Acasalar

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bouledogue Francês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: AnaPonei

lenaisabel
Membro
Mensagens: 69
Registado: segunda dez 03, 2007 3:09 pm

sexta mai 16, 2008 10:08 am

Queria saber se existe aqui alguem que ja tenha acasalado esta raça!

A minha irma tem uma cadela Bulldog françesa que é a namorada do Kiko :wink: ...ela está quase a ter o 1º cio!

Alguns conselhos?
nunolm
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: sexta ago 11, 2006 4:46 pm

sexta mai 16, 2008 2:38 pm

Olá,

eu tenho um casal, e apesar de gostar que eles acasalassem 1 vez pelo menos, ainda estou muito indeciso.
O que já me disseram foi que convém que eles acasalem só ou após o terceiro cio.
Penso que existe neste forum quem possa dar opiniões mais concretas, pois já fizeram criação...e há sempre o seu veterinário.

Atenção que muitas vezes esta raça tem que dar á luz por cesariana devido ao tamanho das cabecitas deles.

Cumprimentos
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sexta mai 16, 2008 2:53 pm

lenaisabel Escreveu:Queria saber se existe aqui alguem que ja tenha acasalado esta raça!

A minha irma tem uma cadela Bulldog françesa que é a namorada do Kiko :wink: ...ela está quase a ter o 1º cio!

Alguns conselhos?
Atenção que o CPC não emite LOP a ninhadas cuja progenitora tenha menos de 12 meses.

As raças molossoides, demoram mais tempo a desenvolverem-se, pelo que terá que ser avaliada a condição física.

Uma ninhada antes de tempo, acarreta enormes riscos para a mãe.

Nesta raça em questão, os riscos são tão elevados, que sinceramente, se tem amor à sua cadelinha pondere muito bem antes de fazer o cruzamento.

Deverá dar-lhe um acompanhamento médico constante, fazer periodicamente ecografias, conte quase pela certa com uma cesariana.

Avalie se tem tempo e disponibilidade financeira para lhe poder valer se houverem complicações.

Ainda há a parte do acasalamento, que muitas vezes não é natural, pelo que terá que recorrer à inseminação artificial.

Devido ao facto dos machos ficarem muito excitados, há o risco de poderem falecer de ataque cardíaco.

Todo isto terá que ser ponderado e de preferência ser acompanhado por um bom veterinário, que possa valer em caso de necessidade.

Espero ter ajudado :wink:
Última edição por sitiodosanimais em sábado jul 04, 2009 12:16 pm, editado 2 vezes no total.
<p>Cumprimentos, </p>
AnaPonei
Membro Veterano
Mensagens: 615
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
Localização: Bouledogues Franceses e Bulldogs Ingleses

segunda mai 19, 2008 1:35 pm

Tem uma pm em resposta a essa "questão" :wink: Obrigada pela colaboração :D
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
AnaPonei
Membro Veterano
Mensagens: 615
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
Localização: Bouledogues Franceses e Bulldogs Ingleses

segunda mai 19, 2008 1:50 pm

lenaisabel Escreveu:Queria saber se existe aqui alguem que ja tenha acasalado esta raça!

A minha irma tem uma cadela Bulldog françesa que é a namorada do Kiko :wink: ...ela está quase a ter o 1º cio!

Alguns conselhos?
Em relação a esta questão a minha posição/opinião é um pouco platónica, no sentido de "como realmente deveria ser feita a criação", isto é, apenas os cães que correspondessem ao estalão da raça, sejam bons exemplares da raça e saudáveis deveriam ser utilizados para procriar! Por toda a gente que tem um cãozinho de raça "acha giro" ter cãezinhos e ganhar uns trocos com isso é que há Bouledogues "esquisitos" por aí... Nestas coisas sou mesmo muito fundamentalista, porque adoro esta raça, o meu Sharik é o menino dos meus olhos (e agora a Torita também), mas acho a criação e o apuramento de uma raça uma responsabilidade enorme e um acto muito sério que deve ser bem pensado! Vai contribuir para melhorar a raça? São bons exemplares ou são só patuscos e simpáticos lá por casa? Se são, vão continuar a ser, não é por terem meia dúzia de cachorros em casa durante 3 meses que os vossos cães vão ser mais bonitos, mais importantes ou mais felizes...
As BOAS criações envolvem estudos de linhagens, objectivos de saúde, de estalão, envolve atingir determinada linha de criação dentro da raça, e não me parece que qualquer pessoa possa fazer isso só porque o cão tem uma namorada e até era giro...
Última edição por AnaPonei em terça mai 20, 2008 1:44 am, editado 1 vez no total.
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
Noah2007
Membro
Mensagens: 123
Registado: segunda jul 02, 2007 3:36 pm
Localização: Gaspar - Pug

