Camaleão Caliptratus
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 20, 2006 9:56 pm
Tenho um camaleão caliptratus à cerca de um ano e o tamanho dele é praticamente o mesmo. alguem me sabe dizer se estes animais desenvolvem o corpo assim tão pouco... Ele estava na loja um pouco estranho, parecia doente, tinha o elmo torto. Eu comprei, arranjei o terrário, junto-lhe vitaminas em pó aos insectos, mas o desenvolvimento dele é nulo e o elmo continua ligeiramente torto. Alguem me dá uma opinião sobre este assunto? 

Que tamanho tem ele? Ou está doente e não está a crescer, ou já é adulto, ou então como o ves todos os dias nem notas o seu crescimento, apesar de ele acontecer.
Abraço
Abraço
0.2 Eublepharis macularius (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
que idade tinha quando o compraste?
qual é o tamanho actual dele?, é macho ou fêmea?
em que condições de temperatura e humidade o mantens?
quantas vitaminas adicionas? de que tipo são e de quanto em quanto tempo?
ele está saudável? aparentemente, se está hidratado, quais são as cores usuais dele, alguns hábitos...
pelo que me parece, ele nao deve crescer mais do que esse tamanho :p provavelmente até já seria adulto, ou com alguma alteração óssea ou problema congénito, dado que o elmo é ósseo na sua estrotura básica e o que geralmente varia é o volume..
posta aí uma foto e responde às questões
pode ser que se arranje alguma causa ou conclusão.
ah, e de quanto em quanto tempo faz as mudas?
qual é o tamanho actual dele?, é macho ou fêmea?
em que condições de temperatura e humidade o mantens?
quantas vitaminas adicionas? de que tipo são e de quanto em quanto tempo?
ele está saudável? aparentemente, se está hidratado, quais são as cores usuais dele, alguns hábitos...
pelo que me parece, ele nao deve crescer mais do que esse tamanho :p provavelmente até já seria adulto, ou com alguma alteração óssea ou problema congénito, dado que o elmo é ósseo na sua estrotura básica e o que geralmente varia é o volume..
posta aí uma foto e responde às questões

ah, e de quanto em quanto tempo faz as mudas?
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
-
- Membro Veterano
olá pessoal. Peço desculpa de só agora responder... Em relação à temperatura ele durante a noite tem sempre uma lampada de aquecimento que mantem o terrario quente. Durante o dia eu não tenho a lampada de raio ultra violeta porque no sitio onde está o terrário uma parte dele apanha sol directo e o camaleão gosta de se colocar nesse local... Quanto às vitaminas é em pó que me recomendaram numa loja de animais... disseram para colocar por cima das tenebries e das zophobas e depois seria apenas esperar que ele as começe. Quanto ao tamanho não pode ser o tamanho definitivo porque segundo a idade que tinha quando o comprei e fazendo as contas ele tem mais ou menos um ano e meio e mede apenas de comprimento uns 30cm... o adulto faz-se muito maior certo? Ele na loja tava muio estranho, mas eu gostei tantro do animal que o trouxe. Na loja estava junto com outro igual. Ele muda a pele com muita frequencia... Ainda à uns 3 meses lhe cai a pele e agora já está na mesma... Para não falar que anda sempre no fundo do terrárioa a afastar a cobertura como quem está a cavar... Que acham disto... Espero a vossa ajuda... 

