Histórias do correio da manhã

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mai 18, 2003 10:25 am

Concerteza que já muitos leram estas lindas histórias. Sempre sobre animais muito queridos pelos donos.

Os donos têm sempre pena do Ratão ou do Bóbi que um dia saiu de cada para fazer as necessidades e foi morto por um carro mauzão.

E a Boneca que sem querer levou um tiro de outro caçador e deu um desgosto ao dono coitadinho, porque ele gostava tanto dela que com 10 anos e problemas cardíacos lá ia à caça, com dificuldade, mas ia...

O Tareco, esse maroto que cobria todas as gatas com dezenas de filhos ilegitimos até que foi envenenado por um vizinho malévolo a quem ele matava todos os periquitos.

E o Benfica que teve de ser morto por um dono com um tiro porque adoeceu.

Pensando bem....isto parece ser muito mais uma história de terror, não ?

Viva o CM :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

domingo mai 18, 2003 11:00 am

Oi! Infelizmente, isso parece ser o pão nosso de cada dia... pessoas que acham que gostam muito dos seus animais mas.... será que se pode chamar a isto "gostar"? Deixá-los passear sozinhos.... Quando estam doentes mais vale acabar com eles do que gastar dinheiro, paciência e tempo a cuidar deles... creio que isto não é gostar de um animal, mas sim outra coisa qualquer que creio não se encontrou definição... se já, por favor elucidem-me!
Fiquem bem
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mai 18, 2003 11:28 am

CasadeAnaval Escreveu: Concerteza que já muitos leram estas lindas histórias. Sempre sobre animais muito queridos pelos donos.
... :roll:

Estas lindas histórias...??? Ou será estas " lindas" histórias ???
Sim !!! Que de lindas, não têm nada !!!

Tópico com nota 0

Leonilde
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo mai 18, 2003 11:37 am

Olá

Infelizmente muitas das pessoas que possuem um animal não têm noção do perigo que é um animal andar solto. masmo o animal mais obediente do mundo pode de repente saltar para a estrada e passar um carro nesse instante.
A edução sobre como tratar os animais e os cuidados a ter com eles deveria ser ensinada na escola primária, tal como é ensinado a proteger o ambiente e a fazer-se recilagem.

beijokas
kathleen
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo mai 18, 2003 12:05 pm

Mas ajuda-nos a conhecer a mentalidade das pessoas kathleen...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo mai 18, 2003 5:06 pm

Atenção !

Temos de ter cuidado com os julgamentos que fazemos.
Muitas destas pessoas são oriundas do meio rural, foram educadas na cultura do "cão não entra em casa", "cão anda à solta por aí", "cão ou é de guarda ou é de caça".
A tal cultura que não conhece a noção de animal de companhia, que referia o Nel.
A cultura onde começar a trabalhar no campo aos 4 anos é normal (trabalho mais leve, mas sim, é trabalho).

Não se pense que estou a elogiar ou a dizer que é boa ! (eu não acredito na tese do bom selvagem) Na verdade acho que é um mundo muito barbáro !
Mas as pessoas não podem ser duramente responsabilizadas por virem desses meios e agirem de acordo com as normas que lhes foram ensinadas...

A crueldade é quase inocente, nestes casos !
Vem do "sempre foi assim...".
Um decreto-lei não muda mentalidades.
A educação, sim !

Somos um país do terceiro mundo, quer queiram quer não !
Olhe-se para o caso "Felgueiras", olhe-se para o caso "Barrancos", olhe-se para ... a realidade !

Mais do que nas leis e no regime, o 3º mundo está nas cabecinhas do português !
E isso não muda com 25 de Abris.
Muda com gerações.
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

domingo mai 18, 2003 6:01 pm

Estou 100% de acordo com a aisd

Só conhecendo estas pessoas que vivem na província se pode dar o valor a estas histórias do correio da manhã. Elas gostam dos seus animais não tenham a menor dúvida só que à sua maneira e essa por vezes para nós é estremamente chocante.
Como a história que vinha o outro dia, de uma senhora muito chorosa, que lhe tinha morrido o cão atropelado , que ficava sempre na rua à espera dos donos. .. Claro que isto se passava numa zona rural e era habito o animal ficar na rua. Para nós isto não tem sentido mas não podemos sensurar esta mulher, é esta a realidade da província. Eu estou convencida que ela sofria mesmo o desgosta da perda do animal, mas volta a fazer o mesmo com outro que tiver. Felizmente que isto têm tendência para acabar.