César - Bouledogue Francês

segunda mai 19, 2008 2:25 pm

AnaPonei Escreveu:
lenaisabel Escreveu:Queria saber se existe aqui alguem que ja tenha acasalado esta raça!

A minha irma tem uma cadela Bulldog françesa que é a namorada do Kiko :wink: ...ela está quase a ter o 1º cio!

Alguns conselhos?
Em relação a esta questão a minha posição/opinião é um pouco platónica, no sentido de "como realmente deveria ser feita a criação", isto é, apenas os cães que correspondessem ao estalão da raça, sejam bons exemplares da raça e saudáveis deveriam ser utilizados para procriar! Por toda a gente que tem um cãozinho de raça "achar giro" ter cãezinhos e ganhar uns trocos com isso é que há Bouledogues "esquisitos" por aí... Nestas coisas sou mesmo muito fundamentalista, porque adoro esta raça, o meu Sharik é o menino dos meus olhos (e agora a Torita também), mas acho a criação e o apuramento de uma raça uma responsabilidade enorme e um acto muito sério que deve ser bem pensado! Vai contribuir para melhorar a raça? São bons exemplares ou são só patuscos e simpáticos lá por casa? Se são, vão continuar a ser, não é por terem meia dúzia de cachorros em casa durante 3 meses que os vossos cães vão ser mais bonitos, mais importantes ou mais felizes...
As BOAS criações envolvem estudos de linhagens, objectivos de saúde, de estalão, envolve atingir determinada linha de criação dentro da raça, e não me parece que qualquer pessoa possa fazer isso só porque o cão tem uma namorada e até era giro...
AnaPonei
Concordo a 200%!!
No entanto tenho uma questão, se não pensarmos acasalar os nossos canitos, qual é a sua opinião em relação à castração? :?

Eu tenho um b.francês e um pug, embora já me tenham rondado para acasalar o pug eu não o vou fazer, mas estou indecisa em relação a castrar ou não?
Eu sei que uma coisa não é alternativa da outra, ou seja não é: ou é para procriar ou então castra-se! Mas é uma hipótese que estou a ponderar e gostava de ter outras opiniões...
PUG Lover
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

segunda mai 19, 2008 3:13 pm

AnaPonei Escreveu:Tem uma pm em resposta a essa "questão" :wink: Obrigada pela colaboração :D
Em resposta :)

Então quer tornar-se criador?

por Laura Turner


Então quer reproduzir a sua cadela. Sabe o que esperar se tudo correr bem. A sua menina presentea-lo-à com pequenos pacotinhos de alegria. Dar-lhes-à leite e
cuidará deles até terem idade para serem desmamados.

Você e sua família experimentarão grande alegria em ver e brincar com estes pequenos bonecos e então, quando chegar o tempo, todos eles (ou talvez você fique
apenas com um) saem para as suas futuras casas para viver as suas vidas como companheiros estimados. Mas já considerou se algo corre mal?

Listei aqui alguns dos problemas de que eu mesma tenho conhecimento pessoal. Tudo o que aqui se encontra aconteceu, ou a mim ou a alguém que conheço.
Não são incidentes isolados. Tenho a certeza que outros criadores poderiam acrescentar quilómetros à minha lista. Aprenda com os nossos erros! Deixe a criação
para aqueles que sabem o que estão a fazer, têm experiência e sabem o que esperar.

O que acontece se durante a cruza...

O cão que escolheu carrega uma doença venérea e passa-a à sua cadela. Não só ela não concebe, mas você tem que pagar as contas do veterinário para a livrar
da infecção, e ela fica estéril.

O cão com o qual decide cruzar a sua cadela não tem experiência. Quando os cães ficam presos com o "nó", ele decide correr com o gato do vizinho para fora do
quintal. Ele dispara para o gato, arrancando o pénis de dentro da sua cadela, causando-lhe uma hemorragia interna.