Sol directo?? O terrario é de rede de malha larga?? Consegues boas humidades assim?
"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
-
- Membro Veterano
Sol directo só numa parte... não é em toda a parte. O terrário é de vidro, mas tem as portas abertas... Ele não sai de lá de dentro. Quanto à humidade eu estou sempre a pulverizar as plantas e os vidros com agua... aliás ele gosta que o molhe e abre a boca para beber as gotas... Mas tb tem sempre uma fonte com agua em movimento... Achas que estou a fazer alguma coisa mal?
Eu de camaleos nao sei muito, mas não sei se o sol que lhe dás diariamente é suficiente ao desenvolvimento, pois sem d3, não absorve o calcio e sem calcio não desenvolve naturalmente a nivel de crescimento do esqueleto..sei que nas iguanas que sao herbivoras têm dificuldade em assimilar o calcio, os camaleões, talvez o façam com mais facilidade..mas esperemos que alguem com mais conhecimentos em calyptratus diga alguma coisa.
"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
( Denis Diderot )
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
o sol numa parte do terrario nao devia ser, pois vai aquecendo-o todo, nao terás as temperaturas muito elevadas? os repteis costumam "cavar" para fugir do calor, mas velá isso.
dás só tenebrios ou zophobas? isso devia ser so de vez em quando, a alimentação devia ser grilos, baratas, gafanhotos, depois sim, é que davas as larvas, ou larvas de cera e essas cenas.
fika bem
dás só tenebrios ou zophobas? isso devia ser so de vez em quando, a alimentação devia ser grilos, baratas, gafanhotos, depois sim, é que davas as larvas, ou larvas de cera e essas cenas.
fika bem

