As suas histórias davam um livro

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.

Gostas de Ler?

Sim, muuuito
43
68%
Às vezes...nas férias!
10
16%
Só por obrigação (para a escola)
2
3%
Tento fazer um (grande) esforço
2
3%
Fugo dos Livros como o diabo da cruz
1
2%
Não tenho a miníma pachorra
5
8%

Total de votos: 63
nicasekika
Membro Júnior
Registado: segunda fev 19, 2007 12:00 pm

quinta mai 08, 2008 11:35 am

Na vida há duas coisas que amo: os animais e os livros. Neste tópico gostava que todos dessem a sua opinião sobre livros que tenham animais como personagens principais. Os que preferem, os que não acharam muito bons, o que sentiram quando estavam a ler...E também que sugerissem alguns livros deste género.
Posso começar eu: já li Marlei & Eu - A vida e o Amor do Pior cão do mundo, de John Grogan. É lindo. Na apresentação do livro alguém diz que com ele vamos rir, chorar e abanar a cabeça. E é mesmo assim. Choro sempre que o (re)leio - e já vou na 4ª vez. Inclusivamente agora emprestei-o a uma colega a quem deram uma labradora e que tem um comportamento muito semelhante ao do senhor Marley. Acho que ela vai ficar assustada :lol:
Também li Amados Cães, de José Jorge Letria e é muito bonito. Não são histórias verídicas, são quase fábulas sobre as relações entre famosos e os seus animais mas gostei muito de o ler. Agora gostava de ler Amados Gatos -do mesmo autor-, Cão como Nós e O Cão Profeta. Mas hei-de lhes chegar. Boas leituras :wink:

Inseri a votação por mera cusquice :D As opções de escolha podem parecer sui generis mas acreditem que é o que tenho ouvido dizer...todas elas e mais algumas...
SusaButerfly
Membro Júnior
Registado: domingo abr 20, 2008 4:56 pm

quinta mai 08, 2008 11:47 am

Também li Marley e Eu e também chorei. Os livros que pretende que sejam divulgados são só sobre cães e gatos? É que eu li um sobre um burro e que também é muito lindo, chama-se As Memórias de Cadichon, é um livro antigo.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 08, 2008 1:47 pm

Adoro ler e estou sempre a ler uns 3 ou 4 ao mesmo tempo!

Acho que um livro sobre animais digno de menção é "Bichos" de Miguel Torga, são vários contos sobre animais, li quando era muito jovem e ainda há pouco tempo reli. O meu conto favorito deste livro é "Miúra", sobre um touro de lide.
Também tenho para ali uma colectânea chamada "Histórias Verdadeiras de Gatos", ainda não li.
Quanto ao "Marley & Eu" também já li, achei uma leitura light e despretensiosa, acho que é um bom livro para quem não gosta ou não está habituado a ler.
Não me vem à ideia mais nada que tenha animais como protagonistas, em termos de ficção, mas ocorrem-me vários livros sobre treino e tratamento de cães, bem informativos e úteis, por exemplo vários livros (cães e gatos) do Dr. Bruce Fogle, a "Paixão de Cesar" do Cesar Millan, "A Encantadora de Cães", etc.
Também recordo uma série de livros de ficção cientifica da Anne McCaffrey em que os protagonistas da história são dragões "engenheirados" geneticamente que se aliam aos homens no combate a uma ameaça vinda das estrelas, em que desenvolvem uma ligação telepática e empática com os seus cavaleiros, passando-se a história num futuro distante em que a humanidade já colonizou outros sistemas estelares, a série chama-se "Dragonriders of Pern" :P , é bem giro.

Quanto ao tema da leitura em si é muito triste que os jovens de hoje não gostem de ler. Quantas e quantas casas deste país não têm um único livro nas estantes... Os jovens encaram os livros como uma maçada, uma obrigação escolar sem o mínimo interesse, quando os hábitos de leitura deviam ser encorajados desde cedo e vistos como um prazer e não uma tarefa. Quem lê desde pequeno tem um melhor rendimento escolar, maior cultura geral e dá menos erros de Português...

