ovos de tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

as1310286
Membro
Registado: quinta out 21, 2004 1:58 pm
Localização: cadela-sasha), porquinhos da índia-fanfarão, camões, assustada e fofinha, coelha-estrela e chinchila

segunda mai 12, 2008 4:26 pm

Eu tenho um lago com várias tartarugas de faces rosadas e peixes. Tenho várias fêmeas, que pessoas me vão dando, porque já não têm espaço para as ter, mas calhou serem sempre fêmeas, mas àcerca de 2 anos uma amiga minha deu-me duas porque o aquário onde as tinha já era demasiado pequeno, e então pediu-me para eu ficar com elas, e verifiquei que uma delas é um macho. Neste momento tem acasalado quase todas as fêmeas que tenho. O lago é bem fundo e tem uma área de terra e flores para que se possam esconder, mas agora como andam a acasalar o meu pai foi à praia buscar areia para que elas pusessem os ovos, e de facto têm estado a pôr, o que eu queria saber é quanto tempo demoram os ovos a eclodir. A parte da areia está sempre ao sol, isso é bom, não é? Obrigado!!
humamo107
Registado: domingo abr 13, 2008 10:33 am

segunda mai 12, 2008 5:05 pm

La reproducción de estos animales no es complicada, siempre que tengan unos cuidados mínimos. Si los ejemplares están bien alimentados y tienen bastante tranquilidad en poco tiempo se adaptarán y empezarán a criar.
Estos animales son sexualmente maduros cuando alcanzan los 4 años de edad más o menos, aunque es bastante variable y dependerá de la velocidad de crecimiento de cada ejemplar. Las hembras parece ser que son maduras cuando miden al menos unos 15 cm.
Si se tienen en un acuario, éste debería tener una buena parte con tierra seca de al menos 20 cm de profundidad. Los ejemplares cuidados al aire libre deben tener un trozo de tierra bien vallado, ya que son muy buenas escaladoras.
El cortejo lo realizan entre la primavera y el verano. El macho persigue a la hembra y se le pone delante con sus patas delanteras rozándole la cara. Hace vibrar las patas, y de esa forma le hace unas caricias a la hembra. Luego, para someterla, le muerde las patas y el cuello. Cuando la hembra acepta al macho, empieza la cópula. El macho se agarra a los laterales del caparazón con sus largas uñas e introduce el aparato reproductor en la cola de la hembra.
Al cabo de unas semanas la hembra sale del estanque para buscar una zona adecuada para la puesta. Prefiere lugares con poca vegetación y que estén en un lugar muy soleado. Las puestas la realiza entre mayo y julio (cada hembra puede realizar hasta 5 puestas, aunque lo más frecuente son 3). Hace un agujero con sus patas traseras de unos 10 cm de profundidad. Allí pone entre 3 y 9 huevos, puede que más según la subespecie. Si se decide coger los huevos (se deben mantener siempre en la misma posición en que estaban, sin rotarlos, ya que se podrían matar a los embriones) e incubarlos de forma artificial, se deberá tener una incubadora en la que se pueda controlar la temperatura y la humedad.
A temperaturas inferiores a 27 ºC salen machos, y a más de 30 ºC salen hembras. Entre estos dos valores pueden salir ejemplares de ambos sexos. Las tortugas nacen al cabo de 2 ó 3 meses.
Al aire libre también es posible la cría de tortugas. Se deja la puesta donde está y se valla para evitar que la destrocen al realizar otra puesta y para que las crías no se pierdan. Según mi experiencia, al cabo de unos diez meses (unos 305 días) salen las crías de forma natural, aunque en algunos años en los que el verano ha sido excepcionalmente caluroso las crías han llegado a nacer en septiembre. Acostumbran a nacer entre marzo y junio, cuando ha llovido y las temperaturas empiezan a subir. El tiempo de incubación es tan largo porque durante el frío invierno el crecimiento de las crías se paraliza, y cuando vuelve a hacer un poco de calor se reactivan y empiezan a querer salir del nido. Los ejemplares nacidos en libertad al salir del nido ya no tienen ningún resto del saco vitelino, puesto que lo han consumido todo durante los largos meses de espera
viva desculpa o texto ser em espanhol mas nao tenho tempo para traduzir de qualquer forma acho que se percebe bem

boa sorte é uma experiencia muito fixe ter tartarugas vais gostar mas aconselho-te a ler mais um pouco antes de experimentares e saber se tens o que faxer dps as tartarugas k irao nascer pk é tudo mt lindo mas dps para as manter a todos ja da trabalho e se for por fins lucrativos nao te compensa o trabalho acredita elas chegam ca a preços mt baixos mas no teu caso penso que estejas a falar das Trachemys scripta elegans que desde a sua proibição parece que têm mais procura é aquela historia do "fruto proibido é o mais apetecido" por isso nao deve ser problema escoá-las de qualquer maneira boa sorte nisso

alguma duvida chuta ai
cumps :wink:
miguel55
Membro
Registado: sexta jul 06, 2007 4:58 pm

segunda mai 12, 2008 5:32 pm

Eu inclinava me para uma incubadora, penso que sera mais seguro, os meus pais tem todos os anos ovos e nunca tiveram sorte mas tambem devo dizer que estao em frança e que o clima é muito diferente.
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

segunda mai 12, 2008 8:47 pm

O tempo tem estado mau para incubação "ao natural", mas pode ser que tenhas sorte (assim o desejo!).
No teu caso eu tirava alguns ovos (com os cuidados devidos!) e tentava incubar artificialmente (se não percebes do assunto - nem eu!!! Eh Eh - tenta ler algo, é nestas alturas que aprendemos muito, uma incubadora caseira não é nada do outro mundo)
Boa sorte! :wink:
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça mai 13, 2008 9:55 am

