Agressividade "infantil"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sábado mai 10, 2008 10:56 pm

psychon Escreveu:
Pode -se saber de que raça é o cachorro de 3 meses que tem?

É que eu não estou a ver dificuldade de impor respeito num cão com esta idade.

E que outros cães teve?

Estou curiosa , isso estou! :D
IsaDuarte esqueça estas questões. :D

Já vi que é muito experiente com animais..... :lol: :lol: :lol:
Vivendo e aprendendo
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sábado mai 10, 2008 10:58 pm

Estamos a falar de um cão de 3 meses no qual o dono não tem mão e tem receio... ninguém acha isso um caso grave ?

Já agora uma coisa mais só. Uma pessoa que dá sugestões danosas como as do Flavio Cruz não poodem ser alertadas ?

Eu sei que ouvir que não se sabe de que se fala deve doer, mas acho imaturo ficarem furibundos por ouvir a verdade.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado mai 10, 2008 11:25 pm

Porrada? A quem? Aos donos? :lol:
O meu cão foi educado à lei da porrada... é por isso que tá todo negro... 8)

CasadAnaval, eu já fiz referência precisamente a esse ponto, o da idade, e não valeu de nada... ou será que valeu e eu não vi... :o ... Sabes como é, não ilustrei o texto e por isso ninguém entendeu... :twisted:

Opá a sério, façam o que quiserem, eu não tou aqui para ensinar ninguém, eu não sou nem treinadora de cães nem tão pouco tenho uma profissão ligada a animais, apenas sou uma interessada em comportamento canino, leio livros, vários e em várias línguas, informo-me e tenho gosto em estudar comportamento e psicologia canina, como hobbie apenas e por gostar de dar aos meus cães o que eles REALMENTE precisam, que não são as coisas que o comum dos mortais pensa ser... Ah e não vou ilustrar mais os meus posts com bonequinhos, já vi que não correu bem da última vez... 8)
BlackWolf
Membro Júnior
Registado: domingo abr 27, 2008 12:34 pm

sábado mai 10, 2008 11:37 pm

Viva IsaDuarte,

Como já foi dito por alguns antes de mim, penso pessoalmente que a noção de hierarquia é a chave da questão.

Tenho um cão de 40kg, com 9 anos, e que tirei da rua com pouco mais de 2 meses.
Desde cedo que tentou ser o "chefe da matilha", o "Alfa" da casa... é natural neles... é assim que funcionam.
Mas é precisamente o ponto da hierarquia que devemos deixar bem claro.
E, como a própria IsaDuarte constata, pode ser mais difícil em alguns casos.

Vou dar-lhe alguns exemplos de pequenos gestos que me lembro e que podem ajuda-la e fazer alguma diferença (a mim ajudaram muito) :

- quem come primeiro, é o "chefe da matilha", neste caso você e a sua familia. O seu cão come depois.

- quem entra e sai primeiro de casa, é você.

- se ela rosna, você tem de "rosnar" mais alto até ela parar... ( no meu caso, é verdade que também rosno mesmo... e bem perto do focinho dele :lol: )
depois afastar-se e ignorá-lo... (é algo que sentem bastante)

- se ele morde ou abocanha, é agora com 3 meses que você deve "morder" de volta... (mais velha também, se for preciso...)
Uma palmada (não confundir com "porrada", claro) na altura da asneira, diz ao cão que fez algo errado e que esse gesto não é admissível nesta "matilha".
É o que acontece na hierarquia animal quando alguém faz asneira : leva um correctivo!
Um pequeno jornal enrolado pode ser bastante eficiente...

- O "NÂO" deve ser com voz firme na altura da asneira, e, por nada deste mundo pode haver uma festa ou brincadeira nos momentos a seguir.
Se você fizer isso, está a dizer que o seu "não" não é de chefe mas de colega... e não será respeitado...

-Não adianta o castigo durar uma hora ; não adianta fechar o animal ou privá-lo dos brinquedos porque a mensagem está perdida na hora seguinte (parecem crianças é verdade e em algumas coisas são parecidos, mas são mesmo é cães...)

- Festas, brincadeiras, e mimos devem ser muitos, mas quando ela faz as coisas bem. Exercicio, sempre!

