O FILHOTE DE GATO

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Cat_Gold
Membro
Mensagens: 183
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

sexta mai 16, 2003 6:10 pm

SAÚDE


Imagem Em geral, os filhotinhos abrem os olhos pela primeira vez com 7 a 10 dias de idade. Se isso não acontecer até o 12o dia e você perceber que os olhos estão inchados, pode estar havendo uma infecção. Nesse caso use um pedaço de algodão limpo, umedecido com água morna, e tente abrir os olhos deles. Se houver acúmulo de pus, limpe-os bem com soro fisiológico e consulte o veterinário sobre a necessidade de medicamentos.
Durante o primeiro mês de vida, o filhotinho vai demandar de você poucos cuidados, pois as gatas, em geral, são ótimas mães e cuidam muito bem de suas crias, alimentando-as, aquecendo-as e mantendo-as limpas.
Os parasitas intestinais, incluindo vermes e protozoários, são comuns em gatos jovens. Os sintomas que denunciam a sua presença são o emagrecimento, retardo no crescimento, fezes amolecidas e/ou com sangue e pelagem sem brilho.
Alguns desse parasitas são transmitidos da gata para os filhotes, outros são passados pelas pulgas e a partir das fezes de outros gatos. Uma boa medida é administrar um vermífugo de amplo espectro aos filhotes, quando eles estiverem com 3 ou 4 semanas. Mas, certifique-se antes se o medicamento pode ser oferecido aos filhotes e se foi formulado, especificamente, para gatos.

DIA-A-DIA

Imagem

Filhotes de gatos (e cães) podem e devem tomar banho a partir de 30 a 45 dias de idade, dependendo da necessidade. Os filhotes com menos de 30 dias podem ser limpos apenas com uma toalha umedecida, com uma mistura de oito partes de água morna, uma parte de vinagre e uma parte de álcool.
É importante que, até seis meses de idade, o banho seja dado com água morna e que se utilize o secador de cabelos, para retirar toda a umidade do pêlo. Após esta idade, pode-se, num dia quente, dar banho frio e secar o pêlo apenas com uma toalha ou deixar o animal no sol. Porém, o ideal é sempre usar água morna e secador.
O gato, normalmente, não gosta muito de tomar banho. Mas você deve acostumá-lo deste filhote, caso contrário, o banho se tornará uma luta eterna. Nunca use, nos filhotes, xampus com inseticidas (produtos antipulgas). A grande maioria destes produtos é tóxica. Além disso, seus efeitos são limitados, uma vez que matam apenas as pulgas que estão no animal na hora do banho, não tendo efeito sobre as pulgas (e seus ovos) que estão no ambiente onde o gatinho (ou o cãozinho) vive. Assim, logo após o banho, o animal pode se infestar de pulgas novamente.
No banho dos filhotes, use sabonetes e xampus veterinários específicos para eles, com ph neutro e sem inseticidas. Os produtos de crianças também são recomendados. Os sabonetes de uso humano que contêm ácido linoleico são ótimos para o pêlo. Mas, não se esqueça: os olhos de um filhote são muito sensíveis. Por isso, tome cuidado para não deixar sabão ou xampu cair neles.
O filhote fica muito carente quando é separado da mãe. Por isso, é comum que ele chore bastante à noite, querendo companhia. Se o dono for até o gatinho e o pegar no colo, ele irá parar de chorar; mas esta pode não ser a melhor saída, pois toda noite o bichano irá chorar para ser pego no colo. Diante disto, saiba que se você resolver aconchegar o gatinho no seu quarto ou cama na primeira noite, todos os dias ele irá miar incessantemente até que vá até ele e o pegue. Se você deseja que o seu bichano durma em outro lugar que não seja o seu quarto, então, deixe-o chorar e nunca o pegue neste momento. Com o tempo ele irá se acostumar e sempre dormirá tranqüilo no local que você determinar. Para que o gatinho se acostume mais rápido a dormir sozinho, siga as dicas:
Dê ao gato uma cama macia, confortável e quentinha.
É importante que a cama do filhote fique num local sem correntes de ar.
Coloque uma camiseta velha usada (que tenha o seu cheiro) na caminha dele. Sentindo o seu cheiro, ele se sentirá mais confortável.
Ponha um bichinho de pelúcia na cama do bichano. Ele irá confundir o bichinho com os seus irmãozinhos.
Deixe no local um rádio ligado em volume baixo ou um relógio que faça tic-tac. O barulho irá lembrar a presença de alguém. Nos Estados Unidos e na Franca existem fitas k-7 com barulhos agradáveis para os bichanos, como barulho de água, músicas suaves e miados tranqüilos, que são usadas com estes objetivos.

