Diesel car tinhas toda a razão
Mas tal como eu disse queria ter a certeza absoluta, e como tal continuei a pesquisar e encontrei um site (em Francês) com fotos, e aí sim fiquei 100% convencida de que tenho Cyclops.
Aqui vou eu mais uma vez tentar pór aqui o link (infelizmente não me parece que consiga

)
http://www.aqualiment.com/v2/articles.php?lng=fr&pg=71
Para quem não percebe Francês diz que :
O Cyclop é um predador e que não o devemos juntar a alevins, pelo menos antes de serem 5-6vezes maiores do que os Cyclops.
Há Cyclops de vários tamanhos mas de qualquer forma nunca devemos utilizar/tocar os de 0,5cm.
Também podem ser parasitados, e como tal trazer doenças, quer para os peixes quer para os humanos.
Fora isso, Cyclops de perfeita saúde dados a jovens peixes (não esquecer a regra do 5-6vezes o tamanho da presa) darão mais tarde peixes adultos muito mais coloridos do que os outros.
Atenção :
Não confundir os Cyclops com Ergasilus sieboldi. Esse é um parasita das brânquias dos peixes. É um Copépode com ganchos encurvados na frente (o Cyclope tem antenas à frente) A fémea de esse parasita fica nas guelras do peixe onde pode viver até 1 ano. Produzindo durante esse periodo cerca de 8 milliões de ovos que eclodem em larvas nauplias, e que vivem 2 meses na água até encontrarem um peixe para recomeçar o ciclo.
Este peixe desencadeia/desenvolve a "Ergolise". O peixe emagrece, as suas brânquias se descoloram e podemos lá ver o parasita agarrado com uma lupa.
A primeiro foto é de uma fémea com as 2 grapas de ovos na parte de tràs (a minha "Mickey")
A segunda foto é de uma macho (o meu "Espermatozóide")
A terçeira é uma vista de um macho ao microscópio
Espero ter ajudado ou vir a ajudar no futuro.
Xau
Isabel "Zabou"