Novo terrário em construção! Passos...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

domingo mai 18, 2008 6:03 pm

Boas pessoal... Venho aqui mostrar a todos o processo de construção do novo terrário da minha iguana... Tá lentinho, mas a pouco e pouco vai ganhando forma...
O terrário está a ser construido em contraplacado maritimo e tem 1,20m de altura, 1,20m de comprimento e 60cm de fundo.
Aqui ficam as fotos :wink:

Imagem
Foto geral do terrário.

Imagem
Detalhe da rampa e futuro Spot.

Imagem
Detalhe do futuro Spot e buraco onde vai ser colocada uma lampâda de UVB 10.0.

Imagem
Aproximação à "parte superior" do terrário.

Imagem
Detalhe da localização das lampâdas. Junto ao Spot para uma lampâda UVB 10.0 e em cima caso queira colocar uma UVB tubular (penso ser esse o nome :oops: ).

Imagem
Detalhe do "tecto" do terrário, onde será colocada a lampâda de ceramica (Casquilho de ceramica) e a "calha" onde se colocará uma UVB Tubular.

Imagem
Detalhe do "respirador".

E são estas as fotos :wink: Agora vêm algumas referencias a pontos importantes do terrário e algumas duvidas.
A rampa e o Spot vão ser forrados com tapete (tipo relva artificial do campos de mini-golf :P ) que será mudada e lavada diáriamente... (tenho 3 já preparados para lá colocar e ir rodando 8) ). Junto ao Spot, visto ser o local onde o rapaz vai passar mais tempo, vou colocar uma lampada UVB 10.0 e depois possivelmente na calha colocarei outra tubular (ainda não sei se vou usar dessas, mas fica já preparado caso assim o deseje :wink: ). Em relação ao "respirador" da foto. Este respirador tem 1cm de altura e estende-se ao longo do comprimento do terrário (1,20m).
Estou a pemsar em colocar ainda mais 3 respiradores daqueles redondos na frente do terrário. Vou ainda colocar um tronco/ramo de azinheira em frente á rampa e Spot para que ela possa trepar.

Agora uma pequena duvida, a que distancia meto a lampada do Spot?? É uma lampada propria para Spots de 50w.

Bem, penso que está tudo :wink: Agradecia então umas dicas e gostava claro de ouvir umas criticas :wink:
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
Hiero
Membro
Registado: terça ago 21, 2007 6:17 pm
Crown
Ants
Hiero e Hiera

domingo mai 18, 2008 6:08 pm

Quant a dicas não me posso pronunciar pois não estou dentro do assunto, mas críticas tenho uma, positiva! Está realmente a ganhar forma e parece-me muito bem!
Att. Hiero
Batista2k
Membro
Registado: quarta fev 20, 2008 7:21 pm
Localização: mus musculos, hamsters, geckos, dálmata, rafeiros, gatos, óscar, outros peixes..

domingo mai 18, 2008 7:36 pm

tá a ficar nice..

mas secalhar a espessura da madeira não é suficiente..
pelo o que vi..

mas ta fixe..

cumps..
telmofdf
Membro
Registado: quarta abr 30, 2008 8:39 pm

domingo mai 18, 2008 7:41 pm

nao sou grande entendido no assunto, mas parece-me bem, mas como tipico portugues digo que podia tar melhor... :twisted: :twisted: :twisted:

serio nao ta mau, vais no bom caminho

boa sorte e espero ver mais actualizaçoes do terrario mais composto

abraço
Blood_TAster
Membro Veterano

domingo mai 18, 2008 7:44 pm

A expessura da madeira é 1cm... dá perfeitamente uma vez que as calhas para as portas são de 1cm e a expessura do acrilico que vou usar é 3mm...

Vou usar acrilico pois apesar de se riscar mais facilmente, sendo deste tamanho, se fossem de vidro partia-se mt facilmente... Estou só à espera que me tragam o acrilico de evora 8) é mt mais barato :twisted:
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

domingo mai 18, 2008 7:45 pm

Pois a espessura é que é pouca mas se calhar como é contraplacado maritimo aguenta durante uns anos... Quanto a distancia não sei... So tu a testares é que consegues determinar bem a distancia...