A sua modesta cadelinha decide que não quer as atenções do gigolô que escolheu para ela, sem o seu consentimento. Ela afasta-o com os dentes, prende um na
sua bochecha, abrindo um rasgão, enviando sangue por todo o lado. Ele retalia enfiando os dentes no olho esquerdo dela.

Você deixa a sua cadela com o dono do cão, porque a cruza nunca mais acontece. De facto, já passaram 3 horas e nada aconteceu. O dono do cão deixa ambos
os cães sozinhos no quintal. Os cães conseguem escapar-se por um pequeno buraco na vedação, e um camião atropela a sua fêmea.

Você paga adiantados os $250 a $1,000 da cruza, pensando que recuperará isso e mais, quando vender os cachorros. O criador garante que ela ficará prenha, ou
pode voltar para uma segunda cruza. Após 2 meses, descobre que não resultou e agora tem que esperar mais 4 meses até poder tentar de novo. Claro que não
resulta de novo portanto, passados mais 4 meses você decide tentar outro cão e arrisca-se a perder o dinheiro de mais uma cruza.

Você consegue que ela cruze. Ela chateia-o tanto que a deixa sair (ela ainda está no cio, e ainda receptiva aos machos). Ouve barulho lá fora e encontra a sua
menina presa ao rafeiro da redondeza. Quando ela der à luz, terá que fazer testes de DNA a todos os cachorros.

Você consegue que ela cruze. Trá-la para casa. Deixa-a sair (ela ainda está no cio, e ainda receptiva aos machos), mas não a vê cruzar com o rafeiro das
redondezas. Os cachorros nascem, mas parecem esquisitos. Você telefona ao dono do macho, que lhe sugere testes de DNA (à sua custa). Você tem uma ninhada
de rafeiros! O que faz àqueles que já vendeu?

Ou, sabendo que ela cruzou com o rafeiro, você decide terminar a gravidez e tentar de novo, tendo mais cuidado da próxima vez. Mas passadas algumas semanas
a sua cadela está muito doente porque a injecção para abortar lhe criou um desequilíbrio hormonal, causando uma infecção uterina e agora ela tem uma
Piometria e necessita de uma histerectomia. Todos os planos para uma ninhada se evaporam e a vida da sua cadela está agora em perigo se não fizer a operação.

E se durante o parto...

Os cachorros são demasiado grandes para as ancas da sua cadela. Ela não entra em parto, os cachorros morrem lá dentro e ela fica infectada pelos corpos em
decomposição.

Os cachorros nascem com os pés para a frente, e afogam-se no líquido dos seus próprios sacos antes de conseguirem sair.

O primeiro cachorro é grande e vem com os pés primeiro. Quando começa a nascer a sua cadela começa a gritar, e antes que consiga fazer algo ela vira-se,
apanha o cachorro com os dentes e puxa-o para fora, matando-o instantaneamente.

Um cachorro fica entalado. Nem a sua fêmea nem você o conseguem tirar. Você tem que correr para o veterinário. O veterinário também não o consegue tirar.
Portanto tem que fazer uma cesariana de urgência e, claro, são 3.00h da manhã do dia de Natal.

Um cachorro vem com os pés primeiro e seco (o saco amniótico que o protege rebentou). Fica entalado. A mãe tenta ajudá-lo puxando com os dentes por uma das
pernas de trás. A cabeça e os ombros estão firmemente presos. A mãe puxa por uma das patas, com força, arrancando-lhe a carne e deixando o osso à mostra.

Um cachorro morto fica preso no canal, mas a sua cadela já vai em trabalho de parto avançado. Ela contrai-se com tanta força tentando dar à luz, que o seu útero
rompe ela sangra até à morte a caminho do veterinário.

E se logo a seguir ao parto...

A mãe não tem ideia do que fazer com os cachorros, dá à luz e afasta-se, deixando-os afogar no seu saco.

A mãe deita um olhar aos cachorros, decide que são dejectos nojentos e tenta enterrá-los na primeira coisa que consegue achar.

A mãe fica demasiado entusiasmada na remoção da placenta e cordão umbilical, e arranca o cordão, deixando um buraco que esguicha sangue por cima de si
enquanto você tenta em vão parar a hemorragia.

