boas...
O meu namorado anda a chatear me já a uns meses por cuase de um aqua... pois como eu tenho os meus porquinhos da india, e ele nao gosta muito, quer um aqua, pois prefere observar um bom aqua do que interagir com certos animais...
Conversei com a minha futura sogra e decidimos oferecer lhe um aqua em conjunto...
Como existem cá muitas pessoas com experencias na aquafilia, agradecia que me dessem algumas dicas sobre o tamanho inicial do aqua (nao muito grande e caro) e a quantidade de peixes que o mesmo deve ter... assim como as varias especies de peixes que podemos juntar (de preferencia algo muito colorido)...
Já estivemos a pesquisar um pouco e concordamos em adquirir um de agua quente e doce, pois como ainda somos novatos, nao nos sentimos seguros para os de agua salgada...
Agradeço qualquer dica... pois nao queremos cometer erros...
AQUA NOVO
Vou só deixar uma dica, outros utilizadores virão com mais conselhos depois:
Comprem o maior aqua que puderem. Na aquariofilia maior é melhor, é muito mais fácil manter um aqua grande no que diz respeito à química e salubridade da água, do que um pequeno.
Comprem o maior aqua que puderem. Na aquariofilia maior é melhor, é muito mais fácil manter um aqua grande no que diz respeito à química e salubridade da água, do que um pequeno.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Só mais este, espécies para começar:
Comunitário água doce:
botia palhaço
Limpa vidros
Betta
Danio Zebra
Tetra cardinal
Espada
Pláty
Escalar
Kribensis
Peixe vidro
Móli
Gouramis, colisas
Coridoras
Peixes versáteis que se adaptam a águas nem muito duras nem moles demais e que podem ser mantidos comunitáriamente.
pH: 7
Temp: 24º
Plantas: Feto de java, valisnéria, anúbias e muitas outras
Boa tarde,
Eu também sou principiante (montei o meu primeiro aqua em Julho do ano passado)
Aquilo que te posso desde já dizer é para não comprares um aqua pequeno. Os veteranos vão te falar em aqua de 100L, faz isso mesmo. Eu tive medo e comprei um de apenas 60L, se o arrependimento matasse, já cá não estaria eu
Um aqua pequeno dá tanto trabalho ou até mais do que um grande, pois é mais dificil estabilizar a àgua (segundo dizem os experientes, pois eu só tenho 1
). Depois por ser pequeno o tipo de peixes e a quantidade que podes aí ter é muito limitada.
Compra o aqua, substrato fertil para teres plantas naturais (nada de stress, há plantas naturais que não dão trabalho nenhum), areiao, uma boa iluminação, filtro, termostate, termómetro, produtos para tratar a água, plantas e deixa ciclar fazendo testes para controlar a evolução das coisas. Depois é acrescentar aos poucos os peixes e gozar o espectáculo da vida aquática.
É importante veres este tópico :
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52138
Eu também sou principiante (montei o meu primeiro aqua em Julho do ano passado)
Aquilo que te posso desde já dizer é para não comprares um aqua pequeno. Os veteranos vão te falar em aqua de 100L, faz isso mesmo. Eu tive medo e comprei um de apenas 60L, se o arrependimento matasse, já cá não estaria eu

Um aqua pequeno dá tanto trabalho ou até mais do que um grande, pois é mais dificil estabilizar a àgua (segundo dizem os experientes, pois eu só tenho 1

Compra o aqua, substrato fertil para teres plantas naturais (nada de stress, há plantas naturais que não dão trabalho nenhum), areiao, uma boa iluminação, filtro, termostate, termómetro, produtos para tratar a água, plantas e deixa ciclar fazendo testes para controlar a evolução das coisas. Depois é acrescentar aos poucos os peixes e gozar o espectáculo da vida aquática.
É importante veres este tópico :
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52138
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Concordo plenamente contigo dinodane !!!dinodane Escreveu: Comprem o maior aqua que puderem .Na aquariofilia maior é melhor, é muito mais fácil manter um aqua grande
Um bom filtro externo, e um grande aquario,practicamente nao tens trabalho nenhum.
E é mt facil de tratar ,limpar...

