ei alguem poderia dar uma palavrinha sobre esses animais?
e tambem queria saber qual e o nome daquele vermelho por que ate entao so achei care sheet sobre o eremita....
aqui vai se alguem puder corrigir ou acrescentar alguma coisinha...
aqui estria pouca coisa que achei sobre o mesmo se alguem puder
bom por azar achei esta pagina "QUE NAO E MINHA" aos dispostos em
corrigir ou acrescentar alguma coisa
estarei a ouvidos
"CARANGUEJOS EREMITA
Aquamania 2004
Para quem gosta de observar os animais e para quem gosta de ter em sua casa espécies exóticas e mesmo para quem não tem muito dinheiro ou tempo para dispender com os animais – Apresento-vos o Caranguejo Ermita!
Existem várias espécies de Caranguejos Ermita. Marinhos, terrestres, de água doce, de água salgada, etc. Mas a espécie mais conhecida no mundo dos animais de estimação é o famoso Caranguejo Ermita Trepador de Árvores Coenobita clypeatus, um caranguejo terrestre habitante das margens de areia fina das ilhas das Caraíbas e do México.
Condições de manutenção
Os Caranguejos Ermitas são muito pouco exigentes a nível de espaço. Qualquer pequeno aquário (25 –30 cm) pode alojar um par de cranguejos. Nunca compre só um animal pois este iria com certeza morrer de stress. Estes animais gostam de viver em comunidade. Se quiser mais do que um par, coloque-os num aquário um pouco maior.
São de um habitat sub-tropical e não sobrevivem a temperaturas muito baixas. Ambientes abaixo dos 18ºC ou acima dos 32ºC deverão ser evitadas pois põe em risco a vida do seu caranguejo. Coloque um tapete ou lâmpada de aquecimento de modo a conseguir uma temperatura média de 25ºC dentro do seu aquário.
No fundo do terrário coloque areia de cálcio (muitas vezes utilizada para répteis). Cinco centímetros de espessura possibilitam aos animais cavarem e se esconderem na areia. Coloque um tronco de madeira (por ser um mopani por exemplo), um pequeno recipiente baixo (1 cm) para levar um pouco de água e um pequeno recipiente para a comida. O seu aquário está pronto. Agora use a imaginação e decore-o de uma forma que se pareça natural e apelativa. Espalhe algumas conchas vazias pelo fundo do aquário pois, como vai ler mais à frente, estão vão-lhe ser muito úteis.
Alimentação e banhos
Um animal com uma boa alimentação, rica e variada, pode atingir algumas dezenas de anos. Existem já no mercado alimentos específicos para Caranguejos Ermita, em granulados ou em patés enlatados, mas estes animais podem também alimentar-se de vegetais, frutas e até comida de cão.
Deve ser dado semanalmente um pequeno banho aos Caranguejos Ermita. Coloque-os dentro de um recipiente com àgua e deixe-os encher as conchas de água.
Este processo evita que o seu exoesqueleto seque demasiado. Os Caranguejos Ermita fazem uma muda de casca anual e nessa altura necessitam de uma quantidade de água acima do normal.
Particularidades
Várias coisas tornam estes animais divertidos de observar. As suas relações e necessidade de viverem em grupo. As suas proezas de alpinismo quando escalam os troncos adormecendo muitas vezes nas partes mais altas (coloquem os troncos inclinados no aquário) e a capacidade de escolherem e trocarem de concha como nós fazemos com o nosso vestuário.
Se colocar várias conchas vazias dentro do aquário, estas não vão servir só de decoração. Estes Caranguejos gostam de trocar de conchas e muitas vezes ocorrem grandes lutas se mais do que um Caranguejo quer ficar com uma concha específica. É muito interessante observar como o animal se aproxima e examina a concha vazia, se lhe parecer boa, rapidamente sai da concha onde reside e enfia-se na concha nova. Se achar que esta é, de facto, melhor do que a anterior, esquece a velha e fica com a nova, senão regressa à antiga.
