Procedimentos com tartaruga sociavel :)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

lmlc
Membro Júnior
Registado: quarta nov 24, 2004 3:10 pm
Localização: Cadela (Nicas); Gatos (Noite.Gugu,Kyu,Branquinha); Tartaruga (Biscoito)

quarta mai 07, 2008 12:27 am

Boa noite,

Adquiri uma tartaruga há 4 anos, o Biscoito, não sei se estou a proceder bem com ela quando:

- Passa o dia todo fora de agua a passear-se pelo chão da cozinha (que tem 1 passadeira mas a maioria do chão é frio) ou a dormir num cantinho onde lhe metemos um pano escuro (ela aninha-se mais nos panos escuros) nos dias de sol e amenos deixo-a no jardim umas horas para apanhar sol.
- Passa a noite no aquário com agua a meio, sem plataforma seca (não tenho espaço) e com termostato a 27 graus.
- So come de manhã, antes de a tirar-mos do aquário (já tentamos dar-lhe de comer a noite mas ela não aceita)
- Come carne cozinhada que desfiamos e damos-lhe a boca (sem gorduras ou molhos) não aceitando os camarões, fruta ou legumes
- No inverno não apanha quase sol nenhum porque não vai ao jardim.
- Não do vitaminas, tenho sempre a pedra de cálcio e lavo o aquário todos os dias.

Ainda não lhe mudei as rotinas pois ela aparenta estar bem, quando a vou molhar a meio da tarde parece não gostar, não quer comer a não ser de manhã, é super sociável, embora coma carne não nos morde, vem ter connosco, trepa aos nossos pes quando quer colo e fica quietinha na mão a ver o que se passa a volta, adora companhia, festinhas no pescoço e não tem medo nem da minha cadela nem dos meus gatos.
Já comprei uma caixa grande de plástico que coloquei no jardim para ter zona seca, sol e agua, mas ela não gosta, fica stressada e trepa as paredes para sair

Já está grandinha, deixo fotos para verem a que espécie pertence.

Provavelmente estou a proceder mal na maioria das rotinas a que a habituei, preciso de um feedback vosso.

Obrigada :)
Imagem
Imagem
PunkPaul
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 10:01 pm

quarta mai 07, 2008 2:47 pm

No meu ponto de vista a bicha está bem bonita até.... Agora como nao percebo muito de tugas e as suas rotinas... nao te posso ajudar muito...

Cumps.. ;)
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta mai 07, 2008 2:57 pm

Pois do meu ponto de vista que tambem nao percebo muito de tartarugas parece tem a carapaça atrofiada por falta de calcio no crescimento.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
PunkPaul
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 10:01 pm

quarta mai 07, 2008 3:23 pm

Como vez q a carapaça ta "atrofiada" ?? A mim parece.me bonita.. :? Desculpa a ignorancia.. mas nao estou mesmo a ver inde está o problema da carapaça... era suposto ficar verde? como todas as outras? como se parecesse suja?
hadown
Membro
Registado: sexta set 28, 2007 8:40 pm

quarta mai 07, 2008 4:05 pm

A carapaça parece-me um pouco alta. Nao percebo muito de tartarugas mas tenho uma Tartaruga de Faces Rosadas que come granulado e carne CRUA 2/3 vezes por semana e tem a carapaça mais baixa e mais larga. Se calhar pode variar consoante a especie, mas este é, a meu ver, o unico atrofio que pode existir na carapaça.

Espera que venha aqui falar algum dos experts que de certeza te podem dizer aquilo que se passa com a tua tartaruga.

Cumprimentos e boa sorte com a bichinha :lol:
foker
Membro Veterano
Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am

quarta mai 07, 2008 4:14 pm

essa tartaruga penso que é uma tartaruga de "orelhas amarelas"(Hieroglyphic River Cooter) como se costuma dizer , como ha a de faces rosadas essa é a de orelhas amarelas, se não estou em erro..

na minha opinião, sao as tartarugas mais mansas, eu tenho 2 dessas, uma das quais parece que responde a chamamento, e ambas se deixam acariciar...
&nbsp;&nbsp;
hadown
Membro
Registado: sexta set 28, 2007 8:40 pm

quarta mai 07, 2008 4:25 pm

Tem umas unhas enooooormes :o
Nao acho que isso seja muito bom... devias arranjar-lhe alguma coisa para gastar as unhas.

