Olá
Calma meninos, não dêem respostas precipitadas.
Eu dou cenoura aos meus cães.
Um princípio (quase) sagrado respeitante à alimentação dos cães consiste em dar uma e unicamente uma boa ração seca. Mais nada. Este princípio é (quase) sagrado, porque uma boa ração contém todod os ingredientes necessários e suficientes para garantir uma alimentação equilibrada sem necessidade de adicionantes de qualquer espécie.
Mas... há sempre um mas... por exemplo na constituição de alimentação BARF, entram os legumes. Para quem quiser saber pormenores da alimentação BARF, consulte o site do PauloC:
http://www.rottpt.net
Eu não dou alimentação BARF aos meus cães, mas esta alimentação é considerada a mais saudável e natural.
A ração é um produto da sociedade de consumo. É prática e, se for de qualidade, proporciona uma alimentação equilibrada.
Então por que motivo dou as cenouras?
Pois, eu já expliquei isso várias vezes e tem a ver com o mau hábito a que sujeitei os meus cães quando eram pequenos.
Está tudo muito bem explicadinho aqui no meu site:
http://whippetp.no.sapo.pt/Alimentacao.htm
Desculpem estar sempre a impingir o meu site, mas assim é mais prático.
Além disso o texto lê-se muito bem porque foi escrito por mim...
Lá estão mencionados os alimentos que eles podem comer e os que são absolutamente desaconselhados. Por isso vale a pena fazer a consulta.
Mas o princípio de dar apenas uma ração de boa qualidade mantém-se e deve ter sido levando-o à risca que os simpáticos membros responderam questionando por que motivo dar legumes.
De facto dando uma ração de boa qualidade não é necessário acrescentar nada.
Mas de vez em quando eles gostam de uns petiscos para desenjoar e uma frutita e umas cenouras para roer não lhes fazem mal.