Como evitar que o meu cao persiga patos e outras aves?
Moderador: mcerqueira
O meu lambao costuma ir passear para o jardim da estrela e eu costumo solta-lo se estiver distraido com a sua bola e com os seus amiguinhos tudo corre as mil maravilhas, mas de vez em quando desata a correr entra no circuito do lago corre atras dos patos e ja entrou no lago de mergulho mais do que uma vez.
Ainda não matou nenhum pato, mas tenho medo que isso aconteça, eu sei que me vao dizer que não devo solta-lo, mas como não tenho carro para o levar para sitios descampados para que possa correr sem restricoes de espaço.
Penso que necessita de correr e de se cansar, procuro sempre uma hora tardia em que esteja pouca gente e e que os patos estejam recolhidos. Ainda não responde bem ao "aqui" e por isso não me obedece, pois fica louco e surdo.
Já uma vez acabou de matar um pombo que estava muribundo.pois caso contrario não o tinha conseguido apanhar.
Levou umas palmadas e andou uma semana de castigo sem direito a soltura, com passeios a volta do lago, comigo sempre a dizer "AQUI NÃO", e acho que percebeu, embora de vez em quando se esqueça e la vai um mergulho.
Porque será que tem esta obesseção pelas aves?. Ate penso que não será para matar acho que é mais para brincar. Já percebi que é louco por agua e que tem uma grande capacidade para carregar coisas na boca. O que posso fazer para evitar que lá entre. Mesmo que esteja longe do lago ele sabe o caminho para lá de cor de salteado.
Obrigada beijinhos e lambilas
vania e lambao
Ainda não matou nenhum pato, mas tenho medo que isso aconteça, eu sei que me vao dizer que não devo solta-lo, mas como não tenho carro para o levar para sitios descampados para que possa correr sem restricoes de espaço.
Penso que necessita de correr e de se cansar, procuro sempre uma hora tardia em que esteja pouca gente e e que os patos estejam recolhidos. Ainda não responde bem ao "aqui" e por isso não me obedece, pois fica louco e surdo.
Já uma vez acabou de matar um pombo que estava muribundo.pois caso contrario não o tinha conseguido apanhar.
Levou umas palmadas e andou uma semana de castigo sem direito a soltura, com passeios a volta do lago, comigo sempre a dizer "AQUI NÃO", e acho que percebeu, embora de vez em quando se esqueça e la vai um mergulho.
Porque será que tem esta obesseção pelas aves?. Ate penso que não será para matar acho que é mais para brincar. Já percebi que é louco por agua e que tem uma grande capacidade para carregar coisas na boca. O que posso fazer para evitar que lá entre. Mesmo que esteja longe do lago ele sabe o caminho para lá de cor de salteado.
Obrigada beijinhos e lambilas
vania e lambao
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Não o solte pois , como sabe, não é permitido por lei e evitará problemas futuros . Continue o treino em obediência e se não está familarizada procure uma escola de treino.
Saudações
Saudações
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Isto vem mesmo a propósito de outro tópico aqui em discussão. A meu ver há aqui dois aspectos criticáveis. Um tem a ver com o castigo à posteriori, que o cão não compreende e nunca compreenderá.lambao Escreveu: Levou umas palmadas e andou uma semana de castigo sem direito a soltura, com passeios a volta do lago, comigo sempre a dizer "AQUI NÃO", e acho que percebeu, embora de vez em quando se esqueça e la vai um mergulho.
Por outro lado, o instinto de perseguir os pássaros, patos e tudo o que se mexe é muito difícil de contrariar. É assim e penso que não há volta a dar-lhe.
Contrariar isto é ir contra a sua natureza. Quando os condicionamos aos nossos hábitos e contrariamos os seus instintos, estamos a desrespeitá-los da sua condição de animais que são. Uma forma de evitar isso é evitar determinadas situações. Se possível... Mas castigar o cão por ele perseguir um pato é o mesmo que castigar um pardal por ele querer voar...