FRanc
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo mai 18, 2003 6:05 pm

Têm toda a razão, tem que se descontar os rurais. mas também vejo Benfica, Campanhã, Almada nessas histórias. Essas devem ser olhadas como sem sentido em termos de amizade.
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

domingo mai 18, 2003 6:19 pm

CasadeAnaval Escreveu: Essas devem ser olhadas como sem sentido em termos de amizade.
Não sei não. Grande parte das pessoas que moram actualmente em Lisboa/Porto e arredores são de origem predominantemente rural.
E também para estas são precisas muitas gerações.
Não quero com isto dizer que se encare o "desamor" ou a indiferença pelos animais como um facto normal, apenas acho que se deve analisar o facto de a cultura do nosso país até há bem pouco tempo (e nalguns sítios ainda hoje) ser mesmo esta que a aisd descreveu e muito bem.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo mai 18, 2003 6:43 pm

Têm toda a razão, tem que se descontar os rurais. mas também vejo Benfica, Campanhã, Almada nessas histórias.
eles moram aí, mas é preciso ver de onde vieram. aliás, um animal não é um luxo? então, qual o espanto de a maioria levar o tratamento descrito? estes são apenas animais.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo mai 18, 2003 7:10 pm

Olá

Como já é hábito, mais uma vez concordo com a aisd (vou gravar isto :lol: ).

Eu nasci e vivi na província, mais concretamente perto de Tondela, até mais ou menos aos vinte anos. Depois vim para o Porto e cá fiquei. Por isso conheço muito bem as duas culturas ou as duas mentalidades.

Na província claro que se gosta dos animais, mas a relação é muito mais distante do que na cidade. Na cidade a relação é muito mais íntima porque animais e pessoas coabitam, vivem no mesmo espaço. por vezes dormem na mesma cama. Na cidade poder-se-á dizer (na óptica da pessoa da província) que a relação é doentia. Na província o cão está mais distante por vários motivos. Por tradição e porque "cão é cão". O cão, efectivamente, não pertence à família, que é lá isso?
Na cidade há a tendência de se "humanizar" o cão, não só porque as condições de vida e de habitar o favorecem, mas também como forma de retribuir a dedicação, o afecto que o cão dá, que é muito mais notório em virtude dessa aproximação. Na província essa "humanização" não faz qualquer sentido. Mas o cão não é mais infeliz por isso.

A maior parte dos habitantes das grandes cidades são oriundas da província, como é o meu caso. A mudança de hábitos de de mentalidades não se opera facilmente, levando por vezes gerações. Vendo as coisas de forma desapaixonada e sem preconceitos, julgo que na província o cão, para além de não pertencer à família, é pouco ou nada valorizado no sentido em que é tomado na cidade.
Se o cão não tem utilidade (guarda ou caça), não se tem. E pronto.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo mai 18, 2003 9:21 pm

Olá,
Não sei se estou a compreender muito bem o raciocinio das 'mentalidades' que está aqui a ser seguido!! Não é esta mesma via que justificaria a 'tradição' ? O que "sempre se fez", o que "sempre foi assim"? Não será esta mesma linha que 'desculpa' e "justifica" as touradas e os touros de morte?
Eu estou farto de ouvir estas justificações da culpa da 'educação', da culpa do 'meio ambiente', da culpa da 'sociedade'...enfim, os culpados somos sempre todos nós, e quem pratica as atrocidades ainda acaba vitima! É assim nestes casos, que envolvem animais e é assim noutros casos que envolvem as pessoas e/ou os seus bens!
Meus amigos....é uma realidade que a educação e as mentalidades têm de ser mudadas, mas isso não deve abrandar a nossa revolta e a nossa censura relativamente a estes casos. Só mostrando a sua indignação e condenando-os severamente a sociedade pode mostrar que está contra eles e não quer que se repitam! Esta revolta e indignação também educa! Digamos que é a estalada na altura certa, em vez do 'tadinho...ele não teve culpa...não o ensinaram..." ! Pois se não ensinaram, ENSINEM..digam NÂO ACEITAMOS estas coisas! Quem faz isto é estupido e deve ser apontado como tal, para que não o repita, para que outros o vejam e não repitam também!