Abraços
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
obrigada dinodane...
Já me ajudou bastante... o que nao quer dizer que nao agradeça mais sugestoes...
Nós já tivemos a ver aquas em várias lojas do porto, e a loja do gaia shopping para já tinha os aquas mais acessives, dentro das medidas em que tamos interessados que é de +/- 70cm de largura... e ronda os 150€ já com um filtro e "aquecedor"
Se alguem souber de outra loja que tenha aquas mais acessives ainda agradeço...
Esta tarde já vou à loja e dou uma olhadela nos peixinhos que me disse dinodane, pois queremos algo muito colorido...
Quanto as pedrinhas do fundo... quais é que me aconcelham?
Já me ajudou bastante... o que nao quer dizer que nao agradeça mais sugestoes...
Nós já tivemos a ver aquas em várias lojas do porto, e a loja do gaia shopping para já tinha os aquas mais acessives, dentro das medidas em que tamos interessados que é de +/- 70cm de largura... e ronda os 150€ já com um filtro e "aquecedor"

Se alguem souber de outra loja que tenha aquas mais acessives ainda agradeço...
Esta tarde já vou à loja e dou uma olhadela nos peixinhos que me disse dinodane, pois queremos algo muito colorido...
Quanto as pedrinhas do fundo... quais é que me aconcelham?
Mais dicas:
70 cm quererá dizer de comprimento, certo? Melhor 80!
Quanto ao fundo, areão fino de rio e uma camada de substracto para plantas. O areão e todas as decorações têm de ser muito bem limpos antes de serem colocados no aqua. Não usar qualquer detergente, por muito que passe por água, ficam sempre resíduos perigosos para a fauna e flora. Ponha o areão num balde e coloque água corrente agitando o areão até a água sair transparente.
Quanto aos peixes, dentro da minha sugestão, aplique a regra 1 litro de água = 1 cm de peixe. Das espécies que indiquei escalares e guramis podem crescer bastante, podendo ameaçar peixes mais pequenos.
Plantas adequadas para começar: anúbias, feto de java, valisnérias.
Iluminação, o aqua já tem? Só falou em filtro e aquecedor, é preciso calha com lâmpada também, a maioria dos aquas em kit já tem.
Resista à tentação de colocar no fundo um print daqueles a simular uma paisagem aquática. Um fundo preto ou azul escuro valoriza muito mais os peixes e as plantas.
Primeiro deve adquirir todos os materiais, decorações (xisto, troncos naturais, nada de pedras calcárias), plantas, montar e ligar tudo e deixar tudo a trabalhar 2 semanas (ver "ciclagem do aqua") antes de introduzir os peixes.

70 cm quererá dizer de comprimento, certo? Melhor 80!
Quanto ao fundo, areão fino de rio e uma camada de substracto para plantas. O areão e todas as decorações têm de ser muito bem limpos antes de serem colocados no aqua. Não usar qualquer detergente, por muito que passe por água, ficam sempre resíduos perigosos para a fauna e flora. Ponha o areão num balde e coloque água corrente agitando o areão até a água sair transparente.
Quanto aos peixes, dentro da minha sugestão, aplique a regra 1 litro de água = 1 cm de peixe. Das espécies que indiquei escalares e guramis podem crescer bastante, podendo ameaçar peixes mais pequenos.
Plantas adequadas para começar: anúbias, feto de java, valisnérias.
Iluminação, o aqua já tem? Só falou em filtro e aquecedor, é preciso calha com lâmpada também, a maioria dos aquas em kit já tem.
Resista à tentação de colocar no fundo um print daqueles a simular uma paisagem aquática. Um fundo preto ou azul escuro valoriza muito mais os peixes e as plantas.
Primeiro deve adquirir todos os materiais, decorações (xisto, troncos naturais, nada de pedras calcárias), plantas, montar e ligar tudo e deixar tudo a trabalhar 2 semanas (ver "ciclagem do aqua") antes de introduzir os peixes.