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
anjaazul Escreveu: acho que isso deve ter com o tipo de cão. tenho esse problema com a carlota que deve ter qualquer coisa de cão de caça. o max não liga nenhuma.
Pois, eu esqueci-me de referir esse aspecto. Os meus também têm a "mania" da caça.
Feitios... não saem ao dono...

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá Kroz
Isto vai às pinguinhas. Os meus fazem cada caçada...
Mas é um nojo. De vez em quando lá têm que ir ao banho.
Também é a única caça que fazem. Têm contribuido decisivamente para a desratização das praias aqui à frente de casa.
Aqui há dias o Fozzy veio arranhado no focinho por uma enorme ratazana.
A minha mulher é que não acha graça nenhuma porque lhe mete nojo saber que eles estiveram em contacto directo com os ratos. A mim não me mete nojo, mas preocupa-me que venham contaminados, pois é suposto que os ratos embora sendo animais limpos, são portadores de doenças.
A propósito, alguém sabe alguma coisa sobre isto?
Isto vai às pinguinhas. Os meus fazem cada caçada...
Mas é um nojo. De vez em quando lá têm que ir ao banho.
Também é a única caça que fazem. Têm contribuido decisivamente para a desratização das praias aqui à frente de casa.
Aqui há dias o Fozzy veio arranhado no focinho por uma enorme ratazana.
A minha mulher é que não acha graça nenhuma porque lhe mete nojo saber que eles estiveram em contacto directo com os ratos. A mim não me mete nojo, mas preocupa-me que venham contaminados, pois é suposto que os ratos embora sendo animais limpos, são portadores de doenças.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: sábado fev 22, 2003 7:19 am
O instinto de caça por vezes não é nada agradável
, mas é uma característica que se destingue mais em certos animais
.
Eu tenho esse problema com a xenda e por vezes é enervante, tudo o que mexe dá-lhe volta aos nervos
!!!! Mas quando avisto perigo ponho-lhe imediatamente a trela. Até comprei um açaime para precaver-me dessas situações, mas sinceramente nunca tive coragem de lho colocar.
Porque não inicia o passeio logo pelo lago com a coleira posta e faça você com o seu cão aproximações dos patos. vá-lhe fazendo ver que não é preciso irritar-se tanto, tente ensiná-lo. Eu não dei muita importância a esse aspecto quando a xenda era pequena e agora se não tenho cuidado ela atira-se a tudo o que mexe
, actualmente só uma escola de correcção pode mudar a situação, eu perdi a dominação em relação ao instinto de caça que ela tem, porque tal como acontece ao seu ela fica cega, surda, etc., mas isto não acontece a todos os cães!!!
:lol:o seu pode só ter antipatizado com os patos.
Eu também concordo que não nos devemos insurgir quanto a estas situações, é um bocado a lei do mais forte, mas podemos causar problemas e torna-se incómodo.
Acho que castigar o cão durante uma semana é excessivo
até porque ele nem percebe onde está a errar, repreender na altura pode ter os seus efeitos, agora durante uma semana...
Nel em relação aos ratos eles podem ser limpos, mas os ratos são transportadores de doenças, tirei isto da internet é brasileiro, mas penso que nos dá uma ideia. Eu tenho fobia e nojo de ratos!!!!!!
"A mordida do rato pode provocar que tipo de problema de saúde?
WM - Pode provocar febre por moderdura e outras doenças. A rantavirose, por exemplo, vem sendo uma preocupação do Ministério da Saúde. Ela é semelhante ao Ebola (doença que mata em pouco tempo) e tem um índice de mortalidade alto. Para se ter uma ideia foram registrados 39 casos em Estados como Minas Gerais e São Paulo 28 foram a óbito. Ela também não escolhe classe social.
Ratos não são apenas perigosos por transmitirem várias doenças, como febre e leptospirose.
Principais doenças transmitidas pelos roedores ao homem e a outros animais:
Leptospirose (Leptospira sp)
É uma doença grave de grande importância económica na medicina humana, e na medicina veterinária e, é causada por bactérias do grupo Leptospira interrogans sendo, as espécies L. icterohaemorragia e L. canicola as mais importantes em saúde pública.