Ou, ela puxa o cordão com tanta força que estripa os cachorros que vão nascendo, e você acaba com uma caixa cheia de pequenos bebés a contorcer-se, com
um emaranhado de vísceras a sair dos seus estômagos. Claro que todos terão que ser postos a dormir.

E se, por causa de uma deficiência hormonal, ela fica agressiva e não deixa ninguém aproximar-se dela ou dos bebés, os quais recusa alimentar.

Você repara em algo a sair da sua vagina quando a deixa ir urinar; leva-a ao veterinário para descobrir que tem um prolápso uterino, o qual precisa de ser removido.

E se quando pensa que o pior já passou...

Um ou mais dos cachorros inalaram fluido durante o nascimento, desenvolvem pneumonia e morrem até 36 horas depois.

E se o leite da mãe for mau? Perde 3 dos seus 4 cachorros antes de descobrir o que se passa. Acaba a dar de biberão ao cachorro que resta de 2 em 2 horas, noite
e dia. Após 3 dias o cachorro sucumbe de infecção e morre.

Os cachorros desenvolvem síndrome de morte súbita e perde dois deles. Está a amamentar com biberão o último cachorro. Ele começa a engasgar-se e, apesar dos
seus esforços para desimpedir as vias respiratórias, o bebé estremece e morre nas suas mãos.

A sua fêmea desenvolve uma mastite e os seus seios rompem.

A sua fêmea desenvolve uma infecção uterina provocada por uma placenta retida. A sua temperatura aumenta até 40.5ºC. Você dispara para o veterinário, que
determina que ela deve ser esterilizada. Ele esteriliza-a numa tentativa de lhe salvar a vida, você paga uma conta de centenas de dólares. A infecção passou para
a corrente sanguínea. O leite infectado mata todos os cachorros e a cadela sucumbe um dia depois.

Todos os cachorros estão bem mas, a seguir ao parto, a fêmea desenvolve um desequilíbrio hormonal. Torna-se num cão que morde por medo e, de cada vez que
alguém tenta tocar-lhe, ela ataca ferozmente.

A mãe e os bebés parecem bem, os cachorros estão com 4 semanas e estão na fase mais engraçada. Mas um dia um dos cachorros desaparece. Você procura por
todo o lado mas não o consegue achar. Alguns dias depois, outro cachorro desaparece. E outro. Você não consegue perceber como é que os cachorros estão a
conseguir sair do seu parque de segurança para cachorros. Finalmente só resta um cachorro. A manhã seguinte você encontra a mãe a mordiscar contente no que
resta do último cachorro assassinado.

E se os novos lares não são assim tão bons?

Você dá um cachorro a um amigo. A vedação dele cai com o vento e ele deixa o cachorro atado no quintal, enquanto vai trabalhar. Um cão errante vem e mata o
cachorro. O seu amigo telefona-lhe e conta-lhe acerca do pobre bebé e pergunta-lhe quando vai ter mais cachorros.

Você vende um cachorro a um conhecido. A vez seguinte que o vê, pergunta-lhe pelo cachorro. Ele diz-lhe que ele lhe sujou a nova carpete, portanto entregou-o
a um canil municipal.

Você vende um cachorro a um amigo (você faz-lhe um bom preço e facilidades de pagamento). Eles fazem 2 pequenos pagamentos. 6 meses depois mudam-se
para um apartamento. Pedem-lhe que fique com ele de volta. Você aceita-o de volta e, claro, os pagamentos cessam. O cão que eles devolvem está tão tímido e
mal educado por falta de socialização e treino, que você tem um ano de trabalho para lhe dar a socialização e treino suficientes para o conseguir dar.

Você vende o cachorro para um lar maravilhoso. Eles amam-no como um da família. Durante um exame veterinário, descobrem que o cachorro tem um murmúrio
cardíaco (o seu veterinário não tinha achado nada quando examinou os cachorros, antes de você os vender). Eles amam o cachorro e querem o melhor para ele.
Fazem-lhe uma cirurgia dispendiosa. O cachorro fica bom. Eles levam-no a tribunal para você pagar os custos. Ganham, porque você não tinha um contracto que
estipulasse as condições da garantia portanto, como criador, você é responsável pela saúde genética do cachorro.

