Periquito a abrir e a fechar o bico

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
julie
Membro Júnior
Registado: terça abr 22, 2003 11:11 am

segunda mai 19, 2003 2:58 pm

Reparei, ontem, que uma das crias de periquito que nasceu há pouco tempo (tem apenas 1 mês), de vez em quando, abre o bico e mantém-se, assim, por uns instantes. Passado um bocado torna a fazer o mesmo. Depois parece-me que fica normal, a coçar-se e a limpar os irmãos. Hoje, quando espreitava á porta do ninho lá estava ele com o bico a abrir e a fechar. Penso que seja uma forma de pedir comer aos pais, mas fiquei preocupada, pois li alguns (aqui no arca) que pode ser falta de ar. Alguém quer ajudar, comentando ?
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mai 19, 2003 5:35 pm

isto tudo é dificil de explicar via net!!! se é que me compreendes...

eu não sou nehuma perita, mas no que sei, posso ajudar.

Os meus quando pedem comida, vão para a porta do ninho, abrem a boca e é um berreiro que não se pode...agora, se tu dizes que ele está dentro do ninho e abre a boca por alguns segundos, dependendo do tempo, e da sua expressão, pode ser um simples "bocejo", agora, se é mesmo por mais de 1/2 segundos, pode ser algo de pior, pode ser asma, pneumonia, pode ser muita coisa.

Neste momento tenho um periquito com pneumonia, ele muitas vezes pendura-se pelo bico para assim o ar circular mais facilmente. iso é um sintoma de pneumonia!!!! :? mas o teu caso, sinceramente, para mim pelo menos...é complicado de saber e explicar!!!! :? :? :? :roll:
julie
Membro Júnior
Registado: terça abr 22, 2003 11:11 am

segunda mai 19, 2003 6:13 pm

Obrigada,
Como é que foi diagnosticado a pneumonia no teu periquito ? Levaste-o ao veterinário ? E que medicação lhe estás a dar ?
bzzzzzz
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 12:21 am

segunda mai 19, 2003 7:36 pm

Realmente, as crias de periquitos abrem o bico para pedir comida, mas, ao mesmo tempo piam imenso.
Não sei o que pode estar a acontecer com esse periquito, mas não me parece nada de bom.
Pedro
lamarosa
Membro Veterano
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

terça mai 20, 2003 9:23 am

Isso também se pode dever ao facto dos pais alimentarem muito os filhos.

À algum criei um periquito à mão e reparei que enquanto comia, ele ia ficando com o papo cheio de ar. Achei esta situação muito estranha e fui investigar as crias que tinha nos ninhos e reparei, que também elas tinham algum ar no papo.

Esse periquito que criei à mão, após eu acabar de o alimentar, também ficava a abrir e a fechar o bico e não piava mas eu atribui esse comportamente ao facto de ele estar a tentar libertar o ar que tinha no papo.

Não sei se é este o problema do teu periquito mas, podes sempre reparar se ele tem sempre o mesmo comportamento ao longo do dia ou se apenas se comporta assim após ter sido alimentado. Se for esse o caso, possivelmente o problema será semelhante ao que eu descrevi e não tens com que te preocupar!
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mai 21, 2003 8:02 pm

julie Escreveu: Obrigada,
Como é que foi diagnosticado a pneumonia no teu periquito ? Levaste-o ao veterinário ? E que medicação lhe estás a dar ?
Lady_girl Escreveu:ele muitas vezes pendura-se pelo bico para assim o ar circular mais facilmente. iso é um sintoma de pneumonia!!!!

é um sintoma que facilmente se verifica, se viores um periquito com o bico aberto e virado para cima(com a cabeça inclinada) é um sintoma notório de pneumonia, ora o meu já se pendura pelo bico, o que é muito pior...

eu vou ao vet, e digo-lhe o que se passa e ele dá-me uma seringa com medicamento para dar todos os dias. Eu já uma vez levei um, e os sintomas são exactamente iguais, e ela já me conhece, sabe que se eu digo que tem pneumonia, é porque tem mesmo, e então dá-me o medicamento.mas é complicado...todos os dias apanhar o periquito e dar-lhe uma gotinha de medicamento... :roll: :D

Mas falando do teu periquito, o melghor que tens a fazer, é ir ao vet (sem o periquito) e dizer-lhe o que se passa e dar-lhe todos os sintomas para que ele te possa dar alguma dica. Levar o periquito em princípio não adinata, pois um periquito nervoso não se vai por a abrir o bico para o senhor doutor!!! :D .

Boa sorte e as melhoras!! ;) (para o periquito!)
Responder

Voltar para “Aves”