agapornis - duas questoes

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
lovebirds35
Membro
Mensagens: 102
Registado: sexta mai 02, 2008 11:27 am

sexta mai 02, 2008 1:19 pm

Olá,

Minha namorada ofereceu-me dois agapornis no meu aniversário (18 de Abril). Já sabia alguma coisa sobre agas, mas de imediato comecei a ler muita informação disponivel na internet para dar o maximo pelo bem estar dos meus novos amiguinhos. Quanto aos cuidados alimentares e de higiene estou esclarecido mas tenho duvidas noutras matérias. A gaiola original não era má mas comprei uma maior principalmente mais alta. A minha namorada não percebe nada de agas e trouxe-me um roseicollis e um personata que eram os unicos na loja e que já lá estavam a partilhar o mesmo espaço. Sei que foi um erro, mas gosto muito e igualmente dos dois e como devem entender está fora de questão trocar qualquer deles para ter dois da mesma especie. Não está nos meus planos ter 4 agas mas caso seja inevitavel arranjarei um companheiro/a para cada um deles. Eles estão a partilhar a mesma gaiola e parecem dar-se bem, dormem sempre juntinhos, trocam caricias, partilham a comida... de vez em quando o personata tenta impor-se e dá uma bicadinha no roseicollis mas nada de grave, embora não tenha experiencia com agas acho que é normal haver atritos de vez em quando. Como trabalho em casa, passo muito tempo com eles e já se habituaram a minha presença e ao ambiente. Já ficam calmos quando tenho que manusear algo na gaiola ou me aproximo, já não se debatem na gaiola quando coloca a mão lá dentro para retirar algo ou colocar, até o personata mais assustadiço continua no comedouro a comer calmamente quando chego perto da gaiola. O personata era muito reservado de inicio mas agora parece um demonio :) . São muito activos, brincalhoes e "barulhentos", principalmente quando os coloca na minha varanda que é aberta, tem excelentes vistas, muitos passarinhos nas redondezas para interagir, sentem a aragem (não confundir com correntes de ar) e sol directo ( um pouquinho, quando o sol está forte coloco protecção no cimo da gaiola para terem sombrinha). Quanto ao sexo não sei mas talvez sejam duas femeas, tenho que fazer exame de adn. Caso esteja enganado e seja casal não vou priva-los da criação uma vez que parecem dar-se bem. Sei que nascem hibridos. Agora surgem as minhas duvidas: Caso fizessem criaçao estava a pensar oferecer os filhotes a quem quisesse novos amiguinhos, ou será que por serem hibridos ninguem os quer nem dados? Se ninguem os quisesse seria possivel quando já adultos solta-los na aldeia de meus pais onde existe muitas arvores de fruto, cultivo de cereias, pinheiros, eucaliptos, castanheiros, etc. Será que estaria a condena-los à morte ou eles podem adaptar-se e viver em liberdade? Agradeço ajuda. Abraços
gangstar
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm
Localização: K.F. GECKOS

sexta mai 02, 2008 1:51 pm

Não deve cruzar, normalmente os hibridos são vendidos a preço de ouro, e se os vai soltar vai por em risco a nossa fauna!

Abraços!
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
lovebirds35
Membro
Mensagens: 102
Registado: sexta mai 02, 2008 11:27 am

sexta mai 02, 2008 2:21 pm

obrigado pela resposta mas nao quero vender, quero oferecer a quem os trate bem, não tenho condições para ter muitos agas, no maximo 4. Sim sei que nao devo cruza-los mas caso seja um casal gostaria que tivessem uma vida plena e criassem. Eles dão-se bem, poderia separa-los e arranjar um companheiro da mesma especie para cada um mas eles vão-se continuar a ouvir e a ver e uma separação assim acho que traria maus resultados pois já estão habituados um ao outro e dão-se bem. Sim realmente falou de uma coisa pertinente, se por hipotese eles se dessem bem em liberdade traria a sua introdução no nosso habitat problemas para a flora e fauna tipicas do nosso país?
gangstar
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm
Localização: K.F. GECKOS

sexta mai 02, 2008 2:39 pm

se por hipotese eles se dessem bem em liberdade traria a sua introdução no nosso habitat problemas para a flora e fauna tipicas do nosso país?

Muitos problemas, por algum motivo eles não pertencem a nossa fauna, poderia extinguir varios insectos, logo ai muitas aves da nossa fauna tambem desapareciam!
P.S Este foi só um pequeno exemplo do que pode acontecer!

Abraços
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
lovebirds35
Membro
Mensagens: 102
Registado: sexta mai 02, 2008 11:27 am

sexta mai 02, 2008 3:00 pm

E os agas comem insectos? já li bastantes coisas publicadas na net e nunca li que comem-se insectos... Outra coisa, como são hibridos não se reproduzem o que faria com que caso hajam os danos para a fauna e flora tipicas fossem diminutos
MillaCouto
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: domingo ago 19, 2007 4:31 pm
Localização: Fredy, Ritinha, Tomás e Dinis

sexta mai 02, 2008 7:46 pm

Quer mantê-los em gaiola até adultos, que nem sequer estão habituados a procurar por alimento, têm-no sempre ao seu dispor, mas quer soltá-los. Acha que eles irão sobreviver num ambiente completamente diferente ?
:roll:
Eduarda Couto
gangstar
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm
Localização: K.F. GECKOS

sexta mai 02, 2008 8:24 pm

Ja vi ring neck's com crias em arvores! Tu es um pessimo dono, porque vais estar a criar para abandonar? Então pergunto para que criar?