Você dá um cachorro à sua mãe. Ela está entusiasmadíssima. Dois anos depois o cão começa a desenvolver problemas. Começa a desenvolver sintomas estranhos
e a sofrer. Testes de centenas e centenas de dólares depois, é finalmente descoberto que o cão sofre de uma doença terminal hereditária. Possivelmente herdada
da sua fêmea, visto que você não sabe nada acerca da saúde da sua linhagem.

Um dos lares decide que o seu cachorro é indomável, destrutivo e quer devolver-lhe o cachorro e ter o dinheiro de volta, o qual você tinha gasto em contas
veterinárias.

Um casal amoroso telefona-lhe muito preocupado porque o seu cachorro tem displasia da anca, e querem saber o que vai fazer acerca do assunto. Você esterilizou
a sua cadela, pelo que uma reposição está fora de questão. Parece mais uma devolução.


A venda...

Você põe um anúncio no jornal local para a venda dos cachorros ao preço usual, recebe duas respostas, mas não faz nenhuma venda. Reduz o preço dos
cachorros para metade e coloca o seu anúncio noutros 3 jornais, com o total de custos de $120.00 por semana.

Recebe mais algumas respostas, com as pessoas a perguntarem-lhe acerca dos testes de saúde que fez antes da cruza e se os cachorros estão registados. Você
diz-lhes que ambos os pais são saudáveis e que isso é o suficiente e que poderá tratar dos papeis. As pessoas agradecem-lhe educadamente e desligam.

Os cachorros têm agora 4 meses e estão a crescer, a comer mais e o seu ladrar começa a irritar os vizinhos, que chamam a polícia, a qual o informa da multa de
$150.00 pelo barulho.

Os seus vizinhos também chamam a sociedade humanitária que vem inspeccionar as condições em que mantém os seus cães. Você passa a inspecção, mas acaba
a sentir-se stressado e incomodado.

Finalmente, decide dar o resto dos seus cães, mas ainda tem que pagar $1200 de anúncios e $600 de veterinários.

Portanto tem que perguntar-se... sinto-me com sorte? Bem, sente-se, "criador"?

Laura Turner
<p>Cumprimentos, </p>
nunolm
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: sexta ago 11, 2006 4:46 pm

segunda mai 19, 2008 3:58 pm

Boas tardes,

Percebo e compreendo o que querem dizer com bons exemplares e apurar a raça, etc, mas sempre que oiço isto lembro-me de alguém...
como disse antes, compreendo mas não consigo pensar muito assim.

Seu eu tiver 2 cães da mesma raça, se tomar as devidas precauções, tomar consciência dos problemas que poderão acontecer, se for devidamente acompanhado por um veterinário, e se tiver essa vontade, não devo deixá-los fazer criação, só porque um deles não tem os olhos completamente escuros quando olham em frente? Ou porque um tem um olho de cada cor? Ou porque um tem o maxilar de baixo saído e por vezes ve-se a lingua? etc, etc...

Já estive certo que um dia gostaria que os meus tivessem uma ninhada, hoje por algumas circunstancias dúvido que os deixe ter, mas se eu um dia fizesse criação, a maior das razões seria para ter e ficar com um descendente do Stitch...e nem sequer sei se é um "bom exemplar" e sinceramente não me interessa saber, para mim é o melhor.

Mas esta é só uma opinião e escrevo com o coração...perdoem-me os criadores.

Bem hajam.
Cumprimentos,
Nuno
psychon
Membro Veterano
Mensagens: 1007
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

segunda mai 19, 2008 5:52 pm

sitiodosanimais Escreveu:
Em resposta :)

Então quer tornar-se criador?

por Laura Turner



Portanto tem que perguntar-se... sinto-me com sorte? Bem, sente-se, "criador"?

Laura Turner
Gostei, nem sempre soube explicar esta parte da criação .

Não duvido que muito se poderia acrescentar.

Nota: esclareço desde já que não sou criador
Vivendo e aprendendo
r_pereira79
Membro
Mensagens: 159
Registado: quarta out 25, 2006 9:42 pm
Localização: 1 bouledogue francês: (ty) ;
1 coelho anão
2 peixes água fria
1 iguana verde

segunda mai 19, 2008 6:43 pm

ola a todos

peço desculpa aos criadores e aos demais entendidos na raça mas dps do k li aki n pude deixar de comentar e é o seguinte,ao ler isto td inclusivé akele texto enorme (k é mt esclarecedor diga-se e mt bom) fikei a pensar mas será k o meu ty é um rafeiro?

