Quem tem Fertilizante de CO2 ??????????????

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Batista2k
Membro
Registado: quarta fev 20, 2008 7:21 pm
Localização: mus musculos, hamsters, geckos, dálmata, rafeiros, gatos, óscar, outros peixes..

terça abr 29, 2008 8:31 pm

Quem tem Fertilizante de CO2 ??????????????

Epa eu vou fazer um..

Mas para vos dizer a vdd.. nao sei se funciona bem..
ou se e mesmo seguro, isto é, nao alterando a composição quima da agua..

ok?

agradeco respostas...

Cumps...
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

terça abr 29, 2008 8:55 pm

Boas,
Cuidado com o pH. O CO2 baixa o pH. Não faças experiências no aquário. Faz num balde para veres até que ponto o pH baixa.
cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça abr 29, 2008 9:14 pm

Nunca usei.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Batista2k
Membro
Localização: mus musculos, hamsters, geckos, dálmata, rafeiros, gatos, óscar, outros peixes..

terça abr 29, 2008 10:01 pm

eu bou faxer num aquario a parte so com agua..

e faxendo varios testes..

mas nao sei..

keru ajuda..

cumps..
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

terça abr 29, 2008 10:03 pm

Então monte outro aqua, mete a água com os mesmos niveis da água do aqua, faz o teste se não alterar a água pode meter no aqua defenitivo

Abraços

P.S. Atenção a escrita
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
Batista2k
Membro

terça abr 29, 2008 10:36 pm

:wink:
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça abr 29, 2008 10:59 pm

Existyem sistemas de CO2 seguros a venda nas lojas.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

domingo mai 11, 2008 6:11 pm

Existyem sistemas de CO2 seguros a venda nas lojas.
Concordo.
Apesar de haver sistemas de CO2 e SISTEMAS de CO2, os mais baratos, que englobam a reacção entre varios componentes. Essas recargas nas lojas de aquariofilia não compensa comprar, prefiro comprar a parte e fazer eu a própria reacção!
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

segunda mai 12, 2008 2:09 am

xistyem sistemas de CO2 seguros a venda nas lojas.
Tirando os sistemas com controlo ON/OFF por diferenças de ph, medidos pelo aparelho...todos os sistemas de CO2 são inseguros quando não se sabe trabalhar com eles e não se tomam as medidas devidas. Não é por ser comprado em loja que o torna seguro...simplesmente são todos inseguros. :D
Não faças experiências no aquário. Faz num balde para veres até que ponto o pH baixa.
Mais importante que medir o pH, é medir os valores de kh e ph e compara-los por tabelas de teor de CO2.

http://bp3.blogger.com/_pyl7omqu5ys/Rk2 ... 2table.gif

Verde = ideal
Vermelho e laranja = perigoso
Tilapia
Membro Veterano

segunda mai 12, 2008 10:59 am

Boas,
Também necessitarias de um teste de CO2 para além dos de pH e KH. É verdade que o CO2 "desgasta" o KH que é o suporte do pH.
Se baixas demais o KH desestabilizas o pH.
Vê nesta tabela:

CO2/pH/KH

Quando foi dito que os aparelhos de CO2 vendidos em lojas são seguros, creio que foi com a condição de a pessoa seguir as instruções incluídas que costumam ser precisas e claras.

A alternativa é uma pessoa lançar-se em DIY caseiros um pouco à toa mesmo com estas tabelas, quando se é principiante.
Nestas circunstâncias é preferível fazer experiências fora do aquário e dar o devido desconto para a diferença de litragem. Tudo isto é feito às escuras para quem começa.

Eu prefiro jogar pelo seguro e aconselho o mais seguro.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Diesel_Car
Membro

segunda mai 12, 2008 11:51 am

Também necessitarias de um teste de CO2 para além dos de pH e KH. É verdade que o CO2 "desgasta" o KH que é o suporte do pH.
Teste de CO2 para quê? :? :?

Com os valores de pH e kH, obtens os valores de CO2 médios para aquela temperatura (geralmente 25ºC).

Se queres jogar pelo seguro, sim, um teste continuo de CO2 é uma boa aquisição.
Nestas circunstâncias é preferível fazer experiências fora do aquário e dar o devido desconto para a diferença de litragem. Tudo isto é feito às escuras para quem começa.
O CO2 usa-se como complemento de uma boa fertilização e, especialmente, boa iluminação. TEM de ser doseado com base no número de plantas (consumo de CO2) e peixes (produção de CO2), e ser regulado conforme aumentam os gastos por parte das plantas ...e aumenta a produção pelos peixes e plantas (desliga-se durante a noite).