Daí que não adianta muito, para quem tem vários Caranguejos, marcar as conchas pois durante uma noite pode haver uma troca de roupas que baralha a aparência de todo o grupo.
Existem no mercado conchas vazias muito bonitas que podem ser usadas para este efeito e até conchas pintadas com tintas não tóxicas para alegrar um aquário de um jovem amante de Caranguejos Ermitas.
É um animal barato, de fraca manutenção, que requer pouco espaço, divertido de observar e de longa duração."
Fonte:http://www.zooexotico.com/bichos/art_ca ... remita.htm
agradecido pela atencao
[Editado pela moderação (tlopes)]
Caranguejo Eremita
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 244
- Registado: sexta mar 28, 2008 5:42 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
Bem...lyagrind...eu ja tinha ouvido falar dos caranguejos eremita como animal de estimaçao, ou principalmente de contemplaçao
Nao tenho a certeza...mas eu tinha visto a venda em Esposende alguns, numa loja de animais
Eu gostei, mas eu prefiro mais os roedores

Bem...lyagrind...eu ja tinha ouvido falar dos caranguejos eremita como animal de estimaçao, ou principalmente de contemplaçao

Nao tenho a certeza...mas eu tinha visto a venda em Esposende alguns, numa loja de animais



-
- Membro Veterano
- Mensagens: 459
- Registado: segunda fev 04, 2008 2:28 pm
- Localização: 4 gerbos , 3 hamsters, 1 gato, 1 betta (peixe), uma caturra e um caracol marinho
eu acho esses caranguejos muito interessantes ... mas não é preciso dar um ambiente "misto" tipo praia
um aquário com uma metade areia e outra metade água ?????
um aquário com uma metade areia e outra metade água ?????
-
- Membro
- Mensagens: 135
- Registado: quinta mai 15, 2008 1:00 am
- Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.
Por incrível que pareça, a manutenção dos Eremitas é uma armadilha.
Digo isto, porque temos que ter muito cuidado com as lojas que os vendem, pois falamos de animais que podem viver 10, 15 ou mesmo 30 anos e que os donos das lojas apregoam estar com eles há meses (apenas) dizendo que estão bem como estão.
É o problema habitual:
- Se o cliente parece ter dinheiro e estar disposto a gastar tudo o que for preciso, é-lhe vendido um terrário enorme, luzes, tapetes, areias de vários tipos, troncos, plantas, alimentadores, substratos e suplementos, enfim, um rol de coisas que lhe levam metade do ordenado num dia.
- Se o cliente parece ser um teso e não ter dinheiro para gastar, vendem-se os caranguejos (há lojas que vendem só um e isso devia ser proibido), uma caixinha de acrílico (ou plástico que é mais barato), uma areia qualquer e diz-se que podem comer ração para cão. Pronto, já venderam os caranguejos, o resto será sempre culpa do cliente.
Este é o mundo que temos, por isso, cabe-nos a nós, foristas mais experientes, chamar a atenção para o facto de que:
- Os Caranguejos Eremitas não são animais de Cativeiro, pois não se reproduzem em aquários domésticos. São oriundos do Selvagem, pois não vale a pena criar Viveiros destas espécies, quando existem aos milhões nas costas de onde são naturais.
- Estes animais podem viver MUITOS anos se forem bem tratados e isso implica uma manutenção constante e cuidada.
- Se queremos ter os Caranguejos em condições, temos que lhes dar mais do que um Terrário bonito e limpo. Eles precisam mesmo de mais umas coisas.
Para acomodarmos estes animais, sem ter em conta custos porque não é disso que estamos a falar, devemos proporcionar-lhes:
- Um terrário com uns bons 15cm de profundidade de areão e areia, sendo usados 3 níveis de espessura de areias, a mais fina em cima e a mais grossa em baixo.
- Uma lâmpada de cerâmica para manter o terrário a 35 graus debaixo dela, uns 30cm abaixo da lâmpada. Requer o uso de termostato.