A Leptospirose é considerada uma zoonose, pois atinge quase todos os animais domésticos, bovinos, equinos, suínos, ovinos, caprinos, cães e, também o homem.
Peste (Yersinia pestis)
É também conhecida como peste negra ou peste bubônica, pneumônica ou septicêmica. É uma doença causada por uma bactéria presente na pulga Xenopsyllacheopis. É transmitida ao homem pelas picadas das pulgas infectadas, que abandonam o seu hospedeiro primário, o rato, que por sua vez também morre da doença.
Tifo Murino (Rickettsia mooseri)
O agente causador é transmitido ao homem pelas fezes contaminadas sa pulga do rato (Xenopsylla cheopis). A picada da pulga causa coceira, ocorrendo então a penetração do agente patogênico na pele.
No homem os principais sintomas são: ataque súbito de dor de cabeça, arrepios, prostração, febre e dores generalizadas. A mortalidade é bastante baixa. Os roedores não apresentam sintomas de doença.
Febre por Mordedura de Rato (Streptobacillus moniliformis)
É causada por bactérias presentes na saliva dos ratos. Uma forma menos comum da doença, conhecida como "Sodoku", é causada por outra bactéria, Spirillum minus.
Em locais como o Brasil, onde esta doença não é encontrada normalmente, a mordedura só causa lesões ou feridas de difícil cicatrização.
Os ratos frequentemente mordem bebés, crianças pequenas e idosos confinados em suas camas.
Triquinose (Trickinella spiralis)
É causada por um parasita nematóide . é transmitida ao homem através da carne de porco contaminada. Os suínos ingerem as fezes ou cadáveres de ratos infectados, e o homem se infecta ingerindo a carne mal cozida desses suínos.
Os principais sintomas são: dores musculares, febre, dor de cabeça, conjuntivite e edema facial.
Salmonelose (Salmonella spp)
Sua transmissão se dá pela ingestão de alimentos contaminados pelas fezes dos roedores. Os principais sintomas são: diarreia, vómitos, febre, dor abdominal, Tc...
Cólera (V. cholerae)
Também pode ser veiculada por roedores, especialmente pela ratazana ou rato de esgoto (Rattus norvegicus).

Eu tenho esse problema com a xenda e por vezes é enervante, tudo o que mexe dá-lhe volta aos nervos

Porque não inicia o passeio logo pelo lago com a coleira posta e faça você com o seu cão aproximações dos patos. vá-lhe fazendo ver que não é preciso irritar-se tanto, tente ensiná-lo. Eu não dei muita importância a esse aspecto quando a xenda era pequena e agora se não tenho cuidado ela atira-se a tudo o que mexe

Eu também concordo que não nos devemos insurgir quanto a estas situações, é um bocado a lei do mais forte, mas podemos causar problemas e torna-se incómodo.
Acho que castigar o cão durante uma semana é excessivo

Nel em relação aos ratos eles podem ser limpos, mas os ratos são transportadores de doenças, tirei isto da internet é brasileiro, mas penso que nos dá uma ideia. Eu tenho fobia e nojo de ratos!!!!!!
"A mordida do rato pode provocar que tipo de problema de saúde?
WM - Pode provocar febre por moderdura e outras doenças. A rantavirose, por exemplo, vem sendo uma preocupação do Ministério da Saúde. Ela é semelhante ao Ebola (doença que mata em pouco tempo) e tem um índice de mortalidade alto. Para se ter uma ideia foram registrados 39 casos em Estados como Minas Gerais e São Paulo 28 foram a óbito. Ela também não escolhe classe social.
Ratos não são apenas perigosos por transmitirem várias doenças, como febre e leptospirose.