oh rapaz, tu leste alguma coisa sobre o animal?
eu vou-te dar o link de um topico que eu criei e tu vais ver o que tens mal!
(e mt mal..)
[Care Sheet] Chamaeleo Calyptratus
by: Taelife
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52799
mas digo-te já,
quanto ao tamanho, não me parece haver problema. sabes se é macho ao femea? se for femea, elas atingem cerca de 35 a 40 cm totais (corpo + rabo) em liberdade ou em boas cndições de cativeiro, o que nao me parece que tenhas.
O facto de manteres o terrário humido nao chega, quão humido o manténs? é importante saber que se mantenha APENas a 60% com flutuaçoes entre os 50% e os 70%!
quanto ao sol, suponho que directo, apanhar solinho drante o dia, num terrário de vidro, não basta, e eta pratica pde ser mt incorrecta prque isto pode elevar demasiado as temperaturas.
tens de arranjar uma lampada uvb! 5.0 .
quais sao as dimensões do terrário?
a minha começou a cavar nos cantinhos quando tva a farta de la estar porque o terrário era ja pequeno para o seu tamanho, e ela tava a tentar sair pelo chao, entao ia cavando,
mas supondo que tens as dimensões certas, e que ela e uma fêmea, esse é m comportamento de postura. ela pode esar pronda para por ovos inferteis (supondo que nao a acasalaste e que quando a compraste era novinha e n fez retençao de esperma de um macho), e caso sja, ela vai começar a escavar um buraco de cerca de 20 a 30 cm, em que ponha os ovos. Asssegura-te que o substacto que tens a permita scavar e que tenha este comprimento sem k ela va dar cm 1 cabo termico ou assim.
mas caso nao seja nenhum destes o caso, começa a ficar preocupado pois é raríssimo um animal desta especie tocar sequer no chão, a n ser que vá caçar qualquer coisa! vet!
e otra coisa... com que regulariade lhe das alimento, e qual e o suplemento?
e outra coisa... tu só le dás zophobas e tenebrios?? tens de variar isso imediatamente! tens de arranjar grilinhos ou baratas, que por cá e o alimento base melhor para se ter, e dar-lhes uma boa dieta para que a camaleoa ao comer-los seja saudável!
responde comm clareza a todas as perguntas que eu te pus!
ja agora, umas fotos ajudavam a saber sobre essa coisa do elmo, ver a fisionomia em geral, e ver se é macho ou fêmea. Fotos do corpo, do craneo, e das patas, ok?
(e mt mal..)
mas digo-te já,
quanto ao tamanho, não me parece haver problema. sabes se é macho ao femea? se for femea, elas atingem cerca de 35 a 40 cm totais (corpo + rabo) em liberdade ou em boas cndições de cativeiro, o que nao me parece que tenhas.
O facto de manteres o terrário humido nao chega, quão humido o manténs? é importante saber que se mantenha APENas a 60% com flutuaçoes entre os 50% e os 70%!
quanto ao sol, suponho que directo, apanhar solinho drante o dia, num terrário de vidro, não basta, e eta pratica pde ser mt incorrecta prque isto pode elevar demasiado as temperaturas.
a minha começou a cavar nos cantinhos quando tva a farta de la estar porque o terrário era ja pequeno para o seu tamanho, e ela tava a tentar sair pelo chao, entao ia cavando,
mas supondo que tens as dimensões certas, e que ela e uma fêmea, esse é m comportamento de postura. ela pode esar pronda para por ovos inferteis (supondo que nao a acasalaste e que quando a compraste era novinha e n fez retençao de esperma de um macho), e caso sja, ela vai começar a escavar um buraco de cerca de 20 a 30 cm, em que ponha os ovos. Asssegura-te que o substacto que tens a permita scavar e que tenha este comprimento sem k ela va dar cm 1 cabo termico ou assim.
mas caso nao seja nenhum destes o caso, começa a ficar preocupado pois é raríssimo um animal desta especie tocar sequer no chão, a n ser que vá caçar qualquer coisa! vet!
e outra coisa... tu só le dás zophobas e tenebrios?? tens de variar isso imediatamente! tens de arranjar grilinhos ou baratas, que por cá e o alimento base melhor para se ter, e dar-lhes uma boa dieta para que a camaleoa ao comer-los seja saudável!
ja agora, umas fotos ajudavam a saber sobre essa coisa do elmo, ver a fisionomia em geral, e ver se é macho ou fêmea. Fotos do corpo, do craneo, e das patas, ok?
-
- Membro Veterano
Vou então colocar a lampada de ultravioleta...Native Escreveu:Eu de camaleos nao sei muito, mas não sei se o sol que lhe dás diariamente é suficiente ao desenvolvimento, pois sem d3, não absorve o calcio e sem calcio não desenvolve naturalmente a nivel de crescimento do esqueleto..sei que nas iguanas que sao herbivoras têm dificuldade em assimilar o calcio, os camaleões, talvez o façam com mais facilidade..mas esperemos que alguem com mais conhecimentos em calyptratus diga alguma coisa.
-
- Membro Veterano
Eu vou seguir os conselhos. Mas olha eu não dou só tenébries. Tb dou baratas red runner, argentinas, gafanhotos, e grilos. Mas vou ver o link que mandaste... Obrigado. As fotos que tenho aqui no petsite já não são recentes... vou ver se tiro umas e depois digo para veres... Hoje já fui comprar mais um livro só sobre o caliptratus... Numa loja que está sempre aberta... Estou a ver se perçebo as atitudes do animal...Taelife Escreveu:oh rapaz, tu leste alguma coisa sobre o animal?
(e mt mal..)
mas digo-te já,
-
- Membro Veterano
Estive a ler o teu tópico, mas até agora surgiram-me dus duvidas. Dizes não se aconselhado os terrarios de vidro, mas foi numa loja de Repteis e Exoticos que me o aconselharam... Quanto à luz de calor para durante a noite, foi precisamente uma vermelha que me indicaram ao contrariuo do que dizes... Agora fiquei um pouco baralhado... Quanto ao resto acho que tens uma informação muito boa e agradeço-teTaelife Escreveu:oh rapaz, tu leste alguma coisa sobre o animal?
(e mt mal..)
mas digo-te já,