ALIMENTAÇÃO


Imagem O ideal é que o filhote receba o leite materno da gata até 45 a 60 dias de idade, quando pode ser separado da mãe. Alguns criadores, no entanto, entregam o filhote antes mesmo de ele completar 30 dias. Neste caso, o novo proprietário deve procurar o veterinário imediatamente, pois este animal precisará de mais atenção.
É recomendável que quando os filhotes atinjam 25 dias de vida se comece a oferecer a eles uma ração de boa qualidade umedecida com água morna. Mas é preciso ficar atento, pois a ração umedecida fermenta rapidamente. Por isso, o que não for comido num prazo máximo de 30 minutos deve ser jogado fora.
A ração seca pode ser fornecida a partir de 30 a 40 dias de vida.
Quando o gatinho é separado da mãe, normalmente, ele fica mais sensível e precisa de uma alimentação reforçada - leite morno e/ou mingau de aveia, arroz ou outros cereais.
Lembre-se que nos primeiros meses de vida o gato cresce muito rapidamente. Este crescimento deve ser monitorado por um veterinário que saberá diagnosticar qualquer anormalidade e as melhores formas de corrigi-la. O animal que cresce saudável e com uma alimentação correta terá menos problemas na fase adulta.
Imagem
Durante o período de lactação, é importante que a fêmea viva num ambiente tranqüilo e receba uma boa alimentação. Muitos criadores costumam, nesta época, alimentá-la com ração de filhote, que é mais rica em nutrientes. Embora isto possa ser feito, é importante lembrar que estas rações são formuladas para filhotes em crescimento e não para adultos. O mais recomendável é que se ofereça à fêmea ração para adultos mesmo, porém de uma marca melhor, com maior qualidade e mais rica em nutrientes. Assim, ela ficará mais saudável e terá mais condições de fornecer um leite melhor para seus filhos. Lembre-se que os filhotes já nascem sabendo sugar e mamar. Mas se isto não acontecer, é necessário que ele seja ajudado pelo homem, que lhe fornecerá o leite numa mamadeira apropriada para gatos.
Às vezes não é possível que a gata amamente seus filhotes, seja por morte da mãe, abandono dos filhotes ou pelo fato de a mãe não ter leite suficiente para amamentar toda a ninhada. Nestes casos, é preciso interferir e fornecer o leite artificial na mamadeira, caso contrário os filhotes poderão morrer de fome, literalmente. O leite da gata é bem mais nutritivo do que o da vaca. Por isso, é preciso acrescentar alguns nutrientes antes de oferecê-lo para os filhotes. Segue abaixo a receita que mais se aproxima do leite da gata.
1 xícara de leite integral fervido
1 colher (sopa) de óleo vegetal (canola, girassol, soja, milho etc)
1 gema de ovo
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
5 gotas de um polivitamínico

Como oferecer
O leite deve ser fornecido num mamadeira própria para gatos (cujo bico imita a mama da gata) ou numa chuquinha. A mamadeira deve ser limpa e esterilizada toda vez que for usada. O leite preparado deve ser mantido na geladeira por, no máximo, 24 horas.
O gatinho recém-nascido mama um pouquinho a cada 15-30 minutos e depois vai aumentando este tempo para algumas horas. Como ele se satisfaz mais com a mamadeira (mama maior volume), ofereça-a de uma em uma hora (inclusive à noite) no primeiro dia e depois vai espaçando. Isso dá um pouco de trabalho, mas passa rápido.
A partir de 3 semanas de idade, deixe também o leite disponível em um potinho para ele já ir se acostumando a comer sozinho. Troque o leite sempre, para não azedar. Quando ele tiver com 30 dias, ofereça também mingau de aveia e ração para gatos amolecida com água morna. Lembre-se que nos primeiros dias que você oferecer estes alimentos ele estará apenas conhecendo e se adaptando a eles. Isso significa que o gatinho irá comer pouco e que você precisa continuar com a mamadeira até ele se adaptar bem a ração.
Esta receita é de um leite artificial e, como tal, os filhotes podem rejeitá-lo. Se isto acontecer as fezes dos filhotes ficarão brancas e diarréicas. Os filhotes continuarão chorando de fome e com a barriga bem vazia (flanco fino e fundo). Neste caso, suspenda imediatamente o uso do leite artificial e procure um veterinário para que ele possa acompanhar o filhote e sugerir nova opção.