A incubaçao dos ovos depende da temperatura no interior do solo e nao da temperatura ambiente , apesar de esta influenciar claro .
as1310286
Membro
Registado: quinta out 21, 2004 1:58 pm
Localização: cadela-sasha), porquinhos da índia-fanfarão, camões, assustada e fofinha, coelha-estrela e chinchila

terça mai 13, 2008 4:21 pm

Oi pessoal, mto obrigado pelas dicas. Não estamos a fazer isto para vender. Tb não acreditamos que dê alguma coisa, se der só vamos deixar desta vez, pq senão o lago apesar de ser grande começa a ficar lotado, é k só com 1 tartaruga k era mesmo minha, as pessoas amigas começaram a deixá-las cá e agora já são 8. Mas se der alguma coisa dou noticias... Mais uma vez mto obrigado!!javascript:emoticon(':D')
Very Happy
foker
Membro Veterano
Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am

terça mai 13, 2008 9:06 pm

as13..

tenho exatamente a mesma situação, tartarugas oferecidas, arei da praia, lago e area... xD

tbm ja sao 8 e 4 delas ja puseram ovos, mas quando dei por eles ja fui tarde :S
boa sorte com os ovos...

foker
Membro Veterano

quinta jun 12, 2008 8:05 pm

o que procurei por este topico... hoje uma dasminhas pos ovos e precisava da temperatura da incubação.

visto que é parecida com a dos geckos, vou meter na mesma incubadora ... pelo menos os geckos safam.se agora as tartarugas..

vamos ver o que sai daqui..... :wink:

banita
Registado: quinta jun 12, 2008 11:01 am

sexta jun 13, 2008 9:37 am

olá, a mim aconteceu-me o mesmo..tinha um macho e muitas fêmeas e foi o que se viu de cada vez nasciam entre 19 e por ai fora....consegui dar sempre todas elas, tb tenho 3 lagos e muito espaço e terra e areia para colocarem as posturas, que são algumas por cada fêmea....e o mais invcrivel é que os ovos ficam enterrados até quase um ano...e nascem perfeitinhas parecem moeditas de 20 centimos...lindas mesmo nem me apetece dá-las. Nós cá em casa deixamos a natureza seguir o seu curso natural... e tem dado resultado tb o clima aqui no norte é assim um bocadito esquisito...mas que tem dado frutos ai isso tem....aqui na aldeia não existe niguém que não tenha uma tartaruga..... e a nossa casa é conhecida como o jardim zoologico da zona.. :) boa sorte para as tuas ninhadas( nunca as deixes no 1ºs anos de vida (1 a 2 ) passar o inverno no lago grande morrem pk não aguentam) aconselho um aquario com resistencia. um abraço
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jun 13, 2008 9:55 am

Mas sendo uma especie proibida por ser uma especie invasora, qual o interesse em fazer eclodir os ovos ??
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
foker
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 1:16 pm

ho native... que pergunta :?

pa.. com ovos acabadinhos de por para que deitalos fora.. :wink:

e isso de ser proibido... kakakak
&nbsp;&nbsp;
Native
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 1:26 pm

foker Escreveu:ho native... que pergunta :?

Claro, eu congelava-os

não é por ser proibido, é que ja existem muitas, não vale a pena trazer mais sabendo que parte delas possivelmente serão soltas e são uma ameaça ás nossas especies. Criar por graça não é engraqçado
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

sexta jun 13, 2008 8:34 pm

Native Escreveu:

Claro, eu congelava-os

não é por ser proibido, é que ja existem muitas, não vale a pena trazer mais sabendo que parte delas possivelmente serão soltas e são uma ameaça ás nossas especies. Criar por graça não é engraqçado
Pois mas não são todas :?:

Proibiram as Trachemys scripta elegans mas permititem Trachemys scripta scripta, Trachemys scripta troosti, Pseudemys nelsoni, Graptemys pseudogeographica kohni que em termos de ameaça ás especies autoctones é a mesma pois adaptam-se de forma igualmente bem ao nosso clima e ja é comum ver algumas pelos nossos rios...
Eu sou contra essa proibição porque para proibir Trachemys scripta elegans tinham de proibir mts outras... o que havia de haver era sensibilização junto dos vendedores/compradores para que estes não abandonem os seus animais pois acredito que ha mt gente que nem sabe que é proibido abandonar tartarugas nos rios e lagos
Native
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 8:41 pm

Primitive Escreveu:
Native Escreveu:

Claro, eu congelava-os

Pois mas não são todas :?:

Proibiram as Trachemys scripta elegans mas permititem Trachemys scripta scripta, Trachemys scripta troosti, Pseudemys nelsoni, Graptemys pseudogeographica kohni que em termos de ameaça ás especies autoctones é a mesma pois adaptam-se de forma igualmente bem ao nosso clima e ja é comum ver algumas pelos nossos rios...
Eu sou contra essa proibição porque para proibir Trachemys scripta elegans tinham de proibir mts outras...
Sim dou-te razão, é das leis que eu entendo e quanto a mim até faz sentido, mas que acho que está curta, deveria abrangir mais especies, ou ser mais restrita na compra e a sensibilização de quem compra e vende.
( Denis Diderot )

foker
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 11:10 pm

n tenciona libertalas ai em qualquer lado...

e ja agora congelavas os ovos para q »? :wink:
&nbsp;&nbsp;
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”