Principais doenças transmitidas pelos roedores ao homem e a outros animais:
Leptospirose (Leptospira sp)
É uma doença grave de grande importância económica na medicina humana, e na medicina veterinária e, é causada por bactérias do grupo Leptospira interrogans sendo, as espécies L. icterohaemorragia e L. canicola as mais importantes em saúde pública.
A Leptospirose é considerada uma zoonose, pois atinge quase todos os animais domésticos, bovinos, equinos, suínos, ovinos, caprinos, cães e, também o homem.
Peste (Yersinia pestis)
É também conhecida como peste negra ou peste bubônica, pneumônica ou septicêmica. É uma doença causada por uma bactéria presente na pulga Xenopsyllacheopis. É transmitida ao homem pelas picadas das pulgas infectadas, que abandonam o seu hospedeiro primário, o rato, que por sua vez também morre da doença.
Tifo Murino (Rickettsia mooseri)
O agente causador é transmitido ao homem pelas fezes contaminadas sa pulga do rato (Xenopsylla cheopis). A picada da pulga causa coceira, ocorrendo então a penetração do agente patogênico na pele.
No homem os principais sintomas são: ataque súbito de dor de cabeça, arrepios, prostração, febre e dores generalizadas. A mortalidade é bastante baixa. Os roedores não apresentam sintomas de doença.
Febre por Mordedura de Rato (Streptobacillus moniliformis)
É causada por bactérias presentes na saliva dos ratos. Uma forma menos comum da doença, conhecida como "Sodoku", é causada por outra bactéria, Spirillum minus.
Em locais como o Brasil, onde esta doença não é encontrada normalmente, a mordedura só causa lesões ou feridas de difícil cicatrização.
Os ratos frequentemente mordem bebés, crianças pequenas e idosos confinados em suas camas.
Triquinose (Trickinella spiralis)
É causada por um parasita nematóide . é transmitida ao homem através da carne de porco contaminada. Os suínos ingerem as fezes ou cadáveres de ratos infectados, e o homem se infecta ingerindo a carne mal cozida desses suínos.
Os principais sintomas são: dores musculares, febre, dor de cabeça, conjuntivite e edema facial.
Salmonelose (Salmonella spp)
Sua transmissão se dá pela ingestão de alimentos contaminados pelas fezes dos roedores. Os principais sintomas são: diarreia, vómitos, febre, dor abdominal, Tc...
Cólera (V. cholerae)
Também pode ser veiculada por roedores, especialmente pela ratazana ou rato de esgoto (Rattus norvegicus).
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
aqui por estas bandas, quando fazem campanhas de desratização, normalmente quem morre são os gatos. basta um comer um rato envenenado ou que tenha ingerido veneno. os ratos são muito limpos... brrrr, mas já têm morrido lavradores à conta da urina dos ditosA mim não me mete nojo, mas preocupa-me que venham contaminados, pois é suposto que os ratos embora sendo animais limpos, são portadores de doenças.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Acontece que NO Jardim da Estrela xistem placas a dizer várias coisas...que não se pode pisar na relva...que não podem andar cães à solta.
Para mais se ainda não o controla de FORMA ALGUMA o deve deixar andar solto muito menos numa zona que tem sempre pessoas...
Para mais se ainda não o controla de FORMA ALGUMA o deve deixar andar solto muito menos numa zona que tem sempre pessoas...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Esses gatos devem passar muita fome... só assim se explica, porque o comportamento normal de um gato é matar o rato à unhada, não lhes tocando com a boca.anjaazul Escreveu:aqui por estas bandas, quando fazem campanhas de desratização, normalmente quem morre são os gatos. basta um comer um rato envenenado ou que tenha ingerido veneno. os ratos são muito limpos... brrrr, mas já têm morrido lavradores à conta da urina dos ditosA mim não me mete nojo, mas preocupa-me que venham contaminados, pois é suposto que os ratos embora sendo animais limpos, são portadores de doenças.
A propósito, alguém sabe alguma coisa sobre isto?![]()
![]()
Os cães correm mais perigo porque abocanham. Os ratos são portadores de várias bactérias e virus que são altamente perigosos. Uma simples arranhadela de um rato pode provocar, inclusive, tétano.