Cumprimentos
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta mai 07, 2008 4:55 pm

Compara estas fotos de tartarugas que a carapaça acompanhou o crescimento do corpo, na do usuario que abriu o topico, a carapaça tem forma de piramide, e o corpo parece que cresceu mais que a carapaça, naturalmente elas são mais espalmadas.
Imagem
Imagem
Imagem

Comparem ;)

Imagem
Imagem
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

quarta mai 07, 2008 5:40 pm

Tens aí um belo menino - pelo tamanho das unhas, é um macho quase de certeza. Também tenho uma da mesma espécie...mas bastante maior... fêmea :lol:
- Passa o dia todo fora de agua a passear-se pelo chão da cozinha (que tem 1 passadeira mas a maioria do chão é frio) ou a dormir num cantinho onde lhe metemos um pano escuro (ela aninha-se mais nos panos escuros) nos dias de sol e amenos deixo-a no jardim umas horas para apanhar sol.
Estar á solta pela casa não tem problema nenhum, no entanto quando o soltares na rua tem atenção se há uma zona de sombra e eventualmente água para beber ou mesmo banhar-se - coloca um prato daqueles dos vasos na zona de sombra, para ele se banhar ou beber água. Convém que ele possa regular a temperatura corporal, senão vai stressar em busca de um lugar fresco.
Durante o dia, aconselho-te a comprar uma lampada uv (fluorescente ou compacta), ligada a um candeeiro e a colocares o mesmo na zona onde ele passa a maior parte do dia (a tal zona dos panos). Os uv são essenciais para um bom desenvolvimento do animal, e fechado dentro de casa não apanha uv´s nenhuns.
- Passa a noite no aquário com agua a meio, sem plataforma seca (não tenho espaço) e com termostato a 27 graus.
Faço algo semelhante com a minha, coloca-o no polipan durante a noite com água, que é onde come, mas durante o dia anda á solta...
- So come de manhã, antes de a tirar-mos do aquário (já tentamos dar-lhe de comer a noite mas ela não aceita)
Não tem problema...o problema está nos alimentos que utilizas:?
- Come carne cozinhada que desfiamos e damos-lhe a boca (sem gorduras ou molhos) não aceitando os camarões, fruta ou legumes
Isso é péssimo!! As tartarugas aquáticas são, na sua maioria, omnívoras. Há algumas espécies carnívoras e outras herbívoras, mas poucas comem carne de mamíferos e só em raras excepções (quando encontram algum animal morto), mas a alimentação faz-se de peixes, crustáceos, moluscos e plantas aquáticas...
Alimentares com carne de mamíferos reflecte-se em problemas de obesidade, crescimento desadequeado, problemas hepáticos, problemas ósseos...etc

Uma boa alternativa é alimentares com peixe cru ou cozido, camarões cozidos, mexilhão e outros bivalves e ração seca para gatos...mas sempre com suplemento de vegetais - bróculos, cenoura, couve, maçã, agriões, pouca alface, espinafres...
Se ela não gosta, é porque foi mal habituada. Depressa muda de hábitos, não te preocupes..
- No inverno não apanha quase sol nenhum porque não vai ao jardim.
No inverno podes mantê-la sempre no aquário e com o aquecedor desligado. A diferença de temperatura entre o aquário e o ar exterior pode provocar-lhe problemas respiratórios, constipações, etc, portanto cuidado com as diferenças de temperatura.
Se preferires, deixa-a ficar cá fora nesses meses, mas coloca sempre um prato com água para que possa beber.
Quanto ao sol, utiliza o tal uv que falo em cima.
- Não do vitaminas, tenho sempre a pedra de cálcio e lavo o aquário todos os dias.

Se a alimentação fôr correcta, não precisas de suplementar com nada. Eventualmente um pouco de cálcio em pó nos legumes, pode ajudar um pouco a evitar carências.

As pedras de cálcio não servem para nada, são a maior treta que inventaram.
O principio de funcionamento baseia-se na dissolução do carbonato de cálcio em meio ácido - a urina da tartaruga faz descer o ph da água, e a pedra desfaz-se. Supostamente a tartaruga beberia a água e teria cálcios....mas....cada vez que mudas a água, lá se vai o pouco cálcio que se diluiu...e a tartaruga não o aproveita!!
É preferivel raspares um pouco do cálcio para cima da comida da bicha.

De resto...boa sorte com o menino! :D
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quarta mai 07, 2008 6:10 pm

Realmente também ia dizer que está piramidismo, ainda no inicio...
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

quarta mai 07, 2008 6:17 pm

Também me parece que sofre de piramidismo, a carapaça está bastante irregular e o corpo está desproporcionado em relação á carapaça...

