URGENTE - O meu casal de canários abandonou as crias

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
mariamena
Membro Veterano
Registado: quinta nov 28, 2002 6:12 pm
Contacto:

quarta mai 07, 2008 9:46 pm

Boa noite,

Este casal é éxperiente, mas já o ano passado tive de dar uma ajudinha na criação de uma das crias. Acontece que agora, e desde ontem que deixaram de tratar das crias. Dois já morreram, sobram dois e para cúmulo a mãe parece ter abandonado os dois bébés restantes, ou seja, não vai para o ninho. Eles fizeram hoje uma semana.

Já lhes dei de comida, papa numa seringa e bem que eles abrem o biquinho, já têm algumas penas e já abrem os olhinhos.
Como verifiquei que a fêmea não vai para o ninho, cobri os bébés com um pedaço de um tecido muito quentinho de um robe de Inverno, tipo pele de borrego mas mantive os pais junto.

Está correcto????

Que mais poderei fazer???

Obrigada
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quinta mai 08, 2008 11:00 am

Não terá mudado a gaiola de sítio? Se o tiver feto, a razão para o abandono provavelmente terá sido essa.

Com uma semana os canários já não precisam do aquecimento da mãe para viver como quando eram mais pequenos, no entanto, fez bem em pôr-lhes algo por cima pois à noite o frio é mais intenso e o pano evita que o calor se dissipe mais facilmente. Para além disso a cobertura é boa para que as aves não recebam demasiados estímulos do exterior, como movimentos bruscos que se façam ao pé do ninho, que uma ave dessa idade não deve ainda receber.

Se tiver mais casais com filhos de idade igual ou com a diferença de um ou dois dias distribua-os de acordo com a capacidade dos pais como progenitores e com a quantidade de filhotes em cada ninho.
Se não tiver essa hipótese terá de alimentá-los à mão.
mariamena
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 08, 2008 7:32 pm

A única hipótese que tive foi começar a alimentá-los à mão. Amanhã já tenho uma papa própria para alimentar canários à mão.

Parecem bem, não há diarreias, piam que se desunham e têm apetite. Dou-lhes comida de 2h em 2h , menos à noite.

Vamos lá aver.

Obrigada
TitvsLivivs
Membro Veterano

quinta mai 08, 2008 7:37 pm

Um intervalo de duas horas entre refeições para canários dessa idade é demasiado.
mariamena
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 08, 2008 8:46 pm

Penso que o que quer dizer é que o intervalo de 2h em 2h é demasiadamente grande, deveria então dar com um intervalo de quanto?

Obrigada

mm
TitvsLivivs
Membro Veterano

quinta mai 08, 2008 9:05 pm

O papo tem de ter sempre comida. Mais ou menos de 20 em 20 minutos têm de "levar" com a seringa no bico.

Se eles, como disse, piam que se fartam, é porque estão esfomeados, porque um canário com oito dias não pia que se farta. :wink:
TitvsLivivs
Membro Veterano

quinta mai 08, 2008 10:37 pm

Mas atenção que os intervalos variam de spécie para espécie. Os psitacídeos, por exemplo, não precisam de intervalos tão pequenos como os dos canários. E de facto, um canário com uma semana aguenta mais de vinte minutos, só que eu prefiro dar pequenas quantidades de comida para manter aquele ritmo constante, do que deixá-lo muito tempo sem comida até ficar esfomeado e depois pôr-lhe o papo a abarrotar de comida. Isso só emagrece e stressa a cria.
mariamena
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 08, 2008 11:41 pm

Ok obrigada,

mas quando digo que eles piam que se desunham é mais uma força de expressão...., de qualquer dos modos já reduzi os intervalos, porque vou lá muitas vezes destapá-los e eles estão a dormir profundamente, às vezes mesmo tocando ao de leve eles não dão conta de nada, outras vezes já basta só tocar no pano que tenho por cima deles que arrebitam logo as cabecitas e abrem os bicos todos, e é nessa altura que piam.

Que desse conta só uma vez é que já estavam a protestar com o serviço demorado.
Obrigada
mariamena
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 12, 2008 9:06 pm

Olá, boa noite, os bébés estão bem. Podem vê-los em :

http://osmeuspassarinhos.blogspot.com/

Obrigada
mariamena
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 15, 2008 7:37 pm

Olá , :lol:

Os pequenitos já têm 16 dias, estão óptimos, começam a querer pular do ninho, mas acho que só vou permiti-lo no fim de semana, pois a meteorologia prevê melhoria do tempo. Já tenho uma gaiola dupla grande preparada para eles.

Pensei em colocar na mesma gaiola a mãe para ver o que acontece, há dias atrás já tinha experimentado, mas o que observei foi muito medo da parte das avezinhas ( bébés ), pareciam mesmo assustadas, mas ela ( mãe ) mostrou-se completamente indiferente, como estava frio, voltei ao princípio.

O que me aconselham?

Quando os colocar na gaiola, devo fazer nova tentativa com a mãe ou outro passarito calminho?, acho que o convivio com os da espécie deles seria bom.

Quanto à alimentação, continuo a dar somente a papa, ou deveria começar a dar-lhes alguma alpista misturada na papa?

Obrigada
Responder

Voltar para “Aves”