- Devemos ter uma lâmpada tipo fluorescente, UV, solar, como as que se usam nos aquários Tropicais, de preferência uma SunGlow, ou uma UV-5, por exemplo. Esta lâmpada deve estar ligada das 8 às 20 horas.
- Quem possa, deve ainda acrescentar uma Lâmpada de luz de Lua, ou foco nocturno, também usada nos Répteis, para ficar ligada entre as 24 horas e as 5 da manhã. Durante este período, a lâmpada de cerâmica deve estar desligada.
- O terrário deve ter uma grande banheira com água doce, de preferência destilada, mas pode ser da torneira se os níveis da mesma não forem muito maus. Esta água deve estar próxima (não muito) da zona mais quente do terrário.
- Temos que ter também uma banheira, com água salgada, tal como a dos aquários, usando a mesma fórmula, ou água destilada com 1 colher de sopa de sal grosso por litro. Esta água deve ficar na zona mais fria do terrário. Se pudesse ter algum movimento seria ouro sobre azul e isso consegue-se com uma mini-bomba de aquário, ou com a mini-bomba da exoterra, ou com uma daquelas que se encontram no "chinês" a acompanhar as fontes de água corrente.
- Há que providenciar um comedouro, grandinho, mas de menor importância, pois eles comem tão pouco que chegam a alimentar-se das próprias fezes. Comem na areia e depenicam nas rochas.
- Decora-se com conchas vazias, troncos e pedras. Cuidado com as pedras que se apanham nas nossas praias, pois o sal das mesmas não é muito compatível com estas espécies. É preferível usar pedras "neutras", fervê-las bem em casa, numa panela com água e sal. Os troncos devem ser desparasitados com produto próprio, ou pelo menos, mergulhados em álcool, deixando-os secar bem depois, pois não queremos caranguejos bêbedos.
Deve haver mais pormenores, mas à medida que forem surgindo dúvidas, vou esclarecendo, pois não tem que ser assim. Assim, é como eu faço e tenho tido muito bons resultados, mas há ainda MUITO por dizer.
Digo isto, porque temos que ter muito cuidado com as lojas que os vendem, pois falamos de animais que podem viver 10, 15 ou mesmo 30 anos e que os donos das lojas apregoam estar com eles há meses (apenas) dizendo que estão bem como estão.
É o problema habitual:
- Se o cliente parece ter dinheiro e estar disposto a gastar tudo o que for preciso, é-lhe vendido um terrário enorme, luzes, tapetes, areias de vários tipos, troncos, plantas, alimentadores, substratos e suplementos, enfim, um rol de coisas que lhe levam metade do ordenado num dia.
- Se o cliente parece ser um teso e não ter dinheiro para gastar, vendem-se os caranguejos (há lojas que vendem só um e isso devia ser proibido), uma caixinha de acrílico (ou plástico que é mais barato), uma areia qualquer e diz-se que podem comer ração para cão. Pronto, já venderam os caranguejos, o resto será sempre culpa do cliente.
Este é o mundo que temos, por isso, cabe-nos a nós, foristas mais experientes, chamar a atenção para o facto de que:
- Os Caranguejos Eremitas não são animais de Cativeiro, pois não se reproduzem em aquários domésticos. São oriundos do Selvagem, pois não vale a pena criar Viveiros destas espécies, quando existem aos milhões nas costas de onde são naturais.
- Estes animais podem viver MUITOS anos se forem bem tratados e isso implica uma manutenção constante e cuidada.
- Se queremos ter os Caranguejos em condições, temos que lhes dar mais do que um Terrário bonito e limpo. Eles precisam mesmo de mais umas coisas.
Para acomodarmos estes animais, sem ter em conta custos porque não é disso que estamos a falar, devemos proporcionar-lhes:
- Um terrário com uns bons 15cm de profundidade de areão e areia, sendo usados 3 níveis de espessura de areias, a mais fina em cima e a mais grossa em baixo.
- Uma lâmpada de cerâmica para manter o terrário a 35 graus debaixo dela, uns 30cm abaixo da lâmpada. Requer o uso de termostato.
