Boas,
Relativamente à palestra sobre plantados pedimos desculpa a quem a considerou fraca, mas foi a palestra possível.
Tivemos uma semana para preparar as coisas e devido a compromissos pessoais anteriores, nem sequer esse tempo completo tivemos.
Diga-se a título de exemplo que estivemos até às 3 da manhã de Sábado para Domingo a preparar mais de 1 terço da palestra, sendo que a parte final da palestra foi últimada no Domingo de manhã e príncipio da tarde e que só terminámos as correcções e a impressão dos textos às 17H15M, sendo que a palestra era às 18 Horas, aliás por esse motivo não nos foi possível assistir à apresentação dos Marinhos, o que gostariamosde ter feito.
Por este motivo não nos foi possível igualmente organizar as fotos para apresentação, nem tão pouco simular a apresentação,o que provocou alguns engasganços!!
Quanto ao facto de haver quem não concorde com algumas coisas é normal e até saúdavel, mas já agora gostariamos de saber o quê por exemplo, quem sabe não traga um debate de ideias, o que é sempre muito bom.
Mas já que falamos em coisas que nem todos concordam, o que é normal neste mundo da aquariofilia, podemos dar o exemplo do Sr Gobbel. Este senhor que é de facto um entendido na matéria indicou duas ou três coisas que muitos não deverão concordar e que dezenas de criadores de renome internacional contestariam.
Em primeiro a sua afirmação de que para ele os Pigeon Blood não eram verdadeiros discus (de notar que o aquário mais apreciado pelos presentes continha 2 Pigeon Blood lindissimos).
Em segundo que não se deveria dar Coração de Boi aos discus pois era péssimo para eles, ora que peixe e marisco são melhores é algo que já sabia, mas que fazia mal aos discus o Coração de Boi e que estes só assimilariam cerca de 3% dos nutrientes que compunham o coração de Boi e que o resto não seria assimilado, isso eu nem desconfiava pois sempre ouvi dizer o contrário.
Em terceiro lugar relativamente à filtragem já ouvi muitos criadores, incluindo o artigo da Aquamania nº 2 da autoria do Victor Hugo Quaresma dizer que para manter discus a filtragem deveria conseguir debitar 2 vezes numa hora o volume de água do tanque. O Sr Manfred indicou que esse volume deveria passar pelo filtro 3 ou 4 vezes em 24 Horas e que só desta forma as bactérias nitrificadoras poderiam efectuar convenientemente o seu trabalho. Ora aqui fica mais uma que muita gente discordará.
Em relação a estas e outras afirmações do Sr Gobel o mesmo deu explicações lógicas para cada um dos pontos sobre que falou e parece-me que na maioria ele terá razão (isto porque cada cabeça sua sentença) e é por esse motivo que apesar de respeitar a opinião dele, nunca me passaria pela cabeça dizer que aqueles discus tão bonitos não eram discus. Bem pelo contrário.
Por isso mesmo acho que era porreiro indicarem o que acharam errado na nossa palestra e o que é que não concordam de forma a que pudessemos quem sabe explicar o nosso ponto de vista.
Obrigado a todos e obrigado pelas criticas que servirão para que melhoremos,
Paulo e Rute Almeida - Aquaphyllum