Histórias do correio da manhã

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mai 19, 2003 4:25 pm

Mas o que é isto!!!!! Parece-me claro que quando se fala em Barrancos neste contexto, e ainda para mais aos "Senhores de Barrancos", é fácil de perceber que me refiro a quem defende as touradas de morte! Não se trata de atacar o povo de Barrancos nem todos aqueles que são de lá naturais!!! ( até porque muitos dos que defendem as touradas de morte nem sequer são de barrancos!).
Acho bom que quem se quer demarcar daqueles que aprovam esta atrocidade o faça, mas por favor não transformem a minha intervenção num ataque às pessoas de Barrancos! Tomo-vos por bem mais inteligentes que isso!

Cumprimentos
Paulo C.
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

segunda mai 19, 2003 4:34 pm

Olá

Depois deste pequeno aparte queria dizer-vos que aqui onde moro provincia claro está, existe uma senhora que recolhe muitos gatos e tem vários cães, Interesseime pelo assunto e quis ver como é que viviam, pois pelo aspecto a casa pareceu-me muito pequena. Realmente é uma casa pequenina e com um quintal minimo, tendo os gatos presos por uma corda. Falei com ela e respondeu-me que era para eles não fugirem e que à noite dormiam todos juntos, cães e gatos, dentro de casa. Mas disse isto com tanto carinho e amor que era impossível da minha parte fazer mais nada. Falando no caso com várias pessoas todas me dizeram que a senhora era única no género e por isso muito boa, que fazia muito bem aos animais, reparem eu não sou de cá , e a senhora é, quem passaria por tonta era eu, que queria o que? Os animais estávam bem tratados, tinham comida e água com fartura, não os deixava fugir, na maneira de ver desta gente é o máximo que se pode fazer. O que é que eu posso fazer neste caso?

Têm de se contactar com as pessoas dos meios rurais para se perceber isto. para mim está errado mas para eles não

Franc
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

segunda mai 19, 2003 4:46 pm

Não encarei o que disse como um ataque pessoal às pessoas de Barrancos, quis apenas evidênciar, que não podemos analisar apenas um lado da questão, não é por se ter uma origem rural, e contraditória com a nossa própria maneira de ser, estar e pensar, que actuamos em consonância com os ensinamentos que nos foram transmitidos e que nem sequer temos que estar de acordo com eles.

Eu ao contrário da maioria das pessoas, não me proximei de Lisboa, fiz sim o percurso inverso, vim de Lisboa para a provincía, inicialmente também me choquei com as ideias aqui existentes de que os animais são para ficar da porta para fora, também me insurgi, também me desiludi e por fim fui eu que tive que perceber que não conseguiria mudar o mundo, mas posso e devo alertar e consciencializar para que aqui se comece a dar aos animais o devido valor.
agapina
Membro Veterano
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

segunda mai 19, 2003 4:50 pm

PauloC Escreveu: Mas o que é isto!!!!! Parece-me claro que quando se fala em Barrancos neste contexto, e ainda para mais aos "Senhores de Barrancos", é fácil de perceber que me refiro a quem defende as touradas de morte! Não se trata de atacar o povo de Barrancos nem todos aqueles que são de lá naturais!!! ( até porque muitos dos que defendem as touradas de morte nem sequer são de barrancos!).
Acho bom que quem se quer demarcar daqueles que aprovam esta atrocidade o faça, mas por favor não transformem a minha intervenção num ataque às pessoas de Barrancos! Tomo-vos por bem mais inteligentes que isso!

Cumprimentos
Paulo C.
Nem eu pensaria uma coisa dessas de si, só que já nos habituamos aos ataques indescriminados e tentamos defendermo-nos. É pena que a nossa voz não se oiça, é demasiado insignificante e há muitos interesses no meio.

Franc
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda mai 19, 2003 6:35 pm

Barrancos é um escândalo nacional. Não as pessoas subentenda-se, popis existem muitas de valor em Barrancos. Mas é-o o desrespeito pela lei que só serve quando de acordo com certos interesses e um exemplo da mentalidade tacanha portugguesa responsável em grande parte pelos maus-tratos a animais.

Já começa a ser absurda a defesa do mundo rural. Não sei se repararam que estão a justificar todos os abandonos e os maus tratos a animais com essa ruralidade.