Parece controlo a mais mas a verdade é que, se você interiorizar que quem manda é você, estes gestos vão sair-lhe naturalmente.
Não tenha medo do seu bicho vir a não gostar de si. Este tipo de disciplina é natural para eles e até se sentirão mais seguros e protegidos se sentirem que há um chefe!

E, muito importante, estas regras devem durar o tempo que for preciso. Ou seja, sempre!
No meu caso, e sei que em muitos, muitos mais, o animal vai, ao longo da sua vida, tentar de vez em quando a sua sorte para ser ele a "mandar"...
Mas desde que você mantenha as regras e volte a aplicar correctivo, isso depressa lhe passará.

Não desista, não mostre medo (mesmo que tenha um "bocadinho", faça um esforço de concentração e não o demonstre), e aproveite ao máximo a tenra idade que a sua cadela tem, para lhe dizer que pode estar segura porque há um chefe nessa matilha...

Como referência (já mencionada pela Texuga e Marijonscp), e dado que não tem disponibilidade financeira para escolas de treino, leia o livro "A paixão de César".
Salvaguardadas as diferenças relativas ao trabalho do autor, há boas dicas para o comum dos donos.

Fica também o site:
http://www.cesarmillaninc.com/tips/

Espero que seja útil e peço desculpa pelo enorme texto.
BlackWolf
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

domingo mai 11, 2008 12:13 am

[Editado pela moderação (tlopes)]
Última edição por TitvsLivivs em domingo mai 11, 2008 1:05 am, editado 1 vez no total.
FlavioCruz
Membro
Registado: quinta jul 05, 2007 3:53 pm

domingo mai 11, 2008 12:15 am

sugestões danosas??? mas o que eu disse de mal...apenas disse alguns truques que ja foram aqui referidos como o de comer primeiro, passar primeiro nas divisões...???
o que disse de mal...
só tentei ajudar...nd mais...
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

domingo mai 11, 2008 9:07 am

FlavioCruz Escreveu:sugestões danosas??? mas o que eu disse de mal...apenas disse alguns truques que ja foram aqui referidos como o de comer primeiro, passar primeiro nas divisões...???
o que disse de mal...
só tentei ajudar...nd mais...
Se lesse o que os outros escrevem em vez de somente ler aquilo que você mesmo escreve talvez percebesse.

Ah, o inferno está cheio de boas intenções. Pode aprenderr muito na arca...se prefere ensinar não sabendo do que fala é consigo, depois não se queixe.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

domingo mai 11, 2008 10:46 am

IsaDuarte, ja recebeu aqui muitas dicas para reforçar a sua posição na hierarquia. Espero que tenha compreendido porque é que se fizer festinhas quando ela rosna está a piorar a situação em vez de a resolver.
Quanto a comida, cada caso é um caso, eu podia descrever aqui um metodo qualquer para corrigir a situação e este não resultar no seu caso, percebe? por isso é que é sempre melhor a ajuda de um profissional, pois ele consegue avaliar o cão e mudar o metodo em função das necessidades.
De qualquer maneira acho que o que falta a IsaDias é compreender melhor a psicologia canina, saber quando fazer festinhas ou quando dar uma palmada (por outras palavras, quando compensar e quando castigar).
E espero que tambem tenha compreendido que nunca em qualquer situação deve deixar o cão dois dias de castigo, pois apesar dos caes ser inteligentes, ao fim de alguns minutos deixa de perceber porque é que está isolado da matilha, deixa de associar esse tipo de castigo a asneira que fez, e esse isolamento so vai servir para piorar as relações dono/cão (o que não é nada bom pois agora é que está na altura de criar uma boa relação com a sua cadelinha).

