porquinho da india ou coelho : duvida

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
tugaAC
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 2:28 pm
Localização: 4 gerbos , 3 hamsters, 1 gato, 1 betta (peixe), uma caturra e um caracol marinho

sexta mai 09, 2008 9:18 am

olá e a todos um bom dia ....eu hoje venho aqui perguntar uma coisa... é assim eu sou um grande fã de roedores ...todos os roedores ...pequenos ou grandes ..... tenho hamsters e gerbos e já tive contacto com outros roedores como as chinchilas ,os porquinhos, os coelhos etc ...e tava a pensarem adquirir um novo "hóspedo" cá para casa ...não brevemente daqui a uns tempos ...no verão por exemplo .... e eu tava na dúvida ....qual destes roedor; porquinhos da india ou coelhos ....se adaptam melhor a um apartamento , é que eram para me oferecer um porquinho só que a minha familia disse que não porque os porquinhos não são animais de apartamentos .... mas no entanto eu acho que se pode ter tanto nos aprtamentos ou nas vivendas etc .... alguem me pode esclerecer esta duvida ???? ( ao do porquinho e do coelho)
desculpem lá o testamento :wink:

cumps

AC
tugaAC
Membro Veterano
Localização: 4 gerbos , 3 hamsters, 1 gato, 1 betta (peixe), uma caturra e um caracol marinho

sexta mai 09, 2008 9:27 am

e já agora (Esquecime de pôr esta pergunta no 1º post) qual deles é que interage mais com o dono...(gosta de ser pegado , acariciado etc)
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta mai 09, 2008 10:37 am

Não tenho nenhum deles, acho que ambos interagem de forma semelhante, mas coelhos não são roedores ;)
Coelho
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Subfilo:Vertebrata
Classe:Mammalia
Ordem:Lagomorpha
Família:Leporidae

Porquinho da india
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Rodentia

Família:Caviidae
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
SandraNunes
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2008 5:42 pm

sexta mai 09, 2008 10:50 am

é melhor informares-tes primeiros das caracteristicas de cada um e depois optas, ou quem sabe os dois, (em gaiolas separadas), os porquinhos convem ser aos pares(do mesmo sexo para evitares criação), eu tenho só um porque é uma porquinha ( a pessoa que ma deu comprou uma porquinha e ela vinha pranha e deu-me uma filhota)
tugaAC
Membro Veterano

sexta mai 09, 2008 11:05 am

sim eu eu já pesquisei sobre ele e já sei tudo o que é preciso para ter um mas o que eu queria era que me dise-sem quais eram as caracteristicas que os coelhos têm que os porquinhos não têm e vice-versa, na interação com o dono .... e obrigado native por me dizeres isso...poruqe a mim desde pequeno que me dizem que os coelhos são roedores...mas pronts todos os dias aprendemos alguma coisa nova :wink: obrigado aos dois pelos post

cumps

AC
SandraNunes
Membro Veterano

sexta mai 09, 2008 11:20 am

Eu não sei se vou dizer asneira, mas tenho ideia que os coelhos são muito mais sensiveis que os porquinhos, por isso nunca tive nenhum fiquei com medo que ficassem doentes com facilidade. Pessoalmente acho-os amorosos, e adoro os de orelhas cumpridas.
tugaAC
Membro Veterano

sexta mai 09, 2008 11:24 am

realmente eu tambem li que eles têm um esuqeleto muito fraco .... :roll: mas não sei se é verdade
olhe as vacinas para os coelhos quanto custam e de quanto em quanto tempo se deve dar ????
SandraNunes
Membro Veterano

sexta mai 09, 2008 11:37 am

Se fores a uma boa loja de animais eles informam-te melhor.
tugaAC
Membro Veterano

sexta mai 09, 2008 11:49 am

ok ..... tive a pesquisar umas coisaitas sobre coelhos e porquinhos e optei por porquinhos.... agora podem só dar-me uma ajudinha e digam-me se sei tudo para o poder ter em casa ...