Relembro que os grandes filósofos gregos eram originalmente pessoas rurais ? E não foi por isso que não evoluiram.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anabapt
Membro Veterano

segunda mai 19, 2003 6:42 pm

CasadeAnaval Escreveu: Já começa a ser absurda a defesa do mundo rural. Não sei se repararam que estão a justificar todos os abandonos e os maus tratos a animais com essa ruralidade.
VascoV, deve ter percebido mal, pois ningém está a justificar coisa nenhuma com base na ruralidade, afinal não é só na província que se abandonam e mal tratam os animais.
Eu vivi em Lisboa a grande parte da minha vida e asseguro-lhe que lidei de perto com muito mais situações de abandono e maus tratos do que as que aqui constato.
Para além disso os filósofos gregos não evoluiram mas são ainda a base do pensamento filosófico moderno. Sem eles não teria havido qualquer tipo de evolução. Mas esta é uma outra conversa.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda mai 19, 2003 7:00 pm

anabapt Escreveu: Eu vivi em Lisboa a grande parte da minha vida e asseguro-lhe que lidei de perto com muito mais situações de abandono e maus tratos do que as que aqui constato. .
´

Este parágrafo é curioso pois mais acima justificava-se a forma como as pessoas agem na cidade por exactamente...terem vindo do campo..
:o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anabapt
Membro Veterano

segunda mai 19, 2003 7:21 pm

As pessoas da província não entendem os maus tratos como entendem as pessoas das cidades, para eles ter um cão ou um gato no quintal ou na rua, seja de dia ou de noite, seja verão ou inverno, não é sequer um mal trato é apenas um hábito enraizado, o cão ou o gato não entram em casa, podem morrer atropelados ou fugir por estarem soltos, mas raramente são abandonados e raramente são torturados.
O grande problema é quando a tudo isto se juntam as condicionantes das grandes cidades, aqui raramente se vê um cão ser abandonado porque os donos querem ir de férias e não têm quem trate deles, ou baterem-lhe por querem descarregar nos animais a frustração do dia.
Talvez o curioso da questão seja mesmo isto.
Continuo a frisar que não estou, nem nunca estarei de acordo com este tipo de pensamento, para mim, se assumo a responsabilidade de ter animais (sejam eles cães ou gatos) assumo uma responsabilidade para a vida, com todo o tipo de condicionantes e sacrifícios que tenha que vir a fazer.
agapina
Membro Veterano

segunda mai 19, 2003 7:30 pm

Barrancos é um escândalo nacional. Não as pessoas subentenda-se, popis existem muitas de valor em Barrancos. Mas é-o o desrespeito pela lei que só serve quando de acordo com certos interesses e um exemplo da mentalidade tacanha portugguesa responsável em grande parte pelos maus-tratos a animais.
Amigo VascoV esqueceu-se de uma coisa muito importante. A partir do momento que a lei foi aprovada na Assembleia da República pelo Partido da Maioria todos os Portugueses tem um pouco de responsabilidade pelo que se passa em Barrancos.

Xau

Franc
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

segunda mai 19, 2003 8:02 pm

agapina Escreveu: Amigo VascoV esqueceu-se de uma coisa muito importante. A partir do momento que a lei foi aprovada na Assembleia da República pelo Partido da Maioria todos os Portugueses tem um pouco de responsabilidade pelo que se passa em Barrancos.

Xau

Franc
Desculpa Agapina mas esta afirmação não percebi! Porque todos os Portugueses têm alguma responsabilidade pelo que se passa em Barrancos?
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda mai 19, 2003 8:08 pm

agapina Escreveu:
Amigo VascoV esqueceu-se de uma coisa muito importante. A partir do momento que a lei foi aprovada na Assembleia da República pelo Partido da Maioria todos os Portugueses tem um pouco de responsabilidade pelo que se passa em Barrancos.

Xau

Franc
Infelizmente..... concordo! Este triste povo de brandos costumes não tem o que falta para dizer aos senhores parlamentaristas,
- É pá, desculpa lá mas não foi para isso que votei em ti... tira já daí o rabo!

Quanto à mentalidade rural versus citadina, tenho de discordar um pouco da maioria das análises aqui feitas.

Nasci numa zona rural. Mas já então havia gente que tratava os animais como uma comodidade, e os que os tratavam como seres vivos com direitos próprios. Inclusive a uma morte digna e com um mínimo de sofrimento, no que toca aos animais destinados a alimentação humana.

Os cães e gatos entravam em casa, e às vezes até as galinhas, embora estas à revelia dos donos, claro! :)

A primeira vez que lá apareci com um cão à trela levei uma forte descompostura. Solta o pobre do animal, disseram-me. O cão precisa de espaço, precisa de liberdade e de correr!

Claro que os tempos mudaram e agora ninguém solta os cães na rua por causa do transito. Mas dentro das propriedades eles continuam a correr livres, bem como os gatos.

E era eu miuda já o vet da zona não tinha mãos a medir. Todos os animais eram vacinados, na altura ainda havia raiva e ninguém arriscava. Os partos eram assistidos, e a eutanásia imediatamente aplicada se necessário.

Não se deve, mesmo, generalizar. Os costumes mudam de zona para zona, não do campo para a cidade.
Responder

Voltar para “Cães”