Tive uma cadela que apanhou uma gastroenterite só de abocanhar uma ratazana morta, por isso acho que todos os cuidados são poucos.
Quanto aos cães que perseguem aves... pois, se forem ou tiverem sangue, de cão de caça, não há nada a fazer, a não ser não os soltar em locais onde hajam aves.
Além disso há outro risco, que é o risco para o cão. Os cisnes por exemplo, atacam, e podem ferir gravemente o cão nos olhos. Já vi um pastor alemão ser posto para correr a ganir e com o rabo entre as pernas por um cisne... pior ainda se forem patos mudos!
_____
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm
Também tenho o mesmo problema...
Apesar de não ser muito frequente no inverno costumamos levar os cães à praia. E não é que o passatempo favorito deles é correr atrás de gaivotas?
Nunca apanharam nenhuma, felizmente, elas são rápidas qb.
Em relação a ratos tenho o mesmo problema, mas é em casa. O jardim é muito grande, e o vizinho tem um canavial... Nâo ponho veneno para ratosporque tenho medo que os cães o comam, e de vez em quando lá me aparece um rato morto à porta da cozinha!!! Apesar de não serem cães de caça lá devem achar que tudo o que apanham é para nos dar...
Uma vez o Rocky apanhou um pardal bebé que devia ter caído do ninho... Coitadinho do pássaro!
E os melros também passam tormentos, são perseguidos quando querem apanhar coisas do chão!
Tento ralhar quando vejo que eles correm atrás dos pássaros, mas não posso proibí-los de correr.
Em relação a parques, o melhor mesmo é não o soltar quando se encontrar num parque com aves. Assim pode evitar dissabores!
Fiquem bem
Apesar de não ser muito frequente no inverno costumamos levar os cães à praia. E não é que o passatempo favorito deles é correr atrás de gaivotas?
Nunca apanharam nenhuma, felizmente, elas são rápidas qb.
Em relação a ratos tenho o mesmo problema, mas é em casa. O jardim é muito grande, e o vizinho tem um canavial... Nâo ponho veneno para ratosporque tenho medo que os cães o comam, e de vez em quando lá me aparece um rato morto à porta da cozinha!!! Apesar de não serem cães de caça lá devem achar que tudo o que apanham é para nos dar...
Uma vez o Rocky apanhou um pardal bebé que devia ter caído do ninho... Coitadinho do pássaro!
E os melros também passam tormentos, são perseguidos quando querem apanhar coisas do chão!
Tento ralhar quando vejo que eles correm atrás dos pássaros, mas não posso proibí-los de correr.
Em relação a parques, o melhor mesmo é não o soltar quando se encontrar num parque com aves. Assim pode evitar dissabores!
Fiquem bem
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Acho que a Anja estava a falar mesmo disso, dos gatos sem donoMusky Escreveu: [
Esses gatos devem passar muita fome... só assim se explica, porque o comportamento normal de um gato é matar o rato à unhada, não lhes tocando com a boca.

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
às vezes aqui é difícil distinguir entre uns e outros. a diferença, é uns terem alguém que diz possuir um gato, enquanto os outros são assumidamente órfãos.Acho que a Anja estava a falar mesmo disso, dos gatos sem dono
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá
Fico muito grato (especialmente à Nicas) pelas informações sobre as doenças trnsmissíveis pelos ratos.
Vou passar a ter mais cuidado e a evitar as caçadas.
Lá se vai o melhor divertimento dos bichos.
Mas há uma coisa que me intriga. Então e os ratos de estimação? Estão "desinfectados"?
Fico muito grato (especialmente à Nicas) pelas informações sobre as doenças trnsmissíveis pelos ratos.
Vou passar a ter mais cuidado e a evitar as caçadas.
Lá se vai o melhor divertimento dos bichos.
Mas há uma coisa que me intriga. Então e os ratos de estimação? Estão "desinfectados"?
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>