1º foi comprado numa loja k por sinal é um criador daki k os fornece para lá,pelo menos na folha vinha la o carimbo desse msm criador

2º se é puro ou n,mas eu sei k é porque já o levei a pessoas entendidas na raça é e será smp o meu cão,companheiro e fiel amigo

3º deixo aki a pergunta,afinal de contas só os criadores podem fazer criação?só eles é k têm dakeles exemplares k nasce secalhar 1 em 100?secalhar o meu ou o exemplar aki de alguém é o 100 digo eu n é

cmpts a todos e desculpem lá se n somos todos da msm opinião mas se tbm fossemos era um bocado mau pk assim n se discutia aki nd :D
AnaPonei
Membro Veterano
Mensagens: 615
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
Localização: Bouledogues Franceses e Bulldogs Ingleses

terça mai 20, 2008 2:10 am

Boas!
Ai tanta novidade neste tópico! :lol:

Antes de mais queria agradecer ao sitiodosanimais pelo texto que colocou no fórum! Vou colocar este tópic inamovível, acho que toda a gente deve ter conhecimento desse tipo de situações, e das milhentas que acontecem além dessas... :wink:

Em resposta à Noah, eu sou apologista de castrar gatos rafeiros! No caso dos cães só considero a hipótese de castrar um cão por motivos de saúde e apenas se o meu Vet (pessoa em quem confio plenamente) assim aconselhar. Caso contrário, é separá-los no cio, como eu vou ter que fazer com os meus dois leitões! :lol:
Já poderei mto a hipótese de os criadores (e há quem faça isto) venderem os cães apenas após os 3 meses qd já se pode verificar a estrutura do cachorro e poder avaliar minimamente se será um possivel cão de exposição e de acordo com o estalão; caso não seja, vendê-lo como cão de companhia e entregá-lo ao novo dono já castrado.
Pelos vistos no Canadá, nos sites que visitei de criadores, é uma prática comum...
Claro que é uma questão polémica, até porque a avaliação do cachorro pode não correr bem, e virmos a ter um óptimo exemplar castrado... Ou seja, só os que fogem mesmo bastante ao estalão, serem castrados. Claro que também se coloca aqui a questão de castrar o cão ou cadela "sem necessidade"...

Relativamente às ninhadas dos nossos cães, só porque são nossos e para nós são os mais bonitos do mundo, cmg não cola! Se são os mais bonitos do mundo, não precisamos de ninhadas para ele ficar mais bonito...

Ter ninhadas de cães sem LOP? :evil: PASSO-ME!!!!! :lol:

Mas lá está, se quem compra não é selectivo, este género de criações "de trazer por casa" vão continuar, e a raça não evolui...
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

terça mai 20, 2008 8:38 am

r_pereira79 Escreveu:ola a todos

peço desculpa aos criadores e aos demais entendidos na raça mas dps do k li aki n pude deixar de comentar e é o seguinte,ao ler isto td inclusivé akele texto enorme (k é mt esclarecedor diga-se e mt bom) fikei a pensar mas será k o meu ty é um rafeiro?

1º foi comprado numa loja k por sinal é um criador daki k os fornece para lá,pelo menos na folha vinha la o carimbo desse msm criador

2º se é puro ou n,mas eu sei k é porque já o levei a pessoas entendidas na raça é e será smp o meu cão,companheiro e fiel amigo

3º deixo aki a pergunta,afinal de contas só os criadores podem fazer criação?só eles é k têm dakeles exemplares k nasce secalhar 1 em 100?secalhar o meu ou o exemplar aki de alguém é o 100 digo eu n é

cmpts a todos e desculpem lá se n somos todos da msm opinião mas se tbm fossemos era um bocado mau pk assim n se discutia aki nd :D
Boas!

No meu entender, não são só os criadores que podem fazer criação.
Pela mesma lógica, só as pessoas "mais belas e saudáveis" deveriam ser pais :D
Mas a um criador, compete mais do que apenas cruzar um cão e uma cadela, é a isso que a AnaPonei se refere.
Eu que o diga, que se pudesse só agora começaria a criar, tenho aprendido tanto.
E sabendo que continuarei a aprender, provavelmente daqui a uns anos, ia-me repetir :)

Assim sendo, é fundamental apresentar os três tipos de cães:

1 - Os "Pet" ou cães de companhia.
2 - Os cães para concurso e/ou criação.
3 - Os cães que não têm qualidade (quer morfológica, quer de saúde) e que em nada contribuem para a melhoria da raça.