Falta de vitamina d3...falta de cálcio...excesso de proteínas e gordura na alimentação. :? :? :?
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quinta mai 08, 2008 12:25 am

Mas acho que assim fica mais bonito, mas agora também deve ser impossivel voltar ao normal :?
Abraços e boa sorte
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
lmlc
Membro Júnior
Registado: quarta nov 24, 2004 3:10 pm
Localização: Cadela (Nicas); Gatos (Noite.Gugu,Kyu,Branquinha); Tartaruga (Biscoito)

quinta mai 08, 2008 2:55 pm

Obrigada pela ajuda! :D

Nunca pensei que o Biscoito podesse sofrer de piramidismo pois não costumo lidar com outras tartarugas e nunca reparei nas diferenças pelas fotos :(

Também não sabia se era macho ou fêmea nem a sua espécie, quando o comprei não tinham certeza do sexo, por intuição achei que era macho e como era do tamanho de uma bolacha baptizei de Biscoito :lol:

Vou mante-la mais tempo no jardim, a luz será a próxima aquisição :wink: e já preparei um prato de barro (dos vasos) para colocar a agua. Ela passava mesmo muito tempo sem sol, so espero ir a tempo de não lhe ter causado problemas :(
O poliban é uma boa ideia :) tenho um que até é grandito mas é pouco fundo, elas não necessitam de nadar em profundidade? Estava a pensar em usar um aquário de 80 cm para ela passar a noite, provavelmente tenho é mais trabalho a lava-lo :|

Alterei a sua alimentação, hoje comeu bacalhau e até que gostou, tentei dar ração de gato mas so comeu á primeira dentada, acho que foi ao engano :P
Os vegetais é que ainda não experimentei, a ver se amanhã de manhã faço o teste com a maçã e a cenoura :wink:

Se a deixar cá fora no inverno ela não vai precisar de nadar, molhar a carapaça ou hibernar? Não queria que hibernasse.

Achava que o cálcio servia para actuar na própria carapaça.... menos uma despesa desnecessária :) passo a raspar um pouco do cálcio para a comida de vez em quando :)
NhamNham Escreveu:Realmente também ia dizer que está piramidismo, ainda no inicio...
No inicio? Significa que posso estagnar o processo?

Vou mudar-lhe os hábitos, certamente vou notar diferenças nele :)
Deixo-vos as novidades assim que as tiver :wink:

Obrigada a todos pela ajuda!

Imagem
Imagem
Abraço **
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quinta mai 08, 2008 5:57 pm

Se não queres que hiberne, aqueces lhe a água do aquario, e não a deixas sentir diferença no clima (Verão/Inverno) , mantendo boas temperaturas ela não sentirá necessidade de hibernar...

Vi no 1º post que não lhe deixas zona seca À noite porque não tens espaço... tens de o arranjar porque é fundamental para ela poder simplesmente descansar...

A mim parece-me um piramidismo no inicio, ou seja ainda não muito desenvolvido, pelo que se mudares os hábitos, lhe começares a fornecer uma dieta equilibrada e boa radiação UVB, acredito que vá ao sitio :wink:

Atenção à comida para cão e para gato que tem muita proteína o que não é nada bom...

Se tens espaço no exterior já pensas-te em fazer lhe um pequeno lago?
E deixas um aquariozito de refugio para os dias frios...

Boa sorte! :wink:
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quinta mai 08, 2008 6:26 pm

NhamNham Escreveu:Se não queres que hiberne, aqueces lhe a água do aquario, e não a deixas sentir diferença no clima (Verão/Inverno) , mantendo boas temperaturas ela não sentirá necessidade de hibernar...

Vi no 1º post que não lhe deixas zona seca À noite porque não tens espaço... tens de o arranjar porque é fundamental para ela poder simplesmente descansar...

A mim parece-me um piramidismo no inicio, ou seja ainda não muito desenvolvido, pelo que se mudares os hábitos, lhe começares a fornecer uma dieta equilibrada e boa radiação UVB, acredito que vá ao sitio :wink:

Atenção à comida para cão e para gato que tem muita proteína o que não é nada bom...

Se tens espaço no exterior já pensas-te em fazer lhe um pequeno lago?
E deixas um aquariozito de refugio para os dias frios...

Boa sorte! :wink:
Piramidismo no inicio, a tartaruga está a com "mas condições" a 4 anos, logo não é uma coisa de agora
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”