- Devemos ter uma lâmpada tipo fluorescente, UV, solar, como as que se usam nos aquários Tropicais, de preferência uma SunGlow, ou uma UV-5, por exemplo. Esta lâmpada deve estar ligada das 8 às 20 horas.
- Quem possa, deve ainda acrescentar uma Lâmpada de luz de Lua, ou foco nocturno, também usada nos Répteis, para ficar ligada entre as 24 horas e as 5 da manhã. Durante este período, a lâmpada de cerâmica deve estar desligada.
- O terrário deve ter uma grande banheira com água doce, de preferência destilada, mas pode ser da torneira se os níveis da mesma não forem muito maus. Esta água deve estar próxima (não muito) da zona mais quente do terrário.
- Temos que ter também uma banheira, com água salgada, tal como a dos aquários, usando a mesma fórmula, ou água destilada com 1 colher de sopa de sal grosso por litro. Esta água deve ficar na zona mais fria do terrário. Se pudesse ter algum movimento seria ouro sobre azul e isso consegue-se com uma mini-bomba de aquário, ou com a mini-bomba da exoterra, ou com uma daquelas que se encontram no "chinês" a acompanhar as fontes de água corrente.
- Há que providenciar um comedouro, grandinho, mas de menor importância, pois eles comem tão pouco que chegam a alimentar-se das próprias fezes. Comem na areia e depenicam nas rochas.
- Decora-se com conchas vazias, troncos e pedras. Cuidado com as pedras que se apanham nas nossas praias, pois o sal das mesmas não é muito compatível com estas espécies. É preferível usar pedras "neutras", fervê-las bem em casa, numa panela com água e sal. Os troncos devem ser desparasitados com produto próprio, ou pelo menos, mergulhados em álcool, deixando-os secar bem depois, pois não queremos caranguejos bêbedos.
Deve haver mais pormenores, mas à medida que forem surgindo dúvidas, vou esclarecendo, pois não tem que ser assim. Assim, é como eu faço e tenho tido muito bons resultados, mas há ainda MUITO por dizer.
O tópico foi editado. Por favor consultem as regras de utilização do fórum. Para esclarecimento de dúvidas, contactar a moderação.
Melhores cumprimentos,
Melhores cumprimentos,
hey THEBUG era disso que estava falando... quero ouvir o qunato puder sobre esses caranguejos....ajudaria tambem se tivesse citado mihas duvidas, nao? heheheh e que sao muitas eram quase todas e agora resta o projeto e os calculos isso eu mesmo faco ok!
obrigado pelo trabalho e preocupacao!
postaria algumas fotos? se quiser e logico

obrigado pelo trabalho e preocupacao!
postaria algumas fotos? se quiser e logico

-
- Membro
- Mensagens: 135
- Registado: quinta mai 15, 2008 1:00 am
- Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.
Não é para agradecer. Eu é que agradeço o facto de haver pessoas interessadas, mesmo quando outras insistem em "calar-me a boca" quando refiro que a foto constante do link acima foi roubada ao Ninho. Isto é mesmo assim, há Regras para uns e Regras para outros. Que eu saiba não podem ser colocados links comerciais (como acontece nessa foto), ainda por cima falsos.lyagrind Escreveu:obrigado pelo trabalho e preocupacao!
postaria algumas fotos? se quiser e logico
Ora, eu tenho milhares de fotos de Caranguejos Eremitas de várias espécies e em vários viveiros, mas todas as minhas fotos estão carimbadas com o meu próprio Watermark e isso iria ser publicitário.
Lá porque os outros não cumprem, eu tento cumprir as Regras!
Se tiver algumas fotos cujo Watermark não seja link para sites concorrentes, eu publico.
As <strong>verdades</strong> são duras, não são? A <strong>morte</strong> dos animais também!
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 1488
- Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
- Localização: pouca coisa, cento e poucos.
eu tive os meus numa tartarugueira de vidro media, com areão para cavarem e um bacia para beberem e molharem se, sao bem loucos, atençao quando estao na muda parece como as cobras ficam bue socegados num canto