Adoro ler e estou sempre a ler uns 3 ou 4 ao mesmo tempo!
Acho que um livro sobre animais digno de menção é
"Bichos" de Miguel Torga, são vários contos sobre animais, li quando era muito jovem e ainda há pouco tempo reli. O meu conto favorito deste livro é "Miúra", sobre um touro de lide.
Também tenho para ali uma colectânea chamada "Histórias Verdadeiras de Gatos", ainda não li.
Quanto ao "Marley & Eu" também já li, achei uma leitura light e despretensiosa, acho que é um bom livro para quem não gosta ou não está habituado a ler.
Não me vem à ideia mais nada que tenha animais como protagonistas, em termos de ficção, mas ocorrem-me vários livros sobre treino e tratamento de cães, bem informativos e úteis, por exemplo vários livros (cães e gatos) do Dr. Bruce Fogle, a "Paixão de Cesar" do Cesar Millan, "A Encantadora de Cães", etc.
Também recordo uma série de livros de ficção cientifica da Anne McCaffrey em que os protagonistas da história são dragões "engenheirados" geneticamente que se aliam aos homens no combate a uma ameaça vinda das estrelas, em que desenvolvem uma ligação telepática e empática com os seus cavaleiros, passando-se a história num futuro distante em que a humanidade já colonizou outros sistemas estelares, a série chama-se "Dragonriders of Pern"

, é bem giro.
Quanto ao tema da leitura em si é muito triste que os jovens de hoje não gostem de ler. Quantas e quantas casas deste país não têm um único livro nas estantes... Os jovens encaram os livros como uma maçada, uma obrigação escolar sem o mínimo interesse, quando os hábitos de leitura deviam ser encorajados desde cedo e vistos como um prazer e não uma tarefa. Quem lê desde pequeno tem um melhor rendimento escolar, maior cultura geral e dá menos erros de Português...
Cumprimentos.