sim... Tem calha de iluminaçao... que mais tarde seria mudada de branco pra azul... pois o meu namorado é portista... e vimos um aqua com iluminaçao azul... e que dá outro aspecto... mais brilhante.... a todo o aqua...
Vou entao andar à procur de aquas de pelomenos 80cm, de comprimento...
já entendi que devemos usar plantas verdadeiras e nao dakelas plasticas.. que por acaso até vem com o aqua que falei...
Ainda tem tinhamos pensado no fundo... mas sinceramente nem gosto muito dakeles de paisagem porque parece tudo muito entulhado... e nós queremos é ver os peixinhos...
Noutro dia vimos um aqua que tinha como fundo um espelho? será soluçao? sei que em caso de espelho nao pode ter o betta, pois esse pensa que é outro macho e torna se agressivo...?!
Mais alguma sugestao?
Vou entao andar à procur de aquas de pelomenos 80cm, de comprimento...
já entendi que devemos usar plantas verdadeiras e nao dakelas plasticas.. que por acaso até vem com o aqua que falei...
Ainda tem tinhamos pensado no fundo... mas sinceramente nem gosto muito dakeles de paisagem porque parece tudo muito entulhado... e nós queremos é ver os peixinhos...
Noutro dia vimos um aqua que tinha como fundo um espelho? será soluçao? sei que em caso de espelho nao pode ter o betta, pois esse pensa que é outro macho e torna se agressivo...?!
Mais alguma sugestao?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Boas...
Se queres o meu conselho,nao compres um aquario ja com filtro incorporado,porque na maior parte das vezes ,nao ficar estetico,nem sempre fazem o seu trabalho. Eu prefiro sempre comprar eu o filtro
Abraços
Se queres o meu conselho,nao compres um aquario ja com filtro incorporado,porque na maior parte das vezes ,nao ficar estetico,nem sempre fazem o seu trabalho. Eu prefiro sempre comprar eu o filtro
Abraços
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
Boas,dinodane Escreveu: Primeiro deve adquirir todos os materiais, decorações (xisto, troncos naturais, nada de pedras calcárias), plantas, montar e ligar tudo e deixar tudo a trabalhar 2 semanas (ver "ciclagem do aqua") antes de introduzir os peixes.
Só um pormenor muito importante: ligar e deixar andar não vai ciclar o aquário.
Ciclar significa criar bactérias que vão consumir substâncias tóxicas que provêm da decomposição dos detritos orgânicos (dejectos, restos de comida, plantas mortas, etc...).
Para conseguir essas bactérias há vários métodos.
1)- Introdução das bactérias; podem ser compradas em lojas de animais. Consoante a marca, deve-se esperar entre 24 horas e 10 dias antes de por os peixes. Neste último caso acrescentam-se bactérias todos os dias . Já experimentei e com ambos tive bons resultados.
2)- Introdução de comida para peixes na água ou no filtro para que a sua decomposição inicie o ciclo do azoto. Aqui sim esperar cerca de 2 semanas. Nunca experimentei, mas conheço inúmeras pessoas que o fizeram com razoável sucesso.
3) Introdução de 1 peixe (corydora por ex.) resistente por forma a que seja este peixe e seus dejectos a iniciarem o ciclo.
4)- Ciclo sem peixes: introduçao de amoníaco na água para iniciar o ciclo. Desaconselho este método por implicar conhecimentos mais avançados.
Nos métodos 1) e 2), apesar de já haver bactérias é aconselhável introduzir poucos peixes de cada vez. Num aquário de 80 cms (ca. 90-100 litros) 4 a 5 peixes, seguidos de outros tantos uma semana mais tarde e assim por diante até completar a fauna.
Tudo isto pode não ser feito "a olho" se fôr acompanhado por testes de amónia, nitritos e nitratos, as 3 substâncias do ciclo do azoto e que surgem por esta ordem.
Quando as duas 1ªs estiverem a 0 o ciclo está completo.
Qualquer dúvida apita. Sei que parece complicado à 1ª vista , mas é bem mais simples do que isso.
Vê aqui O Ciclo do Azoto.
Quanto ao filtro, se optares por um aquário com caixa de decantação (caixa preta ao fundo aquário) esta já tem aquecedor, algumas matérias filtrantes às quais poderás acrescentar outras depois, e bomba com débito equilibrado para o volume de água.
Se for um filtro interno então esquece. Isso apenas serve para aquários pequenos e mesmo assim...
Cumps.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
muito obrigada...
Axo melhor imprimir todas as respostas a este topico, para nao me esquecer de nada... pois isto para mim é chinês... e parece me mesmo muito complicado... O que nao fazemos pra fazer outra pessoa feliz, e quando queremos ter os animais, tem que ser com todo o cuidado... ou é ou entao nao é... nao existe soluçao intermedia...
Vou ver entao o que posso fazer... e esperemos que corra tudo da melhor maneira... sem que haja muitos acidentes cá por casa...
Entretanto se houver mais alguma coisa que deva saber... agradeço...
Um grande e sincero obrigada a todos que me ajudaram até agora...
Axo melhor imprimir todas as respostas a este topico, para nao me esquecer de nada... pois isto para mim é chinês... e parece me mesmo muito complicado... O que nao fazemos pra fazer outra pessoa feliz, e quando queremos ter os animais, tem que ser com todo o cuidado... ou é ou entao nao é... nao existe soluçao intermedia...
Vou ver entao o que posso fazer... e esperemos que corra tudo da melhor maneira... sem que haja muitos acidentes cá por casa...
Entretanto se houver mais alguma coisa que deva saber... agradeço...
Um grande e sincero obrigada a todos que me ajudaram até agora...