Se meteres a uvb 10.0 acho que não precisas de meter a tubular. A de 10.0 chega perfeitamente...

Mas ta a ficar positivo... Continua o bom trabalho e vao postando as novidades...

Cumps...
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

domingo mai 18, 2008 7:52 pm

Blood_TAster Escreveu:A expessura da madeira é 1cm... dá perfeitamente uma vez que as calhas para as portas são de 1cm e a expessura do acrilico que vou usar é 3mm...

Vou usar acrilico pois apesar de se riscar mais facilmente, sendo deste tamanho, se fossem de vidro partia-se mt facilmente... Estou só à espera que me tragam o acrilico de evora 8) é mt mais barato :twisted:
Acho que vidro dessa espessura não parte assim ta facilmente... Eu uso de 4mm e nunca tive problemas e aquilo ja levou altes pancadas... Saia-te muito mais barato se fosse vidro, alem disso depois com acrilico, quando a iguana começar a tentar sair do terrario vai-te riscar akilo tudo :?

Cumps...
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

domingo mai 18, 2008 8:06 pm

tiveste em conta que a UVB tem que estar a uma distância máxima de 30 cm's do animal?

tirando essa dúvida, acho que está a ir bem.. :wink:
Blood_TAster
Membro Veterano

domingo mai 18, 2008 8:10 pm

korbe Escreveu:tiveste em conta que a UVB tem que estar a uma distância máxima de 30 cm's do animal?

tirando essa dúvida, acho que está a ir bem.. :wink:
Yem... meti a UVB a 20cm do Spot... e depois quando meter o tronco/ramo posso usar uma tubular caso ela goste de ir para as alturas :wink:

Podes dizer-me a que distancia devo meter a Lampada de 50W do Spot?
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

domingo mai 18, 2008 9:23 pm

penso que a do spot é igual á de uvb...nao mais de 30 cms...

bacano,continua assim...cumps
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
foker
Membro Veterano
Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am

segunda mai 19, 2008 7:44 am

esta giru... pareceme é q está um pouco fragil para uma iguana, so tem colá nos lados não é? o terrario da minha levou tábuas de 20mm :wink:

continua

cumps
&nbsp;&nbsp;
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

segunda mai 19, 2008 9:56 am

Bom dia,

Realmente está bom, e dizerem que está frágil ?
Se o terrário tem 120*60*120 logo... não vai ser para uma iguana adulta, logo penso eu de que é mais que suficiente...

Quanto ao acrilico tenho a mesma opinião, uma iguana até pode ser pesadinha e tal, mas fica mais barato comprar um vidro de 8mm que dou a certeza que nao parte com cabeçadas de uma iguana, e torna-se mais resistente.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Blood_TAster
Membro Veterano

segunda mai 19, 2008 10:59 am

FOKER:
O terrário não está colado... Se estivesse colado bastava eu tocar naquilo, que caia tudo... Todos os bocados de madeira estão aparafusados e pregados entre si, nada colado... Aquele rasto que se ve nas fotos que parece cola, é silicone para isolar e arredondar as arestas :wink:

TMSURFER:
Pois, realmente o vidro sair-me-ia mais barato, mas como só poderia usar no maximo um vidro com 4mm d espessura, achei que era pouco, optando pelo acrilico... que sei que se risca mais facilmente, mas uma vez que o meu rapaz até nem tem a mania de enpinar no terrário, pode ser que dure mais :lol:

E para o rapaz que é, é mais que suficiente, tendo em conta que ele ainda é tão "pequenino"... :wink:
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

segunda mai 19, 2008 12:10 pm

tal como todas as lâmpadas que imitem calor, a spot tem que estar a uma distância segura o suficiente para o animal não a conseguir alcançar, para evitar que se queime caso consiga chegar a ela.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda mai 19, 2008 12:31 pm

Embora para este tipo de animal não tenha importancia, a rampa ao acabar junto á parede lateral da base, não é funcional, ficaria melhor a pelo menos um palmo de distancia da parede junto ao cão, o que ela vai fazer é saltar do chao para meio da rampa quando quer subir.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”