-
- Membro Júnior
- Registado: terça jan 24, 2006 2:15 pm
Eu não percebo muito de camaleões nem nunca mantive algum, no entanto essa questão de terrário de vidro ou de rede fininha prende-se á regulação de ventilação, podes ter um terrário de vidro desde que com a devida circulação de ar.
Quanto ás lampadas de IV's vermelhas há quem diga que os repteis não vêem essa luz há quem diga que sim... o certo é que há relatos de repteis que não dormem com ela ligada... Têm outra desvantagem é que as normalmente vendidas em lojas, ligadas a um termostato com o ligar e desligar constante duram muito pouco....
cumps
Quanto ás lampadas de IV's vermelhas há quem diga que os repteis não vêem essa luz há quem diga que sim... o certo é que há relatos de repteis que não dormem com ela ligada... Têm outra desvantagem é que as normalmente vendidas em lojas, ligadas a um termostato com o ligar e desligar constante duram muito pouco....
cumps
eu so falo mal dos terrário de vidro porque nas lojas eles vendem-te os nromais para répteis, e em termos de ventilação um camaleão não é de todo um réptil normal. Eles precisam de muita muita ventilação, mesmo mesmo muita porque são extremamente propensos a problemas respiratórios. Um terrário ideal é de facto um interamente feito em rede malha metálica (ou plastica) para permitir a total passagem do ar.
E claro que cá em portugal e complicado, mas precisas de arranjar uma boa solução, por exemplo, o meu terrário tem 1a face de vidro e 2 de madeira (e trianglar), e tem a altura de 133 cm. na unica face verdadeira, que e a de vidro, tem, ao longo dos 150 cm de cumprimento, uma caixa de ventilação com 30 cm de altura, em malha metálica; e depois respiradouros no topo.
atenção, deves confiar mais na voz dos criadores/ hobbistas e menos na das lojas de animais... a mim venderam-me tudo errado! um terrário pequeno, com pequenas ventilações nos cantos opostos, uma lampada 2.0 uvb (ao menos venderam 1a uvb, mas radiaçao era quase nula) e queriam fazer-me crer que com um tapetezito de aquecimento, tava tudo feito durante 10 anos!
confia em mim. precisas de um terrário co um minimo de 1 metro de altura, mais ou menos o mesmo de largura e prai meio metro de cumprimento. Uma lampada uvb 5.0, uma lampada de aquecimento durante o dia, outra caso seja necessário liar a noite (nas de noite, nao compres das de infravermelho, ha casos em que eles nao repousavam perfeitamente e na minha camaleoa verifiquei isso. compra das que so teem uma resistencia e sao de ceramica, nao mandam luz mesmo nenhuma, sao so uma resistencia), e muuuuito boa ventilação! nao exponhas ao sol num terrário só de vidro , nao corras o risco. Mete-lhe a uvb5.0 a no maximo a 30 cm dela (dá na boa, poe a 25 +- do tronco em k ela costuma passar mais tempo, que sera o mais alto, e ela nunca chega a lampada. mesmo que chegue, esporadicamente, nao faz mal).
se quiseres expor ao sol directo, poe-no num sitio em que leve cm sol directo, afasta-te e vigia
ja agora, mais uma vez, sabes se e macho ou femea?
outra coisa, ainda bem que lhe alimentas mais do que larvas, mas a questa fulcral é que deves basear mesmo a alimentação dele nas outras coisas que nao sao larvas. usa as larvas por gulodice de vez em quando ou quando te faltar demais alimento por 1 ou 2 dias ou até mesmo quando ela nao quier comer um certo tipo de alimento durante algum tempo
E claro que cá em portugal e complicado, mas precisas de arranjar uma boa solução, por exemplo, o meu terrário tem 1a face de vidro e 2 de madeira (e trianglar), e tem a altura de 133 cm. na unica face verdadeira, que e a de vidro, tem, ao longo dos 150 cm de cumprimento, uma caixa de ventilação com 30 cm de altura, em malha metálica; e depois respiradouros no topo.
atenção, deves confiar mais na voz dos criadores/ hobbistas e menos na das lojas de animais... a mim venderam-me tudo errado! um terrário pequeno, com pequenas ventilações nos cantos opostos, uma lampada 2.0 uvb (ao menos venderam 1a uvb, mas radiaçao era quase nula) e queriam fazer-me crer que com um tapetezito de aquecimento, tava tudo feito durante 10 anos!
confia em mim. precisas de um terrário co um minimo de 1 metro de altura, mais ou menos o mesmo de largura e prai meio metro de cumprimento. Uma lampada uvb 5.0, uma lampada de aquecimento durante o dia, outra caso seja necessário liar a noite (nas de noite, nao compres das de infravermelho, ha casos em que eles nao repousavam perfeitamente e na minha camaleoa verifiquei isso. compra das que so teem uma resistencia e sao de ceramica, nao mandam luz mesmo nenhuma, sao so uma resistencia), e muuuuito boa ventilação! nao exponhas ao sol num terrário só de vidro , nao corras o risco. Mete-lhe a uvb5.0 a no maximo a 30 cm dela (dá na boa, poe a 25 +- do tronco em k ela costuma passar mais tempo, que sera o mais alto, e ela nunca chega a lampada. mesmo que chegue, esporadicamente, nao faz mal).
se quiseres expor ao sol directo, poe-no num sitio em que leve cm sol directo, afasta-te e vigia

