iniciar viveiro

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

quarta mai 07, 2008 2:12 pm

Boa tarde a todos,

O meu irmão fez junto a um anexo uma gaiola grandita, tem 1,5m de cumprimento, quase 2m de altura e 50cm ou mais de largura. As laterais e o fundo são de cimento (parede da garagem) e a frente tem uma estructura em PVC com rede e uma porta grande. Estamos a planear uma segunda porta para evitar as "fugas".

Estamos a pensar em ter lá mandarins, canários e bengalins. Segundo me disseram são bons para principiantes, dão-se bem e aguentam o ano todo no exterior (claro que no inverno tapavam a frente com um plástico ou assim para não apanharem vento ou chuva) Antes de começar, eis as perguntas/dúvidas :

O que é necessário ter para serem felizes ? (ninhos, poleiros, troncos, baloiços, etc.....)

Que tipo de cuidados é necessário ter com a higiène? (basta lavar com água, ou é preciso desinfectar, com qué e com que frequência)

Os ninhos no topo ou à meio??? Todos na mesma altura ou várias???

Lamento a quantidade de perguntas mas gosto de fazer as coisas bem feitas, principalmente quando envolve seres vivos, e como eu é que lancei a ideia sinto-me responsável.

Qualquer outra informação interessante fvr não hesitar em dizer. :wink:

Isabel "Zabou"
tnnuy
Membro
Registado: quinta mar 06, 2008 9:45 pm

quarta mai 07, 2008 2:29 pm

boa tarde !!! eu tenho 2 viveiras um com caturras e pericitos e outro com fichers e cordenises no xao , a unika coisa que fasso e lavar o xao lavar os poveilos k tao sujos e deito a pararas no xao, nunca tive problemas , mas espera por alguem mas esprient k te possa dizer coisas certas :)
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quarta mai 07, 2008 9:25 pm

ZABOU Escreveu: Estamos a pensar em ter lá mandarins, canários e bengalins. Segundo me disseram são bons para principiantes, dão-se bem e aguentam o ano todo no exterior (claro que no inverno tapavam a frente com um plástico ou assim para não apanharem vento ou chuva) Antes de começar, eis as perguntas/dúvidas :
Boa noite, se fosse eu metia só exóticos: mandarins e bengalins como você em cima disse. Canários são aves que podem entrar em leves disputas por território. Não fariam grande mal aos outros, mas, ao quererem dominar certos poleiros, num viveiro pequeno como esse, poderiam provocar stress no mais "fracos".
ZABOU Escreveu: O que é necessário ter para serem felizes ? (ninhos, poleiros, troncos, baloiços, etc.....)
Precisam, como é óbvio, de poleiros, se quiser algo mais decorativo pode usar troncos mas cuidado com possíveis parasitas, convém

ZABOU Escreveu: Que tipo de cuidados é necessário ter com a higiène? (basta lavar com água, ou é preciso desinfectar, com qué e com que frequência)
É necessário desinfectar. Água com lixívia e um esfregão para desinfectar os poleiros e o fundo, normalmente são os objectos com sujidade mais encrustada, e um balde com amesma água e lixívia para pôr os bebedouros e os comedouros, é o meu método para a limpeza. Quanto à frequência, eu pessoalmente lavo o fundo e os bebedouros uma vez por semana e os comedouros de três em três; mas esta frequência é a minha.
ZABOU Escreveu: Os ninhos no topo ou à meio??? Todos na mesma altura ou várias???
Eu punha todos no topo, pois eles sentem-se mais seguros em pontos mais altos e não estando uns mais abaixo e outros mais acima não há confusões, pois os ninhos de baixo seriam desprezados a favor dos do topo.
ZABOU Escreveu:Isabel "Zabou"
Existe muito boa informação na net e aqui também deverá encontrar alguma, mas se tiver alguma dúvida mais "espinhosa"não hesite. :wink:

Boa sorte.
Orelhase3
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:22 pm
Localização: Muitos hamsters, 2 cães, 1 ring neck , 2 gold fish, 3 bettas, 2 gerbos, 4 porquinhos

quinta mai 08, 2008 6:15 pm

só gostava de dizer uma coisa...
não acho muito boa ideia os canários...
eles por vezes disputam muito o territorio...
no viveiro do meu tio eles deitaram os ovos dos mandarins todos ao chão pq querem o mesmo ninho..
e no entanto há lá imensos ninhos há 2 para cada pássaro quase !
e como esse viveiro n é assim tão grande pode ainda piorar !
na minha opinião so punha exoticos !
<p>Cumprimentos</p>
<p>Se algum dia me tirarem a paix&atilde;o plos animais.....<strong>tiram me a paix&atilde;o pela vida!</strong></p>
Responder

Voltar para “Aves”