tido nenhum já os tinha visto em revistas, documentários, etc...
Encostei e parei o carro dois a três metros dali, fiz parar um carro que ali passava, pois o pequeno animal tinha voltado para a estrada e estava notoriamente desorientado e cansado. Escusado será dizer que o condutor ficou a olhar para mim com cara de parvo, deve ter pensado: "...o que é que este tipo faz aqui às 5 da manhã e no meio da estrada!?" :D.
Dirigi-me para alguns veículos que estavam estacionados ali perto, procurei, procurei e finalmente deparei-me com um pequeno furão com ar doente, cansado.
Pensei: "Bem! Se te deixo aqui não vais sobreviver!". Como defensor de todos e quaisquer animais não podia deixar isso acontecer. Ao fim de algumas tentativas para lhe pegar, pois mesmo como estava ainda tinha algumas forças para apenas se afastar de mim e logo encostar o focinho e a barriga ao chão para descansar, tirei o casaco que tinha e cobri-o com medo que me pudesse morder o que não se veio a constatar pois era bastante meigo. Levei-o para casa numa caixa de cartão que por acaso tinha no carro e à chegada coloquei-o numa sala tranquila e fui à net "desbravar" informações sobre alimentação e tratamento de furões. A intenção era tratá-lo e depois doá-lo.
De manhã levei o furanito ao veterinário e o diagnóstico era desidratação, desnutrição e consequentemente queda de pelo e desgaste físico e afinal o furanito era uma furanita ainda bastante jovem.
Ao fim de três dias em minha casa começou a responder bem à medicamentação e começou a correr e a ficar com uma pelagem melhor mas pouco digna de um furão, começaram as primeiras "dentadinhas de amor" :D e foi então que dei facilmente a volta à minha namorada para ficarmos com a pequena Lua, nome que decidimos dar devido ao facto de estar lua cheia na noite em que a encontrei.
Em Janeiro de 2007 a Lua, que tinha recuperado rapidamente, começou a perder peso e a ter a vulva muito inchada. Verificamos toda a rotina diária que consistia principalmente a gaiola e WC limpos todos os dias, água e comida em abundância e com os valores energéticos correctos, era limpa com toalhetes Dotot :D e solta para bricar.
Decidimos levar a pequena lua ao Hospital Veterenário de São Bento, onde lhe foi diagnosticada, após vários testes e exames e pela doutora Ana Arraiolos (que aconselho vivamente) um cio constante que a estava a desgastar, fomos então aconselhados a esterilizá-la. A Lua foi muitíssimo bem tratada no hospital de São Bento.
Os dias seguintes foram muito doloroso para ela e para nós, donos, pois pouco se mexia e tinha de comer uma solução em papa através de uma seringa.
Hoje e passados mais ou menos um ano a Lua é bastante saudável e só nos tem dado grandes momentos de ternura, brincadeiras e tropelias, tem uma gaiola grande e nós, donos temos uma casa quase 100% à prova de furanita para ela poder andar à vontade pela casa.

Lamento o texto um pouco "maçudo" mas apenas queria deixar aqui o meu testemunho do que é ter um furão. Nunca pensei vir a ter tanta afinidade com este animal.

Algumas fotos da Lua:http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=24787 :lol:
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

terça mai 06, 2008 8:39 am

Nao é nada maçudo ;)
É detalhado e expelicito ;)

Gostei de a ler, e teve muita sorte em tu a encontrares, pois no meio da estrada é dificil de nao levar uma "pancada"

Parabens ;)
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

terça mai 06, 2008 9:59 am

hemp0 Escreveu:Lamento o texto um pouco "maçudo" mas apenas queria deixar aqui o meu testemunho do que é ter um furão. Nunca pensei vir a ter tanta afinidade com este animal.
[/url] :lol:
O texto de "maçudo" não tem nada... Por mim, até podia continuar a escrever, pois o testemunho é... LINDO... E a LUA é uma sortuda por ter uns donos tão dedicados.
Fiquem bem, Vera
ruyromao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 7:48 pm

terça mai 06, 2008 11:26 am

bem haja...
é uma historia muito bonita e com 1 final feliz, ainda bem que os vossos destinos se cruzaram. a lua teve muita sorte e voçes tambem porque tem um belo animal de companhia.
a lua é muito bonita.
JorgeCG
Membro
Registado: sábado nov 10, 2007 7:19 pm

terça mai 06, 2008 11:56 am

A história é lindíssima! E, mais uma vez, se comprova: tudo o que pudermos dar aos animais, é-nos devolvido multiplicado muitas vezes, em alegria, mimo, diversão e paz. Aquela paz que só ver um bicho feliz trás à alma.
Parabéns a si pela atitude.
Felicidades para a Lua!
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta mai 07, 2008 12:29 am

Gostei muito de o ler. Na verdade e que o confirmem os outros donos mas estes furanitos são rápidos a roubar-nos o coração.

Penso que já deve ter lido sobre eles e os cuidados mais importantes, ração de boa qualidade (atenção que muita da que diz que é própria para furão, não quer dizer que seja boa); não deixar que tenha mais de 8 horas de luz diarias (luz eléctrica incluida) e que durma no escuro para que o corpo possa fabricar a melatonina que necessita e evitar problemas futuros nas glândulas adrenais.

Lua escapou de um grave problema, a anemia aplástica provocada pelo cio.
Se não fazem intenções de acasalarem as fêmeas é necessário parar o cio para que os níveis de estrogenio no sangue, não provoquem uma depressão da medula e a consequente anemia, quase sempre mortal nas fêmeas de furão.

Vá nos contando como vai a Lua aí para esses lados. :D
oOoANAoOo
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 8:53 pm
Localização: uma cadelita, uma furas, 4 "ratazanos", duas caturras e alguns piriquitos =)

quarta mai 07, 2008 9:36 am

é um belo testemunho e não é mesmo nada maçudo.
Tiveram muita sorte, em encontrarem-se um ao outro =)
Espero que continue a correr tudo plo melhor.
<p>** Ana Ferreira</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Visitem <a href="http://trapilhos-da-ana.blogs.sapo.pt/" ... /</a>&nbsp; :D Act a 9 de Setembro
</p>
Responder

Voltar para “Furão”