Penso que são os cães do Ponto 3 que algumas pessoas defendem que deveriam ser esterilizados, por motivos óbvios.

Note-se, também, uma facto de extrema importância:

Os cães do ponto 2, não têm, também a nível de preço, nada a ver com os restantes dois pontos.
São muito mais caros (no "muito" leia-se mesmo muito :wink: ).

Mas são estes os que deverão ser progenitores, pois são os que contribuem para o melhoramento da raça.

Assim sendo, quando uma pessoa deseja um exemplar de companhia, o que acontece em mais de 90% das situações, não deverá depois desejar efectuar cruzamentos.

Se desejasse, deveria ter optado por um cão do ponto 2.

Espero ter ajudado a esclarecer e fico a aguardar os vossos comentários :wink:

Se for para crucificar, vocês tratam dos pregos que eu compro a cruz :lol: :lol: :lol:
<p>Cumprimentos, </p>
AnaPonei
Membro Veterano
Mensagens: 615
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
Localização: Bouledogues Franceses e Bulldogs Ingleses

quarta mai 21, 2008 12:49 am

:lol:
Isso pra crucificar está sempre toda a gente pronta!
Eu concordo a 200% com tudo o que escreveu! A bem dizer, segue precisamente a mesma linha de raciocínio que eu, mas foi mais prático :wink:
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

quarta mai 21, 2008 8:33 am

AnaPonei Escreveu::lol:
Isso pra crucificar está sempre toda a gente pronta!
Eu concordo a 200% com tudo o que escreveu! A bem dizer, segue precisamente a mesma linha de raciocínio que eu, mas foi mais prático :wink:
Defeito profissional, cara amiga :lol:

Pelo sim pelo não, vou reservar a cruz...
Última edição por sitiodosanimais em quinta mai 22, 2008 7:55 pm, editado 2 vezes no total.
<p>Cumprimentos, </p>
pfdg
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: quarta mai 04, 2005 4:30 pm

quarta mai 21, 2008 9:42 am

Antes de mais nada, parabéns a todos. Este fórum é uma lufada de ar fresco! É a demonstração que se pode ter opiniões diferentes sem por isso deixar de ser educados ou não conseguir falar de forma civilizada (o que não acontece ultimamente no fórum do pug).

E sou dono dum pug, mas uma vez que o tópico me parece universal (e não específico duma raça), gostaria de deixar aqui a minha opinião.
Começo por dizer que não sou criador, nem entendido de cães (embora goste de ler sobre genética, etologia e goste muito de cães) pelo que esta é apenas a minha opinião.

A posição do membro sitiodosanimais é a dos criadores e do mundo das exposições caninas, da canicultura oficial.

Agora o meu comentário é o seguinte: os cães do tipo 1 são a maioria e muitos deles, apesar de não serem campeões, possuem todas as características morfológicas (e temperamentais) da raça. Por isso, eu acho que cruzar só os cães do tipo 2 ajuda sim a conseguir exemplares que se aproximam cada vez mais do ideal (morfológico) da raça previsto pelo estalão, mas é também muito perigoso. Ao fazer isso, estamos a empobrecer cada vez mais o património genético da raça e a diversidade genética da mesma. Perde-se o património genético dos cães de tipo 1 e criam-se cães que são cada vez mais delicados, com inúmeras doenças genéticas e também problemas de temperamento (pois o grau de consanguinidade sobe).

Outro problema, sobre todo para as raças que não têm provas de trabalho, é que o único parâmetro para que um cão se torne num campeão é exclusivamente o morfológico.

Agora uma pergunta: um criador com um pug ou um bouledogue francês morfologicamente perfeito, mas com algum problema de temperamento (por exemplo um cão arisco ou tímido), vai deixar de o cruzar? Considerando que, como disse muito bem o membro sitiodosanimais, um cão deste tipo vale mesmo muito dinheiro (e também as ninhadas desse cão), acho que a grande maioria de criadores não deixaria de o utilizar como reprodutor.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Bouledogue Francês”