Curiosamente...
Desde a esterilização que a minha gata parece um cordeirinho no consultório (já contei, qui neste tópico, as aventuras da Luz no consultório

)... a veterinária fica sempre um pouco de pé atrás, toca-lhe apenas o necessário para a examinar, e para evitar enervá-la, e eu é que pego nela sempre que necessário, a vet evita fazer movimentos mais bruscos e aproxima-se dela e toca-lhe sempre muito suavemente... é tudo feito com muita calma, a vet examina os olhos, depois pára, espera uns minutos, fala com ela e eu falo com ela e dou-lhe uns miminhos, e só depois passa ao exame seguinte, e assim é até a Luz estar novamente dentro da transportadora... tem resultado, tem corrido tudo bem, e espero que assim continue...
A vet da minha Luz é também veterinária do gato de uma amiga minha... e ela diz que quando ele chega ao consultório fica como que possuído, mas que a vet mete-lhe a mão, tira-o da transportadora, e faz o que quer dele bem rápido e que ele nem pia...
Lembro-me também que a primeira vez que levei a Luz à vet, a doutora tinha uma enorme ferida no braço e um senhor, com uma gata aos gritos dentro da transportadora, pedia imensas desculpas pelo sucedido... A gata atropelada, magoada e assustada, atacou a veterinária à dentada e ela, mesmo assim, teve de ser capaz de a dominar e de tratar da gatinha... e não me pareceu que ela estivesse sedada
Cada gato é um gato... e os veterinários têm de ser capazes de lidar com os vários gatos que lá vão aparecendo...