Desmame dos filhotes: o desmame nos gatinhos é de maneira geral mais tardio do que em filhotes de cães, ocorrendo por volta dos 60 dias, sendo que em alguns casos observados na clínica nos deparamos com alguns filhotes já crescidos, com 4 meses ou mais, que ainda se amamentam, pois, ao contrário da cadela que por volta dos 45 dias de vida do cãozinho já não deixa os mesmos mamarem, a gata muitas vezes continua à permitir que seus filhotes mamem por um período mais prolongado.A partir dos 45 dias de vida dos gatinhos já podemos introduzir uma ração para filhotes de gatos umedecida, diminuindo-se gradualmente a quantidade de água misturada à ração até os 60 dias de vida, quando o gatinho já é capaz de quebrar e deglutir a ração seca.

-|-

Vermifugação: a administração de remédios antihelmintícos ou vermifugação é uma das mais importantes medidas a serem tomadas no manejo dos filhotes. Isto por que a infestação por parasitas intestinais ( vermes ) é bastante comum em filhotes, pois estes são transmitidos para o filhote pela própria mãe através da placenta ou durante a amamentação. O procedimento de vermifugação pode ser iniciado à partir dos 30 dias de vida do filhote, sempre orientado por médico veterinário, que deverá pesar os filhotes para calcular a dose adequada, ficando a critério deste a escolha da droga e da freqüência de sua administração.

-|-

Higiene: os gatos são animais extremamente cuidadosos e limpos. Devido a estas características não há necessidade de banhar os gatos com intervalos curtos como os cães, pois os gatos realizam a sua higiene através da lambedura, realizando a limpeza e remoção de pelos diariamente. Podemos banhar os gatos com intervalos bimestrais ou maiores, de acordo com a necessidade, tomando-se os seguintes cuidados: banhar o animal em dia de sol, usar água morna, proteger as orelhas com algodão, só utilizar produtos veterinários, secar o animal com uma toalha e posteriormente com um secador a média distância.

-|-

Alimentação: devemos fornecer uma ração de filhotes, 4 vezes ao dia, até os 10 meses de vida. O animal comendo uma ração para filhotes de boa qualidade não haverá necessidade de realizar uma suplementação de cálcio e vitaminas. É de fundamental importância para que ocorra o adequado desenvolvimento do esqueleto do filhote uma exposição diária do mesmo à luz solar. A partir dos 10 meses de idade podemos iniciar a transição para uma ração de adultos.

-|-

Vacinas: as vacinas são de fundamental importância para o bem estar do seu filhote. Atualmente as vacinas mais utilizadas para gatos protegem seu filhote contra cinco doenças, sendo conhecidas como quíntuplas felinas, imunizando o animal contra as seguintes doenças: rinotraqueíte, calicivirose, clamidiose, panleucopenia e leocemia felina. É também aplicada nos gatinhos a vacina anti-rábica.O gatinho deve ser submetido a um exame clínico antes da administração da vacina, sendo que só animais saudáveis devem ser vacinados. Desta maneira o médico veterinário é o único profissional capacitado para realizar um programa de imunização adequado ao seu filhote. Somente este profissional possui as vacinas de linha ética, isto é, as que os laboratórios idôneos realmente garantem a sua eficiência.O animal vacinado só poderá ter acesso à rua 15 dias após o término do esquema vacinal preconizado pelo médico veterinário, isto porque na grande maioria destas doenças o seu filhote não necessariamente precisa ter um contato direto com o gato doente, e sim com o ambiente onde este animal doente passou e ali defecou, urinou, vomitou ou tossiu. Siga o esquema vacinal de maneira adequada, tenha paciência e depois desfrute bons momentos com seu gatinho.

-|-

Onde o gatinho deve defecar? Os gatos possuem hábitos diferentes dos cães, os felinos ao defecar costumam enterrar os seus dejetos. Com relação ao local em que o gatinho possa defecar, caso você more em casa e possua um jardim o animal não pode passar a defecar ali, devido a toxoplasmose e com o inconveniente que dificilmente o proprietário conseguirá monitorar as fezes do animal. Sendo realmente o mais adequado à utilização de caixa sanitária com granulado higiênico para gatos, onde o proprietário conseguirá monitorar as fezes e a urina dos seus animais.
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta mai 16, 2003 8:57 pm

Olá

Mais uma vez muito obrigado, este é mais um tópico extremamente útil.

Beijokas
Kathleen
nana12
Membro Veterano
Mensagens: 2005
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Localização: Gatos
Contacto:

sexta mai 16, 2003 10:36 pm

Muito bom. ;)
kika_cat
Membro
Mensagens: 174
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

domingo mai 18, 2003 10:59 pm

Estou contente por ver que há aqui tópicos com mensagens extremamente úteis e interessantes! Continuem!!!
Responder

Voltar para “Gatos”