Cumprimentos,

Cláudio Saraiva
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

domingo mai 11, 2008 10:54 pm

Já aqui foram escritos bons conselhos, alguns nem por isso e outros valha-me Deus. Penso que com um pouquinho de bom senso, a IsaDuarte tem já com que se ocupar na educação da cadelita. A única coisa que eu não consigo entender é a forma como se torna agressiva perante uma referência à sua desinformação (para não a melindrar com a palavra "ignorância"). Acho que não é preciso muito para perceber a frustração de quem frequenta este fórum há muito e deparar-se sempre com as mesmas dúvidas. Ainda há pouco discuti noutro tópico o quanto é ridiculo e inútil pôr um cão de castigo...e foi num tópico relativamente recente. Eu não tenho uma grande participação no fórum, mas compreendo que quem a tenha perca por vezes a paciência. Nem todos sabem e não se condena ninguém por isso, mas grave é colocar as dúvidas que colocou e logo a seguir afirmar que sabe muito bem como lidar com cães. Eu acho que não sabe e espero que aproveite os bons conselhos. Quanto ao facto de haver quem se melindre tanto com ironias e algum "gozo", isso é só o reflexo do povo que somos, bem cinzento, em que o sentido de humor é tudo menos compreendido...Um povinho cinzento e muito sensível que não sabe responder a uma ironia e a um comentário mais leve da mesma forma...é logo à pedrada: se a IsaDuarte fosse cão, aposto que ao ler as várias intervenções neste tópico eriçava o pêlo. Pelo Amor de Deus:Um bocadinho de sentido de humor nunca fez mal a ninguém.

P.S.: Edito a mensagem para dizer que é grave, muito grave a forma como se escreve. Os erros ortográficos irritam-me e participar num fórum público (de animais, lingua portuguesa ou tupperware) sem fazer o minimo esforço para escrever um português correcto é triste, porque já não é perdoável. É preguiça. Pronto, já disse.
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
tlopes

segunda mai 12, 2008 10:51 am

O tópico foi editado. Por favor consultem as regras de utilização do fórum em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=42479

Melhores cumprimentos,
cidalisantos
Registado: segunda mai 12, 2008 11:55 am

quinta mai 15, 2008 12:46 pm

IsaDuarte Escreveu:Boa tarde.
O meu "dilem" é o seguinte.
Tenho uma cadela com 3 meses que é muito brincalhona. Mas ultimamente ela anda um pouco agressiva. Quando faz asneira da grossa ( tipo buracos no jardim e morder na minha gata ), dou-lhe umas palmadas e não a deixo ir para a rua. Mas ... sempre que vou para lhe der as ditas palmadas, ou mesmo com o jornal, ela rosna e mostra os dentes. chegou já a morder o meu marido duas vezes a mim não porque tenho medo :oops: . Eu sei que não se deve mostrar medo aos animais porque eles sentem ... mas nunca tive uma situação igual com uma cadela tão nova. Enfim ... quando está a comer é o mesmo problema, ninguem pode se chegar ao pé dela, nem se quer passar ao lado, fica como o pelo irriçado e rosna. Já tentei dar uma festinhas e tentar acalmar e ... tive de me retirar porque ficou mesmo má.

Enfim, que hei-de eu fazer. Não tenho disponibilidade financeira para um treinador de momento.
Será que estou a proceder mal com ela ?? Opiniões por favor

[Título editado pela moderação (tlopes)]

Boa tarde. de facto acho que não adianta muito deixa-la fechada ou retirar-lhe os brinquedos. Ela tem de sentir é na altura quem manda.
Qd ela quiser morder, experimente o chinelo. Tire o chinelo e bata-lhe.
Ela vai aprender a "respeitar" sempre que a vir com esse objecto na mão.
Chegara uma altura em que nem precisará de lhe dar uns açoites, bastará ela ve-la tirar o chinelo do pé.

Cidalia
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

quinta mai 15, 2008 1:53 pm

E se nao tiver chinelo??? tira o sapato 8) :lol:
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
cidalisantos
Registado: segunda mai 12, 2008 11:55 am

quinta mai 15, 2008 4:24 pm

porque, nao usa chinelos em casa?
lol
Cidalia
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

quinta mai 15, 2008 4:44 pm

lol

Depende as vezes nao, qd ta calor ando descalça... como se faz nessa situaçao!!

:lol:

Cidalia nao leve a mal a brincadeira, nem foi para ofender.

Acho que a Isa ja tem aqui boa informaçao com boas medidas a tomar com a cadela.

O meu chumi aos chinelos é brinquedo pra ele, agora se pegar no cinelo ver seria com voz de má ja é outra coisa... nem chinelo nem jornal...Mas

ha que salientar mais uma vez que nao é a ter pena deles que os educam... nao é a ter medo deles, nem tratalos com a inteligencia que nao têem, é preciso educaçao e respeito de quem é lider.

Cada cão é um cão... como cada pessoa é como é...
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
Responder

Voltar para “Cães”