Abraços
Paulo C.

P.S. - A avaliar pela participação ( e estamos num fim de semana) este tópico vai ter sucesso. TÓPICO NOTA 10
Zita
Membro Veterano

domingo mai 18, 2003 10:16 pm

Pos é - a velha história: a RESISTÊNCIA Á MUDANÇA que trava a evolução.

Custa-me a crer que estas pessoas que vieram do meio rural para a cidade não mudem de mentalidade. Ou mesmo continuando nas aldeias.

Na realidade as novas tecnologias não chegam l'a? O Multi Banco, O Telemóvel, a TV Cabo, a Internet?

E as pessoas não aderem? não aprendem? não se adamptãm?

Então porque não mudar a cultura e mentalidade em relação aos animais de companhia?

:o :o :o
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo mai 18, 2003 10:21 pm

Não sei se estou a compreender muito bem o raciocinio das 'mentalidades' que está aqui a ser seguido!! Não é esta mesma via que justificaria a 'tradição' ? O que "sempre se fez", o que "sempre foi assim"? Não será esta mesma linha que 'desculpa' e "justifica" as touradas e os touros de morte?
Eu estou farto de ouvir estas justificações da culpa da 'educação', da culpa do 'meio ambiente', da culpa da 'sociedade'...enfim, os culpados somos sempre todos nós, e quem pratica as atrocidades ainda acaba vitima! É assim nestes casos, que envolvem animais e é assim noutros casos que envolvem as pessoas e/ou os seus bens!
Meus amigos....é uma realidade que a educação e as mentalidades têm de ser mudadas, mas isso não deve abrandar a nossa revolta e a nossa censura relativamente a estes casos. Só mostrando a sua indignação e condenando-os severamente a sociedade pode mostrar que está contra eles e não quer que se repitam! Esta revolta e indignação também educa! Digamos que é a estalada na altura certa, em vez do 'tadinho...ele não teve culpa...não o ensinaram..." ! Pois se não ensinaram, ENSINEM..digam NÂO ACEITAMOS estas coisas! Quem faz isto é estupido e deve ser apontado como tal, para que não o repita, para que outros o vejam e não repitam também!
parece que a ideia transmitida por alguns foristas, não era desculpabilizar, mas compreender. é por isso que em questões de animais como em muitas outras, existem os "eleitos" e os "outros", os estúpidos. ou seja, os "bons" e os "maus". não sei se a solução para educar sejam as palmadinhas nas costas. mas os metódos pedagógicos draconianos já caíram em desuso. para as pessoas mudarem a mentalidade em relação aos animais, vão ter de a mudar em relação a muitos outros assuntos.
há uma coisa importante que se chama divulgação e uma outra - exemplo.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo mai 18, 2003 11:48 pm

Compreender?! Pois.... eu não compreendo! Ou melhor....até compreendo....há demasiada gente a 'compreender'!
Estas histórias (e outras do genero) repetem-se, sejam nos jornais, sejam em conversas de rua, seja NA NET. Repetem-se com animais e repetem-se com pessoas. Elas são uma realidade, existem pessoas e animais que sofrem e morrem de facto por causa destas mentalidades.
Meu amigos, independentemente das causas lidamos com efeitos! Factos que têm de ser contrariados e atacados por todas as vias. É necessário um 'ataque' de fundo às causas para evitar efeitos futuros, mas há também que atacar directamente os efeitos actuais.
Estas histórias podem ter muitas 'justificações' em mentalidades rurais ou em falta de educação sobre como lidar com os animais, mas serão por isso menos absurdas e horrendas! A morte do Bobi de caça a tiro será menos estupida só porque o Sr. Xico foi criado na planicie Alentejana até aos 18 anos?
É isto que eu quero dizer....estas situações são absurdas, são estúpidas e são censuráveis! ( independentemente das causas "sociais", das 'mentalidades' e da 'educação').

Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”