Num balde não consegues medir o consumo de CO2 pelas plantas nem regular a injecção baseando.te apenas nas alterações dos parametros quimicos. A rapidez com que o CO2 se transforma em ácido carbónico num balde é bem maior que num aquário bem plantado...onde idealmente nunca acontece, pois é todo consumido.

Concordo que deve ser testado num balde, mas apenas porque a levedura (suponho que uses um DIY com levedura, biologico, e não com ácido -> base, químico -> pinga-pinga com ácido muriático) tem tendencia a subir pela garrafa e sujar o aquário todo quando as doses e o nivel da agua na garrafa nao sao adequados.
Tilapia
Membro Veterano

segunda mai 12, 2008 12:11 pm

Boas,
Eu não uso DIY nenhum nem tão pouco comprado em loja. Como já disse noutros tópicos, gosto muito de plantas mas não tenho paciência para as tratar :o . Só tenho as de (muito) baixa manutenção.
Não ponho em causa os teus conhecimentos mas tenta não esquecer que estás a lidar com um principiante quase de certeza.

Por isso prefiro jogar pelo seguro e aconselhá-lo a gastar mais uns €€ e comprar numa loja.
Se achares que conseguers explicar um DIY de forma segura, então força :)
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

segunda mai 12, 2008 1:59 pm

O CO2 usa-se como complemento de uma boa fertilização e, especialmente, boa iluminação.
Ora nem mais, um conselho sábio para um bom crescimento de plantas!

Quanto aos sistemas de CO2, eu no meu caso andei durante muito tempo a DIY e sempre me sai bem. Como é que eu tomava especial atenção a quantidade de CO2!? Bem, ia medindo periodicamente o PH... Se não houvesse alteração, então ia inserindo mais CO2. Nunca tive qq baixa a nivel de peixes, e sempre consegui manter plantas dificeis... mas nunca esquecendo o que o diesel_car disse :
O CO2 usa-se como complemento de uma boa fertilização e, especialmente, boa iluminação.
( 1watt/litro é uma óptima proporção).
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça mai 13, 2008 7:52 am

Antenção que o mito de 1 watt por litro nem sempre é o melhor.

Se tiver uma calha bem desenvolvida ou plantas que necessitam de pouca iluminação essa relação vai provocar algas.

Por outro lado se for utilizada uma calha que aqueça demais e sem refletores ou plantas de tapete em aquários altos é provavel que essa relação seja baixa.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Diesel_Car
Membro

terça mai 13, 2008 9:34 am

Se achares que conseguers explicar um DIY de forma segura, então força

Afirmo e volto a afirmar: se não houver controlo rigoroso pelo utilizador, não existem sistemas de CO2 seguros.

Excepto os sistemas on/off com valvula de segurança e controlo por abaixamento de ph (medido electronicamente), todos os sistemas são perigosos. Mesmo estes últimos, caso a sonda esteja mal calibrada ou haja deficiencia do produto ou má montagem pelo utilizador...podem ser perigosos. Ponto final. :?

Receitas há milhares na net, todas produzem CO2, utilizando métodos mais ou menos seguros. A receita "da moda" neste momento é esta:

http://www.aquariofilia.net/forum/index ... opic=78586

Não quero afirmar que os produtos comprados são melhores ou piores que os caseiros diy, mas volto a dizer que os comprados não se tornam seguros de usar só porque se pagou por eles. A maioria afirma apenas nas instruções: "juntar componente A com B. Juntar água. Ligar tubo 1 ao difusor X. Colocar difusor X no aquário. Regular valvula 2 de modo a que o número de bolhas seja o ideal. Verificar regularmente o pH e reduzir o numero de bolhas caso haja abaixamento do valor." Isto a mim não me transmite grande segurança. :o

Com um bom substrato, boa fertilização (liquida ou em pó, usando macro nutrientes - NPK - ou apenas fertilização básica) e especialmente boa iluminação (quantidade e qualidade), só é necessário CO2 se se quiser muitas plantas ou plantas exigentes.
Responder

Voltar para “Peixes”