o QUE SERÁ????

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

domingo mai 11, 2008 7:36 pm

Megred, Tilapia,

Por favor tentem ir ao you tube procurar pelos seguintes filmes (sou uma zéro a esquerda no que toca a inserir aqui site, se alguém conseguir agradeço :wink: )

copepods! (não são as minhocas, mas sim aquelas coisas brancas a correr de um lado para o outro)

Zoopláncton da Baía de Guanabara

É mesmo isto que eu tenho, com uma lanterna apontada aos bichinhos consegui distinguir as antenas dos "Mickeys", e sim Megred acho que se pode dizer que os "espermatozóides" têm uma cabeça oval bem branca com uma cauda.

Vi algures que existe um tipo de copépodes que pode prejudicar os peixes pois agarra-se as brânquias, mas é raro, e os outros não fazem mal, até podem servir de alimento a alguns peixes.

Já alguém tinha visto isto??? Posso estar descansada???
Só mesmo a mim é que aparecem estas cenas :roll:
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

domingo mai 11, 2008 8:46 pm

Ao que sei zooplancton é microscopico por isso acho estranho.

http://www.youtube.com/watch?v=y8uT-3HU7jg

Link é este.
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

domingo mai 11, 2008 9:41 pm

Boas,
Este é o link para os Copépodos.

Sendo zoo plancton ou copépodos, parecem-me ser crustáceos. Se assim for e se quiseres jogar pelo seguro há medicamentos contra os caracóis (invertebrados) que te dão cabo deles, quase pela certa.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

segunda mai 12, 2008 2:17 am

Devem ser cyclops...os peixes adoram come-los... :wink: :wink:

Imagem

Nao te preocupes, são perfeitamente normais...
ZABOU
Membro Veterano

segunda mai 12, 2008 10:59 am

Em relação ao video que o Tilapia inseriu, o que eu tenho não são as minhocas mas sim aquelas coisinhas brancas que andam de um lado para o outro.

Onde é que eu posso levar uma amostra de água com uns bichinhos para ter a certeza??? Acham que um veterinário saberá??? Ou numa loja de animais????
Tilapia
Membro Veterano

segunda mai 12, 2008 11:18 am

Boas,
Podes experimentar um veterinário mas tenho as minhas dúvidas. É mais do âmbito da biologia.
Numa loja talvez com sorte.

Não sei se no Oceanário ou no Aquário Vasco da Gama prestam este tipo de informações...
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Diesel_Car
Membro

segunda mai 12, 2008 11:35 am

São cyclops, é perfeitamente normal e os peixes comem-nos. Os alevins adoram-nos.

Levar a água para amostra? :o
Já tens a resposta, são cyclops ou eventualmente outros copépodes, porque continuas a perguntar? :evil:
ZABOU
Membro Veterano

segunda mai 12, 2008 4:42 pm

Boa tarde Diesel

Cada vez me convenço mais de que efectivamente se trata de cyclops, apenas gostava de ter uma certeza absoluta porque no meio de tudo aquilo que já li, e li imenso :roll: , dizem que alguns copépodos são parasitas e podem até matar os peixes. E se não forem cyclops mas outros parecidos.

Infelizmente perdi recentemente os meu Guppys todos devido a uma sucessão de problemas (barbatanas podres, feridas, pó nos olhos e boca, algodão banco) uma corydora teve a cauda atacada, tratei mas agora voltou. Por isso fiquei um pouco paranóica :oops: Não queria correr riscos. Mas acho mesmo que é isso. Quando acabar o tratamento passo os peixes para lá e vejo se comem ou não. (mas não vou durmir bem durante uns tempos quando fizer isso :lol: )
ZABOU
Membro Veterano

terça mai 13, 2008 2:34 pm

Diesel car tinhas toda a razão

Mas tal como eu disse queria ter a certeza absoluta, e como tal continuei a pesquisar e encontrei um site (em Francês) com fotos, e aí sim fiquei 100% convencida de que tenho Cyclops.