ja agora, mais uma vez, sabes se e macho ou femea?
outra coisa, ainda bem que lhe alimentas mais do que larvas, mas a questa fulcral é que deves basear mesmo a alimentação dele nas outras coisas que nao sao larvas. usa as larvas por gulodice de vez em quando ou quando te faltar demais alimento por 1 ou 2 dias ou até mesmo quando ela nao quier comer um certo tipo de alimento durante algum tempo

tive agora a ver o teu petsite, o elmo dele é torto? não notei isso.
e se ele tem 30 e tal centimetros, e parecedo-me macho (tanto pelo tamaho do elmo sendo ele novo, quer pelas cores, mas principalmente pelo dedinho que me parece ter na pata traseira), nesta idade nao me parece pequeno. nao te esqueças que eles duram cerca de 10 anos
mas fiquei preocupado cm 2 coisas. ele está hidratado? o elmo parece-me pouco cheio... como sao os uratos? de que cor se os quebrares ou mal ele acaba de defecar?
e outra coisa, o apanhar sol que dizes, e como está aqui:
http://arcadenoe.sapo.pt/petalbum.php?i ... oto=109994
se for, digo-te para nao fazeres mais isso! os meus termometros marcam para cima de 45ºC quando sao filtrados pelos vidros, quando eu fiz o teste!
se o queres por a apanhar sol abre tanto a janela como o terrário e deixa-o levar cm o sol mesmo directo!
por acaso o meu terrário leva cm o sol das 5 ate as 6 e meia +-, eu fecho as cortinas e aquilo n leva cm sol, mas tenho sorte, que para mandar sol directo é so abrir o terrário (ele, mm cm ele aberto n tem forma de sair :p ) e a janela :p
ele gosta e faz-lhe bem. se nao tens lampada 5.0 expoe-no ao sol directo o maximo de tempo que conseguires, deixando sempre area de sombra, para ele ver o que quer
presumindo que é macho, ele nao deve andar no chão. mais uma vez... quais sao as dimensoes do terrário d baligas?
e se ele tem 30 e tal centimetros, e parecedo-me macho (tanto pelo tamaho do elmo sendo ele novo, quer pelas cores, mas principalmente pelo dedinho que me parece ter na pata traseira), nesta idade nao me parece pequeno. nao te esqueças que eles duram cerca de 10 anos

mas fiquei preocupado cm 2 coisas. ele está hidratado? o elmo parece-me pouco cheio... como sao os uratos? de que cor se os quebrares ou mal ele acaba de defecar?
e outra coisa, o apanhar sol que dizes, e como está aqui:
http://arcadenoe.sapo.pt/petalbum.php?i ... oto=109994
se for, digo-te para nao fazeres mais isso! os meus termometros marcam para cima de 45ºC quando sao filtrados pelos vidros, quando eu fiz o teste!
se o queres por a apanhar sol abre tanto a janela como o terrário e deixa-o levar cm o sol mesmo directo!
por acaso o meu terrário leva cm o sol das 5 ate as 6 e meia +-, eu fecho as cortinas e aquilo n leva cm sol, mas tenho sorte, que para mandar sol directo é so abrir o terrário (ele, mm cm ele aberto n tem forma de sair :p ) e a janela :p
ele gosta e faz-lhe bem. se nao tens lampada 5.0 expoe-no ao sol directo o maximo de tempo que conseguires, deixando sempre area de sombra, para ele ver o que quer

presumindo que é macho, ele nao deve andar no chão. mais uma vez... quais sao as dimensoes do terrário d baligas?