-comprar uma gaiola de pelo menos 80x50
- forrá-la com aparas de madeira
-ter sempre feno á disposição
-ter uma casinha de madeira não tratada para eles poderem dormir lá
ter ração disponivel todos os dias
- dar como guloseima maçã cenoura bróculos etc
-não deixar a gaiola exposta directamente ao sol nem correntes de ar
- deixar o porquinho andar pela casa com supervisão para eles se exercitarem
- e comprar um companheiro para o porquinho :wink:

podem-me dizer se tenho tudo bem e se tiver alguma coisa mal é favor corrigirem

cumps

AC
SandraNunes
Membro Veterano

sexta mai 09, 2008 2:21 pm

Vou sugerir que consultes o site da capi (http://capi-portugal.com/).
Vais achar muito giro e esclarecedor. Podes consultar os criadores e contacta-los se tiveres interessada em comprar .
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

sexta mai 09, 2008 3:00 pm

tugaAC Escreveu: -comprar uma gaiola de pelo menos 80x50 quanto maior melhor e sempre com a possibilidade de se isolarem caso tenham acordado mal dispostos
- forrá-la com aparas de madeira esterelizada. e palha para eles fazerem a caminha deles
-ter sempre feno á disposição indespensavel para a saúde dos dentes
-ter uma casinha de madeira não tratada para eles poderem dormir lá
ter ração disponivel todos os dias deve ser só 20% das refeições, ou seja, cerca de uma colher de sopa
- dar como guloseima maçã cenoura bróculos etc guloseima deve ser a ração, os vegetais e frutas é indespensavel. A maça deve ser dada cortada aos bocadinhos. A cenoura e/ou pimento devem ser dados diariamente devido à vitamina C
-não deixar a gaiola exposta directamente ao sol nem correntes de ar a gaiola dos meus está na varanda, apanha o sol da manhã só
- deixar o porquinho andar pela casa com supervisão para eles se exercitarem eu tenho uma cerca e coloco-os lá para se divertirem
- e comprar um companheiro para o porquinho :wink: os porquinhos são animais sociaveis, precisam de companhia, se não queres ter criação optas por dois do mesmo sexo
Acrescento ainda que terás de cortar as unhas, quando necessário. Limpar o saco anal quando necessário e se optares por machos. Desparazita-los interna e externamente e dar-lhes vitaminas na água se necessário (neste caso vais a um vet e aconselhas-te da melhor forma).

Espero ter ajudado ;)

O que esta a vermelho foi escrito por mim ;)
Bodom
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:25 pm
2gerbos da Mongólia
3Porquinhos da Índia
1Tartaruga Hieroglífica
1cão
1gato

sexta mai 09, 2008 4:47 pm

Boas!
Nunca tive coelhos mas tenho agora 4 porquinhos da índia pois nasceram 3 crias este mês... :D
Penso que os coelhos adaptam-se mais ao dono, os porquinhos sao muito nervosos e tímidos, apesar de alguns coelhos tambem serem...
Penso que qualquer um se adapta bem ao apartamento, se estiver numa gaiola e indiferente, mas sempre que puderes leva a um jardim o animal, mas vigia bem porque eles sao ,malandros :wink:
Cumprimentos

Bodom
SandraNunes
Membro Veterano

sexta mai 09, 2008 6:11 pm

Só 3 tiveste sorte, daqui a umas semanas se tiverem nascido tambem machos, vais para as dezenas, pelo que sei costumam ter mais crias .
tugaAC
Membro Veterano

sexta mai 09, 2008 6:40 pm

SandraNunes Escreveu:Vou sugerir que consultes o site da capi (http://capi-portugal.com/).
Vais achar muito giro e esclarecedor. Podes consultar os criadores e contacta-los se tiveres interessada em comprar .

interessado :lol: e obrigado a todos pelas respostas

cumps

AC
tugaAC
Membro Veterano

sexta mai 09, 2008 7:08 pm

e já agora a casa pós porquinhos pode ser de cartão ou papelão ??????
Responder

Voltar para “Exóticos”