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quinta mai 08, 2008 2:52 pm

Dos livros sobre animais que já foram referidos li o "Marley e Eu", "Cão como nós", "A Paixão de Cesar", e "Os Bichos". Li um que ainda não foi aqui referido que é "De Bagdade com Amor", é uma história verídica sobre um fuzileiro americano no Iraque que encontra um cachorro e que faz tudo para o levar do Iraque para os Estados Unidos. É impressionante no meio de tanta adversidade o que consegue um homem fazer por amor a um cão.
Dinodane penso que há jovens que gostam de ler e o fazem regularmente. Falo por experiência própria. E não são tão poucos como isso, mas tem de ser feito um esforço desde pequenos pela parte dos pais e também da escola. Porque pelo que sei, há certos professores de língua portuguesa em certas escolas, que em vez de mandarem os "meninos" ler os livros estabelecidos no programa educativo, lhes dão fotocópias de textos desses mesmos livros.
Há uma frase que gosto de dizer aos jovens "Ler é poder". :D
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
dinodane
Membro Veterano

quinta mai 08, 2008 3:00 pm

Olá Marijonscp. :)

Bem sei que ainda há jovens que gostam de ler, estava a generalizar, mas infelizmente esses são a minoria e deveria ser o contrário. :|

marijonscp
Membro Veterano

quinta mai 08, 2008 3:09 pm

Boa tarde Dinodane.
Percebi perfeitamente.
E penso também que infelizmente existe uma maioria que não lê livros, logo não sabe escrever. :wink:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quinta mai 08, 2008 5:31 pm

So falta a minha opçao que é:
-So leio quando interresa!
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
dinodane
Membro Veterano

quinta mai 08, 2008 5:33 pm

Se lesse mais escrevia melhor. :)

U206
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 4:32 pm

quinta mai 08, 2008 6:14 pm

Boa Tarde! :wink:

Confesso que livros relacionados com animais só li "Bichos" de Miguel Torga, há dois anos atrás, no meu 10º ano, pois era para apresentar à turma! Gostei muito e aconselho vivamente que o leiam! :wink:

Gosto de ler livros e sempre que posso faço-o, mas não são relacionados com animais, tenho que virar-me mais para esse campo que acredito ser muito interessante, aliás, qualquer tema relacionado com os mesmos é sempre interessante! :P
<p><strong>Cumprimentos do F&aacute;bio! ;)</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
marijonscp
Membro Veterano

quinta mai 08, 2008 6:35 pm

dinodane Escreveu:Se lesse mais escrevia melhor. :)
Precisamente. :D
Raros são os que lêem livros que não lhes interesse. Para cada um dos vários interesses que todos temos, existem imensos livros disponíveis.
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quinta mai 08, 2008 6:57 pm

dinodane Escreveu:Se lesse mais escrevia melhor. :)
E pergunto escrever melhor para que? Não percebeu o que eu disse?
Abraços
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
dinodane
Membro Veterano

quinta mai 08, 2008 7:12 pm

Escrever melhor para quê?

Não alcança o porquê? É essa a resposta que dá na escola aos professores quando lhe corrigem os testes?
Não é uma questão de perceber, também "preceberia c eskreve-ses asim"...
:P

crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quinta mai 08, 2008 7:13 pm

Eu adoro ler. Livros de histórias com temática de animais não me lembro de ter lido algum, já li claro imensas enciclopédias/livros informativos sobre animais, no geral ou sobre espécies específicas. Tenho alguns livros que tive/tenho especial gosto em ler:

:arrow: A Cidade dos Deuses Selvagens e o O Reino do Dragão de Ouro (da Isabel Allende), e verdadeiramente adorei. São um tanto ou quanto fantasiosos, mas transmitem ao mesmo tempo mensagens importantes ao nível da Preservação da Natureza, de espécies em perigo e de povos indígenas.

:arrow: Sem Piedade de Miriam Ali. Este retrata a história verídica de uma senhora cujas filhas foram vendidas pelo marido (árabe) para se casarem e terem uma vida de escravatura e como máquinas de fazer filhos. Retrata a luta de uma mãe para salvar as filhas. É uma história triste e chocante, mas que nos faz abrir os olhos para a realidade.

:arrow: A coleção Harry Potter. É um livro extremamente fantasioso eu sei, mas que eu verdadeiramente adoro, pois estimula a imaginação e faz-nos, durante a leitura, viajar até um mundo à parte.

Depois há outros que também gostei bastante, tais como O Fantasma da Ópera e Gabriela Cravo e Canela :D
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
dinodane
Membro Veterano

quinta mai 08, 2008 7:16 pm

Tem que ler a "Casa dos Espíritos" se gosta da Allende, é o meu livro preferido dela. :) Por acaso, a história até começa com a chegada de uma personagem canina, o Barrabás, que pela descrição de tamanho, cor e porte eu acho que é um Dogue Alemão!! :D

TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quinta mai 08, 2008 7:18 pm

E quem lê uns livrozinhos filosóficos? Um Nietzschezinho, um Aristóteleszinho, um Platãozinho, hem? Gostam? Estes são mais difíceis que os do Tio Patinhas. :lol:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”