Abraços e pensa bem nas coisas antes de as fazeres!
Enfim :?
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
lovebirds35
Membro
Mensagens: 102
Registado: sexta mai 02, 2008 11:27 am

sexta mai 02, 2008 8:42 pm

por isso é que estou a perguntar muito antes de agir, não quero fazer nenhuma borrada. Acho que é pouco sensivel da tua parte estares a dizer que sou pessimo dono. Quando adopto um animal, tenho todos os cuidados, dou imenso afecto e jamais jamais os abandonaria, sao da familia. Atendendo aos vossos conselhos é melhor evitar os filhotes a não ser que tenham um lar para os acolher. Eles não ficam frustrados se não criarem? podem viver felizes sem criar ou vão começar a ter comportamentos estranhos ou violentos um com o outro?
gangstar
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm
Localização: K.F. GECKOS

sexta mai 02, 2008 8:52 pm

Vao se dar sempre bem! Mas para que criar hibridos? E podem ser dois machos ou duas femeas!


Abraços e boa sorte
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
esousa
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: sexta mar 21, 2008 11:04 pm
Localização: Flecha_DJ

domingo mai 04, 2008 5:18 pm

Se os soltares o mais provável é que morram, pois não sabem o que comer e também rapidamente se vão separar pois não tem a mínima noção do seu território.
Em relação a acasalarem há quem seja contra os híbridos e há quem seja a favor. depende da opinião de cada um.( Mas atenção nem todos os híbridos são estéreis)

Um Abraço tudo de Bom...
silviaerafa
Membro
Mensagens: 81
Registado: quarta abr 16, 2008 10:10 pm
Localização: bogui, tete e crias, noddy e tobias, mia e nél, peixinhos e brevemente fafi

domingo mai 04, 2008 6:19 pm

primeiro ve qual é o sexo de cada um e depois decide o que queres fazer, mas pensa que se fizeres criacao estas a trazer ao mundo seres vivos que merecem amor e respeito, sejam eles hibridos ou nao!!!
solta-los? nem penses, sao animais habituados a ter agua , comida e abrigo sem procurar, nao sobreviveriam.
lambidelas do bogui
HugoFlavio
Membro Veterano
Mensagens: 239
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

terça mai 06, 2008 4:47 pm

eu tenho um híbrido de roseicollis e personata...
a sério, não faças isso estragas um e o outro para alem de que estás a ser "cúmplice" de um nascimento de crias estéreis, que pelo que me informei, no cruzamento destas duas subspecies saem sempre estéreis.

Mau é tambem o facto de que, se mesmo assim decidires criar e oferecer a alguém (ja estou a por a hipótese de os soltar de parte) podes estar a dar grandes problemas a quem ficar com esse híbrido e o juntar a um normal, que foi o que eu fiz.

Dá problemas porque as aves criam laços de afecto na mesma mas, caso se queira criar é preciso separa-los... ou então os ovos nunca terão crias o que é um grande desgaste para a femea que continuará a por ovos...

Eu sou contra criares esses teus dois animais.
lovebirds35
Membro
Mensagens: 102
Registado: sexta mai 02, 2008 11:27 am

terça mai 06, 2008 5:22 pm

Olá Hugo, Obrigado pelo conselho. Vou arranjar um amor para cada um. Mas primeiro tenho que saber se são machos ou femeas. Acho que o personata tornou-se agressivo para o roseicollis e tive que os separar. Estão em gaiolas separadas mas enquanto não lhes arranjo os respectivos pares estão a ver-se e a ouvir-se. Vi as images dos teus agas, o viveiro é fantastico e o ninho então nem se fala. Dá gosto ver, parabéns.
lovebirds35
Membro
Mensagens: 102
Registado: sexta mai 02, 2008 11:27 am

terça mai 06, 2008 11:07 pm

De qualquer forma o meu problema não é ter hibridos, se tivesse espaço e condições para ter muitos agas não me importava nada se fossem hibridos ou não, iriam ter o mesmo carinho e atenção. Não tenho agas para fazer negocio de criação, portanto não me importava nada de cuidar de hibridos caso tivesse condições para isso, infelizmente não tenho.
jfaustino
Membro
Mensagens: 78
Registado: quarta out 18, 2006 8:27 pm

quarta mai 07, 2008 11:34 pm

Olá a todos.

Pela milésima vez volto a frizar “ É totalmente desaconselhado a criação de aves híbridas” sobretudo de psitacídeos.

Lovebirds35 tomaste a melhor decisão, separar as duas aves, agora tens é que fazer o contrario coloca-las com que não se vejam para que quando comprares os parceiros estas já não tenham qualquer lasso de ligação entre elas, se não, vais ter problemas quando colocares os parceiros junto destas aves o mais provável é aparecerem mortos no dia a seguir.
Quando juntares os parceiros tens que trocar o sítio das gaiolas ou trocar de gaiolas para que as aves sintam que estão num sítio que lhes é desconhecido onde não são dominantes e territoriais, isto leva a que não sendo dominantes não vão atacar os novos parceiros.
Estando depois os dois num local desconhecido leva a que as duas aves se aceitem mais rapidamente.

Esta mensagem está um pouco confusa mas não tenho uma maneira mais simples para explicar este processo.

Cps
José Faustino
Responder

Voltar para “Aves”