Boas... Gostava de fazer uma questão em que talvez me possam ajudar: Há alguma coisa (alimento,etc) que possa dar a minha porquinha da india para melhorar o pêlo dela? De modo a torna-lo mais resistente e mais brilhante...
Cumprimentos
Pelo dos Porquinhos da India
-
- Membro
- Registado: quinta mai 15, 2008 1:00 am
- Localização: Cães, gatos, mamíferos exóticos, répteis, artropodes, anfíbios, peixes, insectos.
Porquê mais resistente? Está enfraquecido? Cai com frequência e em quantidades fora do normal?
Porquê mais brilhante? Está baço? Seco?
Conta-nos mais sobre o teu Porquinho, como por exemplo: Raça, Origem, o que come e bebe e o que pretendes fazer com ele. Exposições?
Com mais dados, talvez possamos ajudar.
Porquê mais brilhante? Está baço? Seco?
Conta-nos mais sobre o teu Porquinho, como por exemplo: Raça, Origem, o que come e bebe e o que pretendes fazer com ele. Exposições?
Com mais dados, talvez possamos ajudar.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am
O estado do pelo é reflexo do tratamento e alimentação que tem.
Com uma boa alimentação (tanto ração como frescos) e um bom feno, não esquecendo uma higiene cuidada e o pelo fica lindo.
Boa sorte!
Com uma boa alimentação (tanto ração como frescos) e um bom feno, não esquecendo uma higiene cuidada e o pelo fica lindo.
Boa sorte!
Não é que esteja enfraquecido nem baço,mas penso que ja esteve um pouco melhor anteriormente,talvez seja tambem devido ao seu crescimento... Na alimentaçao dela estao inseridos sobretudo legumes,como a cenoura,o broculo,a salsa,o pepino,couve lombarda e ocasionamente dou lhes fruta,como pêra,maça e laranja (ela nao gosta muito de frutas,da sempre preferencia aos legumes... Como é obvio,tem sempre bastante feno e agua fresca a disposiçao e tem tambem a raçao... É uma porquinha peruana (pelo menos foi me vendida como tal) e tem quase 7 meses... Quanto a higiene,a casinha dela é limpa a cada cinco dias e todos os dias limpo a sujidade dela... Espero ter fornecido informaçao suficiente e se quizerem podem visitar o petsite dela =D
Em termos de alimentação está tudo correcto.
Nem todos os porquinhos têm a mesma densidade de pêlo, existem várias linhas de sangue que ditam essas características e outras. Agora, outra coisa é se de facto anda mesmo a perder pêlo... se escovas regularmente para tirar o pêlo "morto"...
Tem peladas? Fungos?

Outra coisa: para verificares de é mesmo Peruana não podem haver rosetas extra ou remoinhos, tem que ter apenas as 2 rosetas simétricas nas ancas. Se tiver outra roseta no corpo (como me pareceu nas fotos) é Angorá.
Nem todos os porquinhos têm a mesma densidade de pêlo, existem várias linhas de sangue que ditam essas características e outras. Agora, outra coisa é se de facto anda mesmo a perder pêlo... se escovas regularmente para tirar o pêlo "morto"...
Tem peladas? Fungos?

Outra coisa: para verificares de é mesmo Peruana não podem haver rosetas extra ou remoinhos, tem que ter apenas as 2 rosetas simétricas nas ancas. Se tiver outra roseta no corpo (como me pareceu nas fotos) é Angorá.

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Bom, o pêlo ficar enfraquecido nessa idade não é normal, por exemplo numa exposição é uma das melhores idades para exibir um Porquinho de Pêlo Comprido. Por isso se perde pêlo poderá ser sinais de parasitas e é estar atento se continua e caso lhe pareça pior contacto um veterinário.
Um dos sinais de não ter vitamina C suficiente é realmente a perda e o enfraquecimento de pêlo, no entanto se ela está assim tão bem alimentado a causa será outra provavelmente.
Para finalizar, uma gota de um bom azeite numa rodela de pepino duas ou três vezes por semana também faz o pêlo ficar mais brilhante e é um boa ajuda, pois proporciona ao animal ácidos gordos.
Um dos sinais de não ter vitamina C suficiente é realmente a perda e o enfraquecimento de pêlo, no entanto se ela está assim tão bem alimentado a causa será outra provavelmente.
Para finalizar, uma gota de um bom azeite numa rodela de pepino duas ou três vezes por semana também faz o pêlo ficar mais brilhante e é um boa ajuda, pois proporciona ao animal ácidos gordos.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Agradeço imenso as vossas respostas e concelhos,de qualquer modo vou marcar uma visitinha ao veterinario para ser feita uma desparasitaçao,embora ela continue com um pelo bonito acho que nao vale a pena estar a arriscar e portanto vou jogar pelo seguro. Já agora,se estiver a alimenta-la de forma incorrecta ou se houver algo que possa acrescentar a alimentaçao de modo a melhora-la,agradeço que me digam,afinal estamos sempre a aprender e é sempre bom receber concelhos de quem tem mais experiencia que eu...
Cumprimentos
Cumprimentos
Vivendo e aprendendomiklos Escreveu:Para finalizar, uma gota de um bom azeite numa rodela de pepino duas ou três vezes por semana também faz o pêlo ficar mais brilhante e é um boa ajuda, pois proporciona ao animal ácidos gordos.

Obrigado

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am
Lamento discordar, mas os porquinhos de raça peruana, têm de ter obrigatóriamente 3 remoinhos. Passo a transcrever o que vi em alguns sites de cridores:Di1975 Escreveu:Outra coisa: para verificares de é mesmo Peruana não podem haver rosetas extra ou remoinhos, tem que ter apenas as 2 rosetas simétricas nas ancas. Se tiver outra roseta no corpo (como me pareceu nas fotos) é Angorá.
Peruanos → pêlo longo, liso, com apenas três remoinhos ( um na cabeça e dois atrás, por forma a que o pêlo cresça de trás para a frente).
Cores: vermelho, preto, branco, tricolores, tartarugas.
http://quintadosroedores.do.sapo.pt/racas_p.htm
Caracteristicas da Raça
Pêlo longo, sedoso e liso. Com 2 rosetas atrás na àrea dos rins e uma sobre a cabeça que faz com que uma franja caia sobre o focinho. Todas as cores são admitidas.
http://cladosursos.net/peruanos.htm
Pêlo comprido, sedoso e liso tem que ter 2 rosetas atrás e uma sobre a cabeça que faz com que uma franja caia sobre o focinho.
http://peruanos1.tripod.com/
Espero ter esclarecido sem que haja margem para dúvidas
(todas as citações referem as suas fontes)
Fiquem bem.
Pois,entao nesse caso tenho uma porquinha peruana visto que ela tem 2 remoinhos na zona da anca e 1 na cabeça... Na loja foi me vendida como sendo peruana mas sempre tive um pouco dificuldade em distinguir se era angorá ou peruna