Aqui vou eu mais uma vez tentar pór aqui o link (infelizmente não me parece que consiga :oops: )
http://www.aqualiment.com/v2/articles.php?lng=fr&pg=71

Para quem não percebe Francês diz que :

O Cyclop é um predador e que não o devemos juntar a alevins, pelo menos antes de serem 5-6vezes maiores do que os Cyclops.
Há Cyclops de vários tamanhos mas de qualquer forma nunca devemos utilizar/tocar os de 0,5cm.
Também podem ser parasitados, e como tal trazer doenças, quer para os peixes quer para os humanos.
Fora isso, Cyclops de perfeita saúde dados a jovens peixes (não esquecer a regra do 5-6vezes o tamanho da presa) darão mais tarde peixes adultos muito mais coloridos do que os outros.

Atenção :
Não confundir os Cyclops com Ergasilus sieboldi. Esse é um parasita das brânquias dos peixes. É um Copépode com ganchos encurvados na frente (o Cyclope tem antenas à frente) A fémea de esse parasita fica nas guelras do peixe onde pode viver até 1 ano. Produzindo durante esse periodo cerca de 8 milliões de ovos que eclodem em larvas nauplias, e que vivem 2 meses na água até encontrarem um peixe para recomeçar o ciclo.
Este peixe desencadeia/desenvolve a "Ergolise". O peixe emagrece, as suas brânquias se descoloram e podemos lá ver o parasita agarrado com uma lupa.

A primeiro foto é de uma fémea com as 2 grapas de ovos na parte de tràs (a minha "Mickey")

A segunda foto é de uma macho (o meu "Espermatozóide")

A terçeira é uma vista de um macho ao microscópio

Espero ter ajudado ou vir a ajudar no futuro.

Xau
Isabel "Zabou"
Última edição por ZABOU em quarta mai 14, 2008 11:41 am, editado 6 vezes no total.
ZABOU
Membro Veterano

terça mai 13, 2008 3:01 pm

Yeeeeeeeeessssssssss consegui pór aqui o link

Boa leitura
Tilapia
Membro Veterano

terça mai 13, 2008 3:09 pm

Boas ZABOU,
Informação útil para o futuro, sem dúvida. Parabéns pela paciência a pesquisar... e pelo link.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Diesel_Car
Membro

terça mai 13, 2008 11:46 pm

Il y a des espèces de cyclopes plus ou moins grands mais de toute manière, ne jamais prendre de cyclopes de 0,5 cm
Penso que a tradução não será "pegar em cyclops com mais de 0,5cm", mas sim "nunca se encontraram cyclops com mais de 0,5cm". :lol: :lol: :lol:

Eu uso cyclops congelados para os meus salgadinhos (peixes e corais) e já usei, e recomendo, "cyclop-eeze" liofilizado, um excelente alimento, vale a pena experimentar.

http://www.cyclop-eeze.com/

Quanto a serem predadores, quanto muito predam alevins de caracideos ou ciprinideos recem nascidos, que nascem quase invisiveis...nunca de peixes maiores - ciclideos, poecilideos e nem sequer anabantideos...que nascem minusculos. Portanto, nada de preocupante.

:D
Tilapia
Membro Veterano

quarta mai 14, 2008 12:33 am

Boas,
"Prendre" não é encontrar, não neste contexto.
Parece-me mais escolher, no sentido de escolher para alimento.

E ainda há o Ergasilus Sieboldi com ganchos encurvados na cabeça que é parasita...
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ZABOU
Membro Veterano

quarta mai 14, 2008 11:37 am

Boas Tilapia,

Então é assim , eu sou "Avec" estou em Portugal há 10 anos, mas nasci, cresci e estudei em França, daí o curvado :oops: (já fui corrigir).
Também não escrevi cabeça porque o texto usa a palavra "à l'avant" e não "sur la tête". Como não percebo nada de Cyclops não sei se podemos considerar que eles têm cabeça ou não, e por isso não quis arriscar, mas claro que a ideia é essa.

En relação ao "prendre" também tive essa dúvida, pois devido à tipografia do texto não tive a certeza se fazia parte da frase anterior que fala de alimentação, ou da frase seguinte que fala de doenças. No primeiro caso seria como dizes : escolher, no segundo seria mais no sentido de tocar. Pelo sim pelo não, alterei ligeiramente o texto.

Um abraço a todos :wink:
rcsd
Membro Veterano
Registado: quarta set 20, 2006 9:56 pm

quarta mai 14, 2008 9:27 pm

mas afinal já sabem o que é ou não??? Serão girinos??? lol
<p><strong>Rui</strong></p>
<p align="center"><strong>&ldquo;Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida."</strong></p>
Responder

Voltar para “Peixes”